segunda-feira, 9 de agosto de 2021

DEUS NOS DÁ LIVRAMENTO TODOS OS DIAS

DEUS NOS DÁ LIVRAMENTO TODOS OS DIAS

 

A experiência nos mostra que depois do silêncio de Deus vem o livramento.

 

 

Sempre depois do silêncio vem o livramento.

 

Bom é ter a esperança e aguardar em silêncio a salvação do Senhor. (Lm 3:26).

Creiamos que uma das coisas mais difíceis para os cristãos de hoje é esperar no Senhor. Não é fácil “esperar no Senhor” em tempos como os atuais, onde tudo corre a mil por hora com o evento das redes sociais e tudo digitalizado.


Creiamos também que mais difícil ainda é esperar em silêncio o livramento de Deus e as bênçãos de Deus. Mas, muitas vezes o silêncio em Deus significa confiança e calma.

 

O salmista Davi nos diz o seguinte:

“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação”.(Sl 62:1).

“Esperei com paciência, (com confiança) no Senhor e Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor". Salmo 40.1.

 

Existem momentos da nossa vida que a melhor coisa é o silêncio. Embora não seja fácil manter-se em silêncio, principalmente diante de tantas perseguições, afrontas, injúrias, calúnias e difamações. Mas a palavra de Deus nos mostra que muitas vitórias do povo de Deus , aconteceu quando o povo se calou.


Diz a palavra de Deus no livro de Isaías que nos anos de Ezequias rei de Judá, subiu Senaqueribe, rei da Assíria, contra as cidades fortificadas de Judá e as tomou. Muitas tentativas tentou Senaqueribe para conquistar Judá. Primeiro fracassou na tentativa de desmoralizar o Senhor Deus de Israel, (Is 36:10), depois tentou fazer as pazes com Judá, subornando-os com comidas e terra abundante, já que estavam famintos. Diz a palavra de Deus que após mais uma afronta, o povo se calou e não lhe responderam nenhuma palavra, pois assim havia ordenado o rei dizendo: Não lhes responderei.

Após esta última afronta o Rei Ezequias se pôs a orar a Deus e qual foi a palavra do profeta e a resposta do Senhor: Não temas, por causa da palavra que ouviste, com os quais os servos do rei da Assíria blasfemaram contra mim. Eis que meterei nele um espírito, e ele, ao ouvir certo rumor, voltará para a sua terra; e nela Eu o farei cair morto à espada. (Is 36:7).

O foi o que aconteceu, houve destruição do exército Assírio, pois um anjo do Senhor feriu no arraial a 185 mil e os restantes que se levantaram pela manhã, todos eram cadáveres. Senaqueribe se retirou a Nínive, sucedeu que estando ele para adorar na casa de Nisrode, seu deus, seus filhos Adrameleque e Sarezer o feriram a espada, matando-o. (2 Cr 32:21;Is 37:36-38). Isso foi para mostrar que de Deus ninguém zomba e que não devemos discutir quando afrontados.

De acordo com um ditado popular, muitos acham que aquele se cala consente. Mas não é bem assim.

Vemos que Israel se calou diante do inimigo, mas não diante do Senhor. A palavra de Deus diz que: “a nossa luta não é contra carne, nem contra o sangue, mas contra os principados e potestades nos ares celestiais”, (Ef 6:12) e que devemos colocar diante de Deus nossos problemas e nossas petições. Foi isso que fez Ezequias, se calou diante da afronta, mas clamou ao Deus verdadeiro que tudo pode. (Is 37:14-20).

Diz o profeta Daniel que ao Senhor pertence a justiça, mas a nós o corar de vergonha, (Dn 9:7). O Senhor dará o pago aos soberbos e ímpios.

Quando não nos calamos, diante das acusações, a nossa tendência é murmurar, ou seja, reclamar em voz baixa. Muitas vezes reclamamos a outros e nem ao menos oramos ao nosso Deus. Confiamos muito mais em pessoas do que no Senhor. O Senhor diz: “Maldito é o homem que confia no homem”. Jeremias 17.5.


Nossa confiança deve estar unicamente no Senhor.

Diz a palavra de Deus que após Moisés libertar o povo, estava o povo de Israel sendo perseguido por Faraó. Chegou a certa altura que havendo visto os egípcios o povo temeu dizendo: Nos tiraram de lá para que morramos neste deserto? Porque nos trataste assim, nos fazendo sair do Egito? Melhor seria servir os egípcios do que morrer no deserto.

Moisés, porém respondeu ao povo: Não temais, aquietai-vos e vede o livramento do Senhor, os Egípcios que hoje vedes, nunca mais tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós
E vós os calareis. Após essas palavras veio o livramento, o povo marchou, Moisés estendeu sua vara e dividiu o mar vermelho, o povo passou em terra seca e os egípcios foram submergidos pelas águas e pereceram no mar.

 

Foi o próprio Deus que nos ordenou marchar no livro de Êxodo 14:15, onde ele diz a Moisés.

“Diga os filhos de Israel que marchem”. A situação era difícil, o momento era de desespero, um autêntico “beco sem saída”. Israel partiu do Egito rumo à tão sonhada liberdade, porém não acreditavam no estava acontecendo e nem no que Deus disse que iria fazer. No entanto, em meio àquela caminhada, surge o inesperado: à sua frente o mar vermelho, e atrás o Faraó com seus exércitos pronto para matá-los.

O que fazer? E nós o que faríamos no lugar deles? O que temos feito com relação à nossa plena confiança em Deus?


A resposta veio de Deus a Moisés: Diga ao povo de Israel que marchem! A princípio o povo reagiu de forma totalmente incorreta:

Eles demonstraram muito medo, muito medo mesmo, Êxodo 14:9-12, às vezes isso acontece conosco no dia a dia. Dai vem a hora da nossa decisão e melhor do que uma decisão mal tomada é uma indecisão, então temos que decidir com coragem e com fé em Deus como fez Moisés que seguiu as orientações de Deus e não  dos blasfemadores que estavam ao seu lado.

Eles, os blasfemadores, usaram linguagem inadequada, com ataques a Deus e à Moisés e com muitas murmurações. Êxodo 14:11.


Nossas palavras têm poder, e o que proferimos são sementes, tanto para o bem, como para o mal.


Eles culparam as outras pessoas, culparam seu líder Moisés e por fim culparam a Deus por seus problemas. É um hábito humano transferir a culpa aos outros.

Foi quando Moisés orou a Deus, e a ordem foi marchar, disse o Senhor Deus: “diga ao povo que marche”! E ao tempo que determinaram a marchar, não só o mar se abriu como o exército de Faraó foi atingido e morto pelas águas do mar vermelho.

 

Diz a palavra do Senhor: Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus. (Sl 46:10).

Jesus, mesmo silenciou diante de acusadores: Quando interrogado por Pilatos ouve a pergunta: Não ouve quantas acusações te fazem? Diz as escrituras que Jesus não respondeu nenhuma palavra, vindo o governador a admirar-se disso por Jesus ficar calado diante dos seus algozes e seus acusadores. (Mt27:14).

Mesmo diante de falsas acusações, Jesus não se justificou, pois sabia que a justificação da humanidade estava na sua morte. Mesmo sabendo que Pilatos o poderia soltar, Jesus preferiu o silêncio. (Jo 19:9-10). Pois sabia que o Senhor Deus era autoridade sobre ele e estava no comando de tudo. (Jo 19:11).

Jesus cumpriu o que a seu respeito foi dito pelo profeta Isaías: Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a sua boca, como cordeiro foi levado ao matadouro e, como ovelha muda perante seus tosquiadores, ele não abriu a boca. (Is 53:7).

Jesus ficou calado, pois tudo que Ele precisava dizer, já foi dito pela Sua Palavra.

 

Uma acusação hipócrita se responde com o “silêncio”. Um certo pregador diz que foi afrontado e completa: Foi uma palavra forte que me acertou em cheio, porém preferiu ficar em silêncio. E aquilo que era suspeita acabou sendo fato, “aquele comentário poderia ter manchado meu ministério, disse ele; e em parte não trouxe nenhum benefício para mim”, porém ficou em silêncio até que Deus lhe desse a vitória.

A palavra de Deus diz que no muito falar não faltará iniquidade mas no silêncio se espera o dia da vitória chegar com a graça de Deus.

Muitas vezes falamos demais, nos justificamos demais, agimos com justiça própria, em causa própria e esquecemos que existe um Deus que já nos justificou. Por isso é melhor aguardar a intervenção Divina em silêncio e a vitória chegará.


Injúrias, críticas e difamações, sempre haverão e o inimigo se utilizará disso, através de alguma pessoa, quer parente, amigo ou até “irmãos em Cristo” para destruir o chamado , a vida e as promessas de alguém. Mas o Senhor nos manda a esperar e nos aquietar nEle. Um dos trunfos da vida de Davi era que ele esperava silenciosamente em Deus, porque, dizia ele, do Senhor vem a sua esperança. (Sl 62:7).
Devemos entender que diante de perseguições, afrontas e acusações, é o Senhor quem peleja por nós.

Se você está sendo afrontado por alguém injustamente ou sendo injuriado pelo que não fez, lembre-se que é o Senhor que luta por você e nenhuma palavra maldita contra você prosperará. Aquieta-se em Deus e espera o livramento.

 

Abaixo vai uma palavra profética para você que está em 2 Cr 20:15;17.

Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Neste encontro, não tereis de pelejar, tomai posição, ficai parados (aquietai-vos) e vede o salvamento, o livramento,  que o Senhor vós dará a vós, ó Judá e Jerusalém.


Não temais nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o Senhor é convosco por onde quer que andares.

Hoje é dia de livramento e de reestruturação da sua vida espiritual, material e em sua família.


Deus está encorajando você a se levantar, a se reerguer e, com ânimo e esperança, vencer seus medos, ansiedades, pensamentos negativos, complexos de inferioridade, desesperança, acomodação e abatimento.

Aproprie-se da força que vem do Deus altíssimo, pois: “O nosso socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra”. (Salmos 121);


“Ele é o nosso refúgio em tempo de aflição e  da adversidade”. (Vide Salmos 46).


Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. (Vide Salmo 46).


O poder de Deus é inigualável, o poder de Deus é insondável, o poder de Deus é imensurável:    “Porque o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”. (2 Coríntios 12.9-10).

“Diga o fraco, eu sou forte”. (Joel 3.10).

Afirme para você mesmo: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. (Filipenses 4.13).


1 - Sendo humilde se consegue ser fortalecido: (2 Samuel 3.39).



Davi foi humilde e se humilhou mais ainda quando foi perseguido. Reconheceu sua fraqueza. Por isso Deus lhe exaltou, “pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado”. (Lucas 14.11).



Seja humilde e reconheça suas fraquezas.

2 - Através da oração podemos superar as fraquezas espirituais e do corpo: (Salmos 142.6).



A oração é uma força imbatível. Através da oração somos fortalecidos. Quando oramos também devemos confessar nossas fraquezas, nossos pecados a Deus e pedir que nos fortaleça.


A oração nos fortalece em momentos de fraquezas.


3 - Pelo poder de Deus somos recuperados do fracasso e da lisonja do maligno: (2 Coríntios 12.9).


A fraqueza humana é superada pelo poder de Deus, por isso Deus se agrada dos pequeninos, (Mateus 11.25) para usar o seu poder. Com o poder de Deus um menino ( Davi) venceu um gigante como Golias.  (1 Samuel 17.45).


Quando se sentir fraco clame pelo poder de Deus.



4 – Ao buscar união para ser fortalecido você encontrará um amigo fiel que é o Espírito Santo para te ajudar: 2 Coríntios 13.9.


O apóstolo Paulo declara que o povo de Deus é forte, mas se reconhece como uma pessoa fraca. (1 Coríntios 4.10). E quando estamos em união uns com os outros somos fortalecidos no Senhor. (Salmos 133). Se uma pessoa ficar sozinha, logo vai se enfraquecendo.


Não fique sozinho, busque ajuda do Senhor Jesus. Busque ajuda do Espírito Santo.



Deus quer fortalecer a sua vida, por isso você também deve reconhecer que é fraco, mas declarar: eu sou forte em nome de Jesus. Eu sou forte em nome do Senhor dos exércitos, "Porque o Senhor dos exércitos está conosco, o Deus de Jacó é o nosso refúgio ". Salmo 46.11.



Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza


Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário