segunda-feira, 3 de agosto de 2020

AS SUTILEZAS E OS ENGANOS DA IDOLATRIA

AS SUTILEZAS E OS ENGANOS DA IDOLATRIA


Deuteronômio 32.15-20

15. E, engordando-se Jesurum, deu coices; engordaste-te, engrossaste-te e de gordura te cobriste; e deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação.

16. Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram.

17. Sacrifícios ofereceram aos diabos, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, dos quais não se estremeceram seus pais. 

18. Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou. 

19. O que vendo o Senhor, os desprezou, provocado à ira contra seus filhos e suas filhas; 

20. e disse: Esconderei o meu rosto deles e verei qual será o seu fim; porque são geração de perversidade, filhos em quem não há lealdade. 

Segundo o dicionário bíblico, a palavra “Jesurum” significa no hebraico, amado, reto.

Deuteronômio 32:15.

“Jesurum engordou e deu pontapés; você engordou, tornou-se pesado e farto de comida. Abandonou o Deus que o fez e rejeitou a Rocha, que é o seu Salvador”.


O Eterno Deus criador dos céus e da terra graciosamente nos abençoa com muitas e preciosas riquezas em todo o nosso viver e desde antes de nascer. O problema é que podemos fazer delas ou do casamento ou dos filhos ou do emprego ou das nossas posses financeiras e patrimoniais ou das nossas habilidades profissionais, etc,  nossos ídolos.

O que é  idolatria: Idolatria significa confiar em algo ou alguém além de Deus, no lugar de Deus.  Idolatria significa permitir que a confiança não esteja somente em Deus . A Bíblia nos ensina que os ídolos são enganosos e inúteis. Jeremias 10.14,15 afirma: “...suas imagens são mentira... vaidade são, obra ridícula...”.

Mas o problema é que sempre estamos confiando em ídolos. Fazemos de nossas habilidades, capacidades, oportunidades, carreiras profissionais, relacionamentos, ministério, dinheiro e recursos, o centro de nossa vida e de nossa maior atenção. Permitimos que essas coisas se tornem o significado e o propósito último, principal, do nosso viver.

Quando você confia nos ídolos do seu próprio coração, você encontrará pela frente o fracasso, a frustração e a decepção. 

A Palavra de Deus nos ensina em Ezequiel 14.3: “Filho do homem, esses homens levantaram ídolos em seu coração e seguem coisas que os farão cair em pecado...”.

Os ídolos do seu coração sempre mentem e lhes escravizam, e pior, você acaba por se tornar aquilo que adora. Se você, por exemplo, adora o dinheiro, você se tornará ganancioso, mesquinho, materialista e avarento. Se você adora o prazer, você se tornará um hedonista, um libertino e imoral.

A idolatria do coração é sutil. Por isso, olhe bem para dentro de si e procure se há algo ou alguém maior ou mais importante do que o Senhor Deus na sua vida. Se houver, arrependa-se e volte-se urgentemente para o Caminho, a Verdade e a vida, para o Senhor Jesus, confiando somente nEle e vivendo uma vida de bom testemunho diante de Deus e da sociedade.  

Deus odeia a idolatria. Nada nem ninguém deve ocupar o seu coração além do Senhor Jesus que através do Espírito Santo, realiza a obra de santificação constantemente em nossas vidas. Somente o Deus Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, deve ser adorado, glorificado, exaltado e honrado em sua vida.

Outro ponto de ponderação são as futilidades da vida. 

Futilidade é um substantivo feminino na língua portuguesa que caracteriza ou particulariza um indivíduo fútil; caráter daquilo que é fútil, ou seja, aquele que dá mais e ou a maior importância ao que é superficial e efêmero, trivial. 

A futilidade é uma qualidade de quem valoriza coisas ou situações irrelevantes e mais insignificantes em detrimento daquilo que verdadeiramente deveria fazê-lo, como por exemplo ter a prioridade de servir e adorar ao único Deus criador e Senhor de nossas vidas. No entanto a pessoa fútil prefere as sutilezas; porém os pequenos tropeços são aqueles que levam todas as pessoas à derrotas quase que sem retorno e para sair do fundo do poço só mesmo suplicando pela mão amiga do Senhor Jesus.  

Futilidade é também possuir ou comprar algo que não é necessário, é somente para esbanjar, somente para aparecer, apenas para se posicionar melhor no status quo de uma sociedade capitalista. Na área sentimental as vezes as pessoas dão mais valor em situações bizarras do que nas coisas ou causas mais essenciais da vida, como por exemplo o fato das pessoas não darem mais crédito aos casamentos conservadores que são realizados com a noiva vestida de branco com véu e grinalda também brancos significando que ela verdadeiramente faz jus àquelas indumentárias, bem como o noivo o faz com as mesmas características, demonstrando que ambos se guardaram um para o outro. Na área espiritual, as vezes as pessoas dão mais valor em coisas feitas pelas mãos dos homens do que naquilo que Deus criou ou até mesmo em detrimento do próprio Criador de todas as coisas.

Um exemplo bem nítido que podemos citar é a futilidade feminina que está associada com a "ditadura da moda", onde os padrões capitalistas impões regras e modas de beleza e que são seguidos à risca e com exagero. A futilidade está no ato de passar horas na frente do espelho, escolhendo roupas e sapatos ou preferindo fazer atividades que vão de encontro às necessidades ou prioridade do indivíduo em verdadeiro sentido de adoração ao corpo e não àquele que tudo criou.

A futilidade humana também é percebida quando o ser humano tem um comportamento banal perante uma situação séria, preocupando-se com trivialidades ou algo que não diz respeito.

Sinônimos de futilidade que podem ter influências na sua vida e no seu cotidiano. 

As bagatelas ou coisas baratas você não as compra de jeito nenhum porque sua personalidade é influenciada por classes sociais mais altas e você tem que parecer que é da alta sociedade para não ser criticado(a).

Lembremos de Eclesiastes capítulo 3 onde nos adverte que tudo tem o seu tempo devido para acontecer em nossas vidas e viveremos melhor ou pior de acôrdo com nossas convicções e nossa fé. 


Deus odeia a idolatria, mas ama o pecador. 

Deus é amor. Nós amamos que Deus seja amor, que Ele seja a fonte inesgotável de amor, que ele seja o único que sempre age de forma amorosa. Mesmo aqueles que rejeitam a fé cristã ainda gostariam de imaginar e acreditar em um Deus que é amor.

Mas Deus não é só o amor. O Deus que ama também deve odiar? O Deus que ama tudo que é bom, puro e santo deve odiar tudo o que é mau, contaminado e perverso? 

E, não surpreendentemente, a Bíblia nos fala de muitas coisas que inflamam a ira de Deus. Às vezes, Ele diz-nos claramente como em Provérbios 6:16: “Há seis coisas que o Senhor odeia…” Às vezes, ele nos fala de coisas que são uma abominação para Ele ou coisas que são detestáveis à sua vista. Ao pesquisar chegamos a uma lista de mais de 40 coisas que Deus odeia expressamente. Eles vão desde práticas sexuais abomináveis à formas pagãs de culto e atos de grave injustiça.

Como já vemos no nosso dia a dia existe  uma série de coisas que Deus odeia e porque o que Deus odeia. Devemos odiar também tudo o que Deus odeia. 

Deus odeia a Idolatria e está em busca de adoradores que o adorem em espírito e em verdade.

Deus criou os seres humanos para serem seus adoradores. A questão não é o “adoraremos” mas “o quê e a quem vamos adorar”. Nós todos vamos buscar algo como antídoto para o vazio da nossa insuficiência, o vazio da  nossa alma. Todos vamos buscar um significado, um preenchimento, uma satisfação de viver. Os curiosos de plantão dizem assim: “É impossível adorar o nada: nós, seres humanos, somos criaturas adoradoras, e se nós não adoramos o Deus que nos criou, será inevitável que adoraremos alguém ou alguma outra coisa no lugar de Deus”.

É claro que “a verdade é que a nossa realização suprema e introspectiva como seres morais feitos à imagem e semelhança de Deus é encontrada e expressa na adoração ativa ao nosso Deus Criador”. Não é de admirar, então, que os três primeiros dos dez mandamentos lidem com a adequada adoração à Deus sobre tudo e sobre todas as coisas. 

Deus nos diz em termos inequívocos que Ele odeia a idolatria. Ele despreza a adoração a qualquer coisa ou pessoa que não seja Ele mesmo. Em Deuteronômio 7:25, Ele diz a seu povo o que fazer quando encontrar ídolos estrangeiros na terra em que estão entrando: “eles não devem apenas destruir os ídolos, mas até mesmo se livrar da matéria-prima com as quais são feitos”. “As imagens de escultura de seus deuses queimarás; a prata e o ouro que estão sobre elas não cobiçarás, nem os tomarás para ti, para que te não enlaces neles; pois são abominação ao Senhor, teu Deus”. Se Deus odeia os ídolos, então é claro que ele odeia a idolatria, a adoração aos falsos deuses. Em Jeremias 44:3, Ele explica que o castigo veio em cima de seu povo “por causa da maldade que fizeram, para me irarem, indo queimar incenso e servir a outros deuses que eles nunca conheceram, eles, vós e vossos pais”. 

O povo teimosamente ignorou seus profetas que repetidamente falaram esta advertência divina: “Oh Israel não façam essa abominação que Eu odeio”.

A idolatria pode tomar formas em práticas de cultos e sacrifícios aos deuses do paganismo  e Deus particularmente destaca seu ódio por essas práticas, dizendo que Ele odeia a adivinhação, a feitiçaria e a necromancia (Deuteronômio 18:10-12). Ele também odeia a astrologia, a adoração ao sol, à lua e as estrelas (Deuteronômio 17: 3-4), e outras práticas de culto pagãos, como sacrifício humano (Deuteronômio 18:10). A palavra de Deus é clara. Deus diz ao seu povo para adorar e como adorar somente a Ele porque Ele despreza a todos os desvios de seus desejos divinos e de Suas ordenanças. Deus espera que odiemos a idolatria com o mesmo grau de justa ira que o ato merece. 

Por que Deus odeia tanto a idolatria.

Por que Deus odeia a idolatria? Deus odeia a idolatria porque ela é uma farsa, porque ela faz declarações falsas sobre a natureza e o caráter de Deus. A idolatria proclama serem verdadeiras coisas que Deus afirma que são falsas. Ela inevitavelmente recria um deus na imagem do homem, diminuindo ou querendo diminuir a pessoa e a santidade do Deus vivo, esvaziando-O de sua santidade, de sua transcendência. Um certo pesquisador  explica muito bem o intento do idólatra e sua tentativa de equiparar a adoração aos ídolos com a adoração ao Único e verdadeiro Deus:

 “Um deus (um ou vários ídolos) estiver (em) nas sombras ou dentro de um coração caído, vai naturalmente ser diferente do Deus Único e verdadeiro na visão do idólatra que mantém o coração carregado de idolatria, negando a adoração pura ao verdadeiro Deus”. 

Esse ídolo pode ser do tipo que podemos ver e tocar, um pedaço de pedra ou um toco de madeira. Pode também ser algo imaterial, mas agradável, como o sexo ou dinheiro. 

Esse ídolo pode até ter um culto perverso ao próprio Deus. Êxodo 32 define um ídolo da seguinte maneira:
“É algo mais importante para você do que Deus, qualquer coisa que absorve seu coração e imaginação mais do que Deus, tudo o que você procura para te dar o que só Deus pode dar. Um ídolo é qualquer coisa que você olha e diz no fundo do seu coração: “Se eu tiver isso, então eu vou sentir que a minha vida tem sentido, então eu vou saber que tenho valor, então eu vou me sentir importante e seguro”. Enfim, esse ídolo é algo tão central e essencial para a sua vida que, se você perdê-lo, você sentiria que não valeria tanto a pena viver.

Deus odeia os ídolos, porque seus adoradores fazem declarações falsas e mentirosas sobre eles. Deus também odeia os ídolos porque eles danificam a mente e os corações das pessoas símplices da sociedade e daqueles que são os portadores de suas crendices e de suas imagens. 

Quando buscamos ídolos, buscamos coisas que nunca podem nos satisfazer e paramos de perseguir a única coisa que pode trazer satisfação completa e permanente para nossos corações e nossa alma, a adoração ao Deus trino. Quando o objeto de homenagem é nobre, a rendição da homenagem é enobrecedor; mas quando os objetos de homenagem não são nobres, a homenagem é degradante. A coisa mais degradante que podemos fazer como seres humanos é viver nossas vidas em busca de deuses vazios e que não são nada, o Apóstolo Paulo nos ensina que o ídolo nada é por isso temos o dever de adorar somente ao nosso Deus criador dos céus e da terra, inclusive a todos os seres humanos.  

Você certamente já ouviu dizer que o coração é uma fábrica de ídolos, outras pessoas dizem que é uma fábrica de sonhos ou de fábulas. A história humana confirma isso. 

Em nossas casas, em uns poucos momentos de introspecção honesta, isso fica ainda mais claro e bem patente. Se estivermos adorando algo ou alguma coisa mais do que a Deus, somos ou seremos todos considerados como idólatras. Como Deus, devemos desprezar a idolatria pelo que ela diz sobre Deus e pelo que ela faz conosco, ou seja a idolatria é tão abominável que escraviza os seres humanos. 

Julgamento de Deus sobre idólatras

Se Deus odeia os ídolos e a idolatria, não devemos ficar surpresos ao saber que Ele lida com os idólatras da maneira mais dura. 

E, de fato, sob a lei do Velho Testamento, aqueles que adoravam deuses estrangeiros eram condenados à morte. Deuteronômio 13:10-11. 

No Novo Testamento lemos algo ainda mais terrível:  “Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus”. (1 Coríntios 6:9 -10). Idólatras perdem a bênção de Deus e o seu lugar no Seu reino eterno. O fim deles é a condenação, é a perdição eterna.

Há esperança para os idólatras.

Deus odeia os ídolos e a idolatria, mas ainda há uma boa notícia para os idólatras. Se 1 Coríntios 6:9-10 fornece o aviso, o versículo seguinte fornece a esperança: “Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus”. Membros daquela igreja tinha sido idólatras. Eles adoravam falsos deuses, ajoelhando-se aos ídolos. No entanto, Paulo pôde dizer que isso era parte do passado. Eles tinham aprendido o que todos nós devemos aprender: Cristo morreu na cruz do calvário para salvar os idólatras também. Há perdão para os idólatras se eles adorarem a Deus Pai por meio de Cristo Jesus, seu Filho, aceitando-O como único e suficiente Salvador de suas vidas. 

Nós, logo aprendemos que não é suficiente destruir os ídolos, jogar fora, queima-los, etc. Nós temos que tirá-los completamente de nossas vidas, da nossa mente e de nossos corações. Devemos substituir a nossa adoração a falsos deuses por um culto ao verdadeiro Deus. Isso é o que os cristãos de Corinto fizeram. Eles encontraram o evangelho de Jesus Cristo, colocaram sua fé n’Ele, receberam o perdão e foram habitados pelo seu Espírito. Deus oferece essa mesma esperança para você. “Portanto, meus amados, fugi da idolatria”. (1 Coríntios 10:14). 

Fugi da idolatria, fugindo para Cristo Jesus. Corra para os braços do nosso único Senhor e Salvador que é Jesus Cristo o Unigênito Filho de Deus.  

Versículos esclarecedores sobre idolatria

Se você gostaria de saber mais sobre este assunto, veja abaixo os versículos-chave sobre o ódio de Deus quanto à idolatria.

Deus odeia os ídolos e até mesmo os materiais utilizados para formá-los. (Deuteronômio 7:25).

Deus odeia a adoração ao sol, à lua e às estrelas. (Deuteronômio 17:3-4).

Deus odeia o sacrifício humano muito comum em atividades religiosas do paganismo. (Deuteronômio 18:10).

Deus odeia adivinhação. (Deuteronômio 18:10).

Deus odeia a feitiçaria, a bruxaria, a magia negra e suas atividades cultuais de prostituição. (Deuteronômio 18:10).

Deus odeia os encantamentos, Deus odeia os “cultos" sacrificiais da umbanda, da quimbanda e outros assemelhados  de oferendas no mar, nas encruzilhadas, nos montes, no fogo. (Deuteronômio 18:11).

Deus odeia a bruxaria e toda a idolatria pertencente à ela  pois casa ídolo da igreja católica tem um seu correspondente na bruxaria.  (Deuteronômio 18:11).

Deus odeia a mediunidade, seja de qualquer linha. Branca, Preta ou Negra ou de qualquer outra cor e as suas entidades malignas que ali atuam e acorrentam as pessoas com legiões de demônios. (Deuteronômio 18.11).


Deus odeia a necromancia e todas as atividades pertinentes de adoração aos mortos.  (Deuteronômio 18:11).

Deus odeia a idolatria e todos os seus ídolos de qualquer religião em qualquer parte do universo. Deus criou tudo e só Ele deve ser adorado.   (Jeremias 44: 2-4).

Deus exige que os idólatras sejam condenados à morte. Por fim quem não se converter, infelizmente será condenado (a) à morte eterna. (Deuteronômio 13:10-11). (Apocalipse 21.8).

Deus ordena que fujamos da idolatria porque nela há condenação. (1 Coríntios 10:14).

Deus oferece o perdão para os idólatras, porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna. (1 Coríntios 6:9-11), (João 3.16).

A idolatria, o culto aos deuses estrangeiros, aos ídolos, é uma crítica constante dos profetas em relação ao comportamento do povo eleito, durante a narração da história do povo de Israel. O caso mais emblemático é a própria vida do Rei Salomão, que, embora Deus lhe tivesse dado tanta sabedoria, deixou com que seu coração se convertesse aos deuses de suas inúmeras esposas estrangeiras. (1 Reis 11,1-8).

E a admoestação a lutar contra a idolatria está também no novo testamento. Basta citar 1 João 5,21: "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos". E também Paulo nos adverte e nos ensina em 1 Coríntios 10,14: "deveis fugir da idolatria”.

Há uma palavra direta do Senhor Jesus para o anjo (pastor) da igreja de Laodicéia que diz o seguinte:

Apocalipse 3.15-23

15. E ao anjo da igreja que está em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.

16. Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente!

17. Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. 

18. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu),

19. aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas.

20. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê, pois, zeloso e arrepende-te.

21. Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. 

22. Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. 

23. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.


Apocalipse 21.6-8

6. E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. 

7. Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

8. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.

Adoremos única e exclusivamente ao Senhor Jesus nosso Eterno Senhor e Salvador. 

Deus abençoe você e sua família. 

Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário