domingo, 6 de maio de 2018

O SENHOR HABITA NO MEIO DOS ABATIDOS

O SENHOR HABITA NO MEIO DOS ABATIDOS

Salmos 113.

Aleluia! Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR. Bendito seja o nome do SENHOR, agora e para sempre. Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do SENHOR. Excelso é o SENHOR, acima de todas as nações, e a sua glória, acima dos céus. Quem há semelhante ao SENHOR, nosso Deus, cujo trono está nas alturas, que se inclina para ver o que se passa no céu e sobre a terra? 

Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado, para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo. Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia! Salmos 113: 1-9.

Já ouvi muitos pregadores dizendo que Deus habita no meio dos louvores. É ótimo louvar ao Senhor na alegria. Neste salmo 113 Deus declara através do salmista Davi que habita também no meio dos abatidos e os levanta até do monturo, ou seja do lugar do abandono e do desprezo.

O Salmo 113, um salmo de louvor descritivo, começa e termina com as palavras Louvai ao Senhor! (em hebraico, aleluia). Este salmo e o 114 são recitados geralmente no Seder de Páscoa (O Sêder de Pessach refere-se ao jantar cerimonial judaico em que se recorda a história do Êxodo e a libertação do povo de Israel. 

O Sêder é realizado na primeira noite de Pessach em Israel e na primeira e segunda noites fora de Israel), uma refeição comemorativa antes do jantar. Os Salmos 115 a 118 são recitados logo depois do jantar. 

A estrutura do Salmo 113: 

(1) Exortação para louvar o nome do Senhor (v. 1-3); 

(2) celebração da glória transcendente e da abundante misericórdia do Senhor (v. 4-6);

(3) ilustrações da graça de Deus (v. 7-9).

113.1-3  O nome do Senhor refere-se à pessoa de Deus. Nos tempos bíblicos, havia forte associação entre o nome e a identidade da pessoa. O nome simbolizava a pessoa. Assim, louvar o nome de Deus significa concentrar o pensamento no caráter de Deus. O nascimento do sol, como se sabe, se dá a leste, ou ao oriente, e seu poente, a oeste, ou ocidente. Deste modo, este versículo não quer dizer que é preciso louvar o nome de Deus a toda hora, do alvorecer ao anoitecer, mas, sim, em toda parte, de leste a oeste, ou do oriente ao ocidente.

113.4-6  Acima de todas as nações. Ao contrário dos deuses fabricados pelo homem do antigo Oriente Médio, o Senhor não se limita a certas tribos ou territórios. Ele é soberano sobre tudo; Ele é Altíssimo (SI 7.17; 47.2). E a sua glória, sobre os céus. Deus não só é soberano das nações, como também Sua glória não pode ser contida no universo. Sua glória está não apenas além do universo, mas também além da capacidade de descrição precisa da linguagem humana. Talvez isso explique a explanação de Paulo de sua visita espiritual aos céus (2 Co 12.1-4). As palavras retóricas quem é como o Senhor referem-se à incomparabilidade de Deus (Is 40.25). Que se curva. Deus é um Deus que Se inclina e vem até nós.

113.7  Os pobres tentavam sobreviver remexendo no grande monturo de lixo do lado de fora da cidade, ou seja, no acúmulo da sujeira, do pó. Deus dali os levanta. A forma de o Senhor cuidar dos necessitados tem especial destaque nos Salmos. Neste, vemos maravilhosa ilustração da salvação: enquanto cavoucamos a terra em busca de algum provento, alento, significado ou saída para nossa vida, a misericórdia de Deus, encarnada em Jesus, ergue-nos, fazendo de nós verdadeiros e dignos cidadãos do céu.

113.8,9  Imagem alguma reproduzia melhor o sofrimento emocional humano na época bíblica do que a da mulher estéril. Naquela época e cultura, a mulher estéril não tinha razão de ser nem alegria de viver. Perceba-se como Deus se inclina para dar-lhe a alegria que ela mais deseja, filhos, e filhos felizes. 

A salvação é assim. Deus não somente nos preenche com um significado de vida, mas também com felicidade, com alegria espiritual, perene.

O autor do Salmo 113  diz que, diante de toda essa Soberania e Poder que Lhe é pertinente , nosso Deus se inclina para ver o que se passa nos céus e na terra. Ele é o Deus que nos livra da humilhação, nos tira da miséria espiritual, material e moral, nos tira do lixo,   nos dá uma vida nova em Cristo Jesus o seu filho amado, com respeito e alegria. Aleluia. Toda honra e toda Glória ao nosso Deus.

Ele é o Deus que Se inclina para atuar em nossas vidas. É exatamente isso que diz o profeta Isaias, em seu livro no capítulo 57, verso 15: “Assim diz o Alto e Sublime: Habito no Alto e Santo lugar, mas Habito também com o contrito e abatido de espírito, para dar nova vida ao espírito dos abatidos e dar nova vida ao coração dos contritos”.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário