segunda-feira, 1 de agosto de 2022

UM VISITANTE INDESEJADO NA IGREJA

UM VISITANTE INDESEJADO  NA IGREJA

 

O diabo é bem-vindo na sua igreja ou ele não entra lá de jeito nenhum?

 

Observe o seguinte: quando as pessoas possessas ou aquelas que ainda não são libertas da escravidão do pecado, chegam na igreja, elas precisam ser acompanhadas de um grupo de crentes e obreiros para serem orientadas e para serem libertas das amarras de satanás.

Porém o que estamos tratando aqui nesta postagem é de um “péssimo" exemplo de igrejas e seus líderes brincando de serem crentes e aceitando o diabo ser frequentador assíduo em seus “cultos" que deveriam ser de adoração a Deus, mas são para apenas a “sabedoria do engano” e enganar os que vão ao templo para adorar ao Senhor Deus.  

 

O templo é um local público e aberto para todos que quiserem adentrar e participar das reuniões e dos cultos.

No Salmo 122.1 temos uma demonstração de como nós crentes devemos proceder ao ir ao templo para adorar ao Senhor.  “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor!”.

 

No Salmo 100 somos convidados a adorar ao Senhor com disposição e alegria.

 

Salmo 100:1-5.

1.    Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra.

2. Servi ao Senhor com alegria e apresentai-vos a ele com canto.

3. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele, e não nós, que nos fez povo seu e ovelhas do seu pasto.

4. Entrai pelas portas dele com louvor e em seus átrios, com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome.

5. Porque o Senhor é bom, e eterna, a sua misericórdia; e a sua verdade estende-se de geração a geração.


O diabo foi ao culto numa igreja, lembrando que não é qualquer igreja que ele entra, mas como ele é “entrão” ele foi lá para ver se não era notado e aí é que ele se deu mal. Alguém naquela igreja estava cheio do Espírito Santo e ele não toca nessas pessoas.  

O que será que ele foi fazer lá? Será que ele ficou lá e debochou do culto e do pastor daquela igreja? Por quanto tempo ele ficou lá? Alguém, cheio do Espírito Santo, percebeu o que estava acontecendo e expulsou o diabo de lá para não atrapalhar o culto ao Senhor Deus?

Sempre que algo estranho está acontecendo na igreja na hora do culto a Deus, pode ter certeza que ele está lá para tirar a atenção das pessoas.

Num Domingo desses o Diabo foi no culto, ele tinha ouvido falar que as portas do inferno não podem prevalecer contra a igreja, e preocupado, decidiu ver como era essa tal igreja, e que poder ela tinha. Chegou cedo, primeiro que todos e sentou-se nas últimas cadeiras, afim de poder observar tudo.

 

O Senhor Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja.

A igreja precisa urgentemente se despertar para sair em direção às almas, anunciando Jesus Cristo como único e suficiente Salvador de suas almas. As pessoas estão aprisionadas no pecado, na ignorância e, sobretudo, na religiosidade daqueles que dão mais valor nos luxuosos prédios do que nas vidas que estão aprisionadas por satanás e precisam de alguém para lhes estender a mão e lhes socorrer tirando-as do lamaçal de pecados e das garras de satanás.

Em Mateus 11:28-30 o Senhor Jesus convida à todos os pecadores para serem salvos e aceita-lo de coração.

28. Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

29. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma.

30. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.


“Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre Esta pedra (Jesus) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mateus 16:18).

Apesar do jogo de palavras, pois Pedro significa pedra, não é a pessoa de Pedro que é a pedra fundamental da Igreja, e sim Jesus Cristo, verdade esta confirmada pelo próprio Pedro em (1 Pedro 2:4-8 ; Mateus 21:42-44). Contudo, todos os apóstolos, inclusive nós cristãos, nos tempos de hoje, somos fundamentais no processo de edificação da Igreja porque somos servos de Cristo e por isso, somos reconhecidos por Deus como “pedras vivas”, e como porta-vozes e testemunhas do evangelho de Cristo, garantimos a sua veracidade. O mundo não lê a Bíblia que é a palavra de Deus, o mundo lê a nossa vida e o nosso testemunho de verdadeiros Cristãos.

Somos suas testemunhas. Em Lucas 24.48 o Senhor Jesus disse: “E dessas coisas sois vós testemunhas”.

Em Isaías 43:10-11 está escrito: “Vós sois as minhas testemunhas, diz o SENHOR, o meu servo a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que sou eu mesmo, e que antes de mim deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá. Eu, eu sou o SENHOR, e fora de mim não há salvador”.

A Igreja é constituída não apenas sobre a pessoa de Cristo, mas também na Sua obra que O fez morrer, entrar no Hades, e vencer a morte e o inferno e depois da ressurreição, determinando que seus discípulos e  apóstolos dessem continuidade em Sua obra, (1 Pedro 3:18), obra esta que hoje realizamos.

A “edificação da igreja” depende, portanto, da revelação de Cristo por parte de Deus (João 16:13). De Cristo ser o fundamento. (1 Coríntios 3:11). De Cristo exercer o Seu poder soberano. (Mateus 18:18-20). Dos discípulos confessarem a Jesus. (Atos 1:8 ; 8:4), e de, também sermos luz no meio das trevas e irmos resgatar os perdidos até nas portas do Hades “Portas do Inferno”. Gr Hades “lugar dos mortos”. (Atos 5:29). Enquanto um ser humano estiver respirando é sinal de que ainda há tempo para ser salvo.

Isso significa que somos nós que devemos nos mover, espiritualmente falando, através de orações e jejuns e, sobretudo, através da nossa adoração, que será sempre o nosso maior instrumento de batalha espiritual, e não apenas ficarmos na defensiva aguardando as investidas do inferno. Temos que ir aos becos, vielas e valados em busca dos necessitados, em busca dos desviados, em busca dos doentes, em busca dos oprimidos, enfim, em busca dos perdidos pecadores enquanto é tempo.



A bíblia declara que as portas do inferno não prevalecerão contra uma igreja que é ativa, e não omissa. Por isso, entendemos que devemos nos mover em direção a esses lugares e exercermos sobre elas o poder soberano de Cristo para salvação de todo o que crer. Jo.3.16.

Uma Igreja omissa é aquela que pensa que porque Deus fez promessas, terá obrigação em cumpri-las independentemente de suas omissões.

É verdade o que está escrito em Números 23:19 acerca da fidelidade de Deus, todavia, não podemos nos esquecer, também, do que está escrito em Hebreus 10:36, sobre a condição exigida para alcançarmos as Suas ricas promessas.

“Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Porventura tendo Ele dito não O fará, ou tendo falado, não O realizará?” (Números 23:19).
“Necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa”. (Hebreus 10:36).

Quando ministramos versículos separados da Bíblia, sem nos preocuparmos em trazer a verdadeira mensagem proposta por Deus, às vezes distorcemos o conteúdo do evangelho. Quando afirmamos que as promessas de Deus se cumprirão incondicionalmente, ou seja, independentemente de minhas ações ou omissões, Deus ignora o livre-arbítrio do homem e nos capacita para trazermos um Evangelho que não seja fácil só para satisfazer a maioria das pessoas, pois muitos não querem um verdadeiro compromisso com Deus, querem a bênção, mas não aceitam o dono da bênção.

Devemos falar sempre a verdade e de forma completa, lembrando às pessoas que apesar do desejo de Deus em abençoar a todos, somente viverão as Suas promessas, aqueles que se tornarem merecedores delas.

Temos que obedecer o ‘ide’ de Jesus e sairmos em direção as vidas que estão aprisionadas pelas correntes malignas, passemos por elas e preguemos o evangelho de Jesus Cristo as pessoas que estão aprisionadas no pecado, na ignorância e, sobretudo, na religiosidade.

Em João 3.16 está escrito: “Ide por todo mundo, pregai o evangelho do Senhor Jesus para que todo aquele que nEle crê não pereça mas tenha a vida eterna”.

Há poder sobre a Igreja para isto, no entanto, estaremos desabilitados de tamanha autoridade, se continuarmos parados, inertes e alheios a nossa responsabilidade.
Não caiamos em contos ou fábulas que pregam a predestinação de forma distorcida dizendo que “uma vez salvo, salvo para sempre”. Deus nos deu o livre arbítrio para vivermos o melhor desta terra, mas com compromisso e fazendo o melhor de nós para Deus e Sua obra e, fazendo assim, alcançaremos a vida eterna com Ele  na glória dos céus. Mas, lembre-se, quem aceita e segue a Jesus de coração, será galardoado e você não pode ficar de fora dessas bênçãos. A sua “Obediência” é o passaporte garantidor, para que este fim proposto por Deus, se cumpra em sua vida.

Mas o que aconteceu naquele culto?

Alguns minutos depois de começado o culto os irmãos começaram a chegar, uns com cara de desânimo, com roupas inadequadas para ir a uma igreja pois desrespeitando o local estavam com tão pouca roupa e muitas até extravagantes que pareciam que estavam num motel de beira de estrada indo para a praia, outros muito sérios, vários chegaram atrasados arrastando seus filhos como se fossem sacos de pedras,  porque não dão valor nos filhos como “herança do Senhor”.

O Pastor começou o culto em meio a um burburinho de vozes e muitas pessoas ainda estavam olhando para os lados e conferindo seus telefones celulares. O Diabo concentrou sua atenção nesses irmãos. Ele queria descobrir quem ali era poderoso para ameaçar o inferno.

No momento dos louvores ele até ficou assustado. Afinal, pareciam estar realmente adorando a Deus, mas depois, na hora da pregação da palavra, alguns foram para a rua, outros para o sanitário, outros pegaram os celulares para navegar nas redes sociais e não para ler a palavra de Deus,  sem nenhum sentimento de respeito para com as coisas de Deus e ainda outros grupos de pessoas não demonstravam nenhuma empolgação, queriam só diversão e distração.

O diabo manteve seus olhos fixos em cada um, e com cuidado, examinava aqueles "crentes".

Satanás, é um guerreiro milenar, e conhece muito bem o ser humano. Dizem que ele não pode ouvir os pensamentos, mas é bastante astuto e capaz de compreender as intenções do homem apenas olhando as expressões do seu rosto.

Ele começou sua astúcia e sagacidade por um rapaz na primeiro fila, percebeu que o rapaz olhava fixo para a roupa do pastor. O diabo quase pôde ouvir seu pensamento: Nossa, o Pastor de novo com a mesma roupa?

Ao seu lado, uma senhora encobria discretamente o ouvido direito enquanto franzia a testa e reclamava: Este som está muito alto. Uma jovem bonita, sentada duas fileiras atrás, estava vidrada no rapaz que tocava teclado, seu olhar revelava segundas intenções. Tanto, que ela nem percebeu o rapaz ao seu lado olhando profundamente para o seu decote, que estava um pouco exagerado mesmo e suas roupas íntimas aparecendo porque as que deveriam “tampar” suas partes debaixo eram tão curtas e transparentes que não cobriam quase nada também.

Haviam algumas senhoras mais compenetradas na palavra, enquanto outras pareciam estar pensando no capítulo da novela. Alguns olhavam para o relógio com frequência, pareciam preocupados se daria tempo de chegar em casa e ver os gols da rodada.

E as crianças falavam muito e riam alto. Somente uns dois ou três se comportavam realmente como crentes com o devido respeito e temor de Deus no templo.

Preciso me preocupar com estes, pensou o diabo. Pouco mais de uma hora se passou, e o pastor pediu para que todos se colocassem de pé.

Levantaram-se desanimados, as irmãs puxando a saia para baixo e a blusa para cima, os homens encolhendo a barriga e colocando a camisa de volta para dentro da calça. Algumas jovens arrumando o cabelo. E alguns, nem se levantaram, estavam tão desapercebidos e disconcentrados que nem perceberam que o culto tinha terminado.

O diabo aproveitando o movimento se levantou para ir embora. Saiu tranquilo pensando que certamente esta igreja não poderia oferecer nenhum risco para ele.

Antes de sair ainda pôde ouvir o pastor dizendo: "se você gostou, volte na semana que vem”.

Mas ele não iria voltar, afinal estava bem satisfeito com aquela igreja, e ficou convencido de que nem precisava voltar ali para atrapalhar.

A palavra de Deus nos adverte: “Vigiai e Orai”. É hora de acordar a igreja. Não brinque de ser crente, pois o diabo não brinca de ser diabo.

Jesus está voltando e a recomendação do Mestre é: "Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”. Apocalipse 3.11.

O Espírito Santo é o que governa a Igreja, mas Ele é educado e só permanece numa igreja quando alguém O respeita como o respeito que Ele merece.

Se a igreja é governada pelo Espírito Santo, satanás não vai achar brecha para subir ao púlpito e nem dominar a vida de nenhum membro da igreja.

Jesus Cristo é o cabeça da Igreja. Ele é o Rei da glória diz no Salmo 24. Cristo, porém, está nos céus e é através do Seu Espírito Santo que Ele governa a Igreja.

Quando os profetas e mestres de Antioquia ministraram e jejuaram ao Senhor, “o Espírito Santo disse: Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”, (At 13.2). Dirigindo-se aos presbíteros de Éfeso, Paulo disse: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus”. (At 20.28).

O Espírito Santo também está guiando ativamente o desenvolvimento da obra de Deus. Paulo numa certa altura “tendo sido impedido pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia, defrontando Mísia tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito Santo não o permitiu”, mostrando para eles uma visão que dizia “passa a Macedônia e vem nos ajudar”. Há pessoas que estão sedentas da palavra de Deus e clamam por ajuda.  (At 16.6-7).

Foi da vontade do Espírito Santo que o Evangelho fosse pregado na Europa. O Espírito Santo governava e guiava a Igreja naqueles dias de maneira sobrenatural, assim como nos nossos dias. Hoje em dia Ele trabalha da mesma forma e através da Bíblia dá providências e instrui os pensamentos e as necessidades do seu povo ao orarem pedindo direção. O Espírito Santo também é ativo no exercício da disciplina da Igreja. “O que ligardes na terra será ligado nos céus, pois onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. (Mt 18.19-20). Nós, que procuramos servir a Deus em espírito e em verdade, procuramos esta presença em primeiro lugar ao culto, mas a sua primeira referência é à disciplina. O Espírito Santo de Deus tem que ser quem dirige e capacita os seus ministros do altar para não deixar que satanás venha a perturbar o culto tirando a atenção de todos daquilo que é sagrado. Por isso Deus quer que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.

 

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário