sexta-feira, 18 de maio de 2018

COMO CURAR DOENÇAS EMOCIONAIS

COMO CURAR DOENÇAS EMOCIONAIS 


Um renomado pastor escreveu uma matéria falando sobre como é possível curar doenças emocionais através da Bíblia.

Através da Bíblia que é a Palavra de Deus, conseguimos encontrar a causa desses problemas e não apenas tratar os efeitos como é feito pela medicina com medicação tarja preta na maioria das vezes.

Ele indica principalmente a leitura Bíblica e a oração que podem ajudar as pessoas a colocar pra fora suas emoções, frustrações e feridas da alma.

O que as pessoas com doenças na alma precisam saber é que a maioria dessas enfermidades não deveria ser tratada com remédios químicos, mas sim com a Palavra de Deus e com a ‘terapia da oração’ e fica claro que mesmo tratando da parte espiritual, deve procurar ajuda na medicina natural e tradicional.

Deus nos criou e nos conhece e entende mais do que qualquer um o nosso íntimo e o que está nos prejudicando por dentro.

Ao procurarmos ajuda na leitura da Bíblia, devemos lembrar que a Palavra de Deus penetra até entre a divisão da alma e do espírito chegando a um lugar no coração do homem que ninguém é capaz de alcançar “A Palavra de Deus nos estimula à análise introspectiva. Quando você começar a mergulhar dentro de si mesmo, descobrirá a causa que o está levando a esse estado de coisas, e encontrará a solução”.

As doenças da alma mais comum nos dias de hoje, são: depressão, síndrome do pânico, angústia, baixa autoestima, transtornos de humor, fobias e outras. Quem sofre com algumas dessas enfermidades precisa encontrar a raiz do problema para poder encontrar a solução que trará a cura.

É, na maioria das vezes, necessária a ajuda de um terapeuta; alguém formado em psicologia, psiquiatria, psicanálise, entre outros, preparado para conduzir a pessoa  em uma análise profunda sobre o assunto. E por meio do processo da análise médica começará a desenhar-se a cura mesmo que esteja em estágio avançado. É preciso que as pessoas com estes sintomas procurem auxílio médico urgente,  porque o último estágio que essas doenças podem chegar é muito ruim e chama-se demência .

Mas os dois tratamentos, profissional médico e espiritual, devem caminhar juntos, por isto ele indica que a leitura das Sagradas Escrituras e a oração não sejam descartadas enquanto passar pelo tratamento com um profissional capacitado para esses casos.

Quando alguém dobra os seus joelhos para orar, para falar com Deus , que é onisciente, onipotente e onipresente sobre o que está te incomodando, machucando, ferindo e fala com Deus o que está dentro da sua alma, será tocado imediatamente pelo processo da cura iniciado dentro do seu coração e dentro da sua mente, interferindo no seu psiquê. 

O Senhor tem poder para curar depressão, angústia, tristeza, traumas, e resgatar a autoestima e ajudar-nos a ter uma autoimagem positiva de nós mesmos. A sua cura brotará repentinamente dependendo do seu empenho em buscá-la 

As doenças emocionais são as dores e reações físicas vindas da mente. 

Não é de hoje que a ciência busca explicações psíquicas para as doenças, e já comprovou que muitos sintomas do corpo nascem de dores da alma. 

A maior dificuldade é aceitar que as vezes a doença não possui um agente físico para atestar os sintomas.

Quando a mente sofre, o organismo como um todo pode ficar predisposto a desenvolver doenças, o corpo padece.

Sabemos que as emoções não são apenas elementos imateriais, mas têm correspondência bioquímica. Dessa forma, após um período irrigando o corpo com certos elementos negativos acontece a reação da alma no centro das emoções e vai gerar doenças e dores na alma. 

Ao descobrir que um ou mais sintomas estão contribuindo para o desequilíbrio e desordem emocional, não será nada fácil para a pessoa conviver com esse ou mais problemas. 

Primeiro porque a medicina, de maneira geral, trabalha com dados concretos em suas avaliações. Buscam-se viroses, bactérias, disfunções orgânicas e demais provas para averiguar o problema. Quando nada é encontrado, normalmente a doença é descaracterizada e às vezes abandonada ou desconsiderada como a causa principal, o que, na maioria das vezes prejudicaria em muito um diagnóstico preciso. 

Portanto é necessário ir em busca de profissionais que entendam o ser humano em sua integralidade, e não privilegiem o corpo em detrimento da mente.

Há uma grande chance de cura das doenças emocionais segundo a Bíblia. E não podemos desprezar essa que sugerimos abaixo, que é a melhor das receitas,  sem desprezar a outras.

A cura por intermédio da Palavra de Deus

A maioria das doenças da alma não deveria ser tratada só com remédios químicos, mas sim com a Palavra de Deus também. Como Ele nos criou, conhece-nos e entende-nos mais do que qualquer psicanalista ou psicólogo. 

A Palavra de Deus penetra na divisão da alma e do espírito (Hb 4.12) e abre os nossos olhos quanto aos pecados que podem causar doenças espirituais (1 Co 6.9-11), ou situações de acusação, bullying, desrespeito,  desacato, entre outros fatores.

Daí nós somos convidados a mergulhar na palavra de Deus. Recomendo a leitura dos Salmos 103, 91, 46, 40, 138, 32, 51. 

Você vai se surpreender e entender o quanto é bom meditar na palavra de Deus e vai continuar descobrindo o quanto Jesus te ama.

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário