segunda-feira, 14 de maio de 2018

TIPOS DE MÃES SEGUNDO A BÍBLIA

TIPOS DE MÃES SEGUNDO A BÍBLIA 

A dádiva de ser mãe. 

“Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se elas permanecerem em fé e amor e santificação, com bom senso.” (1Timóteo 2:15).

Ser Mãe é a expressão do Amor de Deus. Ser mãe é uma dádiva de Deus. Ser mãe é receber de Deus um sublime dom. (Gerar filhos para a posteridade da família).

Ser mãe é receber um singelo dom. (Pois não existe outra forma de gerar o homem a não ser do ventre de uma mãe).

Ser mãe é receber um perpétuo dom. (Ela concebe um ser que nasce para ser eterno, que nunca morrerá).

Dizem que cada criança que nasce é um telegrama de Deus anunciando que ainda ama o ser humano que Ele criou.

Por 289 vezes a palavra “mãe” ou “mães” aparece na Bíblia. Lendo-as, notamos que o princípio segundo o qual as mães devem ser honradas (Êxodo 20.12), junto com os pais, é repetido várias vezes, no Antigo e no Novo Testamento.

Elas devem ser honradas por serem mães, mesmo que seus conselhos ou práticas não devem ser seguidos. Temos na Bíblia histórias de mães magníficas e outras nem tanto. Devemos logo afirmar que, embora haja uma imensa influência delas sobre os seus filhos, elas não são responsáveis pelas escolhas que eles fazem.

A MISSÃO DE SER MÃE

“Talvez um dos papéis mais preponderantes da mulher destacado na bíblia, seja o de ser mãe, embora todos os papéis sejam igualmente reconhecidos. Esse papel de mãe era tão importante nos tempos bíblicos que a esterilidade feminina chegava a ser considerada uma maldição divina, porquanto furtava à mulher de uma de suas funções mais importante na vida, a de gerar filhos. Há casos destacados com especialidade como o de Sara( Gn 17:15), Raquel (Gn30), e Ana (I Sm 1:2).

Ser mãe é mais ou menos assim: muitas noites acordadas, cansaços físicos, renúncias, ingratidões, uma tarefa difícil, árdua. Porém é extremamente gratificante para a mãe ver o filho que ela amamentou crescido, criado, formado, bem encaminhado na vida.

É honroso para a mãe ver em seus filhos suas próprias virtudes. É alentador para a mãe ser reconhecida por seus filhos como aquela que esteve ao seu lado nos momentos mais difíceis, educando, corrigindo, formando, protegendo, consolando, animando.

Todo e qualquer investimento, afim de que seja próspero tem que ter uma boa mão de que o cuida. Assim é a mãe, para que seu filho seja prospero durante sua vida.

As várias funções da Mãe:

Gerar (conceber). Alimentar. Consolar. Dar amor. Proteção. Educar. (ensinar, edificar, exortar, corrigir, repreender). “Ensina a criança no caminho que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele”. Pv 22:6.

 “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste. E que desde a infância sabes as sagrada letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Jesus Cristo”. II Tm 3:14,15.

Não vamos mencionar aqui as mães desse mundo moderno que teem a dupla função de trabalhar em casa e trabalhar fora de casa. Hoje em dia é muito comum isso acontecer por vários fatores.   


AS VÁRIAS MÃES DA BÍBLIA

1. Estamos hoje homenageando as mães, um tributo necessário àquelas que podem ser consideradas mães de verdade! Sabemos que muitas mulheres não são dignas de serem chamadas de mães, pois abortam seus filhos, ou assassinam filhos, jogam-nos na lata de lixo. Há também mães que impõem sobre seus filhos torturas, castigos extremos, sofrimento, abandono, etc., sem falar naquelas que desonram seus filhos pelo comportamento pecaminoso que exercem, quando descambam para a prostituição, drogas.

2. Porém a grande maioria das mulheres, honram de fato a posição de mães que ocupam. Fazem de tudo para que seus filhos possam vir a ter vidas honradas na sociedade em que vivem. Muitas delas dão até mesmo a própria vida pelos seus filhos, fazendo de tudo para que possam crescer e ocupar espaços de destaque no mundo em que vivemos. Há exemplos de mães que, até mesmo, passaram privações, fome, para que seus filhos se formassem numa faculdade.

Nas Escrituras Sagradas  encontramos vários exemplos de mães, os quais queremos trazer nesta matéria.

Alguns exemplos negativos e positivos de mães dentro da Bíblia que é a palavra de Deus. 

A – EXEMPLOS NEGATIVOS:

I – AGAR, A MÃE DISPLICENTE

Gn 21.13-18, “13 Mas também do filho da serva farei uma grande nação, por ser ele teu descendente. 14 Levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tomou pão e um odre de água, pô-los às costas de Agar, deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando errante pelo deserto de Berseba. 15 Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos 16 e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou. 17 Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. 18 Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo”.

1.. Agar vem do hebraico “rgh”, Hagar, significado “vôo”.

2. Notem que Agar, mesmo sabendo da parte de Deus, que Ismael seria pai de muitas nações, abandonou o seu filho achando que o menino ia morrer. Foi incrédula e displicente! Parece que Agar era de fato era “avoada”, conforme nos indica seu nome.


II – REBECA, A MÃE PARCIAL

Gn 25.28, “Isaque amava a Esaú, porque se saboreava de sua caça; Rebeca, porém, amava a Jacó”.

1. Nome “Rebeca” – Hebraico “hqbr” – Ribqah – significado “amarrar firme”, “corda com laçada para amarrar animais pequenos”.

2. Todos nós sabemos da trama familiar montada por Rebeca, motivando e incentivando Jacó a enganar seu irmão Esaú, e que em virtude desta trama recebeu a bênção da primogenitura de seu pai Isaque, em lugar de seu irmão.

Tal posição de Rebeca motivou uma intriga familiar muito séria – ódio e ameaça de assassinato. De seu nome podemos deduzir que ela apenas “se amarrou” apenas Jacó, quando de fato era mãe também de Esaú.

B – EXEMPLOS POSITIVOS:

I – EVA, A MÃE DE TODA HUMANIDADE

Gn 3.20, “E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos”.
A palavra “Eva” – “hwx” – Chavvah – significa “vida”, “vivendo”.

A primeira mulher recebeu este nome por ser a mãe de todos os seres humanos. Como seu próprio nome indica, Eva deu origem ao processo de “vida” dos seres humanos a partir dela, recebendo o privilégio de ser chamada a “mãe de toda a humanidade”.

II- SARA, A MÃE SÍMBOLO DE FÉ

Hb 11.11-12, “11 Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa. 12 Por isso, também de um, aliás já amortecido, saiu uma posteridade tão numerosa como as estrelas do céu e inumerável como a areia que está na praia do mar”.

Nome “Sara” – Hebraico “hr s” – Sarah – significado “nobre”, “magnífica”, “princesa”.

Sara é um exemplo de fé para todas as mães, uma vez que mesmo sendo impossível gerar um filho pela sua idade avançada, creu nas promessas divinas e Deus a tornou fértil. Assim ela gerou Isaque, que seria o continuador da descendência de Abraão. Vemos nela de fato uma “princesa da fé”, podendo ser exemplo para todas as mães. Sua fé é inigualável e deve ser copiada por todas as mães.

III – JOQUEBEDE, A MÃE “AMA DE CRIAÇÃO” DE SEU PRÓPRIO FILHO

Êx 2.1-9, “1 Foi-se um homem da casa de Levi e casou com uma descendente de Levi. 2 E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu-o por três meses. 3 Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou um cesto de junco, calafetou-o com betume e piche e, pondo nele o menino, largou-o no carriçal à beira do rio. 4 A irmã do menino ficou de longe, para observar o que lhe haveria de suceder. 5 Desceu a filha de Faraó para se banhar no rio, e as suas donzelas passeavam pela beira do rio; vendo ela o cesto no carriçal, enviou a sua criada e o tomou. 6 Abrindo-o, viu a criança; e eis que o menino chorava. Teve compaixão dele e disse: Este é menino dos hebreus. 7 Então, disse sua irmã à filha de Faraó: Queres que eu vá chamar uma das hebréias que sirva de ama e te crie a criança? 8 Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Saiu, pois, a moça e chamou a mãe do menino. 9 Então, lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino e cria-mo; pagar-te-ei o teu salário. A mulher tomou o menino e o criou”.

Nome “Joquebede”, Hebraico “dbkwy” – Yowkebed – significado “Javé é a glória”.

Sabemos que Joquebede foi a ama de seu próprio filho, Moisés. Quando a criança, para escapar da morte, foi colocada sobre o leito do rio e apanhada pela filha de Faraó, Joquebede foi chamada para ser-lhe “ama de criação”.

Isto aconteceu porque Joquebede colocou Miriã, sua filha mais velha, para vigiar a criança que deslizava no leito do rio. Foi Miriã que ofereceu à filha de Faraó, os serviços de sua mãe como “babá”, o que foi aceito pela princesa. De fato seu nome indica que Joquebede foi uma promotora da “glória” de Javé.

IV – ANA, A MÃE SUPLICANTE

1 Sm 1.10-18, “10 levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. 11 E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao SENHOR o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 12 Demorando-se ela no orar perante o SENHOR, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios, 13 porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada 14 e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho! 15 Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o SENHOR. 16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora. 17 Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.18 E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste”.
O nome “Ana”, Hebraico “hnx” – Channah, significado “graça”.

Ana foi a mãe de um dos maiores sacerdotes-profetas do Velho Testamento, o profeta Samuel. 

Porém, sabemos as dificuldades que ela enfrentou devido à sua esterilidade, que a motivou a “chorar” na presença de Deus, junto ao templo. Vimos que até mesmo o sacerdote Eli a teve por embriagada. Em seu pedido suplicante, ela ofereceu seu filho para o serviço de Deus, cumprindo seu voto mais adiante.
Note que em sua súplica, Ana achou “graça” diante do Senhor.

V- RISPA, A MÃE MODELO

Mãe amorosa, não abandonou seus filhos nem quando morreram; passando aproximadamente seis meses enxotando as aves de rapina para que não comessem os corpos de seus dois filhos expostos na terra. Foi honrada por rei Davi, enterrando seus filhos nas sepulturas dos reis de Israel. (2 Sm. 21:8-14).

Quantas mães já abandonaram seus filhos, mesmo vivos? Uma tristeza.

Rispa, foi uma mãe virtuosa que entendeu e aceitou a missão de ser mãe. Uma mãe verdadeiramente convertida aos seus filhos. (Malaquias 4:6).

Mesmo em face ao sofrimento, e morte, não abandonou seus filhos nem de dia e noite ficava perto de seus corpos não deixando as aves devorar seus corpos.

Quantas mães já desistiram de seus filhos deixando que as aves das drogas, dos traficantes, prostituições, más companhias, os pecados diversos, filmes e revistas pornográficas, namoros fornicares, namorados dormirem na casa.

Enxote essas aves de seus filhos, mande embora, mas não perca seus filhos.

VI – MARIA, A MÃE AGRACIADA E SOFREDORA.

Lc 1.30-33, “30 Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus. 32 Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33 ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó, e o seu reinado não terá fim”.

Lc 2.34-35, “34 Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição 35 (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações”.

1. Nome “Maria” – Grego – “Maria” – Maria; Hebraico – “Myrm” – Miryam – significado “rebelião”.

2. Maria hospedou em seu ventre o Filho de Deus, o Deus Encarnado, para depois vê-lo ser sacrificado em prol dos pecados humanos, 1 Co 15.3, “Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras”. Certamente Maria, agonizou junto à cruz de seu filho. Talvez, esta mulher de Deus, seja a única das mães citadas, cujo nome não faz juz ao seu significado, uma vez que jamais foi “rebelde”. A vida de Maria se resume no seguinte ato de obediência: “Cumpra-se em mim segundo a sua palavra”, Lc 1.38.

AS BÊNCÃOS DA MÃE VIRTUOSA

Será sempre lembrada em suas virtudes . Não será esquecida nem quando morrer. Será sempre amada. Seu caráter estará evidente em seus filhos e na sua posteridade. Deus a honrará como honrou a Rispa.

O amor de Deus representado simbolicamente pelo amor de mãe: “ Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o Senhor se esqueceu de mim. Acaso pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que se compadece do filho do seu ventre? Mas ainda que essa viesse esquecer-se dele, eu, todavia , não me esqueceria de ti”. Is 49:14,15.

“Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho… Todavia eu ensinei a andar a Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atrai-os com cordas humanas, com laços de amor, e fui para com eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas, e me inclinei para dar-lhes de comer”. Os 11:1,3,4.

Deus abençoe cada dia as mães. Para que compreendendo a sua missão na terra, nunca desfaleça, nunca desista, nunca desanime, pois estará plantando uma semente, regando com amor, paciência e oração.

HISTÓRIA DO DIA DAS MÃES SEGUNDO A TRADIÇÃO SECULAR

História do Dia das Mães

Origens da comemoração na Grécia, Roma, Inglaterra, Estados Unidos, significados, oficialização da data, tradição da entrega de presentes, comercialização desta data comemorativa.

No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio (de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data comemorativa. Vamos entender um pouco mais sobre a história do Dia das Mães.

História do Dia das Mães

Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens à deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem  homenagens à deusa.

Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias (entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele,  mãe dos deuses.

Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.

Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”.  Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.

Nos Estados Unidos, a ideia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A ideia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional,  foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário. 

Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida e o foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas e pelo marketing, com objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna Jarvis, que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estava se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco conseguiu mudar.

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



sábado, 12 de maio de 2018

VIDA CRISTÃ ABENÇOADA

VIDA CRISTÃ ABENÇOADA 


Para termos uma vida Cristã abençoada precisamos mergulhar no capítulo 13 de 1Coríntios, o capítulo do amor. Sem amor não conquistaremos as vitórias de e para uma vida Cristã abençoada. 

Os segredos dos pilares do sucesso e de muita comunhão com Deus estão descritos nesta mensagem; porém não é tudo o que devemos ser e fazer para que as bênçãos de Deus venham abundantemente sobre nós porque também não podemos nos esquecer da gratidão, da liberalidade, da união entre os domésticos da fé e familiares, entre outros temas.  

Em 1Coríntios 9.1-27 encontramos as receitas do apóstolo Paulo para termos uma vida Cristã equilibrada e abençoada; diz o próprio apóstolo Paulo:

Não sou eu, porventura, livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Acaso, não sois fruto do meu trabalho no Senhor? Se não sou apóstolo para outrem, certamente, o sou para vós outros; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor. A minha defesa perante os que me interpelam é esta: não temos nós o direito de comer e beber? E também o de fazer-nos acompanhar de uma mulher irmã, como fazem os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas? Ou somente eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar? Quem jamais vai à guerra à sua própria custa? 

Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta um rebanho e não se alimenta do leite do rebanho? Porventura, falo isto como homem ou não o diz também a lei? Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi, quando pisa o trigo. Acaso, é com bois que Deus se preocupa? Ou é, seguramente, por nós que ele o diz? 

Certo que é por nós que está escrito; pois o que lavra cumpre fazê-lo com esperança; o que pisa o trigo faça-o na esperança de receber a parte que lhe é devida. Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito recolhermos de vós bens materiais? 

Se outros participam desse direito sobre vós, não o temos nós em maior medida? Entretanto, não usamos desse direito; antes, suportamos tudo, para não criarmos qualquer obstáculo ao evangelho de Cristo. Não sabeis vós que os que prestam serviços sagrados do próprio templo se alimentam? E quem serve ao altar do altar tira o seu sustento? 

Assim ordenou também o Senhor aos que pregam o evangelho que vivam do evangelho; eu, porém, não me tenho servido de nenhuma destas coisas e não escrevo isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, antes que alguém me anule esta glória. Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho! 

Se o faço de livre vontade, tenho galardão;

Mas, se constrangido, é, então, a responsabilidade de despenseiro que me está confiada. 

Nesse caso, qual é o meu galardão?

É que, evangelizando, proponha, de graça, o evangelho, para não me valer do direito que ele me dá. Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. 

Procedi, para com os judeus, como judeu, a fim de ganhar os judeus; para os que vivem sob o regime da lei, como se eu mesmo assim vivesse, para ganhar os que vivem debaixo da lei, embora não esteja eu debaixo da lei. 

Aos sem lei, como se eu mesmo o fosse, não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo, para ganhar os que vivem fora do regime da lei. 

Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns. Tudo faço por causa do evangelho, com o fim de me tornar cooperador com ele. Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis. 

Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. 

Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado. I Coríntios 9: 1-27.

Primeiramente vamos quebrar esse paradigma de que santidade é sinônimo de perfeição. O significado fundamental de santidade é: “separateness” ou seja, trata-se de algo separado do comum, da rotina, da mesmice.

Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O SENHOR, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal. “O Seu particular tesouro”. Deuteronômio 7.6.


Infelizmente muitos têm adotado e associado o termo santidade com perfeição, e isso tem gerado uma confusão enorme no meio cristão.

Quando pensamos em perfeição logo nos vem à mente que somente Jesus foi Santo, e nenhum outro homem será capaz desse nível de santidade (e aqui sim associamos com a perfeição).

Eu vou além ao afirmar que o termo santidade hoje está ligado a expressão religiosa por excelência, onde muitos fazem uma estreita ligação que se pode encontrar em qualquer lugar entre a religião e o sagrado. 

Alguns fazem a dicotomia entre o sagrado e o profano, e para ser santo não se pode dar lugar ao “profano”. Porém, santidade em uma grade variedade de expressão (e no meu ver), é o núcleo íntimo de fé e da prática religiosa do Cristianismo. 

“Santidade refere-se  à  sua natureza essencial, não é tanto um atributo de Deus, pois é o próprio fundamento do seu ser”.

É por isso que nós declaramos ao Senhor: “Santo, Santo, Santo”. (Isaías 6.3).

Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Hebreus 12.14.

O que o autor de hebreus quer nos ensinar aqui, é que santificação é pureza de vida. Ela vem de Deus (Hb 13.21) e é orientada através da correção do Pai. (Hb12.10). 

Ninguém verá o Senhor, isto é; estar com Deus que é o alvo da salvação. Agora aqueles que pela graça e por intermédio da fé seguem e recebem a santificação de Cristo, certamente verão a Deus e se tornarão semelhantes a Ele.

Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação. 1Tessalonicenses 4.3.

Essa é uma grande questão que poucos têm se policiado, muitos tem vivido como cães que não ligam para o que é sagrado.

Ser santo não significa ser perfeito, mas ser íntegro de coração e reconhecer que é falho e pecador, que necessita da graça de Deus todos os dias.

A santificação é um processo que nos faz amar mais as coisas de Deus, do que as do mundo. É através da santificação que Deus passa a agir em nós de maneira que nos assemelhamos mais a Ele. 

Precisamos observar a Palavra de Deus, porque esta é a principal forma de nos santificarmos realmente no Senhor e sermos ricamente abençoados.  (Salmos 119.9).

Santidade é uma escolha, um estilo de vida. Mas para isso é preciso abrir mão de muitas coisas, e principalmente renunciar a sua própria vida para ser “santo”. 

Mas lembre-se, é mais importante obedecer a Deus do que a homens; é melhor obedecer a Deus do que sacrificar. Se o seu prazer está em Deus e em seu Reino, viver uma vida de santidade pode se tornar “fácil”.

Vejamos os três pilares principais de uma vida Cristã abençoada: 

1º O primeiro segredo é o pilar da Santificação:

“Mas como é santo aquele vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; Pois está escrito: ‘Sede santos, porque eu sou santo’.” (1 Pedro 1.15-16).

A palavra “santificação” significa: “tornar-se santo”, “consagrar-se”, “separar-se do mundo e do pecado”. Santo, Santo (do grego “Hágios”, no Hebraico Kadosh).

Jesus disse: “Fazei a árvore boa e o seu fruto bom.” (Mateus 12.33) Ora, a macieira é macieira sempre e jamais dará outra qualidade de frutos a não ser maçãs. 

Assim, a santificação é a perfeita renovação de nossa natureza, que nos faz essencialmente bons, de modo tal que nos capacita a dar continuamente frutos bons para Deus.

A santificação é uma grande bênção para nossa vida, pois é a renovação total do homem à imagem de Jesus. É a destruição completa de todo o ódio, inveja, malícia, impaciência, cobiça, orgulho, amor ao luxo, vergonha da cruz, vontade própria.

Existem empecilhos práticos à santificação que são:

1. Consagração imperfeita ou a falta dela. 
2. Fé imperfeita ou a falta dela.

Essa consagração consiste no abandono total de nossa própria vontade, desejos, gostos e desgosto e no revestimento total da vontade de Cristo. A perfeita consagração consiste em despojar-se do “eu” e revestir-se de Cristo.

Josué foi um homem usado por Deus para levar o povo a ter santidade, a ter uma perfeita comunhão com o Pai. “Disse Josué ao povo: ‘Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós”.” (Josué 3.5).

A santificação é, portanto, um processo no qual o crente torna-se santo e puro, esta é a nossa posição em Cristo, santos ou santificados.

A vontade de Deus o Pai é que sejamos uma geração santa, um povo separado, evidenciando por meio da nossa vida, compromisso com o seu filho amado, o Senhor Jesus.

2º  O segundo segredo é o pilar da Obediência.

“Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem. Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: ‘Mais importa antes obedecer a Deus do que aos homens’.”. (At 5.28-29).

Como deve ser a nossa obediência a Deus ?

De coração: Rm 6.17-18.

Voluntariamente: Rm 1.19.

Constante:  Fp 2.12.

O ponto inicial para entendermos como é a obediência, seria estudarmos a vida e a experiência de um homem de Deus chamado, Abraão.

Abraão foi um homem obediente a Deus em toda a sua vida. Fé e obediência andam juntas. Abraão cria em Deus e, portanto, obedeceu-o. Ele se pôs a obedecer a vontade de Deus quando seu povo passava fome em sua caminhada em direção a Canaã, a terra prometida. 

Liderando o seu povo, enfrentou as contendas do povo contra Deus, mesmo diante de todos os sinais e maravilhas que Deus operava naquele lugar, enfrentou todas as dificuldades e diversidades em nome do amor que sentia por Deus.

A maior demonstração que deu foi quando se dispôs a sacrificar seu próprio filho, Isaque, por determinação de Deus (Gênesis 22.1-14). 

Se aprendemos desde cedo na vida a obedecer a Deus incondicionalmente, quando atingirmos a velhice teremos uma consciência tranquila de que Deus, a quem procuramos servir durante nossa vida, jamais nos desamparará.

Abraão sabia o que era a verdadeira adoração, entrega em obediência, obedecer para ele tinha um significado de adoração ao Pai.

O princípio da obediência está intimamente ligado ao fato de em primeiro obedecer ao nosso Deus e, consequentemente, aos nossos líderes verdadeiramente espirituais, ou seja, aqueles que Deus colocou em nossa vida, em nosso ministério para nos orientar na jornada da vida Cristã abençoada.

Há  consequências pela desobediência:

A desobediência da mulher de Ló está relatada em Gn 19.26; a ordem de Deus era para que Ló e sua família ao saírem da cidade, não olhassem para trás no momento da destruição de Sodoma e Gomorra, mas ela não obedeceu e sua consequência foi a morte. 

A desobediência traz tristeza, mágoas, sofrimento, mas Deus deseja que sejamos filhos obedientes, que deixemos o pecado, não olhemos para trás, ao contrário, sigamos para o alvo por meio de uma vida santificada.

3º O terceiro segredo é o pilar do temor a Deus. 

“O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. (Provérbios 1.7.)

A Bíblia nos alerta para a necessidade de temer a Deus. Ele deve ser temido. Ele deve ser reverenciado.

Ser cristão e filho de Deus não é só crer, mas é crer e viver de acordo com sua palavra. 

Este temer ou temor não é tanto no sentido de ter medo de Deus, mas respeitar e amar ao Senhor, com fé, obediência e santificação; fazendo assim, a pessoa tem uma vida Cristã abençoada. 

O salmista diz: “Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, e se compraz nos seus mandamentos”. (Salmos 112.1).

“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor, e anda nos seus caminhos”. (Salmo 128.1).

O dever de todo homem aqui na terra é obedecer a Deus, guardando seus mandamentos e viver a palavra. (Ec. 12:13).

Muitos dizem crer no Senhor, mas as suas vidas diária não condizem com o que seus lábios professam. Não é possível servir a dois senhores.
Mas esse Deus temível, tremendo, Justo Juiz, também é um Deus de aliança, um Deus de misericórdia, um Deus que nos ama com amor eterno, porque Ele diz: Com amor eterno te amei e com benignidade te atraí. (Jr.31:3).

Esse Deus que entregou seu único filho para que morresse em nosso lugar nos ama com amor incondicional.

Deus nos pede santificação, obediência e temor. Ele deseja homens e mulheres santificados, naturalmente obedientes, isto é, entregues totalmente a Sua vontade.

Fazendo assim teremos um vida totalmente abençoada por Deus. 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


quinta-feira, 10 de maio de 2018

DISTORÇÕES DO CARÁTER

DISTORÇÕES DO CARÁTER 

A HIPÉRBOLE 

EXEMPLOS DE HIPÉRBOLE NAS ESCRITURAS SAGRADAS 

Hipérbole é uma figura de linguagem; parece como uma disfunção ou distorção do caráter. A hipérbole parece uma distorção do caráter, é uma linguagem figurativa ou os dois juntos?
Dependendo da aplicação e do momento que foi utilizada essa figura de linguagem, pode bem significar uma coisa ou outra desde que seja bem aplicada. 

A palavra deriva do latim Hyperbŏle, por sua vez é  derivada de um conceito grego e consiste em aumentar ou diminuir excessivamente aquilo de que se fala, para produzir um impacto na pessoa que ouve ou lê.

A Bíblia é cheia dessa linguagem figurativa:

1. Alma do tamanho do inferno, Hc 2.5
2. Chuva de carne como pó, Sl 78.27
3. Cidades fortificadas até os céus, Dt 1.28
4. Coar um mosquito e engolir um camelo, Mt 23.24
5. Como se tivesse visto o rosto de Deus, Gn 33.10
6. Dias multiplicados como a areia, Jó 29.18
7. Fazer nadar o leito e alagá-lo nas lágrimas, Sl 6.6.
8. Homens como uma multidão de gafanhotos, Jz 7.12
9. Homens mais puros do que a neve, mais brancos do que o leite, mais vermelhos do que os rubis e mais polidos do que a safira, Lm 4.7
10. Mais viúvas do que a areia do mar, Jr 15.8
11. Montes que se derretem com o sangue, Is 34.3
12. Montes que se derretem, Am 9.13
13. Muralhas até os céus, Dt 9.1
14. Pés tão grandes que secam todos os rios, II Rs 19.24.
15. Problemas mais pesados que a areia do mar, Jó 6.2,3
16. Sabedoria e entendimento como a areia do mar, I Rs 4.29
17. Seriam capazes de dar seus olhos para Paulo, Gl 4.15.
18. Um camelo passar pelo fundo de uma agulha, Mt 19.24.
19. Um rei semelhante a um anjo, II Sm 14.17.
20. Uma nora melhor que sete filhos, Rt 4.15.

Continuando nossas hipérboles vamos mergulhar em Eclesiastes 7 como dizia um certo aluno que era muito bom em matemática porém fraco em português. Ao fazer um vestibular na prova de português tinha que fazer um redação cujo tema era “um pingo d'água”. 

Ele fez todas as provas e quando chegou na redação, ele esperou até quase o final do horário para entregar as provas e iria entregar sem a redação, mas resolveu fazer alguma coisa para não deixar passar em branco; então ele simplesmente escreveu apenas uma frase que dizia o seguinte: “Nadei de braçadas em álgebra e me afoguei num pingo d'água”. A direção da faculdade considerou essa a melhor redação com louvores e ele passou no vestibular. Se deu bem.

Eclesiastes Capítulo 7

7.1  O dia da morte de uma pessoa pode ser melhor do que o do seu nascimento se ela tiver zelado por uma boa reputação e influenciado outros positivamente.

7.2-4  Estes versículos desenvolvem a ideia do versículo 1. Podemos aprender mais sobre o sentido da vida na casa do luto do que na casa da alegria.

7.5,6  Queimar espinhos produz um fogo rápido, com pouco calor e faz muito barulho, exatamente como as risadas dos tolos; há mais barulho do que conteúdo.

7.7,8  Outra forma desta máxima sobre o suborno se encontra em Êxodo 23.8 e em Deuteronômio 16.19.  Mt 28.11-15; Lc 22.4-6.

7.9  Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos. Eclesiastes 7: 9. Vejamos também Tiago 1.19.
Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tiago 1.19


7.10  Deve-se resistir a tentação de glorificar o passado as custas do presente. Os prazeres ou vantagens desses dias podem ser mais imaginários do que reais.

7.11  Quem encontra sabedoria encontra a vida, alega Salomão (Pv 8.35). A sabedoria é tão boa quanto uma herança; de fato, ela é ainda mais vantajosa ou proveitosa. Quanto ao sujeito os que veem o sol, parece ser uma variação da expressão mais familiar debaixo do sol.

7.12  A palavra traduzida como “sombra” também pode ser vertida como “abrigo” ou “defesa”. O termo traduzido neste versículo como “excelência” costuma aparecer como proveito em Eclesiastes.

7.13  O torto que não pode ser endireitado (Ec 1.15) traz de aflições e tribulações na vida, mas tanto estas quanto a prosperidade podem ser da vontade de Deus. Portanto, aceite-as e seja grato por elas, mas na adversidade aproveite para refletir sobre a bondade e a abrangência do plano de Deus.

7.14  “Nada ache.” Se os mortais não conhecerem Deus e Seu plano, não serão capazes de discernir nada na vida (Ec 3.11) nem saberão nada do que lhes sucederá depois que se forem.

7.15  Ao declarar que tem visto o justo perecer e o ímpio obter longevidade, o autor demonstra certa desilusão quanto ao que constatou, pois o contrário deveria ser o correto. No entanto, há injustiças na vida que sempre serão um mistério (Ec 3.16—4.3; 8.14).

7.16  “Não sejas demasiadamente justo.” Poucos versículos em Eclesiastes são mais suscetíveis a interpretação errada do que estes (v. 16-18). Não se trata do chamado “caminho do meio”, que aconselha: “não seja santo demais nem perverso demais; peque moderadamente”. 

Nesta passagem, o pregador alerta contra a falsa religiosidade e as formas exibicionistas de adoração. No hebraico, o verbo que significa “ser sábio” poderia ser traduzido como “se achar sábio”, e ser demasiadamente justo significaria ser justo a seus próprios olhos (Pv 3.7).

7.17  “Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco.” Talvez isso fosse melhor traduzido como “não expanda a sua perversidade e não seja louco; por que morrer antes de sua hora chegar?”

7.18,19  O “isso” a que se refere Salomão e a sabedoria verdadeira, que provem de Deus. O “disso” é a insensatez dos tolos. A instrução “teme a Deus” indica que a verdadeira obediência, com adoração e respeito, é a melhor proteção contra todo tipo de loucura.

7.20  Não há homem justo sobre a terra. Estas palavras lembram a oração de Salomão ao consagrar o templo (1 Rs 8.46; SI 14.2-4; 143.2).

7.21,22  “Tampouco apliques o teu coração a todas as palavras [...] tu amaldiçoaste a outros.” Isso significa que alguém pode vir a tratar você tão mal quanto você tratou outra pessoa.

7.23  “Inquiri com sabedoria.” Este verbo, “inquirir”, significa “por à prova”.

7.24  O tema da sabedoria inalcançável também aparece em Jó 28. A resposta à pergunta “quem o achará” é Deus. Ele estabelece a sabedoria (Jó 28.23-28).

7.25  “Em meu coração”. Neste versículo, como em Eclesiastes 2.1, há quase uma personificação do coração enquanto o pregador fala com ele.

7.26  A literatura sapiencial está repleta de avisos sobre a mulher alheia (Pv 7). No entanto, isso contrasta com o elogio que o pregador presta a esposa, quando a mesma e presente do senhor (Ec 9.9).

7.27  Conferindo uma coisa com a outra. O pregador adicionou, minuciosamente, uma coisa a outra até chegar a súmula. Neste versículo encontramos as duas primeiras ocorrências do verbo “achar”, de um total de seis.

7.28  A verdade de que todas as pessoas são pecadoras é exposta com exagero deliberado. Nesta passagem, os termos “homem” e “mulher” significam um bom homem e uma boa mulher. No livro de Provérbios, Salomão imprime a mesma ideia a sua pergunta retorica: O homem fiel, quem o achará? (Pv 20.6).

7.29  Mesmo tendo Deus feito tudo belo (Ec 3.11), e feito o homem reto (Gn 1.31), a busca de Salomão pela “súmula” fracassou. Todavia, a busca da humanidade por perversas imaginações (Pv 12.2) e intrigas teve imenso sucesso.

Finalizando gostaria que vocês leitores meditassem nestas simples palavras:

“Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar".

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


terça-feira, 8 de maio de 2018

POR TUDO O QUE TENS FEITO

POR TUDO O QUE TENS FEITO

TE AGRADEÇO SENHOR


Ebenézer 

“Até aqui nos ajudou o SENHOR.”
1 Samuel 7:12b
“Motivos de gratidão a Deus não nos faltam. Temos que ser gratos a Deus em tudo, por tudo e em todo tempo”. By. Wps.
O agradecimento e a gratidão a Deus é o mínimo que todo homem, todo ser humano, pode fazer pois a gratidão é o reconhecimento por um beneficio recebido ou vários benefícios, os quais podemos chamá-los de bênçãos de Deus; o texto bíblico acima mostra bem isso. O profeta Samuel depois que o exército de Israel venceu os filisteus ele reconhece o auxilio de Deus que trovejou com grandes trovoadas de forma que o exercito opositor ficou confundido diante da batalha e por consequência dessa interferência de Deus, o exército de Israel venceu a guerra. 
1 - Os cânticos de gratidão na bíblia são muitos.
Não é difícil de encontrar nas santas escrituras essa forma de expressão de gratidão por que grande parte dos servos de Deus depois das grandes conquista louvam a Deus pelas bênçãos alcançadas. O salmista no Salmo 150:2 nos convida a louvar a Deus pelos seus atos poderosos, vejamos agora alguns cânticos de gratidão:
Cânticos de Moisés: Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro.
O SENHOR é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; Ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei.
O SENHOR é homem de guerra; o SENHOR é o seu nome.
Lançou no mar os carros de Faraó e o seu exército; e os seus escolhidos príncipes afogaram-se no Mar Vermelho. 
Êxodo 15:1-4
Cânticos de Miriã : Então Miriã, a profetiza, a irmã de Moisés e Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.
Miriã lhes respondia: Cantai ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou; e lançou no mar o cavalo com o seu cavaleiro.
Êxodo 15:20-21.
Cânticos de Ana: O SENHOR é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela.
O SENHOR empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.
Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo. 1 Samuel 2:6-8.
2 – Por que devemos agradecer por tudo ?
2.1 - Porque é a vontade de Deus para nossas vidas. Vai nos causar um bem estar excelente para nossas almas e nossos corações. 
Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1 Tessalonicenses 5:18
2.2  -  Porque todas as coisas concorrem para o nosso bem, para o bem daqueles que amam a Deus. 
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8:28.
3  - O nosso agradecimento gera grandes milagres em nossas vidas. 
Um certo dia Jesus decidiu alimentar um grande multidão que lhe acompanhava por alguns dias mas ele só tinha 5 pães de cevada pequenos e 2 peixes a bíblia nos diz lá em João 6:11 que Jesus tomou os pães pequenos e agradeceu a Deus ai esta o segredo do milagre agradecer por aquilo que é pequeno desprezível aos olhos de muitos pois Deus é fiel para fazer do pouco muito quem diria que aqueles pãezinhos alimentaria aquela grandiosa multidão e que ainda ia sobrar 12 cesto.
“Quem não agradece a Deus pelo pouco que tem não esta preparado, apto, para receber o muito de Deus. Será que vai ser grato no muito de Deus?”. 
Quando paramos para pensar em tudo o que Deus já fez por nós fica impossível não sermos gratos. Por mais que estejamos passando por momentos difíceis e que as circunstâncias sejam desfavoráveis, isso não apaga tudo o que Ele fez por nós. Por isso nós temos que oferecer o melhor que temos a Deus: a nossa gratidão a Ele.
Ele nos salvou, nos resgatou do pecado e pagou um alto preço pelas nossas vidas.
Ele nos guarda todos os dias, sustenta nossas vidas em cada aspecto necessário e nos livra do mal. Sua misericórdia nos alcança diariamente e nossos pecados são perdoados.
Seu amor, infinito, é o que permite que ainda estejamos vivos. 
Passamos a lembrar de versículos de gratidão a Deus contidos na Bíblia. Ao agradecermos a Deus devemos  lembram da necessidade que temos de sermos gratos todos os dias por tudo isso que Ele nos fez e nos faz no nosso viver diariamente. 

4  - A galeria da gratidão

“Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre”. (Salmos 107:1).
“Rendam graças ao Senhor, pois ele é bom; o seu amor dura para sempre”. (1 Crônicas 16:34).
“Deem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!”. (Salmos 136:1).
“Darei graças ao Senhor por sua justiça; ao nome do Senhor Altíssimo cantarei louvores”. (Salmos 7:17).
“Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome”. Salmos 100:4).
“Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade”. (Salmos 92:1-2).
“Tu és o meu Deus; graças te darei! Ó meu Deus, eu te exaltarei! Deem graças ao Senhor, porque ele é bom;
o seu amor dura para sempre”. (Salmos 118:28-29).
“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. (1 Tessalonicenses 5:18).
“Vamos à presença dele com ações de graças; vamos aclamá-lo com cânticos de louvor. Pois o Senhor é o grande Deus, o grande Rei acima de todos os deuses”. (Salmos 95:2-3).
“Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você, noite e dia, em minhas orações”. (2 Timóteo 1:3).
“Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos. Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seu coração. Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai”. (Colossenses 3:15-17).
“Agora, nosso Deus, damos-te graças, e louvamos o teu glorioso Nome”. (1 Crônicas 29:13).

Ações de graças a Deus pela sua fidelidade.
Todos os reis o louvarão. Salmo de Davi para nosso enlevo espiritual. 
Salmo 138 
1 Eu te louvarei, SENHOR, de todo o meu coração; na presença dos deuses a ti cantarei louvores. 
2 Inclinar-me-ei para o teu santo templo e louvarei o teu nome, pela tua benignidade e pela sua verdade; pois engrandeceste a tua palavra acima de todo o teu nome. 
3 No dia em que eu clamei, me escutaste; alentaste-me, fortalecendo a minha alma.
4 Todos os reis da terra te louvarão, ó SENHOR, quando ouvirem as palavras da tua boca; 
5 e cantarão os caminhos do SENHOR, pois grande é a glória do SENHOR. 
6 Ainda que o SENHOR é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo, conhece-o de longe.
7 Andando eu no meio da angústia, tu me revivificarás; estenderás a mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salvará.
8 O SENHOR aperfeiçoará o que me concerne; a tua benignidade, ó SENHOR, é para sempre; não desampares as obras das tuas mãos.

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


domingo, 6 de maio de 2018

O SENHOR HABITA NO MEIO DOS ABATIDOS

O SENHOR HABITA NO MEIO DOS ABATIDOS

Salmos 113.

Aleluia! Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR. Bendito seja o nome do SENHOR, agora e para sempre. Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do SENHOR. Excelso é o SENHOR, acima de todas as nações, e a sua glória, acima dos céus. Quem há semelhante ao SENHOR, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra? 

Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo. Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia! Salmos 113: 1-9.

Já ouvi muitos pregadores dizendo que Deus habita no meio dos louvores. É ótimo louvar ao Senhor na alegria. Neste salmo 113 Deus declara através do salmista Davi que habita também no meio dos abatidos e os levanta até do monturo, ou seja do lugar do abandono e do desprezo.

O Salmo 113, um salmo de louvor descritivo, começa e termina com as palavras Louvai ao Senhor! (em hebraico, aleluia). Este salmo e o 114 são recitados geralmente no Seder de Páscoa (O Sêder de Pessach refere-se ao jantar cerimonial judaico em que se recorda a história do Êxodo e a libertação do povo de Israel. 

O Sêder é realizado na primeira noite de Pessach em Israel e na primeira e segunda noites fora de Israel), uma refeição comemorativa antes do jantar. Os Salmos 115 a 118 são recitados logo depois do jantar. 

A estrutura do Salmo 113: 

(1) Exortação para louvar o nome do Senhor (v. 1-3); 

(2) celebração da glória transcendente e da abundante misericórdia do Senhor (v. 4-6);

(3) ilustrações da graça de Deus (v. 7-9).

113.1-3  O nome do Senhor refere-se à pessoa de Deus. Nos tempos bíblicos, havia forte associação entre o nome e a identidade da pessoa. O nome simbolizava a pessoa. Assim, louvar o nome de Deus significa concentrar o pensamento no caráter de Deus. O nascimento do sol, como se sabe, se dá a leste, ou ao oriente, e seu poente, a oeste, ou ocidente. Deste modo, este versículo não quer dizer que é preciso louvar o nome de Deus a toda hora, do alvorecer ao anoitecer, mas, sim, em toda parte, de leste a oeste, ou do oriente ao ocidente.

113.4-6  Acima de todas as nações. Ao contrário dos deuses fabricados pelo homem do antigo Oriente Médio, o Senhor não se limita a certas tribos ou territórios. Ele é soberano sobre tudo; Ele é Altíssimo (SI 7.17; 47.2). E a sua glória, sobre os céus. Deus não só é soberano das nações, como também Sua glória não pode ser contida no universo. Sua glória está não apenas além do universo, mas também além da capacidade de descrição precisa da linguagem humana. Talvez isso explique a explanação de Paulo de sua visita espiritual aos céus (2 Co 12.1-4). As palavras retóricas quem é como o Senhor referem-se à incomparabilidade de Deus (Is 40.25). Que se curva. Deus é um Deus que Se inclina e vem até nós.

113.7  Os pobres tentavam sobreviver remexendo no grande monturo de lixo do lado de fora da cidade, ou seja, no acúmulo da sujeira, do pó. Deus dali os levanta. A forma de o Senhor cuidar dos necessitados tem especial destaque nos Salmos. Neste, vemos maravilhosa ilustração da salvação: enquanto cavoucamos a terra em busca de algum provento, alento, significado ou saída para nossa vida, a misericórdia de Deus, encarnada em Jesus, ergue-nos, fazendo de nós verdadeiros e dignos cidadãos do céu.

113.8,9  Imagem alguma reproduzia melhor o sofrimento emocional humano na época bíblica do que a da mulher estéril. Naquela época e cultura, a mulher estéril não tinha razão de ser nem alegria de viver. Perceba-se como Deus se inclina para dar-lhe a alegria que ela mais deseja, filhos, e filhos felizes. 

A salvação é assim. Deus não somente nos preenche com um significado de vida, mas também com felicidade, com alegria espiritual, perene.

O autor do Salmo 113  diz que, diante de toda essa Soberania e Poder que Lhe é pertinente , nosso Deus se inclina para ver o que se passa nos céus e na terra. Ele é o Deus que nos livra da humilhação, nos tira da miséria espiritual, material e moral, nos tira do lixo,   nos dá uma vida nova em Cristo Jesus o seu filho amado, com respeito e alegria. Aleluia. Toda honra e toda Glória ao nosso Deus.

Ele é o Deus que Se inclina para atuar em nossas vidas. É exatamente isso que diz o profeta Isaias, em seu livro no capítulo 57, verso 15: “Assim diz o Alto e Sublime: Habito no Alto e Santo lugar, mas Habito também com o contrito e abatido de espírito, para dar nova vida ao espírito dos abatidos e dar nova vida ao coração dos contritos”.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.