segunda-feira, 1 de março de 2021

ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS

ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS

 

Não vos embriagueis com Vinho, mas enchei-vos do Espírito Santo! Efésios 5.18.

 

Efésios 5:14 a 20


“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração; Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;”
Esta é uma parte da carta do Apóstolo Paulo à população de Éfeso sobre a conduta cristã.

 

1) Embriagar-se com Vinho.

Qual é o motivo para uma pessoa embriagar-se seja com vinho alcoolizado ou qualquer outra bebida alcoólica? Se nós perguntarmos para qualquer pessoa, após a sua embriagues, ela irá te responder várias situações: “Para afogar as mágoas!”; “Para esquecer das dívidas!”; “Para esquecer dos problemas!”; “Para se alegrar um pouco, diante de tanta tristeza!”; e até mesmo, criar “coragem” para falar algumas coisas para alguém, ou ter “atitudes corajosas” para com alguma pessoa ou situação, ou disfarçadamente dizem que só bebem socialmente.


Quando falamos em coragem nesta situação, na realidade não se trata de tamanha “coragem” que o individuo possui, e sim, da falta dela, que nada mais é que covardia! Algo que Deus não se agrada, é daqueles que são covardes.


O que significa covardia ou ser covarde? É um vício que, convencionalmente, é visto como a corrupção da prudência, oposto a toda coragem ou bravura. É um comportamento que reflete falta de coragem; medo, timidez; fraqueza de ânimo; pulsilanimidade ou ainda ânimo traiçoeiro. É o oposto de bravura e de coragem. É algo que te força a não tentar, a não lutar por simples medo, por indecisão, por fraqueza. É deixar de fazer algo, desistir, abandonar pela metade pela falta de confiança em si próprio. É atacar sabendo que o adversário não poderá defender-se.

 

Quantas vezes nós pensamos em fugir dos nossos problemas? Ou de situações que desafiam o nosso interior de uma forma intensa?

 

Toda mudança pode nos proporcionar medo, que é um dos sentimentos de um covarde. Por este e outros motivos, o Apostolo Paulo alerta a todos os cristãos de Éfeso, que não é através do vinho que a alegria ou a coragem são geradas em nosso interior, mas sim, com uma conduta cristã cheia do Espírito Santo.

Buscamos ter felicidade e uma vida muito boa, mas, o que fazemos para alcançar isto? Ou será que os nossos corações estão voltados somente para esta felicidade? Deus não tem só algo terrestre para nós, mas algo que alimenta a nossa alma e o nosso espírito, e faz algo que é eterno.



2) Enchei-vos do Espírito Santo.

O que é termos uma vida cheia do Espírito Santo?

É esvaziar-se de si mesmo. Humilhando-se diante do Senhor para que seja exaltado ao seu tempo. Decidindo a andar debaixo de submissão total ao Senhor Jesus, para ser cheio do Espírito, foi a João Batista para ser batizado, e em seguida foi cheio do Espírito Santo.  Mt 3.13-17.


É não entristecê-lo. Ef 4.29-31.


É ter um coração perdoador. Ef 4.32.


É suportar as pressões e perseguições sem desejo de vingança. Mt 5.10-11.


É retirar do coração toda incredulidade. A ação do Espírito Santo é sobrenatural e impossível de compreender com o racional.


É crer nos atos proféticos. 2 Cr.20.20


É gerar no reino físico as vitórias já alcançadas no reino espiritual, através da palavra profética. Ef 1.3.


É desejar ardentemente ter comunhão com Ele. At 2.1-4.


É reconhecer que nenhum método, por melhor que seja, funcionará sem a Unção do Espírito Santo de Deus.


É reconhecer a eficácia dos dons espirituais e buscá-los com determinação.


É ter um coração agradecido a Ele por tudo. 1 Ts 5.18.


A igreja do Senhor precisa voltar ao princípio de tudo, precisa voltar ao primeiro amor, isto é, andar na dependência e na íntima comunhão com o Espírito Santo e a explosão de alegria e crescimento retornará, como aconteceu na igreja primitiva.

 

A atuação do Espírito Santo na vida do crente.

Em primeiro lugar a nova vida em Cristo não só tem a habitação do Espírito Santo no seu interior, como também torna-se alvo de maravilhosas operações espiri­tuais. Uma das primeiras atividades do Espírito Santo na nova vida é confirmar a salvação recebida. Há uma Palavra bíblica que confirma essa obra do Espírito: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”. Rm 8.16.

Esta é uma certeza e confiança que só o Espírito Santo pode conceder. Sem essa certeza, nossa salvação seria superficial. A alegria que reina no coração do crente vem do fato da absoluta certeza e convicção de que está salvo. É o Espírito dentro do crente quem fortifica essa confiança na salvação recebida. Quem salva é Jesus e quem dá a certeza da salvação é o Espírito Santo. O apóstolo Paulo escreveu aos Gálatas: “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai“, 4.6. A salvação recebida pela “nova vida” assegura o nosso direito de filiação a Deus. Não nos tornamos filhos de Deus apenas porque a Bíblia diz que os somos, mas também porque o Espírito clama dentro de nós dizendo: “Aba, Pai”.

 

Em segundo lugar, o Espírito Santo habilita o crente, isto é, prepara-o para a vitória sobre o poder do pecado. Por si mesmo, o crente não encontra meios de vencer o pecado ao seu redor. Ele precisa de poder para vencer o pecado nas suas inumeráveis investidas. Para que ele vença, é preciso “andar no Espírito”, como diz a Palavra de Deus: “Para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito“. Rm 8.4.

É o Espírito Santo quem habilita o crente a ser vitorioso, baseado no poder da obra expiatória de Cristo. Quando o Espírito Santo está em nós, nosso espírito é fortalecido e a carne é subjugada nos seus desejos. A Bíblia confirma este fato quando diz: “Andai em Espírito e não cumprireis a concupis­cência da carne“. Gl 5.16.

 

Em terceiro lugar, o Espírito Santo guia o crente através da Palavra de Deus. Notemos o que Jesus falou acerca do Espírito Santo: “Mas quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir“. Jo 16.13. A partir do momento em que uma pessoa torna-se “nova criatura” em Cristo, o Espírito Santo que nela habita guiará essa pessoa conforme os ditames da Palavra de Deus. A regra de fé e conduta do crente está inserida na Palavra de Deus.

Todas as respostas, todas as diretrizes para a vida cristã estão na Bí­blia, e o Espírito Santo as tornará vivas e poderosas. Ser guiado através da Palavra de Deus pelo Espírito é viver segundo o Espírito “mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus”. 1 Co 2.12.

 

Em quarto lugar, o Espírito Santo faz o crente produzir “o fruto do Espírito”. Vejamos o que está escrito a esse respeito: “Mas o fruto do Espírito é caridade (amor), gozo (alegria), paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansi­dão, temperança (ou domínio próprio). Contra estas coisas não há lei“. Gl 5.22-23.

Notemos que é um fruto contendo nove partes distintas. Não são nove frutos, mas um só fruto completo. Isto indica um “todo” indispensável e inseparável na vida cristã. É trabalho do Espírito habilitar o crente para produzir esse fruto. Ele em nós capacita-nos a ter as qualidades desse fruto maravilhoso. É o Espírito quem nos capacita a ser vitoriosos e producentes em tudo. Esse fruto independe de sermos batizados no Espírito Santo. Ele pode ser produzido a partir do momento em que uma pessoa se torna “nova criatura em Cristo”. As três primeiras partes do fruto relacionam-se com Deus e à comunhão com Ele. As três outras partes do fruto relacionam-se com o próximo: “longani­midade, benignidade e bondade”. As três últimas partes do fruto relacio­nam-se com a vida cristã do crente: “fé, mansidão e temperança”.

 

Em quinto lugar, o corpo do crente torna-se templo do Espírito Santo. Diz a Bíblia: “Ou não sabeis que o nosso (vosso) corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em nós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos”? 1 Co 6.19.

Não devemos querer separar ou isolar as partes material e espiritual, o corpo e o espírito. Deus tem interesse em que corpo, alma e espírito sejam cheios da sua plenitude. Nosso espírito é o lugar da habitação, o centro e o trono do Espírito, mas nosso corpo é o seu templo.

Todo o ser do crente deve ser santificado para o Senhor e dominado por Ele. A Palavra de Deus confirma esse fato: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo vosso espírito, alma e corpo, sejam plena­mente conservados irrepreensíveis para a Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo“. 1 Ts 5.23.

A palavra santificar significa separar; somos separados para uso do Senhor com todo o nosso ser. Se somos templo do Senhor para que Ele se manifeste em nós, devemos cuidar, não só da alma e do espírito, mas também do corpo para que o mesmo esteja sempre em condições para a manifestação do Espírito Santo de Deus em nossas vidas. Os vícios e pecados contra o corpo devem ser repe­lidos. Todo o pecado contra o corpo afeta o Espírito Santo que habita nele e tem seu trono no nosso espírito (em se tratando do espírito do ser humano, se escreve espirito com letra “e” minúscula).

 

Em sexto lugar, o Espírito Santo ajuda o crente no ministério da oração. É o trabalho mais árduo para o crente, a oração. Por isso, sem a ajuda do Espírito dentro de nós, não teríamos condições de orar. Toda vez que o crente predispõe-se a orar, tem de lutar contra forças imperiosas de fora e de dentro de nós que querem impedir-nos de orar. É a luta entre a carne e o espírito.

Circunstâncias exteriores surgem tão logo nos dispomos a orar, mas temos que persistir e pedir ajuda do Espírito para irmos até o fim. A Palavra de Deus confirma essa ajuda: “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis“. Rm 8.26.

 

Em sétimo lugar, o Espírito Santo reveste o crente com poder para que este faça a vontade de Deus para fazer a sua obra. O que podemos fazer sem o “poder do Espírito Santo em nossas vidas”? Nada! Precisamos do poder de encorajamento, de renúncia, de amor, para fazermos a obra de Deus. Os discípulos de Jesus, enquanto não foram revestidos do poder, estavam medrosos, assustados, com medo de morrer e acovardados.

No Dia de Pentecostes todos foram “cheios do Espírito Santo ” e suas vidas se tornaram poderosas, corajosas e atuantes. Receberam uma dinâmica espiritual capaz de vencer todos os obstáculos. Fazer o serviço de Deus sem estarmos preparados para fazê-lo é correr risco de não fazermos nada. Jesus disse aos seus discípulos, andes de subir aos Céus: “Ficai em Jerusa­lém, até que do alto sejais revestidos de poder“. Lc 24.49.

Esse poder capacita o crente a fazer bem a obra de Deus. Dá-lhe condições de vencer os obstáculos morais, físicos, materiais e espirituais.

 

3) As manifestações distintas do Espírito Santo.

Existem várias maneiras pelas quais o Espírito Santo se manifesta na vida do crente. Trataremos fundamentalmente de duas principais mani­festações, as quais têm sido alvo de polêmica por grupos antipentecostais.

 

À primeira manifestação do Espírito Santo chamaremos de “efusão do Espírito“.

À segunda manifestação do Espírito Santo chamaremos “batismo no Espírito Santo“.

O que é efusão? É o derramamento interior, caracterizado pela entrada do Espírito Santo para dentro do nosso espírito. A expressão mais simples para denotar a efusão espiritual é a que conhecemos por “ser cheio do Espírito“. Paulo exortou a Igreja em Éfeso com estas palavras: “enchei-vos do Espírito Santo“. Ef 5.18.

Quando o Espírito Santo penetra na parte mais recôndita do nosso ser, enche o nosso interior de alegria da salvação, do gozo, da paz e da glória de Deus, que excede a todo o entendimento.

A diferença entre “ser cheio do Espírito Santo” e “ser batizado no Espírito Santo” é facilmente percebida pelo testemunho que a própria Bíblia dá quanto às duas experiências.

Um crente pode ser “cheio do Espírito” sem ser “batizado no Espírito Santo”. Estar cheio do Espírito significa estar pleno da nova vida em Cristo. Toda pessoa quando aceita a Cristo recebe a imediata habitação do Espírito Santo no seu interior. Todas as bênçãos da salvação, como convicção do perdão dos pecados; a cura das doenças; o desejo de servir a Deus; a paz interior são produzidas pelo Espírito no interior do crente. A disposição para servir e louvar a Deus; o ímpeto para evangelizar resultam de uma vida “cheia do Espírito”.

 

4)  O que é ser batizado com (ou no) Espírito Santo?

Ser batizado no ( ou com o) Espírito é uma experiência distinta que equivale a ser mergulhado na fonte do Espírito. Ser cheio do Espírito equivale a receber um derramamento por cima e para dentro. É como tomar água da fonte e derramar dentro de uma vasilha até enchê-la, sem imergi-la na dita fonte. Entretanto “ser batizado” significa ser mergulhado dentro da fonte. É imergir a vasilha na fonte.

Observe que a primeira experiência normativa no dia de Pentecostes foi uma efusão. O texto de Atos 2.4, confirma este fato quando diz: “E todos foram cheios do Espírito Santo“.

A segunda experiência normativa naquele dia indica uma sequência e consequência da primeira experiência, que foi o batismo no Espírito San­to, conforme está declarado com as palavras: “E começaram a falar nou­tras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem“, At 2.4.

Que o Espírito nos capacite a viver de acordo com as diretrizes espi­rituais que a Palavra de Deus tem para os que “vivem segundo o espírito, e não segundo a carne“.

 

5)   Vivendo no controle do Espírito Santo.

Que o Espírito de Deus, que nos deu a vida, controle também a nossa vida! (Gálatas 5: 25).
A Palavra de Deus nos revela que o Espírito Santo é a terceira pessoa da trindade, sendo Deus eterno e todo poderoso. (João 16:13).


O Espírito Santo é o responsável não somente por revelar o amor do Pai e do Filho em nossos corações, como também em nos guiar e sustentar na nossa caminhada cristã para a vida eterna, (Tito 3: 4-8, Romanos 8: 15-16). A realização dessa obra demonstra o amor dEle por nós e sua total ligação com a perfeita vontade do Pai e do Filho.

 

Na carta do apóstolo Paulo aos Gálatas nos é informado que Espírito Santo de Deus nos dá vida. Ou seja, todos nós temos a oportunidade de viver uma vida abundante no Espírito Santo.


Essa vida a que se refere o texto é a promessa do Senhor Jesus Cristo: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. (João 10:10). A vida no Espírito é a presença gloriosa de Jesus Cristo em nós. Assim sendo, a forma de saber se estamos desfrutando da salvação e bênçãos conquistadas por Jesus Cristo na cruz do calvário é descobrir se recebemos a vida do Espírito de Deus em nós.


O Senhor Jesus disse: “Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito”. (João 3:5). Dessa forma, sem o Espírito Santo, não há que se falar em nova vida e salvação para a vida eterna. (Mateus 25: 1-13).

A vida dada pelo Espírito Santo tem que estar conosco todo o tempo da nossa caminhada cristã. Por isso, o apostolo Paulo completou o ensino dizendo que nós os crentes não só deveríamos receber a vida do Espírito, mas também viver diariamente controlados por Ele.


Mas, o que significa sermos controlados pelo Espírito Santo?

É apresentar os frutos do Espírito Santo em nossa caminhada cristã e deixarmos o Espírito Santo prevalecer sobre a vontade da nossa carne. (Gálatas 5: 16-26). Para tanto temos que ter intimidade com o Espírito Santo. Temos que viver em comunhão com Ele para termos liberdade de falar com Ele.

Em suma, o Espírito Santo de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio em nós. Contra essas coisas não existe lei. As pessoas que pertencem a Cristo Jesus também crucificaram com Cristo Jesus  a natureza humana delas junto com todas as paixões e desejos dessa natureza na cruz do calvário. (Gálatas 5:22-25).


O ser humano sempre será controlado por alguma força: ou seremos controlados pela carne ou nos deixaremos ser dominados pelo  Espírito Santo de Deus. A “carne” e o “mundo” querem nos dominar, nos enganar e nos destruir, mas podemos resistí-los pelo Espírito Santo. Renda-se a Ele e deixe-O controlar a sua vida para sempre. Seja dominado pelo Espírito Santo em toda sua vida e você caminhará por caminhos de vida, paz e alegria no Senhor Jesus.


Se estivermos em Jesus Cristo, somos nascido do Espírito Santo e filhos (as) de Deus e herdeiros (as) de suas promessas (Gálatas 3: 29; 4: 6-7). E, já que são filhos, Deus lhes dará tudo o que ele tem para dar aos seus filhos. (v.7).

Não sei em que situação você se encontra, mas sei que o desejo do Espírito Santo é te revelar o amor de Jesus Cristo e te transformar em uma nova criatura, feliz e satisfeita em Deus. Se renda a Ele e receba pela fé o seu sublime poder.


Deixe Ele te controlar, porque Ele nos levará sempre a nos satisfazer na vontade perfeita de Jesus Cristo.

 

Deus abençoe você e sua família

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

 

 

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