quarta-feira, 16 de maio de 2018

A DEPRESSÃO É ANTIGA E ATUAL

A DEPRESSÃO É ANTIGA E ATUAL


A depressão e seus sintomas, diagnóstico, prevenção e tratamento:

Considerada o "mal do século" pela Organização Mundial da Saúde, a depressão ainda é um desafio para médicos e pacientes.

A depressão é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e prostração, algumas vezes sem um motivo evidente; um portador dessa doença, por exemplo, revelou sofrer demais com o problema após as Olimpíadas de 2012, quando ganhou seis de suas 28 medalhas olímpicas. Hoje, a depressão é considerada a quarta principal causa de incapacitação, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Esse transtorno psiquiátrico atinge pessoas de qualquer idade, embora seja mais frequente entre mulheres e exige avaliação e tratamento com um profissional da área.  

O desânimo sem fim é fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral, como a diminuição na oferta de neurotransmissores como a serotonina, ligada à sensação de bem-estar.

Hoje se sabe que a depressão não promove apenas uma sensação de infelicidade crônica, mas incita alterações fisiológicas, como baixas no sistema imunológico e o aumento de processos inflamatórios. 

Por essas e outras razões a depressão já figura como um fator de risco para a população em geral e aumenta potencialmente as consequências de risco como no aumento das doenças cardiovasculares.
Você pode não perceber, mas existem dezenas de pessoas que estão desesperadas, feridas, e sozinhas lutando contra a depressão.

Podemos até não estar cientes da estrada escura em que caminhamos com relação à essa doença.

Às vezes observamos que as pessoas que estão à nossa volta, do nosso convívio familiar ou social, estão com os sintomas da depressão mas muitas vezes não tomamos nenhuma atitude, nenhuma providência. Talvez nós estamos muito ocupados, muito preocupado conosco mesmo que nem percebemos que o comportamento das pessoas ao nosso redor está muito diferente do normal.

Para ser honesto conosco mesmo e com muitos de nossos dias, nós é que podemos ser essas pessoas em depressão, nos sentindo os desesperados, os feridos, os solitários da vida. Estamos apenas precisando de alguém para se importar conosco e nos alertar para o que está ocorrendo.

Embora a Bíblia não use a palavra “depressão” exceto em algumas traduções e versos de novas traduções e interpretações dos seus originais, é muitas vezes referenciada por outras palavras semelhantes, como “deprimido”, “de coração partido”, “problemático”, “miserável”, “desesperado”, e  até em “luto”, entre outros.

Ao longo da Palavra de Deus há uma série de histórias sobre homens piedosos, influentes e mulheres de fé, que se esforçaram e lutaram em momentos sombrios de desesperança e depressão. 

Muitos de nós podemos nos encontrar lutando também nos dias hoje. Mas não temos de ficar preso a essas situações negativas da vida. Há uma esperança. Há uma saída. Jesus nos ama e quer nos ajudar a vencer esses e outros obstáculos hodiernos.

Meditemos em fatos de histórias reais da Bíblia. Homens e mulheres de Deus que deixaram nos anais da história fatos importantes de suas vidas para lembrar-nos que nós não estamos sozinhos em nossa luta contra a depressão; deixaram-nos muitos exemplos de como superar essas e outras situações. 

Do rei Davi: Davi estava perturbado e lutou em profundo desespero.

Em muitos dos Salmos, ele escreve sobre sua angústia, a solidão, o medo do inimigo, seu coração gritando contra o pecado e a culpa. Vemos também o seu enorme pesar na perda de seus filhos, em 2 Samuel 12:15-23 e 18:33. 

Em outros lugares, a honestidade de Davi com suas próprias fraquezas dá esperança para nós que lutamos hoje:

Pois já as minhas iniquidades ultrapassam a minha cabeça; como carga pesada são demais para as minhas forças. Salmos 38:4.

Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face, e o meu Deus. Salmos 42:11.

Do profeta Elias: Elias estava desanimado, cansado, e com medo.

Após grandes vitórias espirituais sobre os profetas de Baal, este poderoso homem de Deus correu para salvar sua vida, longe das ameaças de Jezabel. E lá no deserto, ele se sentou e orou, sentindo derrotado e desgastado:

Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. 1 Reis 19:4.

Do profeta Jonas: Jonas ficou irritado e queria fugir.

Após Deus chamar Jonas para ir a Nínive para pregar ao povo, ele fugiu tão longe quanto podia. E depois de uma tempestade no mar, sendo engolido por um peixe gigante, e depois sendo salvo e dado uma segunda chance, ele obedeceu.

Ele pregou a mensagem de Deus para o povo de Nínive. A misericórdia de Deus estendeu a mão para todas as pessoas que se viraram para Ele. Mas, em vez de alegria, Jonas ficou bravo:

Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. Jonas 4:3.

E mesmo depois que Deus estendeu a mão para Jonas, novamente com grande compaixão, ele respondeu: “E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.” Jonas 4:9.

De Jó. Jó sofreu com a grande perda de seus 10 filhos, com a perca e a devastação de toda a sua riqueza material, a doença física, aparentemente mortal que se abateu sobre ele e os maus conselhos de seus amigos e de sua esposa para que blasfemasse contra Deus. 

Este homem justo de Deus perdeu literalmente tudo. A Bíblia diz que ele era homem sincero, honesto, justo, temente a Deus e que se desviava do mal. Tão grande era o seu sofrimento e tragédia que mesmo a sua própria esposa disse: “Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.” Jó 2:9.

Embora Jó mantivesse sua fidelidade a Deus durante toda a sua vida, ele ainda lutava profundamente através das trincheiras da dor:
Por que não morri eu desde a madre? E em saindo do ventre, não expirei? Jó 3:11.

Nunca estive tranquilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação. Jó 3:26.

A minha alma tem tédio da minha vida; darei livre curso à minha queixa, falarei na amargura da minha alma. Jó 10:1.

No livro de Jó capítulo 42.10 em diante encontramos o resultados de sua perseverança diante de Deus. 

De Moisés: Moisés entristeceu-se e conturbou-se por causa do pecado de seu povo.

Em seus sentimentos e abatimentos por causa da raiva e traição de seu próprio povo contra Deus, Moisés, como líder, estava prestes a desistir. Ele veio de sua experiência na montanha com Deus, com os mandamentos na mão, apenas para descobrir que os israelitas estavam em caos completo e em pecado de idolatria adorando o bezerro de ouro, que é abominação contra o Senhor Deus. Seu coração clamou a Deus porque ele se sentiu desesperado vendo o povo desviado daquilo que Deus havia ordenado e mesmo assim ainda achou forças e orou a Deus em favor do povo dizendo:

Agora, pois, perdoa o seu pecado; se não, risca-me, peço-te, do teu livro, que tens escrito. Êxodo 32:32.

Do profeta Jeremias: Jeremias lutou com grande solidão, sentimentos de derrota, e insegurança.
Também conhecido como o profeta chorão, Jeremias sofria de constante rejeição pelas pessoas que amava. Deus o havia chamado para pregar e ainda o proibiu de se casar e ter filhos. Ele vivia sozinho, ele ministrou sozinho, ele era pobre, ridicularizado e rejeitado por seu povo.

Em meio a isso, ele mostrou grande fé e força espiritual, e ainda assim vemos também a sua honestidade enquanto lutava com desespero e uma grande sensação de fracasso:

Maldito o dia em que nasci; não seja bendito o dia em que minha mãe me deu à luz. Jeremias 20:14.

Por que saí da madre, para ver trabalho e tristeza, e para que os meus dias se consumam na vergonha? Jeremias 20:18.

Do Senhor Jesus. Mesmo o próprio Senhor Jesus estava profundamente angustiado sobre o que estava para acontecer com dele.

Ele sabia o que estava por vir. Ele sabia que Deus o havia chamado para uma jornada de grande sofrimento, ele sabia o que devia acontecer para que nós pudéssemos viver verdadeiramente livres.

Nosso Salvador e Senhor estava disposto a pagar o preço em nosso nome, mas não foi um caminho fácil. Isaías profetizou que Cristo seria “um homem de dores, e experimentado no sofrimento.” Isaías 53:3.

Podemos ter a certeza que tudo o que enfrentamos aqui neste mundo, Jesus entende; nossas fraquezas, nosso sofrimento, nossos maiores momentos de tentação e de desespero, etc, porque Ele também sofreu e padeceu tudo o que sofremos, mas sem pecado.

No jardim do Getsêmani durante a noite, Jesus orou sozinho clamando a Seu Pai, pedindo-lhe que se tivesse outra forma ou outra maneira de cumprir Sua missão, que assim Deus o fizesse, mas por fim declarou ao Pai: “faça-se, cumpra-se a tua vontade e não a minha”. 

E disse aos seus discípulos: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai. E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres. Marcos 14:34-36.

A Bíblia diz que tão grande era sua angústia e sua agonia que Ele suava “gotas de sangue.” Lucas 22:44.

O que é verdade sobre todas estas histórias e muitos outras é esta: Deus estava com eles. Próximo deles. Bem perto deles.
Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito. Salmos 34:18.

A maior verdade é esta, temos um Salvador que compreende nossa dor, que sabe sobre todas as fraquezas e mágoas, e estende a mão com compaixão e esperança sobre nossas vidas para nos socorrer diariamente. 

Jesus é tudo em nossas vidas. Ele é o médico dos médicos para curar até aquilo que os médicos da terra dizem que não tem cura. Ele é o nosso Redentor onipotente. Ele é quem restaura nossa sorte e é o restaurador e renovador de nossas esperanças. Ele é nosso amigo fiel.

Ele não nos deixará perder o tempo do sofrimento que enfrentamos, mas vai usá-lo, de alguma forma, para trazer-nos um novo propósito e através das nossas experiências seremos capacitados para ajudar os outros a serem fortes na fé também e sermos todos mais que vencedores em Cristo Jesus. 

A depressão já é considerada uma doença comum que afeta muitas pessoas, muita gente pelo mundo afora em nossos dias. No entanto, as estatísticas dizem-nos que apenas cerca de um terço das pessoas que estão deprimidas realmente recebem tratamento. Quanto mais cedo se procura o tratamento médico, mais há probabilidade e chances de cura. Muitos não procuram tratamento achando que não estão doentes e enquanto isso a doença mais se agrava e se aprofunda.

Isso é lamentável, uma vez que a maioria daqueles que procuram tratamento relatam sentir-se melhor dentro de poucas semanas. É também sabido que a depressão está associada à causa de mais de dois terços de suicídios relatados anualmente. A depressão é a doença psicológica que mais tem feito vítimas nos últimos tempos. 

Hoje temos muitos recursos. Procure ajuda médica, procure ajuda espiritual, temos hoje tratamentos médicos eficientes. A ajuda está disponível, procure-a enquanto é tempo. Não tente esconder sua dor e seu sofrimento; você não deve lutar sozinho(a) e não deve lutar por conta própria. Fale com um amigo ou conselheiro, um médico, para se orientar e tratar.

Procure tratamento profissional e cuidados médicos. Deus sempre nos dá uma saída,  porque para Deus nada é impossível. 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário