segunda-feira, 23 de agosto de 2021

AS LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS E O MUNDO MODERNO

AS LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS SÃO VÁLIDAS PARA O MUNDO MODERNO?

 

Será que as Lamentações do profeta Jeremias estão valendo para os dias de hoje? Muitos pastores e líderes, profetas de Deus para defesa da fé e da liberdade em Cristo para cultuar a Deus, estão derramando lágrimas no altar, nos púlpitos das igrejas, nos montes em jejuns e orações, com o sacrifício até da própria vida, mas não deixam de falar a verdade e não negam sua fé em Cristo Jesus, Senhor e Salvador nosso.

"E conhecereis a verdade e verdade vos libertará". João 8.32.


Algumas curiosidades do livro das Lamentações de Jeremias.

 

Lamentações de Jeremias é chamado no cânon hebraico de ‘Ekhah, que significa “Como”, sendo a expressão para o início de uma canção de lamento. É a primeira palavra do livro (ver 2 Sm 1:19-27). A Septuaginta (LXX) adotou o nome “Lamentações” (Gr. threnoi = Heb. qinoth) agora em uso comum, para denotar o caráter do livro, no qual o profeta chora sobre as desolações trazidas para a cidade e a terra sagrada pelos caldeus. Na Bíblia hebraica é colocado entre os Khethubim (escritos).

 

Sobre o Autor das Lamentações de Jeremias. 

Quanto à autoria, não há espaço para hesitação em seguir o Septuaginta (LXX) e o Targum em atribuir a Jeremias. O espírito, o tom, a linguagem e o assunto estão de acordo com o testemunho da tradição ao atribuí-lo a ele. De acordo com a tradição, ele se retirou após a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor para uma caverna fora do portão de Damasco, onde ele escreveu este livro. Essa caverna ainda é indicada. “Diante de uma colina rochosa, no lado ocidental da cidade, a crença local colocou ‘a gruta de Jeremias’. Ali, naquela atitude de tristeza constante que Michelangelo imortalizou, o profeta pode muito bem ter lamentado a queda do seu país” (Stanley, Jewish Church).

 

Estrutura do livro das Lamentações de Jeremias

 

O livro consiste em cinco poemas separados. Cada capítulo é um poema.

No capítulo 1 o profeta aborda as várias misérias pelas quais a cidade se encontra como uma viúva solitária chorando dolorosamente.

No capítulo 2 estas misérias são descritas em conexão com os pecados nacionais que as causaram.

No capítulo 3 fala de esperança para o povo de Deus. O castigo seria apenas para seu bem; um dia melhor amanheceria para eles.

No capítulo 4 lamenta a ruína e a destruição que tinham vindo sobre a cidade e o templo, mas traça-a somente até os pecados do povo.

No capítulo 5 é uma oração para que a reprovação de Sião seja tirada no arrependimento e recuperação do povo.

 

Os primeiros quatro capítulos são como poemas acrósticos, como alguns dos Salmos (Sl 25, 34, 37, 119), ou seja, cada verso começa com uma letra do alfabeto hebraico em ordem. O primeiro, segundo e quarto têm cada um vinte e dois versos, o número das letras no alfabeto hebraico. O terceiro que desponta como um resumo do livro   tem sessenta e seis versos, em que cada três versos sucessivos começam com a mesma letra. O quinto não é acrostico.

 

Os versículos principais do livro são: Lamentações 2:17: “Fez o Senhor o que intentou; cumpriu a ameaça que pronunciou desde os dias da antiguidade; derrubou e não se apiedou; fez que o inimigo se alegrasse por tua causa e exaltou o poder dos teus adversários.”

Lamentações 3:22-23: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.”

Lamentações 5:19-22: “Tu, Senhor, reinas eternamente, o teu trono subsiste de geração em geração. Por que te esquecerias de nós para sempre? Por que nos desampararias por tanto tempo? Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes. Por que nos rejeitarias totalmente? Por que te enfurecerias sobremaneira contra nós outros?”

 

Como visto acima o Livro de Lamentações é dividido em cinco capítulos. Cada capítulo representa um poema distinto. No hebraico original, os versos são acrósticos, com cada verso começando com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico. No Livro de Lamentações, o profeta Jeremias entende que os babilônios foram o instrumento de Deus para trazer juízo sobre Jerusalém (Lamentações 1:12-15, 2:1-8, 4:11).

Lamentações deixa claro que o pecado e rebelião foram as causas da ira de Deus sendo demonstrada. (1:8-9, 4:13, 5:16). Lamentar é apropriado em um tempo de angústia, mas deve rapidamente dar entrada à contrição e arrependimento. (Lamentações 3:40-42, 5:21-22).

 

Prenúncios da destruição que viria se o povo, mas principalmente os lideres políticos e religiosos não se arrependessem e deixassem a idolatria, voltando ao Senhor Deus de Israel: 

Jeremias era conhecido como o “profeta chorão” por sua paixão profunda e duradoura pelo seu povo e sua cidade. (Lamentações 3:48-49).

Esta mesma tristeza pelos pecados do povo e por sua rejeição de Deus foi expressada por Jesus quando Ele se aproximou de Jerusalém e olhou à destruição causada pelas mãos dos romanos. (Lucas 19:41-44).

Por causa da rejeição do Messias por parte dos judeus, Deus usou o cerco romano para punir Seu povo. No entanto, Deus não tem alegria em ter que punir os Seus filhos, e a Sua oferta de Jesus Cristo como uma provisão de perdão do pecado mostra a Sua grande compaixão por Seu povo. Um dia, por causa de Cristo, Deus enxugará dos seus olhos todas as lágrimas. (Apocalipse 7:17).

 

O julgamento de Deus conforte as profecias de Jeremias.

Mesmo em julgamento terrível, Deus é um Deus de esperança. (Lamentações 3:24-25).

Não importa quão longe dEle estejamos, temos a esperança de que podemos voltar-nos a Ele e encontrar Sua compaixão e perdão (1 João 1:9). Nosso Deus é um Deus de amor (Lamentações 3:22) e por causa de Seu grande amor e compaixão, Ele enviou Seu Filho para que nós não tivéssemos que perecer em nossos pecados, mas que pudéssemos viver eternamente com Ele (João 3:16). A fidelidade, (Lamentações 3:23) e libertação de Deus, (Lamentações 3:26) são atributos que nos dão uma grande esperança e conforto. Ele não é um deus desinteressado e caprichoso, mas um Deus que libertará todos aqueles que se voltam para Ele, admitem que não podem fazer nada para ganhar Seu favor e clamam ao Senhor por Sua misericórdia para que não sejamos consumidos. (Lamentações 3:22).

 

Vamos analisar Lamentações Capítulo 3 que é, ou deveria ser, o centro das atenções para que o povo voltasse para o Seu Único Deus, o Senhor Deus de Israel.

 

1.   Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do seu furor.

2. Ele me levou e me fez andar em trevas e não na luz.

3. Deveras se tornou contra mim; virou contra mim de contínuo, a mão todo o dia.
4. Fez envelhecer a minha carne e a minha pele, quebrantou os meus ossos.

5. Edificou contra mim e me cercou de fel e trabalho.

6. Assentou-me em lugares tenebrosos, como os que estavam mortos há muito.

7. Circunvalou-me, e não posso sair; agravou os meus grilhões.

8. Ainda quando clamo e grito, ele exclui a minha oração.

9. Circunvalou os meus caminhos com pedras lavradas, fez tortuosas as minhas veredas.

10. Fez-me como urso de emboscada, um leão em esconderijos.

11. Desviou os meus caminhos e fez-me em pedaços; deixou-me assolado.

12. Armou o seu arco, e me pôs como alvo à flecha.

13. Fez entrar nos meus rins as flechas da sua aljava.

14. Fui feito um objeto de escárnio para todo o meu povo e a sua canção todo o dia.

15. Fartou-me de amarguras, saciou-me de absinto.

16. Quebrou com pedrinhas de areia os meus dentes; cobriu-me de cinza.

17. E afastaste da paz a minha alma; esqueci-me do bem.

18. Então, disse eu: Já pereceu a minha força, como também a minha esperança no Senhor.

19. Lembra-te da minha aflição e do meu pranto, do absinto e do fel.

20. Minha alma, certamente, se lembra e se abate dentro de mim.

21. Disso me recordarei no meu coração; por isso, tenho esperança.

22. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim.

23. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.

24. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.

25. Bom é o Senhor para os que se atêm a ele, para a alma que o busca.

26. Bom é ter esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor.

27. Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade;

28.    assentar-se solitário e ficar em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.
29. Ponha a boca no pó; talvez assim haja esperança.

30. Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta.

31. Porque o Senhor não rejeitará para sempre.

32. Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias.

33. Porque não aflige nem entristece de bom grado os filhos dos homens.

34. Pisar debaixo dos pés todos os presos da terra,

35. perverter o direito do homem perante a face do Altíssimo,

36. subverter o homem no seu pleito, não o veria o Senhor?

37. Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande?

38. Porventura da boca do Altíssimo não sai o mal e o bem?

39. De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.

40. Esquadrinhemos os nossos caminhos, experimentemo-los e voltemos para o Senhor.

41. Levantemos o coração juntamente com as mãos para Deus nos céus, dizendo:

42. Nós prevaricamos e fomos rebeldes; por isso, tu não perdoaste.

43. Cobriste-nos de ira e nos perseguiste; mataste, não perdoaste.

44. Cobriste-te de nuvens, para que não passe a nossa oração.

45. Como cisco e rejeitamento, nos puseste no meio dos povos.

46. Todos os nossos inimigos abriram contra nós a sua boca.

47. Temor e cova vieram sobre nós, assolação e quebrantamento.

48. Torrentes de águas derramaram os meus olhos, por causa da destruição da filha do meu povo.

49. Os meus olhos choram e não cessam, porque não há descanso,

50. até que o Senhor atente e veja desde os céus.

51. O meu olho move a minha alma, por causa de todas as filhas da minha cidade.

52. Como ave, me caçaram os que são meus inimigos sem causa.

53. Arrancaram a minha vida na cova e lançaram pedras sobre mim.

54. Águas correram sobre a minha cabeça; eu disse: Estou cortado.

55. Invoquei o teu nome, Senhor, desde a mais profunda cova.

56. Ouviste a minha voz; não escondas o teu ouvido ao meu suspiro, ao meu clamor.

57. Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas.

58. Pleiteaste, Senhor, os pleitos da minha alma, remiste a minha vida.

59. Viste, Senhor, a injustiça que me fizeram; julga a minha causa.
60. Viste toda a sua vingança, todos os seus pensamentos contra mim.

61. Ouviste as suas afrontas, Senhor, todos os seus pensamentos contra mim;

62. os lábios dos que se levantam contra mim e as suas imaginações contra mim todo o dia.

63. Observa-os ao se assentarem e ao se levantarem; eu sou a sua canção.

64. Tu lhes darás a recompensa, Senhor, conforme a obra das suas mãos.

65. Tu lhes darás ânsia de coração, maldição tua sobre eles.

66. Na tua ira, os perseguirás, e eles serão desfeitos debaixo dos céus do Senhor.


Sete exemplos na Bíblia de lamentações, sofrimentos e perseverança. Perseverança é não desistir.

 

A Bíblia não promete uma vida de sucessos instantâneos. Muitas vezes, o caminho para alcançar a vitória é longo e difícil, mas Jesus nos ajuda a continuar fielmente. E temos esta promessa: quem persevera receberá a recompensa que Deus tem preparado. Veja como essas sete pessoas na Bíblia perseveraram e venceram:

 

1. Josué.

Josué nasceu como escravo no Egito, junto com o resto dos israelitas. Ele somente viu a libertação de seu povo, debaixo da liderança de Moisés, quando tinha 40 anos! Depois disso, Josué ainda teve de esperar outros 40 anos até entrar na terra prometida, por causa do pecado dos outros israelitas. Mas, durante todo o tempo que esteve no Egito, e depois no deserto, Josué não desistiu de seguir a Deus.

Diante dos desafios que enfrentaram, muitos outros israelitas perderam a esperança e se voltaram para a idolatria. Eles tinham visto o poder e as maravilhas de Deus mas não tinham perseverança. Por isso, não receberam sua herança. Josué foi diferente. Ele viu tudo e decidiu pôr toda sua confiança em Deus (Josué 1:6-7). A espera foi longa e difícil mas, no fim, ele liderou Israel na conquista da terra prometida. Josué perseverou e recebeu sua herança prometida.

 

2. Ana.

Ana era estéril mas queria muito ter um filho. Ano após ano ela orava por um filho, com grande tristeza, mas sem nenhuma resposta. Mesmo assim, Ana não abandonou sua fé nem rejeitou a Deus. Ela continuou pedindo, pondo toda sua confiança em Deus.

Um dia Ana estava orando no templo e prometeu que, se tivesse um filho, iria ser dedicado a Deus (1 Samuel 1:9-11). O sacerdote lhe disse que ela iria receber o que tinha pedido e ela voltou para casa e engravidou. Seu filho Samuel cresceu no templo e se tornou um grande profeta em Israel. Deus abençoou Ana por sua perseverança e fidelidade e lhe deu ainda outros cinco filhos! Quem persevera pode receber muito mais do que espera.

 

3. Jó.

O próprio Deus chamou Jó de irrepreensível! Ele servia a Deus de coração, nos bons e nos maus momentos. Jó foi muito abençoado por sua fidelidade e tinha tudo de bom: riquezas, família e saúde. Mas um dia ele perdeu tudo. Seus filhos morreram, seus bens foram roubados e Jó ficou muito doente. Mesmo assim, Jó perseverou.

No seu sofrimento, Jó questionou muitas coisas, como a razão de viver e as ações de Deus, mas ele não parou de crer em Deus e de pôr sua confiança nele. Por isso, Jó é mencionado como um grande exemplo de perseverança no sofrimento na Bíblia (Tiago 5:10-11). Jó perseverou em sua fé e Deus restaurou sua saúde, lhe deu ainda mais riqueza e o abençoou com muitos descendentes.

 

4. Jeremias.

Poucos profetas sofreram tanto como Jeremias. Por pregar fielmente a mensagem de Deus, ele foi considerado um traidor, desprezado, espancado, preso, dentre tantas outras maldades que sofreu. Tudo pelo seu próprio povo! E, por fim, ele viu a destruição que tinha profetizado, quando Nabucodonosor destruiu Jerusalém. Mas, em meio a tudo isso, Jeremias não parou de obedecer a Deus.

Perseverança não significa estar sempre feliz. Jeremias passou por uma depressão e até quis morrer! Mas, por causa da perseverança, ele aguentou e superou todas as dificuldades (Jeremias 1:17-19). Jeremias não desistiu e seu legado foi um livro inteiro da Bíblia.

 

5. Neemias.

Neemias aceitou um grande desafio: reconstruir os muros de Jerusalém. A cidade tinha sido destruída anos antes por Nabucodonosor, sua terra agora estava subjugada a um império, seu povo estava desanimado e sem dinheiro e seus inimigos não queriam ver a construção acontecer. Mas Deus tinha colocado esse propósito no coração de Neemias e ele não desistiu.

Durante a construção, Neemias recebeu ameaças de morte e ainda teve de resolver conflitos e injustiças entre os judeus que estavam restaurando os muros. Ele até foi aconselhado a fugir, para se salvar! Mas, diante de toda a pressão, Neemias perseverou. Graças à sua liderança, os muros da cidade foram reconstruídos e os judeus começaram a restaurar Jerusalém com novo ânimo. (Neemias 6:15-16).

 

6. Paulo.

Paulo teve muito sucesso enquanto missionário, mas também passou por muito sofrimento. Em todo lugar onde pregava, Paulo fazia inimigos. Ele saiu correndo para fora de muitas cidades, atacado, preso, acusado de ser falso e até sofreu tentativas de assassinato! Além disso, suas viagens eram perigosas e ele naufragou três vezes. (2 Coríntios 11:24-27).

Muitas pessoas acham que a pregação do evangelho não vale tanto sofrimento. Mas Paulo amava Jesus e amava seu próximo tanto que não desanimava diante dos problemas. Seu amor o ajudava a perseverar. E os resultados foram incríveis! Paulo fundou muitas igrejas entre vários povos e escreveu metade dos livros do Novo Testamento. Ainda hoje a perseverança de Paulo abençoa muitas pessoas.

 

7. Jesus.

Jesus é nosso maior exemplo de perseverança. A Bíblia diz que ele foi tentado de todas as maneiras e passou por muitos sofrimentos enquanto esteve aqui na terra (Hebreus 2:17-18). Ele foi rejeitado por aqueles a quem veio salvar e enfrentou muita oposição, apesar de ser o filho de Deus. Mas Jesus não desistiu de nós.

Por amor ao Pai e a nós, Jesus perseverou até ao fim. Ele passou pela pior humilhação e tortura, a morte na cruz, sem pecar. Por causa de sua perseverança, todos nós podemos ter acesso a Deus e à salvação! E Deus Pai exaltou Jesus sobre todas as coisas.

Quando você está desanimado e parece que a bênção está demorando muito, não desista. Persevere até ao fim e você terá a vitória em Jesus.

 

Hoje é dia de lamentações enquanto não chega o dia do arrebatamento da igreja.

 

O que aconteceu nas palavras proféticas do profeta Joel e no tempo dele são um retrato daquilo que estamos vivendo hoje. Os tiranos que dominam diversas nações nos dias atuais estão fazendo um verdadeiro extermínio de Cristão na face da terra.

O dia da vingança do Senhor se aproxima e será um dia difícil, de lamentação, assolação.

No tempo do profeta Joel o mantimento daquele povo estava sendo destruído diante de seus olhos. É o retrato dos dias de hoje. Comparem como estava naquele tempo e como está nos dias atuais.

Muitos, provavelmente apenas choravam e viam a destruição e não se lembravam nem de onde vinham. A memória de seu Deus já estava apagada. A alegria tinha se ido embora junto com as sementes que se destruíam antes de brotarem. Morriam antes que lhes pudesse nascer os brotos e folhas. Era o tempo de sequidão e estio.

Os animais nos campos passam fome, pois o capim se acabou, a mortandade chega ao gado também e outros animais. O fogo dilacerou o pasto e suas árvores, nada ficou de pé para ser aproveitado. Este estava sendo realmente um tempo escuro e sem esperança como nos dias atuais.

Quando observamos o antigo testamento não tem como não compará-lo com os dias atuais. O profeta continua clamando e chamando o povo arrependimento, mas poucos ouvem. Queremos a teologia da prosperidade, queremos o ganho fácil e rápido, não lembramos mais da aliança feita com Deus quando o encontramos. Queremos a pregação mastigada ao invés de debruçarmos sobre a Bíblia e pedir a Deus que nos ensine os seus caminhos. Não contamos mais aos nossos filhos que todo e qualquer pecado entristece o coração de Deus e a consequência virá. Apenas damos ordens a Deus quando gritamos à congregação que determine sua vitória.

Chegou o tempo das chuvas invasoras e destruidoras, por outro lado a seca castiga, a violência tem chegado até nós, e o que estamos fazendo, alguns se embriagando com desculpas de que nada mais vai adiantar e que Deus se esqueceu do seu povo, outros se divertem com a situação e riem dos fiéis, pois não sabem ou fingem não saber que o tempo do fim chegou, que o dia de hoje acabará pior do que o de ontem, outros nem sabem em que tempo estamos vivendo. Mas o dia do Senhor chegará para todos, não importando o que você esteja fazendo.

Gritamos por todos os canais, por todas as mídias sociais que a violência aumentou, que é organizada e que crime é organizado, a destruição parece organizada, só parece, mas o que não percebem é que o mundo jaz no maligno e está dominado por Satanás.

Tem ares de organizado, mas são ordens satânicas que seguem. Deixamos as ordens divinas de lado. Deus conhece o poder da disciplina com vara, ele corrige porque quer ver seu povo voltando a ter aliança com Ele.

Mas estamos bêbados em nossos pecados, não conseguimos ver nada, cegamos nosso entendimento. Não queremos concertar, pois leva tempo e esforço. Somos como a geração de Joel, clamamos, mas a pessoas erradas que não podem socorrer a ninguém.

Assim como no tempo do profeta Joel ainda há tempo para arrependimento e é isso que Deus hoje em Cristo espera que façamos. Deus quer de nós o arrependimento e que voltemos ao primeiro amor. Voltemos atrás na decisão de não O obedecer para que Ele também volte atrás em nos castigar. “Todavia ainda agora diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque Ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes; e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso e compassivo, tardio em irar-se e grande em benignidade, e se arrepende do mal”. (Joel 2:2-14)

Não são santos que nos conduzirão ao arrependimento, não são pessoas mortas que mesmo depois de mortas seus nomes são usados por demônios para realizar falsos milagres que nos conduzirá a verdade de Deus.

Precisamos rasgar o nosso coração. Precisamos enxergar a nossa miséria espiritual e pedirmos a Deus em Cristo que nos conduza a uma vida de santidade.

Estamos no vale da decisão, ou decidimos obedecer a Palavra de Deus, ou iremos, na indecisão, gradativamente experimentando o peso do julgamento divino sem nos despertar. O Espírito Santo está aqui para nos ensinar como nos arrependermos dos maus caminhos e do caminho largo, mas não queremos deixá-lo entrar em nossos pois as mudanças tão necessárias terão que surgir de dentro de nós, de dentro de nossos corações.

Mas devemos trazer a memória que nada ficará impune. Deus é justo e fiel. Enquanto tantos preferem servir a satanás e a suas bandejas, Deus nos olha com olhar de pena e deseja nos resgatar. O resgate só é feito através de seu filho Jesus para nós hoje. E estamos o desprezando por deuses estranhos que não tem nenhum valor.

Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar. Onde estão estes deuses vendo tanta destruição e nada fazem. Deus enviou seu filho a morrer por nós. E os outros deuses onde está cadê o sacrifício que fizeram por nós? Só Jesus é o Caminho, a Verdade e a vida.

A palavra do profeta Joel continua batendo forte e clamando: “Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai os meninos, e as crianças de peito; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu tálamo. Chorem os sacerdotes, chorem os ministros do altar, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa o teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?” (Joel 2:16-17).

Breve Jesus virá.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário