segunda-feira, 5 de setembro de 2022

O QUE É SER UM CRISTÃO PENTECOSTAL

O QUE É SER UM CRISTÃO PENTECOSTAL

 

O que é ser um Cristão Pentecostal, cheio do Espírito Santo de Deus e batizado com o Espírito Santo?

 

Estamos vivendo um tempo de muitas incertezas, de muita frieza espiritual e de muita incredulidade no mundo inteiro.

Todos estamos esperando que de fato terminem as guerras e rumores de guerras entre as nações para saber como será nosso novo jeito de viver; só que esperamos em vão. As guerras e rumores de guerras só aumentarão até a volta de Jesus para arrebatar a sua igreja. No período da grande tribulação será o clímax da destruição em massa dos seres viventes na face da terra. Então não há escolha, seja um servo de Deus agora, antes que seja tarde demais.   

As máscaras da religiosidade e as distâncias sociais parecem ter sido incorporadas no comportamento humano e no menor sinal de qualquer problema de saúde, seja um simples resfriado, uma simples dor de cabeça, uma simples tosse ou um problema maior, já se pensa que novos estilos de assepsia pessoal de asseio na preparação de refeições e alimentos, de cuidados na limpeza de lugares e materiais, enfim, muita coisa mudou e as pessoas acabaram ficando, parece que com medo umas das outras. O medo virou pânico, o medo virou frieza, o medo virou distanciamento social e reclusão, hoje são comuns e aceitáveis na nova conduta social as pessoas não se reconhecerem mais umas às outras. Afastaram-se umas das outras, deixaram de ir às suas igrejas para cultuar a Deus; é uma incoerência e uma esquizofrenia atípica, é um tempo de solidão. É um tempo de doenças mentais incuráveis em que aumentaram muito os profissionais da área dos cuidados mentais, porém sem chances de vislumbrar a cura da depressão e de outros males.

Empregos e trabalhos à distância virou obrigação e mesmo os diversos relacionamentos se tornaram virtuais, os namoros e casamentos também são absolutamente aceitáveis em quase todas as esferas da sociedade via sites de relacionamentos. Estamos na era do princípio das dores para os fiéis e do domínio do anticristo à nossa frente.

Parece que está se cumprindo o que o profeta Isaías disse, ...que a terra cambaleia como um bêbado... Is.24.20, deu um nó na humanidade e muitos estão retornando para o Senhor Jesus, outros aceitando a Cristo como seu salvador pessoal e, há até os que já começaram a repensar suas convicções de fé, porque não temos outra saída a não ser correr para os pés de Jesus Cristo enquanto é tempo.

 

Pode-se dizer que a luz brilhou nas trevas, embora de uma maneira muito forte, já que pelo amor os homens, até mesmo os chamados cristãos, estavam ignorando o brilho do Senhor.

Agora é hora de sondar o nosso alicerce, checar as nossas raízes e solidificar ainda mais a nossa vida espiritual na fé que abraçamos e nas verdades eternas da palavra de Deus. É hora de receber e de dar, de aprender e ensinar, de ter compaixão e amar, de esquecer-se de si próprio e buscar “aqueles que estão fora”.

 

De onde vem o termo Pentecostal?

Foi no dia de Pentecostes que a promessa do derramamento do Espírito Santo (Joel 2:28-29) veio sobre os discípulos pela primeira vez. Antes disso, o Pentecostes era uma festa judaica instituída por Deus, para celebrar a colheita. Joel 2.28–29.

28 “E acontecerá, depois disso, que derramarei o meu Espírito sobre toda a humanidade (sobre toda a carne). Os filhos e as filhas de vocês profetizarão, os seus velhos sonharão, e os seus jovens terão visões. 29 Até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.

Pentecostes é uma palavra grega que significa “quinquagésimo”, porque era a festa que acontecia cinquenta dias depois da Páscoa:

Vejamos Levíticos 23:15-16.

15 Contem sete semanas a partir do dia imediatamente após o sábado, a partir do dia em que trouxerem o feixe da oferta movida; deverão ser semanas inteiras. 16 Até o dia que vem depois do sétimo sábado, contem cinquenta dias; então apresentem nova oferta de cereais ao Senhor.

 

O que é falar em línguas?

Alguém pode questionar porque a menção já é do Novo Testamento, porém, o Senhor Jesus ainda não havia inaugurado a dispensação da graça e Zacarias e Izabel eram os pais do último profeta do Antigo Testamento segundo o próprio Senhor Jesus: Lucas 16:16.  “A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele”.

De novo em Atos: Atos 2:4 está escrito: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

Agora, a primeira evidência de ser cheio do Espírito Santo não é a profecia, mas falar em línguas. Além de a profecia não estar extinta, nem tampouco fora de contexto, tanto as línguas como as proféticas são dons de elocução, dons da fala, e o Senhor Jesus deixou claro que o enchimento do Espírito Santo era para ser testemunha, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra. (At 1:8).

Então, o que marca uma pessoa cheia do Espírito Santo é exatamente a elocução, ou seja, falar. Essa característica no AT aparece com a profecia e no NT também com a línguas. Em cada passagem sobre o batismo no Espírito Santo no livro dos Atos dos Apóstolos, a evidência sempre é a elocução, que agora era falar línguas estranhas.

As profecias e as línguas são expressões bíblicas de fala inspirada pelo Espírito Santo.

Fantástico, não é mesmo? Não falta evidência bíblica para a Doutrina Pentecostal.

Nós não podemos ser acusados de apenas basear nossa doutrina no livro dos Atos do Apóstolos, de modo algum.

Observe agora aqui, a menção do Apóstolo Pedro da profecia:

Atos 2:16-18 “Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão”.

Em plena harmonia com a doutrina do revestimento de poder desde o Antigo Testamento, o Apóstolo Paulo exalta também a profecia:

1Coríntios 14:5 “E eu quero que todos vós faleis línguas estranhas; mas muito mais que profetizeis, porque o que profetiza é maior do que o que fala línguas estranhas, a não ser que também interprete, para que a igreja receba edificação”.

 

A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes foi o início de uma nova era. Todo o povo de Deus agora é chamado para ser cooperador com Ele e para Ele, e pode receber os dons especiais do Seu Espírito Santo, a fim de realizar o que seria impossível por seus próprios esforços.

A impressão que fica, depois de tantos relatos de fatos históricos de homens e mulheres de Deus, é que afinal, foram e serão lembrados por milagres que realizaram no poder do Espírito Santo, porque eram cheios do poder de Deus e, como as lideranças religiosas já não mais criam nas manifestações dos dons, especialmente por pessoas comuns, escolheu seguir aqueles cujos milagres não se podia refutar ou esconder porque era visível e as pessoas dão testemunho que recebem os milagres de Jesus até hoje. Afinal de contas, eram e são pessoas comuns cheias do Espírito Santo. Atos 2:39 “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar”.

 

Ser um Cristão Pentecostal é pertencer a uma igreja pentecostal, é viver sob o domínio total do Espírito Santo de Deus.

Mas o que é uma igreja pentecostal? Uma igreja pentecostal é uma igreja que aceita que os dons “mais sobrenaturais” do Espírito Santo podem se manifestar na atualidade. Os crentes são incentivados a buscar esses dons, para a edificação da igreja. As igrejas pentecostais são mais conhecidas por promover o dom de falar em línguas.

O nome “pentecostal” vem do relato da descida do Espírito Santo sobre os discípulos no dia de Pentecoste, em Atos dos Apóstolos 2:1-4. Nesse dia, os discípulos ficaram cheios do Espírito Santo, falaram em línguas que não conheciam e pregaram o evangelho a muitas pessoas.

 

Em que as igrejas pentecostais acreditam, elas são diferenciadas, em quê?

Existem muitas igrejas pentecostais diferentes, com crenças variadas. Mas o que torna uma igreja “pentecostal” é sua crença que os dons do Espírito Santo se manifestam atualmente. O pentecostalismo é mais comum entre evangélicos mas também existe entre outros grupos cristãos, como os católicos carismáticos.

As igrejas pentecostais acreditam que crentes hoje em dia podem receber dons sobrenaturais do Espírito Santo, como falar em línguas, cura ou profecia (Marcos 16:17-18); 1 Coríntios 14:1). Esses dons são para o bem da igreja. Os pentecostais também dão muito valor ao batismo com o Espírito Santo; geralmente se transborda em línguas depois de ser batizado com o Espírito Santo ou simultaneamente, no mesmo momento do batismo com o Espírito.

Portanto nas orações e nos momentos de louvor, alguns evangélicos fervorosos começam a transbordar de alegria pelos dons do Espírito Santo e falam em outras línguas.

Nem todas as igrejas aceitam essas manifestações e muitas pessoas que dão glórias a Deus e transbordam de alegria, de uma alegria sobrenatural a ponto de falar em outras línguas são convidadas a deixar suas congregações.

Como não querem perder a comunhão com outros crentes, os cristãos pentecostais sempre formam novas igrejas, abrem congregações, cultos nos lares, cultos nas ruas, cultos nas praças, umas até um pouco exageradas, como as neopentecostais,  mas a maioria são nos moldes da igreja primitiva dos apóstolos. Assim as igrejas pentecostais vão se alastrando pelo mundo afora.

Em outras situações surgiram ramos independentes dentro de igrejas tradicionais e se transformaram em igrejas avivadas e atualmente o movimento pentecostal continua crescendo muito no nosso país.

E a história não termina aí, no século XXI o Senhor nosso Deus está realizando, talvez, a maior e mais extraordinária obra de avivamento e derramamento de poder através do Espírito Santo de todos os séculos, e o protagonista dessa geração somos nós que vivemos este momento sobrenatural da graça de Deus em nossas vidas. Por isso sou pentecostal. A igreja dos nossos tempos talvez não teve tempo para aprender sobre o assunto e precisa debruçar-se diante da Bíblia para aprender, conversar com os líderes conservadores pentecostais para que eles ensinem sobre o assunto. É bom lembrar aqui que o Espírito Santo de Deus é educado e não sai no meio do povo agarrando ninguém do sexo oposto; o Espírito Santo não nos tira a sobriedade do nosso entendimento,  ou seja, ficamos no domínio do Espírito Santo mas não perdemos o domínio da nossa mente.

Deus abençoe você e sua família.

 

Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário