segunda-feira, 17 de julho de 2023

ALGUNS MOTIVOS PARA NÃO SE ADORAR IMAGENS DE ESCULTURA

ALGUNS MOTIVOS PARA NÃO SE ADORAR IMAGENS DE ESCULTURA.


É pecado adorar imagens de escultura? Já tivemos exemplos de ver muitos católicos e adoradores e veneradores de imagens de diversas religiões  se amparando em Êxodo 25.18; 26.1;1 Reis 6.23; 8.7; Hebreus 9.5; Números 21.8,9, enquanto “veneravam” os seus “santos” e dizendo que não é pecado. A verdade é que estes versículos registram que Deus mandou fazer dois querubins de ouro puro que é uma categoria de anjos, bem como uma cobra de metal. Mas eles precisam saber que realmente não é pecado fazer imagens de escultura. Pecado é prostrar ante seus pés para pedir algo aos “santos” por elas “representados”. Há, pelo menos, três provas bíblicas de que as coisas sãos assim:

1) Embora seja verdade que em Nm 21.8-9 possamos ler que Deus mandou fazer uma cobra de bronze, não podemos esquecer que em 2 Reis 18.4, está escrito: “Ele destruiu os altos, esmigalhou as estátuas, e deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés tinha fabricado, porque os filhos de Israel até então lhe haviam queimado incenso e a chamou Nohestan”  na versão católica Figueiredo e “Neustan” na versão Evangélica. A interpretação é que os israelitas idolatraram a estátua que Deus mandara fabricar, razão pela qual, o fervoroso e zeloso servo de Deus, que foi o Rei Ezequias, a fez em pedaços. Ora, o fato de a Bíblia não nos ensinar a rezar aos mortos (chamados de santos), somado a outro fato igualmente relevante de que essa prática se inspira no paganismo, é motivo mais que suficiente para rejeitarmos isso. Imitemos o Rei Ezequias. Mesmo como que entre parênteses, não podemos deixar de fazer constar que, por dizer Jesus que “E do modo porque Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nEle crer tenha a vida eterna”, (João 3.14-15), nos leva a crer que a serpente hasteada por Moisés tipificava a crucificação de Cristo. E a cura miraculosa que se dava ao simples gesto de olhar a serpente levantada no deserto, (Números 21.8,9), fala da simplicidade da salvação em Cristo, por meio da fé (Efésios 2.8), sem o auxílio das obras (Efésios 2.9), embora seja para as obras (Efésios 2.10). Como está escrito: “Olhai para mim, e sede salvos, vós, todos os termos da terra; porque Eu sou Deus e não há outro”. (Isaías 45.22).

2) O que nos leva a crer que o Catolicismo é um sistema idolátrico, não é apenas o fato de os católicos se ajoelharem diante dos seus “santos beatificados ou não” de suas “imagens” para adorá-los, (se bem que só isso bastaria), mas também o fato de rezarem a esses “santos”. Assim os católicos seriam idólatras ainda que não usasse uma só estátua. Os católicos só deixarão de ser idólatras quando orarem como o povo de Deus tem orado através dos séculos: direto a Deus e exclusivamente a Deus, (Mateus 6.9-13; Atos 1.24-25; 7.59-60; 4,24-30; 2 Coríntios 12.8; Apocalipse 22.20; João 15.16; 14.14; Gênesis 4.26; 18.23-32; 24.12-14; 25.21; 28.20-22; Juízes 16.28, etc.)

3) Realmente não se pode negar que Deus mandou confeccionar imagens de escultura, mas também é inegável que Ele proibiu essa prática em Êx 20.4. Certamente este aparente paradoxo se explica informando que Deus não se opõe ao uso de imagens, contanto que tais estátuas não sejam imagens dos deuses e usadas nos cultos e celebrações às divindades pagãs. Neste caso devem ser rejeitadas e desdenhadas (Sl 115 versões protestantes), e não adaptadas ao culto cristão, como a Igreja Católica vem fazendo desde o quarto século da Era Cristã, arranjando um “santo” para cada coisa e para cada dia, prostrando aos pés das suas imagens para suplicar bênçãos, os católicos não estão repudiando o paganismo, e sim, ajustando-o ao Cristianismo. E só não seria assim se eles pudessem mostrar na Bíblia que os profetas, Jesus e os apóstolos ensinaram e praticaram idolatria e súplicas aos ídolos deles.

O que a Bíblia diz sobre adorar imagens de santos? A Bíblia diz que imagens são coisas mortas e que não devemos adorar e nem prestar cultos a elas. As imagens de esculturas estão muitas vezes associadas a idolatria e esta adoração de coisas que não são de Deus e como Deus nos ensinou, é pecado. Deus não se agrada dessas coisas, é uma abominação adorar imagens de esculturas porque devemos adorar somente a Deus.

O Segundo Mandamento deixa claro que é errado fazer imagens para adorar, ou prostrar-se diante de imagens, (Êxodo 20:4-5). Isso é idolatria, só Deus é digno de adoração, mais ninguém. Imagens não têm poder algum porque são coisas mortas, criadas por pessoas. Não trazem sorte nem abrigam um deus, (Jeremias 10:5).

O apóstolo Paulo dá grandes ensinamentos sobre o que é a idolatria e o culto de demônios. 1 Coríntios 10:14-33.

A idolatria e o culto de demônios, 1 Coríntios 10:14-33. (leia o texto todo).

14 Portanto, meus amados, fugi da idolatria. 

15 Falo como a sábios; julgai vós mesmos o que digo. 

16 Porventura, o cálice de bênção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é, porventura, a comunhão do corpo de Cristo? 

17 Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo; porque todos participamos do mesmo pão. 

18 Vede a Israel segundo a carne; os que comem os sacrifícios não são, porventura, participantes do altar? 

19 Mas que digo? Que o ídolo é alguma coisa? Ou que o sacrificado ao ídolo é alguma coisa? 

20 Antes, digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. 

21 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 

Imagens que não são de idolatria são permitidas na Bíblia para embelezar lugares, para lembrar de seus ente queridos ou lugares visitados por você ou lugares turísticos. No templo havia imagens de flores e frutas para decoração. No Santo dos Santos e na Arca da Aliança havia imagens de querubins, para lembrar que esse era um lugar sagrado, mas não para serem adorados. (1 Reis 6:27-29).

Quando o povo no deserto estava morrendo de picadas de cobras, Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze. Todo o que olhasse para ela seria curado. Não era preciso adorá-la nem sequer orar para ela, a recomendação de Deus era só para olhar e ficariam curados. (Números 21:8-9). Mas quando o povo começou a adorar a estátua, o rei Ezequias a destruiu, porque se tinha tornado idolatria. (2 Reis 18:4).

Por que Deus proibiu imagens e depois mandou fazer querubins?

Deus disse: “Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não adorarás, nem darás culto a elas; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso”, (Êxodo 20:4-5). Mas depois Ele disse: “Farás dois querubins de ouro, de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório”, (Êxodo 25:18); será que Deus se contradiz ao mandar fazer os querubins de ouro nas duas extremidades do propiciatório? Claro que não. Era apenas para embelezar aquele objeto que faria parte do templo dali por diante.

Embora estas instruções específicas façam parte da lei dada aos sacerdotes, Deus também condena a adoração de imagens por qualquer pessoa ou povo, judeus ou gentio. No Antigo Testamento, ele castigou várias nações por suas práticas de adorar imagens e criaturas, ao invés de servirem ao único Deus Criador de todas as coisas. Jeremias comunicou a sentença de Deus contra a Babilônia: “Portanto, eis que vêm dias, em que castigarei as imagens de escultura da Babilônia, toda a sua terra será envergonhada, e todos os seus cairão traspassados ​​no meio dela”, (Jeremias 51:47, Isaías 21:9). O Egito, também, foi condenado por sua idolatria: “Assim diz o SENHOR Deus: Também destruirei os ídolos e darei cabo das imagens em Mênfis. Assim, executei o juízo no Egito, e saberão que Eu sou o SENHOR”. ( Ezequiel 30:13,19).

Mas os querubins, feitos por ordem de Deus, não foram objetos de adoração? Claro que não. Deus não mandou adorá-los. Eles simplesmente representavam criaturas que serviam a Deus, sempre próximos ao trono do Senhor. O propiciatório, que ficava em cima da arca da aliança, representava o trono de Deus. Os querubins serviam para lembrar o sumo sacerdote, quando entrava no Santo dos Santos, que esta sala do tabernáculo representava a presença de Deus. Mas jamais permitia a adoração aos próprios querubins.

Desta maneira, podemos fazer uma distinção importante hoje. Um desenho ou imagem de uma pessoa, até, talvez, a representação de um apóstolo, profeta ou outro personagem bíblico, pode servir para nos lembrar da mensagem da Bíblia e do procedimento daquele servo, e assim reforçar a nossa santificação a Deus. 

Este uso de representações gráficas não fere os princípios bíblicos. Por outro lado, a veneração destas imagens, usando estas representações como objetos de culto ou de honra espiritual, aí sim é  uma desobediência aos princípios revelados pelo Senhor. Deus nunca autorizou a adoração ou veneração de santos, apóstolos, anjos ou imagens representando quaisquer criaturas celestiais ou terrestres. No Novo Testamento, Paulo disse: “Portanto, meus amados, fugi da idolatria”, (1 Coríntios 10:14).

Jesus nos ensinou que devemos adorar única, exclusivamente e somente a Deus.  Então disse Jesus a satanás ao ser tentado: “Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás”. (Mateus 4:10). Nós temos o dever e o cuidado de adorar somente a Deus. Antes de qualquer coisa, devemos cultuar somente ao Senhor Deus. Não devemos servir a outros deuses ou colocar quaisquer coisas no lugar de Deus. Essa foi a resposta de Jesus Cristo para a terceira tentação de Satanás feita a Ele. Satanás queria que, apenas por uma vez, Jesus Cristo se prostrasse e o adorasse, prometendo lhe dar tudo. Porém, Jesus Cristo lembrou que somente Deus é digno de adoração. Quando Ele fez isso estava nos dizendo que não devemos colocar nada no lugar de Deus. Embora possamos receber recompensas para agir como o mundo, quando decidimos ser fiéis estamos honrando a Deus e seremos recompensados por Deus por nossa fidelidade a Ele. Existem muitas formas de idolatria que podem nos levar a pecar e é preciso ter muito cuidado.

A Bíblia nos ensina que só Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, são dignos de toda a nossa adoração. A Trindade de Deus é única e Deus merece toda a adoração.

Jesus merece toda a nossa  consideração e adoração, Ele morreu na cruz do calvário para nos salvar. Desde o nascimento de Jesus, os homens têm se dividido sobre a questão da constituição dEle. 

Hoje, a grande maioria das pessoas que dizem ser cristãos adoram a Jesus como um ser divino mandado por Deus para salvar os perdidos pecadores. Outros, como os chamados Testemunhas de Jeová, por exemplo, negam a definição dele e ensinam que não devemos adorá-lo, não o reconhecem como aquele que veio de Deus para cumprir a palavra profética de Deus aos homens em Gênesis 3.15. Geralmente esta religião ou heresia assim como tantas outras, consideram Jesus como qualquer outro líder religioso  e personagem das histórias seculares como Buda, como Maomé, como Confúcio e tantos outros. Porém nenhum deles ressuscitou, o túmulo de Jesus está vazio e lá dentro está escrito em vários idiomas: “Jesus não está aqui, porque Ele ressuscitou”. Quanto aos outros os seus adoradores fazem uma verdadeira romaria em seus túmulos lacrados onde estão restos mortais deles. O próprio Senhor Jesus ensinou que a exclusividade da adoração pertence unicamente a Deus o Pai. Quando foi tentado pelo diabo, Jesus desistiu de ceder àquela provocação do diabo dizendo: "Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto". (Mateus 4:10).

Criaturas são seres criados por Deus ou pelos homens e a sua adoração  não agradam a Deus, porque é pecado diante de Deus o criador de tudo e de todos. Paulo fala de pessoas que "mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura no lugar do Criador", (Romanos 1:25). 

Homens bons rejeitaram a aceitação dos outros, (Atos 10:25-26; 14:11-18). Anjos, também, não podem receber adoração, por mais privilegiados que sejam,  (Apocalipse 22:8-9). Jesus recebeu e recebe o carinho e a honra das pessoas que o adoram em espírito e em verdade. Repetidas vezes Jesus permitia que os homens o adorassem, (Mateus 15:25; 28:17; João 9:38). 

Como podemos explicar esse fato? São várias as possibilidades que os homens têm sugerido para que Jesus tenha sido adorado no Seu ministério terreno.

Alguns alegam que Jesus era blasfemo e depois o aceitaram e passaram da dar-Lhe o louvor que ele merecia. 

Esta foi uma das conclusões dos judeus que o mataram, mas tudo que o Pai fez para confirmar a palavra de Jesus mostra que eles rejeitaram o Ungido de Deus. (Atos 2:32-36).

Outros acreditavam que Jesus era louco, e se enganou com ilusões para enganar o povo. Até os próprios pais e os irmãos de Jesus chegaram a essa conclusão, antes de ver a evidência convincente da veracidade das suas afirmações de que Ele era Jesus Cristo o Messias, o prometido de Deus para salvar a todos os que crescem nEle. (Marcos 3:21,31-35). Mas, pelas poderosas provas que Ele deu, seus irmãos se tornaram discípulos, (Atos 1:14). Todos que acreditam na Bíblia como a palavra de Deus entendem que Jesus é Cristo vindo da parte de Deus. Sendo Deus, ele merece ser adorado como tal.

Podemos tirar todas as dúvidas sobre esse assunto pelo estudo de Hebreus, capítulo 1. Esse capítulo mostra a posição exaltada de Jesus como Herdeiro, Criador, Expressão exata do ser de Deus, Sustentador da criação, purificador de pecados, perdoador e Salvador. O texto bíblico  afirma que Jesus é o Filho de Deus e é superior aos anjos. Neste contexto, o Pai ordenou que os anjos adorassem o Seu Unigênito  Filho. (Hebreus 1:6). Até as mais antigas edições das Escrituras refletem o sentido correto desta ordem de Deus: "Mas, ao trazer novamente o seu Primogênito à terra habitada, e todos os anjos de Deus o adorem”.

Qualquer pessoa que recusa a adorar a Jesus desobedece a Deus. Por isso devemos ter compromisso de adoração a Deus em espírito e em verdade.

Deus abençoe você e sua família.

Waldir Pedro de Souza.

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário