segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

QUANDO DEUS ESTÁ NO CONTROLE O FINAL É FELIZ PARA QUEM NELE CRER

QUANDO DEUS ESTÁ NO CONTROLE O FINAL É FELIZ PARA QUEM NELE CRER 

Quando Deus está no controle de nossas vidas teremos um final feliz.

Jó está assentado no meio do monturo, no lixo, da cidade, coçando as suas fétidas feridas, suportando o mal cheiro do seu próprio corpo, os "amigos" também estavam ali ao seu lado acusando-o de pecados.

Jó  percebe um redemoinho, que talvez para ele tal redemoinho fosse um poder de destruição, contudo no meio do redemoinho surgi uma voz: " Levanta-te Jó,  cinge-te da tua força, pois Eu o Senhor teu Deus quero falar com você". E Deus começa a fazer perguntas a Jó: Onde você estava quando eu lancei as colunas de sustentação da terra? Onde você estava quando os anjos cantavam e celebravam o meu nome enquanto eu desenrolava os céus? Qual o peso do vento?

Deus faz 56 perguntas á Jó, e nenhuma resposta. 

Mais pra que Deus faz 56 perguntas, se Deus sabe das resposta, e também sabe que Jó não tem como responder?

Em meio a dor de Jó Deus estava querendo dizer: saiba que eu o Senhor controlo tudo, e que nada está fora  do meu comando. E tudo está sobre o meu controle.

Jó 40:3-24

Então Jó respondeu a Deus:

“Eu nada valho como poderia eu alguma vez encontrar resposta para essas coisas?

Ponho antes a mão na boca e fico em silêncio. Já falei muito”.
O Senhor tornou a dirigir-se a Jó do meio do redemoinho:
“Levanta-te então, como um homem deixa-me fazer-te uma pergunta, e dá-me depois a resposta.
Irás tu desacreditar a minha justiça e condenar-me de forma a poderes dizer que és justo?

Serás tu tão forte como Deus, e poderás dar voz ao trovão como ele?

Pois então, veste os teus trajes de honra, reveste-te de honra e de esplendor.
Dá livre curso à tua ira, e que ela se derrame sobre os altivos.
Humilha os orgulhosos, só com um olhar teu; derruba os ímpios, onde quer que tentem estabelecer-se. 
Lança-os no pó do chão, com os rostos virados para a morte.
Se puderes fazer tais coisas, então estarei de acordo contigo, em como a tua força te poderá salvar.
Olha só para aquele monstro! Criei-o tanto como a ti!
Come erva como um boi.
Repara nos seus fortíssimos lombos e nos músculos do seu ventre.
A cauda é tão forte como um cedro; têm os nervos das coxas entretecidos.
As vértebras parecem-se como tubos de bronze.
As costelas são como barras de ferro.
É um animal imponente, entre toda a criação.
Deus o mantém em respeito com a sua espada.
As montanhas oferecem-lhe o melhor do que têm para ele comer, enquanto os outros animais selvagens folgam.
Deita-se debaixo de árvores, escondido nos canaviais, à sombra dos salgueiros, junto aos ribeiros.
E não fica incomodado com a força das correntes dos grandes rios, nem mesmo quando se trata do Jordão, na altura das grandes cheias.
Ninguém é capaz de o caçar, à sua vista, nem de lhe pôr uma argola no nariz e de o levar para outro lado”.

Jó 41

“Poderias tu pescar o leviatã com linha e anzol? ou atar-lhe a língua com uma corda?

Serias tu capaz de o prender com uma corda no nariz, ou furar-lhe as queixadas com uma queixada?

Porventura iria ele pedir-te que desistisses das tuas intenções e tentar brandamente fazer-te mudar de ideias?

Aceitaria alguma vez que fizesses dele teu escravo para toda a vida?

Farias tu dele um animalzinho domesticado, como um passarinho, que se cria numa gaiola, que darias às tuas filhinhas para brincarem?

Os teus companheiros de pesca vendê-lo-iam aos comerciantes no mercado de pescados?

A sua pele, poderia ela ser furada por ganchos, ou a cabeça presa por arpões?

Se lhe pusesses as mãos em cima, durante muito tempo haverias de te lembrar da luta que se seguiria, e nunca mais o farias outra vez!

Não. É absolutamente inútil tentar capturá-lo.

Até só o pensar nisso aterroriza! Não há ninguém que seja tão ousado, que se atreva a provocá-lo e muito menos a conquistá-lo.
Pois se ninguém lhe pode resistir, quem poderia então erguer-se contra mim?

Nada recebi de ninguém. Tudo o que existe debaixo dos céus é meu.
Também quero fazer referência à tremenda força dos seus membros, e à sua enorme estrutura.
Quem poderia penetrar a sua pele, ou quem ousaria ficar ao alcance das suas goelas?

Quem jamais lhe abriu o focinho guarnecido como está de dentes terríveis?

As escamas sobrepostas que possui são o seu orgulho, são como uma proteção compacta, de tal forma que nem o ar lá penetra: nada ultrapassa aquela barreira.
Quando espirra, a luz do sol reflete-se sem cintilações, semelhantes a raios, por entre os vapores da alva.
Seus olhos brilham como faíscas. Sai-lhe fogo da boca.
O fumo brota das suas narinas, até parece uma panela fervendo com água, ou uma caldeira aquecida.
É verdade, a sua respiração bastaria para acender carvões, jorram-se chamas da boca.
A força enorme que tem no pescoço lança o terror por onde passa.
Tem uns músculos duros e firmes; nem se encontra nele carne flácida.
O seu coração é duro como uma rocha, é como uma mó, de moinho.
Quando se ergue, até os mais valentes têm medo e ficam paralisados de terror.
Não há espada que o detenha, nem qualquer outra arma, seja lança, dardo ou flecha.
Ferro, para ele, é como palha, e o bronze, como madeira podre.

Não são setas que o fariam fugir.

Pedras das fundas valem para ele tanto como restolho.
Uma tranca que lhe seja atirada, é perfeitamente inútil, e fica-se a rir das lanças projetadas na sua direção.
O ventre, tem-no recoberto de escamas; espoja-se sobre o chão duro como sobre relva!
Quando se desloca deixa atrás de si um rasto de espuma.

Agita violentamente os abismos dos oceanos.
Deixa atrás de si um sulco brilhante de espuma; poderia pensar-se que o mar gelou!
Não há nada mais tremendo, sobre a face da terra, que se lhe possa comparar.
De todos os animais, é o mais altivo, é o monarca deles todos”. 

Jó 42

Então Jó respondeu a Deus:

“Bem sei que podes todas as coisas, e que ninguém se te opõe.

Perguntaste quem foi que tão loucamente desacreditou a tua providência.

Fui eu. Falei de coisas que ignorava, de que nada sabia, coisas demasiado maravilhosas para a minha compreensão.

Tu dizes: ‘Ouve e falarei! Deixa-me pôr-te umas quantas questões! Vê depois e podes responder’!
Mas eu quero dizer-te o seguinte: Antes, ouvi falar a teu respeito, mas agora foi como se te tivesse visto com os meus próprios olhos; por isso me detesto e me arrependo; ponho-me sobre o pó e a cinza”.

Deus repreende os amigos de Jó.

Depois do Senhor ter falado com Jó, disse a Elifaz o Temanita: “Estou zangado contra ti e contra os teus amigos, porque não foram justos no que disseram a meu respeito, ao contrário do meu servo Jó, que falou retamente. Agora peguem em sete bezerros e sete carneiros, vão ter com o meu servo Jó e ofereçam holocaustos por vocês; ele orará a vosso favor, e eu aceitarei essa oração; não vos destruirei, como deveria, por causa do vosso pecado, da vossa falha em dizer coisas retas como o meu servo Jó”.

Assim Elifaz o temanita, Bildade o suita e Zofar o naamatita fizeram conforme o que o Senhor lhes mandara, e o Senhor aceitou a intercessão de Jó a favor deles.

Deus restaura a prosperidade de Jó.

Quando Jó orou pelos seus amigos, o Senhor restaurou-lhe os bens e a felicidade! Com efeito, o Senhor tornou a dar-lhe o dobro de tudo o que dantes possuía! Então todos os seus irmãos, irmãs e antigos amigos vieram ter com ele para o confortarem e consolarem, e festejaram juntos, na sua casa, o bem-estar recuperado; isso o compensou de todas as suas tristezas e provas pelas quais o Senhor o tinha feito passar. Cada um deles trouxe-lhe um presente em dinheiro e um anel de ouro.

Desta forma o Senhor abençoou Jó no fim da sua vida, mais do que no princípio. Porque passou a ter 14.000 ovelhas, 6.000 camelos, 1.000 juntas de bois e 1.000 jumentas. Deus deu-lhe igualmente mais outros sete filhos e três filhas. Estas últimas chamavam-se: Jemima, Quezia e Queren Hapuque. Em toda a terra não houve jovens tão encantadoras como estas filhas de Jó . Seu pai fê-las herdar em igualdade direitos com os seus irmãos.

Jó viveu, depois disto tudo, mais 140 anos; o suficiente para poder ver os netos e ainda os bisnetos. Por fim faleceu, muito velho, tendo vivido, desta forma, uma vida longa e boa.

Quando Deus está no controle de nossas vidas tudo pode nos acontecer, mas no final há um agir sobrenatural de Deus para nos colocar onde Ele quer. 

A vitória é nossa em nome de Jesus.

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário