quinta-feira, 10 de maio de 2018

DISTORÇÕES DO CARÁTER

DISTORÇÕES DO CARÁTER 

A HIPÉRBOLE 

EXEMPLOS DE HIPÉRBOLE NAS ESCRITURAS SAGRADAS 

Hipérbole é uma figura de linguagem; parece como uma disfunção ou distorção do caráter. A hipérbole parece uma distorção do caráter, é uma linguagem figurativa ou os dois juntos?
Dependendo da aplicação e do momento que foi utilizada essa figura de linguagem, pode bem significar uma coisa ou outra desde que seja bem aplicada. 

A palavra deriva do latim Hyperbŏle, por sua vez é  derivada de um conceito grego e consiste em aumentar ou diminuir excessivamente aquilo de que se fala, para produzir um impacto na pessoa que ouve ou lê.

A Bíblia é cheia dessa linguagem figurativa:

1. Alma do tamanho do inferno, Hc 2.5
2. Chuva de carne como pó, Sl 78.27
3. Cidades fortificadas até os céus, Dt 1.28
4. Coar um mosquito e engolir um camelo, Mt 23.24
5. Como se tivesse visto o rosto de Deus, Gn 33.10
6. Dias multiplicados como a areia, Jó 29.18
7. Fazer nadar o leito e alagá-lo nas lágrimas, Sl 6.6.
8. Homens como uma multidão de gafanhotos, Jz 7.12
9. Homens mais puros do que a neve, mais brancos do que o leite, mais vermelhos do que os rubis e mais polidos do que a safira, Lm 4.7
10. Mais viúvas do que a areia do mar, Jr 15.8
11. Montes que se derretem com o sangue, Is 34.3
12. Montes que se derretem, Am 9.13
13. Muralhas até os céus, Dt 9.1
14. Pés tão grandes que secam todos os rios, II Rs 19.24.
15. Problemas mais pesados que a areia do mar, Jó 6.2,3
16. Sabedoria e entendimento como a areia do mar, I Rs 4.29
17. Seriam capazes de dar seus olhos para Paulo, Gl 4.15.
18. Um camelo passar pelo fundo de uma agulha, Mt 19.24.
19. Um rei semelhante a um anjo, II Sm 14.17.
20. Uma nora melhor que sete filhos, Rt 4.15.

Continuando nossas hipérboles vamos mergulhar em Eclesiastes 7 como dizia um certo aluno que era muito bom em matemática porém fraco em português. Ao fazer um vestibular na prova de português tinha que fazer um redação cujo tema era “um pingo d'água”. 

Ele fez todas as provas e quando chegou na redação, ele esperou até quase o final do horário para entregar as provas e iria entregar sem a redação, mas resolveu fazer alguma coisa para não deixar passar em branco; então ele simplesmente escreveu apenas uma frase que dizia o seguinte: “Nadei de braçadas em álgebra e me afoguei num pingo d'água”. A direção da faculdade considerou essa a melhor redação com louvores e ele passou no vestibular. Se deu bem.

Eclesiastes Capítulo 7

7.1  O dia da morte de uma pessoa pode ser melhor do que o do seu nascimento se ela tiver zelado por uma boa reputação e influenciado outros positivamente.

7.2-4  Estes versículos desenvolvem a ideia do versículo 1. Podemos aprender mais sobre o sentido da vida na casa do luto do que na casa da alegria.

7.5,6  Queimar espinhos produz um fogo rápido, com pouco calor e faz muito barulho, exatamente como as risadas dos tolos; há mais barulho do que conteúdo.

7.7,8  Outra forma desta máxima sobre o suborno se encontra em Êxodo 23.8 e em Deuteronômio 16.19.  Mt 28.11-15; Lc 22.4-6.

7.9  Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos. Eclesiastes 7: 9. Vejamos também Tiago 1.19.
Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Tiago 1.19


7.10  Deve-se resistir a tentação de glorificar o passado as custas do presente. Os prazeres ou vantagens desses dias podem ser mais imaginários do que reais.

7.11  Quem encontra sabedoria encontra a vida, alega Salomão (Pv 8.35). A sabedoria é tão boa quanto uma herança; de fato, ela é ainda mais vantajosa ou proveitosa. Quanto ao sujeito os que veem o sol, parece ser uma variação da expressão mais familiar debaixo do sol.

7.12  A palavra traduzida como “sombra” também pode ser vertida como “abrigo” ou “defesa”. O termo traduzido neste versículo como “excelência” costuma aparecer como proveito em Eclesiastes.

7.13  O torto que não pode ser endireitado (Ec 1.15) traz de aflições e tribulações na vida, mas tanto estas quanto a prosperidade podem ser da vontade de Deus. Portanto, aceite-as e seja grato por elas, mas na adversidade aproveite para refletir sobre a bondade e a abrangência do plano de Deus.

7.14  “Nada ache.” Se os mortais não conhecerem Deus e Seu plano, não serão capazes de discernir nada na vida (Ec 3.11) nem saberão nada do que lhes sucederá depois que se forem.

7.15  Ao declarar que tem visto o justo perecer e o ímpio obter longevidade, o autor demonstra certa desilusão quanto ao que constatou, pois o contrário deveria ser o correto. No entanto, há injustiças na vida que sempre serão um mistério (Ec 3.16—4.3; 8.14).

7.16  “Não sejas demasiadamente justo.” Poucos versículos em Eclesiastes são mais suscetíveis a interpretação errada do que estes (v. 16-18). Não se trata do chamado “caminho do meio”, que aconselha: “não seja santo demais nem perverso demais; peque moderadamente”. 

Nesta passagem, o pregador alerta contra a falsa religiosidade e as formas exibicionistas de adoração. No hebraico, o verbo que significa “ser sábio” poderia ser traduzido como “se achar sábio”, e ser demasiadamente justo significaria ser justo a seus próprios olhos (Pv 3.7).

7.17  “Não sejas demasiadamente ímpio, nem sejas louco.” Talvez isso fosse melhor traduzido como “não expanda a sua perversidade e não seja louco; por que morrer antes de sua hora chegar?”

7.18,19  O “isso” a que se refere Salomão e a sabedoria verdadeira, que provem de Deus. O “disso” é a insensatez dos tolos. A instrução “teme a Deus” indica que a verdadeira obediência, com adoração e respeito, é a melhor proteção contra todo tipo de loucura.

7.20  Não há homem justo sobre a terra. Estas palavras lembram a oração de Salomão ao consagrar o templo (1 Rs 8.46; SI 14.2-4; 143.2).

7.21,22  “Tampouco apliques o teu coração a todas as palavras [...] tu amaldiçoaste a outros.” Isso significa que alguém pode vir a tratar você tão mal quanto você tratou outra pessoa.

7.23  “Inquiri com sabedoria.” Este verbo, “inquirir”, significa “por à prova”.

7.24  O tema da sabedoria inalcançável também aparece em Jó 28. A resposta à pergunta “quem o achará” é Deus. Ele estabelece a sabedoria (Jó 28.23-28).

7.25  “Em meu coração”. Neste versículo, como em Eclesiastes 2.1, há quase uma personificação do coração enquanto o pregador fala com ele.

7.26  A literatura sapiencial está repleta de avisos sobre a mulher alheia (Pv 7). No entanto, isso contrasta com o elogio que o pregador presta a esposa, quando a mesma e presente do senhor (Ec 9.9).

7.27  Conferindo uma coisa com a outra. O pregador adicionou, minuciosamente, uma coisa a outra até chegar a súmula. Neste versículo encontramos as duas primeiras ocorrências do verbo “achar”, de um total de seis.

7.28  A verdade de que todas as pessoas são pecadoras é exposta com exagero deliberado. Nesta passagem, os termos “homem” e “mulher” significam um bom homem e uma boa mulher. No livro de Provérbios, Salomão imprime a mesma ideia a sua pergunta retorica: O homem fiel, quem o achará? (Pv 20.6).

7.29  Mesmo tendo Deus feito tudo belo (Ec 3.11), e feito o homem reto (Gn 1.31), a busca de Salomão pela “súmula” fracassou. Todavia, a busca da humanidade por perversas imaginações (Pv 12.2) e intrigas teve imenso sucesso.

Finalizando gostaria que vocês leitores meditassem nestas simples palavras:

“Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar".

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário