sexta-feira, 4 de maio de 2018

A HIPOCRISIA, O HIPÓCRITA

 A HIPOCRISIA, O HIPÓCRITA

Definição de hipocrisia (moralidade distorcida).

“O hipócrita nunca vai aceitar ser considerado hipócrita mas todos os seus atos, ações, projetos e promessas vão ser recheados de hipocrisia”. 
By. Wps.

A chamada hipocrisia, que é uma palavra derivada do latim hypocrisis e do grego hupokrisis, sendo que ambos os termos trazem a ideia da representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico).

Quem tem uma definição que acho mais perfeita para hipocrisia é o professor do conceituado MIT (Massachussets Institute of Technology), Noam Chomsky, que afirma que a hipocrisia pode ser definida como “a recusa de aplicar a nós os mesmos valores que se aplicam aos outros”, conforme escreveu no texto “Distorted Morality”.

Nesse texto ele nos mostra a realidade do caráter de quem não honra sua existência se passando por uma pessoa conceituada não o sendo na verdade. 
O autor revela nesse texto dele que “Distorted Morality", ou seja, “moralidade distorcida”, é exatamente o espelho de todo hipócrita. 

Interessante notar que Jesus, enquanto esteve neste mundo, teceu diversas críticas aos fariseus e doutores da lei, como podemos ler em Lucas 11:37-54, Lucas 20:45-47, Mateus 23:1-39, Marcos 12:35-37.

E se analisarmos com cuidado estas críticas trazidas por Jesus, o foco principal delas era exatamente a questão da hipocrisia.

Por exemplo, Jesus criticou o fato deles pregarem sobre Deus, mas converterem pessoas para uma religião morta, fazendo assim dos prosélitos duas vezes mais filhos do geena (inferno) do que eles próprios (Mateus 23:15).

Em outra crítica, Jesus mostra como eles se apresentavam como justos por serem escrupolosos seguidores da Lei, mas na verdade não eram justos: a máscara de justiça escondia um mundo obscuro de pensamentos e atos indignos, como vemos em Mateus 23:27-28, “eram semelhantes aos sepulcros caiados (branqueados com cal), que por fora parecem realmente vistosos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundície”.

Quando leio essas passagens, a visão que me vem é a seguinte: Os fariseus e doutores da lei eram pessoas extremamente estudiosas das 613 mitzvot, ou seja, os mandamentos da Lei mosaica encontrados na Torá e na lei rabínica.

Porém, usavam toda essa erudição e conhecimento teológico, não para a edificação do povo em geral, mas, muitas vezes apenas para jogar fardo e sentimento de culpa em um povo já bastante oprimido pela invasão romana, com seus altíssimos impostos e cerceamento de liberdades que chegou ao ápice com a destruição do Templo de Jerusalém, em 70 d.C., e início da diáspora, a dispersão dos judeus pelo mundo.

A hipocrisia à luz das Escrituras Sagradas.

Qual o significado de hipocrisia:

Hipocrisia é fingimento; é quando uma pessoa esconde sua verdadeira identidade atrás de uma máscara. A hipocrisia leva as pessoas a terem atitudes contraditórias, não praticando o que ensinam. Jesus condenou a hipocrisia. A pessoa hipócrita vive no engano. 

Sua vida está cheia de contradições entre:

Aquilo que ensina e aquilo que faz.

Suas ações exteriores e seu coração.

Seu julgamento de si mesmo e seu julgamento dos outros.

A Lei de Deus e suas próprias regras.


Como Jesus tratou desse comportamento dos lideres religiosos de sua época:

Jesus condenou os líderes religiosos de sua época,os fariseus e os mestres da lei, por serem hipócritas. Por fora, eles pareciam ser pessoas muito espirituais, porque seguiam todas as regras do judaísmo à risca mas, por dentro, eles não eram verdadeiramente dedicados a Deus (Mateus 23:27-28). Eles seguiam as regras mas não por amor a Deus. Por isso, sua religiosidade era oca.

Os fariseus tinham criado várias regras desnecessárias ou que contradiziam a palavra de Deus. Ao seguirem essas regras, eles achavam que estavam obedecendo a Deus mas na verdade estavam ignorando Seus mandamentos (Mateus 23:23-24). Eles enganavam a si mesmos.

Alguns fariseus se achavam superiores a outras pessoas, por seguirem todas as suas regras. Eles não reconheciam que eles também eram pecadores que precisavam de perdão, tal como as pessoas que desprezavam. Eles exigiam que todos obedecessem a todas as regras (humanas e divinas), quando eles próprios não conseguiam fazer isso. Mateus 23:2-4.

Quem eram os fariseus e quem eram os  saduceus? Ambos precisavam tirar as máscaras da hipocrisia do fundamentalismo religioso. 

Como combater a hipocrisia?

É muito fácil cair na hipocrisia. Quase toda a gente cai nesse erro em alguma situação. Por isso, é importante reconhecer a hipocrisia e procurar mudar.

O primeiro passo para combater a hipocrisia é admitir suas próprias falhas. Quando você tenta esconder seus erros, você entra em hipocrisia, enganando a si mesmo (1 João 1:8-9). A honestidade é o melhor remédio para a hipocrisia.

Mas reconhecimento sem arrependimento é inútil. Procure mudar aquilo que está errado em sua vida. Para isso, peça a ajuda de Deus.
Cultive uma atitude humilde. A arrogância e o sentimento de superioridade são sinais de hipocrisia. Mas quem tem humildade tem uma visão equilibrada de si e dos outros.

Com a necessária humildade se vence a hipocrisia. 

Acima de tudo, tenha amor. Muita hipocrisia vem por medo do que outras pessoas vão pensar se virem quem você realmente é. O amor afasta o medo (1 João 4:18). Quem ama seus irmãos não os quer enganar nem sente necessidade de se mostrar superior. O amor é a cura para muitos males, incluindo a hipocrisia.

Referências bíblicas que nos trazem muitas reflexões sobre a hipocrisia.

1. A falsa cordialidade dos hipócritas, Sl 28.3.
2. A falsa humildade do hipócrita, Cl 2.18.
3. A hipocrisia de Faraó, Ex 9.27. 
4. A hipocrisia de Herodes, Mt 2.7,8,13.
5. A idolatria do hipócrita, Ez 14.4.
6. A jactância do hipócrita, Os 12.8.
7. A oração do hipócrita, Sl 80.4; 109.7; Pv 28.9.
8. A piedade do hipócrita é apenas aparente, II Tm 3.5.
9. A religiosidade do hipócrita, Pv 27.14; Sf 1.5.
10. A súplica do hipócrita, Mt 7.21-23.
11. A verdadeira sabedoria não aceita hipocrisia, Tg 3.17.
12. Homens hipócritas, Mt 11.16,17.
13. Jó foi acusado de ser hipócrita, Jó 4.1-5; 11.4-6.
14. Líderes, sacerdotes e fariseus hipócritas, Mq 3.11; Mt 15.7-9; 21.31,32; 23.1-3; Lc 11.45-54; Mc 12.15,16.
15. O arrependimento do hipócrita, Ml 2.13. 
16. O beijo do hipócrita, Pv 27.6.
17. O castigo do hipócrita, Ez 16.56,57.
18. O clamor do hipócrita, Is 58.1,2.
19. O coração do hipócrita, Dt 11.6.
20. O hipócrita anda em trevas, I Jo 1.5-7.
21. O hipócrita é condenado por sua própria boca, Jó 15.6; Ez 33.31.
22. O hipócrita é limpo por fora e imundo por dentro, Mt 23.35-38.
23. O hipócrita é semelhante ao assassino, Mt 23.29-32.
24. O hipócrita fala uma coisa e faz outra, Sl 55.21; 62.4.
25. O hipócrita não escapará da condenação do inferno, Mt 23.33.
26. O hipócrita se sente mais santo que as demais pessoas, Is 65.4,5.
27. O hipócrita tem bondade nos lábios e maldade no coração, Pv 26.24-26; II Cr 25.2.
28. O jejum do hipócrita, Is 58.4,5; Zc 7.1-6.
29. O juramento do hipócrita, Is 48.1,2; Jr 5.1,2.
30. O rosto do hipócrita, Mt 6.16-18.
31. Os lábios do hipócrita, Pv 26.23; Tg 1.26; Mc 7.6.
32. A hipocrisia dos lideres religiosos de hoje representados nos capítulos 2 e 3 de Apocalipse. 

Dá para entender o hipócrita? Claro que não. Só Jesus na causa e muito discernimento espiritual. 

O hipócrita sempre será hipócrita a não ser que aceite Jesus de verdade e mude suas atitudes, seus comportamentos, nasça de novo e viva em novidade de vida. Rm. 12.1-2.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário