segunda-feira, 29 de março de 2021

EU SOU O SENHOR QUE TE SARA

EU SOU O SENHOR QUE TE SARA

 

Deus é o nosso Jeová-Rafá.

Eu Sou o Senhor que te sara, te cura, te liberta, te protege, te levanta, te livra do vale da sombra da morte e te salva. Creia e Deus fará tudo isso e muito mais para te abençoar.

 

Salmo 91.5-6  “Eu sou o Senhor que te sara”.

5. Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia,

6. nem peste que ande na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.

 

Êxodo 15.1-27

Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao Senhor, e falaram, dizendo: Cantarei ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.


O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.


O Senhor é homem de guerra; o Senhor é o seu nome.


Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus escolhidos príncipes afogaram-se no Mar Vermelho.


Os abismos os cobriram; desceram às profundezas como pedra.


A tua destra, ó Senhor, se tem glorificado em poder, a tua destra, ó Senhor, tem despedaçado o inimigo;


E com a grandeza da tua excelência derrubaste aos que se levantaram contra ti; enviaste o teu furor, que os consumiu como o restolho.


E com o sopro de tuas narinas amontoaram-se as águas, as correntes pararam como montão; os abismos coalharam-se no coração do mar.


O inimigo dizia: Perseguirei, alcançarei, repartirei os despojos; fartar-se-á a minha alma deles, arrancarei a minha espada, a minha mão os destruirá.


Sopraste com o teu vento, o mar os cobriu; afundaram-se como chumbo em veementes águas.


Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses?

Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?


Estendeste a tua mão direita; a terra os tragou.


Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade.


Os povos o ouviram, eles estremeceram, uma dor apoderou-se dos habitantes da Filístia.


Então os príncipes de Edom se pasmaram; dos poderosos dos moabitas apoderou-se um tremor; derreteram-se todos os habitantes de Canaã.


Espanto e pavor caiu sobre eles; pela grandeza do teu braço emudeceram como pedra; até que o teu povo houvesse passado, ó Senhor, até que passasse este povo que adquiriste.


Tu os introduzirás, e os plantarás no monte da tua herança, no lugar que tu, ó Senhor, aparelhaste para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram.


O Senhor reinará eterna e perpetuamente;
Porque os cavalos de Faraó, com os seus carros e com os seus cavaleiros, entraram no mar, e o Senhor fez tornar as águas do mar sobre eles; mas os filhos de Israel passaram em seco pelo meio do mar.


Então Miriã, a profetisa, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.


E Miriã lhes respondia: Cantai ao Senhor, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.


Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água.


Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.
E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?

E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.


E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara.


Então vieram a Elim, e havia ali doze fontes de água e setenta palmeiras; e ali se acamparam junto das águas.


O significado de Jeová Rafá:  Eu sou o Deus que te sara.

Êxodo 15.26 "e disse: Se ouvires atento a voz do Senhor, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios”; “pois eu sou o Senhor, que te sara".


Durante a caminhada no deserto o povo de Israel experimentou muitos milagres, um deles é a saúde e a cura das enfermidades.

O Senhor sarou as águas amargas de Mara e saciou o povo. (Êxodo 15.24,25).

O nome Jeová-Rafá está relacionado à força física, à saúde e nos ensina que Deus é que nos dá a vida e força para viver. Não há bênção material maior que a saúde! O senhor cura todo tipo de enfermidades (Salmo 103.3; Isaías 61.1,2) Tanto física, mental ou espiritual. (Mateus 11.28-30).

 

O nome Rafá (cura) e (El) Deus, significam: Cura Divina ou “Eu sou o Senhor que te cura ou Eu sou o Senhor que te sara”.

   

Jesus ao trazer salvação integral aos homens curou toda sorte de doenças e enfermidades (Mateus 4.23), Ele é o nosso Jeová-Rafá  que levou todas as nossas feridas e dores. (Isaías 53.3,4).

 

O "Eu sou o Senhor que te sara" de Êxodo 15:26, está perguntando:

Qual é a sua dor? Qual é a sua ferida? Lhe disseram que não existe cura? Os médicos te desenganaram? Te disseram que não tem mais nenhum recurso aqui na terra? Quero te lembrar que para quem confia em Deus e no Senhor Jesus, a palavra de ordem é: a última palavra vem de Deus.

Vou lhe dizer uma coisa. Deus se revela ao ser humano de diversas maneiras. Ele se revela como Jeová-Ra-ah: o Senhor é o meu pastor; Jeová-Jireh: o Senhor proverá; Jeová-Nissi: o Senhor é a nossa bandeira, nosso Vencedor ou nosso General de batalha e Jeová-Rafah: eu sou o Senhor, seu Médico, ou "Eu sou o Senhor que te sara". Êxodo 15:26. 

Deixei Jeová-Rafah por ultimo, porque a mensagem fala de um Deus que nos cura, sara as nossas feridas e não conhece o impossível, nesse, ou em qualquer outro assunto, Deus continua sendo o Deus dos milagres e das maravilhas . "Pois para Deus nada é impossível". Lucas 1:37. Em Deus eu posso confiar.


A primeira aliança que Deus fez com o povo de Israel após a saída do Egito, foi a da cura. "Disse Ele: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios, pois eu sou o Senhor que te sara". Êxodo 15:26. Deuteronômio 28.1-15.

Deus quer estabelecer a mesma aliança com você, te livrando das enfermidades e lhe dando saúde. Ele quer tratar todas as suas feridas, contrariar diagnósticos que declaram que para você não tem mais jeito, seja física ou espiritualmente. Saiba que Deus pode, e quer mudar a sua história: “É ele quem perdoa todas as tuas iniquidades, e sara todas as tuas enfermidades”. Salmos 103:3. 

Sendo que para vermos isso acontecer, é necessário se aproximar de Deus da maneira correta. Crendo que Ele pode realizar a cura que você necessita: "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". Hebreus 11:6. O termo galardão, significa prêmio e Deus premia os que se aproximam d'Ele com fé. Outra observação importante sobre a fé, é que ela também exige persistência na oração por parte daquele que espera o milagre: "Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que os faça esperar? Digo-vos que depressa lhes fará justiça". Lucas 18:7,8.


O Pai também mostrou ao povo a importância da palavra, para que eles viessem a ter saúde na sua jornada pelo deserto. Por isso, orientou o povo a obedecê-la. Creia que Deus envia a sua palavra para que você obedeça e tenha livramento das enfermidades: "Então clamaram ao Senhor na sua angústia, e ele os livrou das suas aflições. Enviou a Sua Palavra e os sarou, livrou-os da destruição". Salmos 107:19, 20.

Eu não poderia falar de um Deus que sara sem abordar o papel do seu Filho Jesus, pois nós sabemos que Ele é um com o Pai. Deus enviou Jesus, para que através do seu sacrifício no calvário, pudéssemos não só alcançar a salvação, mas também a cura das nossas enfermidades: "Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”. Isaías 53:5. 

 

A Bíblia está cheia de histórias de milagres e cura divina. Leia a Bíblia e você vai ser edificado com tantas histórias de pessoas que receberam o milagre da cura e da libertação.

Declare essas verdades com convicção e clame a Deus pela sua cura em nome de Jesus. "Chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoniados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos e curou a todos os enfermos. Isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças". Mateus 8:16,17.

 

Eclesiastes 9.2 nos trás um alerta de Deus sobre tudo o que acontece com o ser humano. Mas Deus sempre dá uma saída para a vitória daqueles que O amam e O adoram em espírito e em verdade. E mesmo quando Deus não responde é porque Ele está trabalhando e nos surpreenderá com a vitória.


2. Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.

 

Sobre o Coronavírus, a praga mortal da atualidade. 

A praga que atualmente assola o Brasil e o mundo inteiro com grande número de vítimas e uma mortandade sem precedentes.

Das cinco maiores Pandemias que aconteceram no mundo, poucos viveram para contar. Mas essa última Covid-19 do Coronavírus é mais assustadora ainda. É um mal imprevisível e sem solução, até as vacinas utilizadas não tiveram sua eficácia bem estabelecida  e comprovada até agora contra o Coronavírus.

A pandemia do novo Coronavírus, em andamento no planeta terra, está causando medo e pavor em todo o mundo e não é para menos, o vírus causador da Covid-19 já infectou milhões  e milhões de pessoas em centenas de países, com milhares de casos mortais.

O cenário é semelhante ao que já aconteceu em outros momentos da humanidade, em que doenças se espalharam pelo mundo e causaram estragos. Conheça as principais pandemias que assolaram o planeta.

É bom lembrar que cada vírus tem suas mais diversas variantes e mutações. A ciência sempre está atualizando os medicamentos e vacinas para combater essas variações e mutações dos vírus.

 

1. A Peste bubônica.

A peste bubônica é causada pela bactéria Yersinia pestis e pode se disseminar pelo contato com pulgas e roedores infectados. Seus sintomas incluem inchaço dos gânglios linfáticos na virilha, na axila ou no pescoço. Outros sintomas são febre, calafrios, dor de cabeça, fadiga e dores musculares. A doença é considerada, historicamente, a causadora da Peste Negra, que assolou a Europa no século 14, matando entre 75 e 200 milhões pessoas na antiga Eurásia. No total, a praga pode ter reduzido a população mundial de 450 milhões de pessoas para 350 milhões.

 

2. A Varíola.

A doença atormentou a humanidade por mais de 3 mil anos. O faraó egípcio Ramsés II, a rainha Maria II da Inglaterra e o rei Luís XV da França tiveram a temida “Bixiga”. O vírus Orthopoxvírus variolae era transmitido de pessoa para pessoa, por meio das vias respiratórias. Os sintomas eram febre, seguida de erupções na garganta, na boca e no rosto. Felizmente, a varíola foi erradicada do planeta em 1980, após campanha de vacinação em massa.

 

3. A Cólera.

Sua primeira epidemia global, em 1817, matou centenas de milhares de pessoas. Desde então, a bactéria Vibrio cholerae sofre diversas mutações e causa novos ciclos epidêmicos de tempos em tempos e, portanto, ainda é considerada uma pandemia.

Sua transmissão acontece a partir do consumo de água ou alimentos contaminados, e é mais comum em países subdesenvolvidos. Um dos países mais atingidos pela cólera foi o Haiti, em 2010. O Brasil já teve vários surtos da doença, principalmente em áreas mais pobres do nordeste. No Iêmen, em 2019, mais de 40 mil pessoas morreram devido à enfermidade.

Os sintomas são diarreia intensa, cólicas e enjoo. Apesar de existir vacina contra a doença, ela não é 100% eficaz. O tratamento é à base de antibióticos.

 

4. A Gripe Espanhola.

Acredita-se que entre 40 e 50 milhões de pessoas tenham morrido na pandemia de gripe espanhola de 1918, causada por um vírus influenza mortal. Mais de um quarto da população mundial na época foi infectada e até então presidente do Brasil, Rodrigues Alves, morreu da doença, em 1919. O vírus veio da Europa, a bordo do navio Demerara. 

O transatlântico desembarcou passageiros infectados no Recife, em Salvador e no Rio de Janeiro.

Os sintomas da doença eram muito parecidos com o atual Coronavírus Sars-CoV-2, e não existia cura. Em São Paulo, a população foi atrás de um remédio caseiro feito com cachaça, limão e mel. De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça, foi dessa receita supostamente terapêutica que nasceu a caipirinha.

 

5. A Gripe Suína (H1N1 e suas variantes). Tem sintomas parecidos com os sintomas da Covid-19 do Coronavírus.

Conhecida como gripe suína, o H1N1 foi o primeiro causador de pandemia do século 21 e ainda persiste e assola muitos países embora já esteja sob controle. O vírus surgido em porcos no México, em 2009, e se espalhou rapidamente pelo mundo, matando 16 mil pessoas. No Brasil, o primeiro caso foi confirmado em maio daquele ano e, no fim de junho, 627 pessoas estavam infectadas no país, de acordo com o Ministério da Saúde.

O contágio acontece a partir de gotículas respiratórias no ar ou em uma superfície contaminada. Seus sintomas são os mesmos de uma gripe: febre, tosse, dor de garganta, calafrio e dor no corpo.

Você já observou quantos exemplos de cura divina tem registrados na Bíblia? Tanto no Velho Testamento quanto no Novo testamento temos tantos exemplos de curas e milagres realizados que nos inspiram a vencer as adversidades no decorrer da vida. 

Veja nos evangelhos quantos exemplos de curas e milagres feitos por Jesus e quantas pessoas registradas na galeria dos heróis da fé de Hebreus 11, foram vitoriosas pela fé, porque perseveraram e creram no Deus que tudo pode e tudo vê. Tenha fé em Deus e Jesus Cristo te abençoará com a vitória. 

Deus continua dizendo “Eu sou o Senhor que te sara".

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário