segunda-feira, 31 de agosto de 2020

DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALECE O CANSADO

DEUS É O NOSSO REFÚGIO E FORTALECE O CANSADO

Salmos, 46.1-11

1.  Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem-presente na angústia.

2. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares.

3. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza. (Selá).

4. Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

5. Deus está no meio dela; não será abalada; Deus a ajudará ao romper da manhã.

6. As nações se embraveceram; os reinos se moveram; ele levantou a sua voz e a terra se derreteu.

7. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá).

8. Vinde, contemplai as obras do Senhor; que desolações tem feito na terra!

9. Ele faz cessar as guerras até ao fim da terra; quebra o arco e corta a lança; queima os carros no fogo.

10. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.

11. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. (Selá).


Deus Fortalece ao cansado. Isaías 40.29-31.


Isaías 40:29. (Deus) Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.


O profeta Isaías dedica um capítulo inteiro do seu livro à descrição do consolo que o Senhor Jeová providencia para o Seu povo. Dentre outras promessas, escreve: “Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças”. (Isaías 40:29).


Muitos dizem que tentar viver como cristão é muito cansativo. Tudo, neste mundo, favorece a injustiça, as tentações, a iniquidade. As armadilhas que nos cercam nos machucam, quando caímos. E há ocasiões quando olhamos para fora, olhamos para dentro e sentimos as forças nos abandonar. Sentimos tristeza. E sentimos cansaço. Vontade, às vezes, de acordar com boas notícias, mas temos que esperar o agir de Deus e no tempo de Deus.


Quando chegamos ao ponto da exaustão, palavras doutrinárias já não nos ajudam muito, somente as misericórdias de Deus para nos acalentar.

Sabemos muito bem o ensino bíblico sobre as provações. Até entendemos que somente o fogo forte purifica o outro, fazendo com que as impurezas se separem dele. O raciocínio lógico, entretanto, não fala a linguagem dos nossos sentimentos. Na realidade, os conselhos e as críticas bem intencionadas chegam a nos irritar. Por isso, quando Isaías fala das restaurações que o Senhor promete aos cansados, ele não se baseia em argumentos, mas em fatos e na certeza de que para Deus não há nada impossível.

Ele simplesmente declara o que Senhor lhe revelou. E vai direto ao assunto: Deus fortalece o cansado. Ou aceitamos isto pela fé, ou nossa vida cristã perde o significado.

Aceitar pela fé é a postura do desesperado, que se agarra à mão estendida do Senhor. Para nós, os cansados, a saída é o salto absurdo da fé. Fé no fortalecimento divino, apesar de tudo e apesar de todos. Fé, quando não vemos mais a luz no fim do túnel. Fé, quando somos tentados a achar que o Senhor se esqueceu de nós. Fé que não para de repetir, teimosamente: Deus fortalece o cansado.


Deus fortalece aos cansados e sobrecarregados. Deus levanta os abatidos. Deus levanta do pó o desvalido e do monturo tira o caído.

Salmo 113.5-9.

5. Quem é como o Senhor, nosso Deus, que habita nas alturas;

6. que se curva para ver o que está nos céus e na terra;

7. que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado,

8. para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo;

9. que faz com que a mulher estéril habite em família e seja alegre mãe de filhos? Louvai ao Senhor!


A nossa sobrecarga e a nossa sobrevivência, nos faz totalmente dependentes de Deus. Ele cuida de nós no dia a dia. 

Porque Deus não sobrecarrega o homem mais do que é justo, para o fazer ir a juízo diante dele. Jó 34:23.

Porque, se alguém me contristou, não me contristou a mim senão em parte, para vos não sobrecarregar a vós todos. 2 Coríntios 2:5.

Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas. 1 Timóteo 5:16.

Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Isaías 40:30.

Ali os maus cessam de perturbar; e ali repousam os cansados. Jó 3:17.

E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem. 2 Tessalonicenses 3:13.

Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, Hebreus 12:12.

Porque satisfiz a alma cansada, e toda a alma entristecida saciei. Jeremias 31:25.

Não deste ao cansado água a beber, e ao faminto retiveste o pão. Jó 22:7.

E o rei e todo o povo que ia com ele chegaram cansados, e refrescaram-se ali. 2 Samuel 16:14.

O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e cansa-se até de torná-la à sua boca. Provérbios 26:15.

Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Isaías 40:29.

E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Apocalipse 2:3.

E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; Gênesis 25:29.

Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28.

E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Gálatas 6:9.

Os nossos perseguidores estão sobre os nossos pescoços; estamos cansados, e não temos descanso. Lamentações 5:5.

Estou cansado de clamar; a minha garganta se secou; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus. Salmos 69:3.

Tu, ó Deus, mandaste a chuva em abundância, confortaste a tua herança, quando estava cansada. Salmos 68:9.

Como água fresca para a alma cansada, tais são as boas novas vindas da terra distante. Provérbios 25:25.

Ela com mentiras se cansou; e não saiu dela a sua muita escuma; ao fogo irá a sua escuma. Ezequiel 24:12.

Porventura não vem do Senhor dos Exércitos que os povos trabalhem pelo fogo e os homens se cansem em vão? Habacuque 2:13.

Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir. Isaías 28:12.

Contudo tu não me invocaste a mim, ó Jacó, mas te cansaste de mim, ó Israel. Isaías 43:22.

E, como Gideão veio ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam, já cansados, mas ainda perseguindo. Juízes 8:4.

E será que, quando virem Moabe cansado nos altos, então entrará no seu santuário a orar, porém não prevalecerá. Isaías 16:12.

E feriram de cegueira os homens que estavam à porta da casa, desde o menor até ao maior, de maneira que se cansaram para achar a porta. Gênesis 19:11.

E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Mateus 9:36.

Semearam trigo, e segaram espinhos; cansaram-se, mas de nada se aproveitaram; envergonhados sereis das vossas colheitas, e por causa do ardor da ira do Senhor. Jeremias 12:13.

As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Isaías 1:14.

Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas, Salmos 6:6.

Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:31.

E estava ali a fonte de Jacó. Jesus, pois, cansado do caminho, assentou-se assim junto da fonte. Era isto quase à hora sexta. João 4:6.

E zombará cada um do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a falar a mentira, andam-se cansando em proceder perversamente. Jeremias 9:5.

E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Por isso se chamou Edom. Gênesis 25:30.

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Isaías 40:28.

E perseguiu-os Davi, ele e os quatrocentos homens, pois que duzentos homens ficaram, por não poderem, de cansados que estavam, passar o ribeiro de Besor. 1 Samuel 30:10.

Portanto digo: Desviai de mim a vista, e chorarei amargamente; não vos canseis mais em consolar-me pela destruição da filha do meu povo. Isaías 22:4.

E irei sobre ele, pois está cansado e frouxo de mãos; e o espantarei, e fugirá todo o povo que está com ele; e então ferirei somente o rei. 2 Samuel 17:2.

Na tua comprida viagem te cansaste; porém não disseste: Não há esperança; achaste novo vigor na tua mão; por isso não adoeceste. Isaías 57:10.

Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos; e tanto pelejaram contra os filisteus, que Davi se cansou. 2 Samuel 21:15.

Disseste: Ai de mim agora, porque me acrescentou o Senhor tristeza sobre minha dor! Estou cansado do meu gemido, e não acho descanso. Jeremias 45:3.

E dirás: Assim será afundada babilônia, e não se levantará, por causa do mal que eu hei de trazer sobre ela; e eles se cansarão. Até aqui são as palavras de Jeremias. Jeremias 51:64.

Tu me deixaste, diz o Senhor, e tornaste-te para trás; por isso estenderei a minha mão contra ti, e te destruirei; já estou cansado de me arrepender. Jeremias 15:6.

Bel está abatido, Nebo se encurvou, os seus ídolos são postos sobre os animais e sobre as feras; as cargas dos vossos fardos são canseiras para as feras já cansadas. Isaías 46:1.

E mel, e manteiga, e ovelhas, e queijos de vacas, e os trouxeram a Davi e ao povo que com ele estava, para comerem, porque disseram: Este povo no deserto está faminto, cansado e sedento. 2 Samuel 17:29.

Como te saiu ao encontro no caminho, e feriu na tua retaguarda todos os fracos que iam atrás de ti, estando tu cansado e afadigado; e não temeu a Deus. Deuteronômio 25:18.

Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniquidades. Isaías 43:24

E disse o rei a Ziba: Que pretendes com isto? E disse Ziba: Os jumentos são para a casa do rei, para se montarem neles; e o pão e as frutas de verão para comerem os moços; e o vinho para beberem os cansados no deserto. 2 Samuel  16.2.

Jumenta montês, acostumada ao deserto, que, conforme o desejo da sua alma, sorve o vento, quem a deteria no seu cio? Todos os que a buscarem não se cansarão; no mês dela a acharão. Jeremias 2:24.

Sejamos gratos a Deus por tudo o que Ele faz por nós no dia a dia.

Deus abençoe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário