segunda-feira, 8 de junho de 2020

JESUS QUER TE CURAR

ESTÁ ALGUÉM ENTRE VÓS DOENTE? JESUS QUER TE CURAR. 


A cura só é alcançada pela fé conforme o que diz em Hebreus 11.1. "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem". O capítulo 11 de Hebreus nos tráz um grande galeria dos heróis da fé que venceram situações adversas somente pela fé. 

Quem nunca ficou doente? Quanto tempo tem que você não tem uma dor de cabeça ou uma dor de dente ou qualquer outro tipo de dor?

Thiago 5.13-20

13. Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.

14. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite (com óleo) em nome do Senhor;

15. e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

16. Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

17. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.

18. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.

19. Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter,

20. saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados.

Está alguém entre vós doente?

Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor. (Tg 5:14).


Este texto de Tiago foi escrito para ajudar irmãos da igreja primitiva a reconhecerem a soberania divina, a orarem e louvarem a Deus pelos momentos de alegrias ou de aflições. Os tempos mudaram, mas nossa geração pós-moderna também precisa destes ensinos para não ser enredada ou se perder dentro de um labirinto de opiniões e teologias inconsistentes, uma vez que, hoje, em nome do evangelho, afirma-se que o crente é dono de todas as coisas, que é filho do rei e que não pode passar por aflições, sob pena de ser submetido a sessões de confissão para se consertar com Deus, porque segundo essas pessoas, se alguém está doente, em aflições e em dificuldades financeiras é porque está em pecado. Nesse processo, a unção com óleo é usada de forma indiscriminada com venda de indulgências, com a venda de supostos milagres que serão operados através do “óleo ungido”. 


Então, encontramos cristãos descontrolados, orando por razões de infelicidade e de aflição, ou seja, com muitas lutas e com muitas provações.


Há quem põe tudo a perder, quando passa por momentos de alegria, e, desconhecendo as maneiras cristãs de expressar isto, erra ao extravasar, passa do limite, perde o controle, acende fogo estranho no altar. De igual modo, há quem se desespere quando surpreendido pelos dias difíceis, entrega-se ao desatino, desvia-se do foco principal que é olhar para Jesus que é o autor da nossa fé.

A inspirada proposta de Tiago desafia os cristãos de todos os tempos a orarem incessantemente, mesmo diante dos problemas, da enfermidade, da infelicidade, da necessidade de confissão de pecados.


Entendendo a mensagem de cura da carta universal de Tiago.

No início de sua epístola, Tiago incentivou seus leitores a orarem (Tg 1:5). Agora, no final, volta a pedir-lhes que orem (Tg 5:13-18). Ao retomar esse tema, ele trata de três situações na vida dos cristãos: o sofrimento, a alegria e a doença. Além dos demais problemas já tratados, fica evidente que havia sérios equívocos, quanto à prática da oração, especialmente, quando relacionada a enfermidades e à prática da unção com óleo aos enfermos. É a esses irmãos que Tiago se dirige com as seguintes palavras: Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor.

E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tg 5:13-15).


Para cada problema, Tiago apresenta uma solução prática: quem está sofrendo, deve orar; quem está alegre, deve cantar, isto é, louvar em forma de ações ou literalmente louvar ao Senhor, e quem está doente, deve pedir oração aos presbíteros (cf. Fp 4:6).

Ele afirma que não existem fórmulas mágicas, nem ações humanas espetaculares para a solução das questões que estavam tirando o sossego de seus leitores. Para o escritor sagrado, a oração é o caminho da solução para as pessoas vitimadas pelas aflições da vida. Veja como Tiago não inventa fórmulas espirituais mirabolantes: Está alguém entre vós aflito? Ore. Estas aflições são os embates do dia-a-dia, pelos quais todos passamos, ou, nos dizeres de um famoso teólogo “essa palavra visa descrever aqueles que sofrem por qualquer tribulação, aperto, necessidade, privação ou enfermidade”.


O cristão precisa reconhecer suas limitações frente aos infortúnios da vida, apresentar isto a Deus em oração, pedindo a Ele que o ajude a suportar estes momentos e aguardar, com resignação, a resposta divina.

Ao contrário das “palavras de ordem” e das “decretações” meramente emotivas e humanas realizadas por obreiros e líderes de igrejas com fins de tirar proveito financeiro, a atitude de levar os problemas a Deus com humildade, precede a vitória (I Pe 5:6-7).

Sabemos que a vocação carnal é mesmo para o pecado (Pv 16:1; Lm 3:39), de modo que, não raras vezes, nossos planos resultam em prejuízos e motivos para preocupações intermináveis, ou somos frustrados pela excessiva confiança em “autoridades espirituais” que nos prometem muito além do que podem ou estão dispostas a executar; na realidade essas “autoridades espirituais” querem determinar para que Deus realize aquilo que eles estão mandando que Deus faça. Dá a impressão de que eles são maiores do que Deus e estão prensando Deus na parede.


Os leitores de Tiago não deveriam reagir às aflições com murmurações e muito menos com bravatas, tão comuns entre os descrentes, uma vez que estas atitudes erradas não fazem outra coisa senão afastar os Cristãos de Deus. Mas, ao contrário, a oração sincera e reconhecedora do poder divino, feita com a convicção de que Deus pode até mesmo responder diferentemente do que pedimos, irá trazer-nos a paz almejada e estranha ao mundo, conforme Paulo nos assegura. (Fp 4:6-7). Assim, o autor sagrado garante que, se o aflito orar, receberá conforto divino, sentir-se-á feliz e passará a louvar a Deus, reconhecendo que ele é digno de louvor. É por isso que Tiago diz: Está alguém alegre? Cante louvores. Embora a sugestão seja feita a pessoas contentes, não significa que decorra de um estado de coisas perfeitas, mas da qualidade do conhecimento de Deus que a pessoa passa a desfrutar, depois de ter orado e vencido algumas aflições.


Outro aspecto enfatizado pelo apóstolo é a unção de pessoas enfermas com óleo, ministrada pelos presbíteros da igreja. (Tg 5:14-15). O que se pode inferir desta passagem é, novamente, a relevância da oração, não mais é feita pelo doente físico, mas pelos presbíteros da igreja em seu favor. Mas, por que orar e ungir com óleo? Os judeus e muitos povos antigos usavam o óleo como um produto medicinal, mas não o aplicavam em todas as doenças, porque havia outros tipos de medicamentos. O óleo era usado principalmente para curar ferimentos. (Is 1:6; Ez 16:9; Lc 10:34).

O Antigo Testamento nunca atribuiu ao óleo poderes sobrenaturais para curar enfermidades. Portanto, Tiago bem sabia que o óleo não possui poder algum para conduzir a benção da cura divina sobre o doente; e, certamente, não usou a expressão ungindo-o com óleo apostando na capacidade medicinal atribuída ao óleo pelo povo. Se assim fosse, qualquer irmão poderia ministrar a unção ao enfermo; Tiago, porém, restringe esse ato aos presbíteros. Por quê?


A explicação que mais se alinha com o Antigo Testamento, a Bíblia que Tiago usava, é a que entende o óleo como um “símbolo” da ação divina na vida do doente. Na antiga aliança, objetos eram ungidos com óleo como símbolo de consagração para uso exclusivo no serviço de Deus; sacerdotes eram ungidos como representantes de Deus para cuidarem da vida do povo (Lv 4:5, 6:20, 16:32); após as intervenções espirituais destes ungidos (Lv 9:8-22), os israelitas viam e desfrutavam da gloriosa presença de Deus e tinham a fé fortalecida. (Lv 9:23-24).


O público alvo original de Tiago era composto de judeus convertidos à Cristo. (Tg 1:1). Acostumados com as ministrações espirituais sacerdotais, Tiago os faz entender que, na nova aliança, não existe mais a unção de objetos e nem de pessoas para liderarem espiritualmente o povo, uma vez que os salvos já são ungidos pela presença plena do Espírito Santo. (Lc 4:18; At 10:38; II Co 1:21), chamado, em Hebreus 1:9, de óleo de alegria. É nesse contexto que Tiago garante àqueles irmãos que seus novos líderes espirituais, os presbíteros, podiam ungir apenas a pessoa doente “a fim de simbolizar que ela estava sendo ‘separada’ para receber atenção e cuidado especiais de Deus”.

Alguns renomados historiadores e estudiosos da Bíblia concordavam e concordam ao declarar que o óleo da unção,  como por exemplo o bálsamo de Gileade era e é  usado como um símbolo, como um sinal visível e tangível do poder de Deus para a cura; os primitivos cristãos, assim como a maioria absoluta dos crentes pentecostais de hoje, criam e crêem que o Senhor curaria, e na verdade Ele cura o enfermo, quando assim fizessem ou quando assim o fazem hoje em dia porque com tal ação confirmavam e confirmam sua fé em Deus.


Vista como prática confirmadora da fé ou como símbolo do poder de Deus, não se pode alegar que a unção deva ser ministrada no local da enfermidade ou da dor. Já sabemos que tanto Tiago quanto os presbíteros da igreja primitiva sabiam que o óleo aplicado como unção não tinha poder curador. Através da unção, o enfermo apenas confirmava sua fé em Deus e, por isto, passava a esperar do Senhor a cura.

Percebemos que a unção não era algo banalizado ou praticado de forma indiscriminada.


Outra prova de que a unção com óleo é apenas um símbolo do poder curador de Deus é que, se ela não for aplicada em nome do Senhor, de nada valerá, pois Cristo é quem tem todo o poder no céu e na terra para operar milagres. (Mt 28:18; Mc 6:13; Lc 9:1). E em nome dele que as pessoas são curadas. (Mc 16:17; Jo 14:13-14, 15:16, 16:23). Era dessa forma que os seguidores de Jesus agiam (Mc 6:12-14; At 3:6,16, 4:7,10). Nesta mesma linha de interpretação é que temos de entender o que Tiago afirma no versículo quinze: E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. Não é o óleo que cura; é o Senhor Jesus através da oração da fé. Não é o presbítero quem cura, é o Senhor quem o levanta o doente de seu leito.


Por outro lado, não é crível que este texto sagrado tenha sido proferido com o propósito de dar à unção com óleo o poder perdoador que só Cristo tem ou de revesti-la de função purificadora que só o sangue de Jesus Cristo tem. A igreja romana, com base Tiago 5:14-15, desenvolveu o sacramento da “extrema unção” (Concílio de Trento XIV), de forma totalmente errada. Ele explica que, para os católicos, “Este sacramento tem o propósito de remover qualquer vestígio de pecado e fortalecer a alma da pessoa que está morrendo (a cura é considerada apenas uma possibilidade)”.

Ao contrário disso, o texto sagrado é claro em mostrar que a unção deve ser feita mediante oração, em nome de Jesus, que tem poder para curar quem, quando e onde ele quiser. Logo, a unção não é para a morte, mas para a vida. Isto, porém, não quer dizer que Deus tem a obrigação de curar todas as pessoas que são ungidas; quando Deus quer, ele cura; quando não quer, não cura. Muitos fiéis foram curados; outros, entretanto, morreram. Nosso Deus é soberano.


Quanto à sentença e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados, Tiago a expressa na condicional: se. Sabedor de que há enfermidades resultantes de pecados (Dt 28:15-28; Sl 28; Is 38:17; Mc 22:5; Jo 5:14; I Co 11:30), Tiago ordena: Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo (Tg 5:16). Em outras palavras, o que o apóstolo está dizendo é isto: “Se for o caso de a enfermidade ter raízes em pecados, confesse-os a pessoas maduras e responsáveis e ore a Deus; ele o perdoará, levantará e curará”. Insistindo na necessidade da oração, a despeito da situação, o texto nos ensina a manter o corpo de Cristo unido, buscando a reconciliação, quando necessário. Em Mateus 18:15-17, é-nos dito que o ofendido deve tomar providências para ver sanado o problema de relacionamento instalado no corpo de Cristo.


Contudo, duas advertências são cabíveis.

A primeira consiste em que esse texto sagrado não deve ser interpretado no sentido de que os fiéis devem submeter-se a sessões de confessionário e de que um ser humano, seja ele quem for, arrogue-se do poder de perdoar pecados.

A segunda consiste em que é inaceitável a manipulação que, muitas vezes, se faz dos irmãos, nos cultos: alguns são submetidos a sessões de confissão pública; outros contam suas mazelas; outros, ainda, são obrigados a repetir palavras de confissão proferidas pelo ministrante, que, com requintes de abuso, faz o ofensor abraçar e declarar amor ao ofendido. É evidente que Tiago, tão cioso pela ordem e pela organização do corpo de Cristo, não pretendeu esta degeneração.


É ainda importante refletirmos que, à luz da palavra de Deus, não existe sustentação para o argumento favorável à unção de pessoas endemoninhadas, no intuito de libertá-las do demônio. Se a unção com óleo, para expulsar demônios, fosse uma prática sadia, o próprio Senhor Jesus teria usado esse expediente e ensinado a seus discípulos; mas não o fez. A cura a que se refere o texto se limita a doenças físicas apenas, uma vez que as espirituais são curadas mediante a oração feita em nome do Senhor Jesus (às vezes, com necessidade de jejum), podendo ser realizada por qualquer irmão.


Tiago termina seus argumentos sobre a oração citando um exemplo do que afirmara no final do versículo 16: Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. Dentre os muitos justos da Bíblia, ele escolhe Elias, que era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos. (Tg 5:17-18).


Elias não era perfeito. Com a exceção de Jesus, ninguém é. Mas o profeta era justo; por isso, orava e Deus alterava as estações do tempo, as realidades, as pessoas. Tiago garante que somos como Elias: cheios de defeitos; mas, se vivermos de forma justa, oraremos, e, da fraqueza, tiraremos força, porque o Senhor nos ouvirá e agirá poderosamente.


Aplicando o conhecimento em nossa vida.

Na hora da aflição, eu preciso confiar em Deus?

O apóstolo Tiago afirma que todos os servos de Deus são passíveis de sofrer profundas aflições. Num gesto realista, ele pergunta: Está alguém entre vós sofrendo? Sim! No mundo, passais por aflições. (Jo 16:33). Porém, a solução é extremamente simples: Faça oração. É pena que muitos cristãos deixam de confiar nesta Palavra; acham as propostas do Evangelho simples demais para seus complicados problemas pós-modernos. Surgem, então, os especialistas em libertação, com fórmulas e ritos espirituais exóticos, para um público consumista, ávido por novos produtos; gente que exige nova espiritualidade, nova ministração, nova liturgia, nova pregação, nova unção, nova igreja, novo evangelho, novo Deus. Cai por terra a confiança na simplicidade; cumpre-se o que Paulo temia: Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo. (II Co 11:3).

A vitória contra as aflições da vida não está nas modernas concepções de espiritualidade e métodos de libertação, mas na simplicidade de nossa fé em Cristo, na sinceridade e na humildade do evangelho, que é boas novas de grande alegria. Sem ele, a vida é nada (Jo 15:5), pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos (At 17:28). Está você aflito com a situação do casamento, dos filhos, do trabalho, do futuro? Ore a Deus! Confie nesta proposta simples, mas divina. Você não pode resolver seus problemas sozinho, tampouco suas preocupações podem contribuir para a solução das mazelas da vida, mas você tem um Deus que o ama, zela por você e o escolheu. Não temas! (Sl 121; 125:1).


Na hora da doença, eu preciso da ajuda dos servos de Deus. Todos nós precisamos de intercessores, de alguém que ore a Deus por nós.

O apóstolo Tiago afirma, também, que todos os servos de Deus são passíveis de sofrer enfermidades físicas. Está alguém entre vós doente? Evidentemente que sim! Só no céu é que a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. (Ap 21:4).

Então, o que fazer? Chame os presbíteros da igreja! Na aflição e na alegria, o cristão é orientado a orar individualmente, mas, quando doente fisicamente, deve procurar a ajuda dos ungidos de Deus, que poderão orar e ungir o doente com óleo, mas é a oração da fé que salvará o enfermo.


Essa prática ordeira é vista no ministério dos discípulos de Cristo. Eles curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo (Mc 6:13). No Novo Testamento, somente Tiago e Marcos registram essa prática; em ambos, a unção é aplicada apenas em pessoas com enfermidades físicas.


Em nossos dias, porém, a unção com óleo está sendo amplamente banalizada; praticada com um despudor de dar vergonha à Igreja de Cristo. Alguns irmãos ungem automóveis, casas, roupas íntimas, enfim, coisas; outros, vão além: ungem pessoas em cerimônia de noivado, de casamento. Há, ainda, a unção sobre endemoninhados, a unção coletiva e outras que virão. São pessoas que causam grandes contendas espirituais na Igreja de Cristo. Não querem entender que o sistema de unção do Antigo Testamento foi cravado na cruz, por ser apenas sombra das coisas que haviam de vir (Cl 2:17). Agem como as pessoas as quais Tiago se dirigia, vindas do judaísmo, acostumadas com objetos ungidos e com sacerdotes ungidos. Foram corrigidas pelo apóstolo, que lhes garantiu que, na Igreja de Cristo, a unção é feita exclusivamente pelos presbíteros e é restrita às pessoas fisicamente enfermas.


Isso nos alerta, portanto, a não banalizarmos o símbolo da graça de Deus para os enfermos, a usarmos a fé corretamente. Se assim fizermos, quando enfermos, pediremos o auxílio dos presbíteros (obreiros ordenados e credenciados pelo ministério local) e, por eles, Deus nos levantará.


Na hora da alegria, eu preciso ser grato a Deus.

O apóstolo Tiago garante, porém, que a vida do cristão não é só de aflição e de doenças. Está alguém alegre? Claro! Quem tem a Cristo, vive com alegria indizível e cheia de glória. (I Pe 1:8). Logo, Cante louvores! Não se exige voz bonita, afinada, treinada, e nem a presença de um grande público; na sua individualidade, quem está alegre pelas vitórias alcançadas, deve orar cantando, louvando, agradecendo a Deus.

Infelizmente, muitos cristãos, sempre insatisfeitos, sempre querendo mais de Deus, sempre acumulando bênçãos, demonstram uma gratidão que se reduz à exibição de sua alegria, quando, numa igreja cheia de gente, testemunham sua prosperidade. A Bíblia não é contra o testemunho público, mas, em Tiago, ela desestimula o testemunho despido de piedade e manipulador da fé. Para o escritor sagrado, os momentos de alegria são oportunidades para orarmos com discrição, agradecendo a Deus.


Quantas vezes vemos cristãos que se julgam quase deuses: dizem que podem tudo, que têm tudo, que recebem tudo que pedem. Cheios de bênçãos, parecem não respeitar o Senhor; acham que podem instruí-lo, pois, em suas orações, além de exigirem as bênçãos, detalham-nas e dizem como Deus deve fazer. Pessoas que assim agiram acabaram ganhando uma grave depressão; outras caíram da fé. Na hora das alegrias, precisamos ter humildade para que a atitude de gratidão não enverede para o exibicionismo.


Portanto, irmão, quando Deus o livrar das aflições e das doenças e a alegria invadir seu coração, siga estas verdades: ore, cante louvores e alegre-se no Senhor diz: Não tenho maior alegria do que esta, a de ouvir que meus filhos andam na verdade. (III Jo 1:4).


A fé é o nosso firme fundamento para a cura divina.

A Bíblia é clara em definir a fé como o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem (Hb 11:1).

Já ouvi muitas tentativas de explicação da fé, mas ela é alto explicável na medida em que conhecemos a razão de nossa fé, que é Cristo e seu reino. Como foi dito no inicio desta postagem, o cristão não pode ser enredado e nem ser objeto de manipulação de pessoas desajustadas. Por isso, quando você estiver aflito ou doente e a resposta não vier na medida de seu pedido, não pense que Deus não está ouvindo ou que não o ama, pois ele não é déspota. A Paulo, após, pelo menos, três orações, Deus respondeu com sua graça inefável dizendo: “a minha graça te basta”, quem sabe, seja esta a resposta de Deus a você também. Se for, e Deus o sabe, reaja com alegria e firmeza, para que o poder de Cristo repouse sobre você também (II Co 12:9).

Deus abençoe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.







segunda-feira, 1 de junho de 2020

REPREENDENDO TODAS AS PRAGAS EM NOME DE JESUS

REPREENDENDO TODAS AS PRAGAS E DOENÇAS MALIGNAS EM NOME DE JESUS. 


Estes textos bíblicos abaixo nos incentivam à repreender todos os tipos de pragas, doenças mentais, doenças físicas, viroses, pandemias, doenças  espirituais, doenças emocionais e todas as tentativas malignas de escravidão do pecado nas nossas vidas. 

Todas as maldades encomendadas e ou enviadas por terceiros contra nós no mundo do ocultismo ou fora dele estão repreendidas em nome de Jesus. 

Textos bíblicos para meditação. Êxodo capítulos 7 a 13. Lucas 10:19. Marcos 16:15-19.


1 – Repreendo as pragas naturais e as pragas destruidoras da natureza, como ventos  devastadores, tempestades, raios, trovões, chuvas de granito, inundações, tufões, tsunamis, maremotos, terremotos, doenças produzidas por meio de processos químicos, armas biológicas e virológicas, todas estão repreendidas em nome de Jesus. 

2 – Repreendo as pragas espirituais. As pragas espirituais da maldade nos ares celestiais, que impedem as bênçãos de Deus de chegarem até nós e vós, estão repreendidas em nome de Jesus. Vejam as orações do profeta Daniel e como Deus ouviu essas orações quando o profeta Daniel e seus companheiros passaram as maiores provas na Babilônia. Daniel orou 21 dias para que Deus lhe desse a resposta. O livro do profeta Daniel é realmente um farol de ensinamentos para termos as nossas orações respondidas.  

3 – Repreendo as pragas mortíferas. Marcos 16.15-18. As chagas mortais e mortíferas das serpentes e víboras venenosas nos desertos desta vida, sejam espirituais ou terrenas, estão repreendidas em nome de Jesus.   

4 – Repreendo as pragas mortíferas fabricadas pelos homens. A multiplicação da ciência trouxe também as pragas mortais como venenos mortíferos, vírus de laboratórios, larvicidas, pesticidas, viroses e infecções  hospitalares, dentre outras pragas que estão repreendidas em nome de Jesus. Alerta: todo remédio químico ou não pode se tornar veneno se a dose a ser utilizada for alterada e for aplicada/ ministrada em quantidade excessiva.  

5 – Repreendo as pragas caseiras. Moscas, mosquitos, baratas, ratos, aranhas venenosas, animais peçonhentos como escorpiões, percevejos, marimbondos, abelhas africanas, carrapatos, barbeiros. Todos estão repreendidos em nome de Jesus. 

6 – Repreendo as pragas financeiras. Dividas de todas as áreas, como empréstimos impagáveis, contas obrigatórias não pagas, juros exorbitantes, cartões de crédito não pagos, cheques sem fundo e inadimplência em geral, nome sujo, desemprego, estão repreendidas em nome de Jesus. 

7 – Repreendo as pragas devoradoras. Pragas das lagartas, dos percevejos, dos ratos, dos gafanhotos, das moscas de chifre, bernes, sarnas. Estão repreendidas em nome de Jesus. 

8 – Repreendo as pragas do século. As pragas deste mundo, as pragas da inversão de valores, do aumento da imoralidade, da carnalidade, dos vícios, das drogas, da violência doméstica ou coletiva, da fraqueza espiritual, estão repreendidas em nome de Jesus. 

9 – Repreendo as pragas internas do corpo, do mal funcionamento do organismo. Repreendo as dores e doenças crônicas, reumatismo, angina de peito, pressão alta, diabetes. Repreendo em nome de Jesus. 

10 – Repreendo as pragas externas do corpo humano. Repreendo coceiras, lepras, lesões, câncer de pele, carcinomas e melanomas, cegueiras e doenças em geral da visão, estão repreendidas em nome de Jesus.

11 – Repreendo as pragas em forma das mais variadas doenças. Doenças com diagnósticos e doenças sem diagnósticos, doenças mentais, doenças emocionais, doenças nervosas, doenças raras estão repreendidas em nome de Jesus.

12 – Repreendo as pragas em forma de aparentes benefícios, mas que geram a morte. Remédios e chás desconhecidos, sem comprovação que são vendidos nas praças, nas ruas, na internet mas que a finalidade deles e causar danos à saúde e mortes, estão repreendidas em nome de Jesus.

13 – Repreendo as pragas em forma de vícios como alcoolismo, tabagismo drogativos de todas as espécies, estão repreendidas em nome de Jesus. 

14 – Repreendo as pragas em forma de espíritos enganadores,  curandeirismo, charlatanismo, heresias, falsas religiões, falsos obreiros, falsos profetas, falsos pastores, estão repreendidas em nome de Jesus.  

15 – Repreendo as pragas dos desejos carnais malignos. Fornicação, lascívia, Infidelidade conjugal, prostituição, estão repreendidas em nome de Jesus. 

16 – Repreendo as pragas da infidelidade para com Deus. Repreendo a Mornidão e a frieza espiritual e todos os tipos de mentiras estão repreendidas em nome de Jesus. 

17 – Repreendo as pragas da desordem conjugal. Brigas e descontrole emocional, infidelidade conjugal e desvios temperamentais dos casais, estão repreendidas em nome de Jesus. 

18 – Repreendo as pragas da falta de conhecimento da Palavra de Deus. O povo de Deus perece por falta de conhecer a palavra de Deus.  Repreendo a preguiça de ler a palavra de Deus em nome de Jesus. 

19 – Repreendo as pragas das falsas doutrinas e das heresias, modismo teológico e falsas doutrinas, do “mercado do evangelho”, e mercantilismo dos milagres ou falsos obreiros que enganam o povo com aparentes milagres, estão repreendidas em nome de Jesus. 

20 – Repreendo as pragas dos falsos profetas. Nos últimos dias muitos serão enganados por falsos profetas, falsos cristos, e falsas doutrinas e estão repreendidas em nome de Jesus. 

21 – Repreendo as pragas das causas perdidas. Causas sem solução nas justiça, dívidas que não são recebidas e nem pagas estão repreendidas em nome de Jesus. 

22 – Repreendo as pragas dos prejuízos. O prejuízo começa com desperdício. Falta de controle. Endividamento exagerado e acima das posses e da renda das pessoas estão repreendidas em nome de Jesus. 

23 – Repreendo as pragas dos corações petrificados e dos corações endurecidos contra a palavra de Deus. A causa de muitos serem destruídos é  exatamente por corações duros e petrificados para não acreditar no poder de Deus, essas pragas mortíferas estão repreendidas em nome de Jesus. 

24 – Repreendo as pragas da falta de fé. Sem fé é impossível agradar a Deus. Sem agradar a Deus as bênçãos não virão. A falta de fé está repreendidas em nome de Jesus. 

25 – Repreendo as pragas da falta de compromisso com Deus. Sem compromisso e sem fidelidade para com Deus é o que mais o diabo gosta. Repreendo a falta de fé e de compromisso com Deus em nome de Jesus. 

26 – Repreendo as pragas dos males do dia a dia. Dores contínuas e viroses malignas estão repreendidas em nome de Jesus. 

27 – Repreendo as pragas da maledicência. Bocas que maldizem e lábios enganosos estão repreendidas em nome de Jesus. 

28 – Repreendo as pragas da murmuração. A murmuração causa derrotas e incertezas e levam até à l morte, estão repreendidas em nome de Jesus. 

29 – Repreendo as pragas dos pecados ocultos. Pecados ocultos sempre atrapalharão as pessoas de receberem libertação e vitórias e estão repreendidas em nome de Jesus. 

30 – Repreendo as pragas das injurias e difamações. Injúrias, calúnias e difamações causarão prejuízo moral para quem as proferir, contra outras pessoas e que concordam com tais práticas, estão repreendidas em nome de Jesus.  

31 – Repreendo as pragas das idolatrias. A idolatria é igual ao pecado de feitiçaria e estão repreendidas em nome de Jesus. 

32 – Repreendo as pragas da falta de gratidão. O ingrato nunca será lembrado. Deus nunca vai se lembrar daqueles que são ingratos a Ele. Toda ingratidão está repreendida em nome de Jesus. 

33 – Repreendo as pragas das modernas doutrinas sobre usos e costumes. Liberações gerais de usos e costumes trouxeram muitos prejuízos espirituais aos crentes. A igreja do Senhor Jesus é um povo separado deste mundo, é um povo que tem um comportamento para fazer a diferença. Essas pragas comportamentais estão repreendidas em nome de Jesus.   

34 – Repreendo as pragas da falta de compromisso para com Deus e para com a igreja com relação à apostasia em nome de Jesus. 

35 – Repreendo as pragas que impedem as vitórias do dia a dia como a falsidade e as obras da carne estão repreendidas em nome de Jesus. 

36 – Repreendo as pragas da ganância, da usura, da maledicência e da falência moral em nome de Jesus. 

37 – Repreendo as pragas da avareza. Não entregar os dízimos do Senhor é uma praga na vida da pessoa; também as ofertas alçadas que não são entregues de coração, Deus não recebe. Malaquias 3.8-11. Essas pragas estão repreendidas em nome de Jesus 

38 – Repreendo as pragas das luxúrias. O viver aquilo que não tem e aquilo que não é, trás consequências desastrosas para quem assim se define. Estão repreendidas essas pragas e essas práticas em nome de Jesus.  

39 – Repreendo  as pragas das glutonarias. A comilança sem nenhum controle e a gastança sem controle nenhum, tornam-se glutonarias destruidoras. Muitos até jogam fora o que não deveria jogar. O desperdício entra na conta das glutonarias e causam prejuízos incalculáveis. Estão repreendidas em nome de Jesus. 

40 – Repreendo as pragas das mentiras. O mentiroso não herdará o reino de Deus. Ap.21.8. Essas pragas estão repreendidas em nome de Jesus.  

41 – Repreendo as pragas de servir a Deus apenas na aparência. Isso é uma praga inevitável nas igrejas. O joio sempre quer parecer que é o trigo e não se pode arrancar o joio, sob pena de arrancar junto o trigo. Tudo isso está repreendido em nome de Jesus. 

42 – Repreendo as pragas da falta de santificação. Segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o senhor. Toda carnalidade está repreendida em nome de Jesus. 

43 – Repreendo as pragas do nosso organismo. As verminoses, os cálculos renais e biliares, veias e artérias entupidas, problemas cardíacos, problemas no pâncreas, enfermidades na vesícula, enfermidades no aparelho digestivo, enfermidades na cabeça,  enfermidades nos ouvidos, nos olhos, nad veias, nas pernas, nos órgãos genitais, nos pés, nos ossos, todas estão repreendidas em nome de Jesus. 

44 – Repreendo as pragas devastadoras. Terremotos, ventos e raios destruidores, gafanhotos que comem tudo em seu caminho. Pragas das lavouras que destroem os alimentos, larvas, insetos estão repreendidas em nome de Jesus.

45 – Repreendo as pragas dos demônios cortadores. Ratos e roedores em geral, traças, baratas, aranhas, representam demônios cortadores, mas devemos repreender os próprios demônios que atuam nessa área. Essas pragas destruidoras estão repreendidas em nome de Jesus. 

46 – Repreendo as pragas dos demônios migradores. Repreendo as pragas dos gafanhotos (demônios) destruidores. Repreendo as pragas dos gafanhotos (demônios) devastadores. São pragas que uma hora ataca de um lado outra hora ataca de outro lado como as doenças chamadas de reumáticas, atacam em qualquer dia, em qualquer hora e em qualquer lugar do corpo. Essas pragas estão repreendidas em nome de Jesus.

47 – Repreendo as pragas das confusões mentais, a depressão, convulsões, síndrome do pânico, medo, esquizofrenia, claustrofobia,  estão repreendidas em nome de Jesus.  

48 – Repreendo as pragas dos prejuízos financeiros. Investimentos que deram ou podem dar prejuízos, dívidas que não receberam de alguém que lhes deve e não pagam, estão repreendidas em nome de Jesus.  

49 – Repreendo as pragas das obras da carne. Porque as obras da carne são manifestas para destruir a carne. Gálatas 5:19-21 e estão repreendidas em nome de Jesus. 

50  -  Repreendo as pragas da falsa santidade ou falsa e aparente santificação, estão repreendidas em nome de Jesus. 

Conclusão:

a)    Muita oração,  muito poder. 
b)    Pouca oração, pouco poder. 
c)    Nenhuma oração, nenhum poder. 

Está alguém entre vós doente,  aflito, perseguido e atribulado? Leia a palavra de Deus e confie na vitória em nome de Jesus. 

Thiago 5.13-20

13. Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.

14. Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor; 

15. e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

16. Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

17. Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. 

18. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.

19. Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, 

20. saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados.

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 




segunda-feira, 25 de maio de 2020

A MORTE É A DOR MAIS FORTE CAUSADA PELO NOVO CORONAVÍRUS.

A MORTE É  A DOR MAIS FORTE CAUSADA PELA COVID-19 DO NOVO CORONAVÍRUS. 



Como o cristão deve lidar com a morte?


Apesar da morte ser um fato comum e natural, ninguém está totalmente preparado para enfrentá-la. Fatalmente, todos nós morreremos algum dia, exceto os que serão arrebatados na segunda vinda de Jesus, no arrebatamento da igreja.
1 Tessalonicenses 4:17. 

Observemos que quem estiver preparado e fiel ao Senhor Jesus, não sofrerá o dano da morte física no dia e no momento do arrebatamento da igreja, seus corpos serão transformados num abrir e fechar de olhos em um corpo glorioso. 1 Coríntios 15.51-52.

A Bíblia diz-nos que a morte é o pagamento correto por causa dos nossos pecados. Mas para solucionar esse problema mortal, Deus nos dá, graciosamente, a vida eterna em Jesus: Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23. 

Em Romanos 8.1-2 vemos que “agora nenhum condenação há para os que estão em Cristo Jesus...”.     

Por mais assustadora que seja, com Jesus o cristão não precisa mais temer, nem sofrer constantemente por causa da morte. Esta, exerce um dano momentâneo sobre o corpo material e corruptível das pessoas, desconectando-as desse mundo. Mas aquele que crê no Senhor Jesus, receberá a vida eterna e um corpo glorificado.

Por isso, quem confia no Senhor já não precisa ficar assombrado nem deprimido por causa da morte. Jesus venceu o poder da morte e do inferno. Já não há condenação para aqueles que estão em Cristo. Romanos 8:1.

Apesar da dor e da saudade causadas pela separação dos que partiram, não precisamos permanecer tristes, porque Jesus ressuscitou! Ele foi o primeiro e, como Ele ressurgiu, todos os que creem nEle também viverão. 

Portanto, o crente deve lidar com confiança perante a morte.

Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade e o que é mortal de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: "A morte foi destruída pela vitória".

"Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão?".

O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei.

Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:54-57.


A morte é a dor mais forte que existe para um coração amoroso suportar. Ela não escolhe dia e nem hora para chegar e fazer seu estrago junto às pessoas, famílias e no meio as sociedade. 

O grande número de mortes causadas pela Covid-19 do novo Coronavírus no Brasil e pelo mundo afora é assustador. 

O alerta mundial já é uma constante quanto ao aparecimento de tantas viroses, doenças malignas e pragas mortíferas mundiais nestes últimos dias, trazendo consequências trágicas por todos os lugares por onde passam. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou em meados de 2018 com validade até 2022 sua nova Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, a CID 11. 

Com cerca de 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte, o documento é a base para identificar tendências e estatísticas de saúde em todo o mundo. A publicação traz uma linguagem comum que permite aos profissionais da área compartilhar informações em nível global.

Segundo o chefe da agência da ONU, Tedros Adhanom Ghebreyesus, a CID possibilita “entender muito sobre o que faz as pessoas adoecerem e morrerem e agir para evitar sofrimento e salvar vidas”.

“Há mais de uma década em desenvolvimento, a CID-11 oferece melhorias significativas em relação às versões anteriores. Pela primeira vez, é completamente eletrônica e possui um formato que facilita seu uso. Houve um envolvimento sem precedentes de profissionais de saúde do mundo inteiro, que se juntaram em reuniões colaborativas e submeteram propostas. A equipe da CID na sede da OMS recebeu mais de 10 mil propostas de revisão”.

A CID-11 foi apresentada para a adoção pelos países em maio de 2019, durante a Assembleia Mundial da Saúde. A entrada em vigor do documento está prevista para 1º de janeiro de 2022. 

A versão disponibilizada nesta semana é uma pré-visualização que permitirá aos países planejar seu uso, preparar traduções e treinar profissionais de saúde.

A publicação é utilizada por seguradoras de saúde que usam a codificação de doenças para definir e garantir reembolsos. Os gestores nacionais de programas de saúde, especialistas em coleta de dados e outros técnicos que determinam a alocação de recursos de saúde também usam amplamente a CID.

Com todos os esforços, infelizmente e inevitavelmente, a morte faz parte da vida de todos nós, pelo fato de sermos pecadores, passaremos pela triste experiência de sepultarmos nossos queridos e ente queridos.

A realidade da morte chegará para todos nós, querendo ou não. Será que é possível nos prepararmos para esses momentos de separação? 

Como agir diante de uma tragédia causada pela morte?

Não é certo dizer aos que estão de luto: “Não chores. Também não é certo ficar sem chorar”.

Estas palavras pouca consolação trazem às pessoas nessas situações. Não há pecado em chorar. Jesus chorou junto ao sepulcro de Lázaro, João 11.35, e identifica Seus pesares com os pesarosos pela perca irreparável de seus parentes, amigos e irmãos na fé.

O sábio Salomão escreveu: “É melhor ir a uma casa onde há luto do que a uma casa em festa, pois a morte é o destino de todos; os vivos devem levar isso a sério!” Eclesiastes 7:2.

Entre os judeus, o período de luto era de sete dias (Gênesis 50:10, 1 Samuel 31:13), com carpideiras que eram contratadas para chorar para confortar os aflitos, principalmente os familiares. Marcos 5:38; João 11:19,31. 

A OMS impôs um rigoroso protocolo de procedimentos para com aquelas pessoas que não resistiram e não conseguiram vencer a Covid-19.
Dentre estes procedimentos estão os cuidados com o isolamento total dos corpos que são colocados em urnas lacradas e não se pode fazer um velório para uma despedida digna daquele ente querido. No máximo se permite dez pessoas no velório rápido já no cemitério. 

Então começa mais um longo período, depois de longa duração de convivência familiar com aqueles que partiram para a eternidade, e tomara Deus que seja para uma eternidade nas mansões celestiais com Jesus Cristo nosso bom Salvador.

Para os que ficam aqui, só sofrimento e dor pela perca irreparável. Só o Espírito Santo para fortalecer e consolar a alma triste e abatida dos amigos, parentes, familiares e irmãos em Cristo. E exatamente neste contexto começamos a viver uma nova e dura realidade.

"Dizem que o momento mais difícil para as pessoas enlutadas é a hora da volta do sepultamento. Neste momento as liturgias da morte se fazem silenciosas. É preciso reorganizar a casa. É a hora do encontro com o espaço vazio que ficou. É notada a presença de uma ausência. Objetos, roupas, retratos, a cama, o lugar à mesa, as rotinas, etc. Estas coisas continuam lá se recusando a serem enterradas. Estas coisas estarão fazendo a silenciosa pergunta: “E agora? O que é que vamos fazer?”. 

Logo percebemos que a agonia continua e que terá início outro sepultamento. A situação familiar é como um pedaço de nós que se foi.

A partir deste momento a dor do “nunca mais” é que predomina e irá exceder a alegria da “ situação que uma vez existiu, porém se foi”. Passa a predominar a certeza do “nunca mais” que é muito doloroso em todas as pessoas da família. Nunca mais sentar-se à mesa. Nunca mais viajar conosco, nunca mais chorar, rir, brincar com a gente. Nunca mais abraçar, beijar, assistir TV, ir ao cinema. Em vez daqueles momentos fazendo coisas que podíamos compartilhar juntos, os sobreviventes precisarão sofrer sozinhos. Todo o resto de nossas vidas, vamos viver sem ele (a). Só a nossa morte pode cessar a dor da morte dele (a).

A partir deste momento nas reuniões familiares sempre existirá uma pessoa ausente. A ausência estará tão presente quanto as outras presenças da reunião. O silêncio de quem partiu, será um grito nos ouvidos de quem ficou. Existirão outros filhos, primos, tios que estão ali, mas um se foi para sempre. Ou seja, quando estivermos todos juntos, não estaremos mais todos juntos.

A partir deste momento os piores dias serão os feriados, o Natal, o dia das mães, dos pais, aniversários, casamentos. Dias de festas, de felicidade e alegria, agora serão dias de lágrimas. Dias de rotina é possível administrar, afinal, neles não cantamos canções. Mas como cantar quando sempre existe um a menos?

A partir deste momento a pessoa que partiu será muito mais especial diante dos que ficaram. De todos aqueles do núcleo familiar, só a pessoa que partiu possui uma sepultura. No início ela será lembrada quase que todos os dias. Antes não era assim. Isto acontece porque um amor magoado é um amor especial, especial em sua ferida. Ele será especial diante da sua, nossa, angústia. 

Quando dermos graças a Deus em oração, mencionaremos todos os presentes, mas quando lamentarmos, mencionaremos apenas o que partiu.

A partir deste momento, tudo irá lembrar a pessoa que partiu. A associação de ideias pode começar num quadro, num poste de luz, numa pedra. Dessas coisas inócuas a imaginação é capaz de voar diretamente ao encontro das feridas. Tudo está carregado de lembranças, não há como esquecer quem partiu.

Passando da morte para a vida. Esta é a nossa viva esperança. 

Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crês tu isso?  João 11:25-26.

Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Romanos 14:8. 

Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 
1 Tessalonicenses 4:16-17.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Salmos 23:4. 

Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Filipenses 1:21.

Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, labaredas do Senhor. Cantares 8:6. 

Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos. 2 Timóteo 2:11.

Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. 1 Coríntios 15:22. 

Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:38-39.

Porque não tomo prazer na morte do que morre, diz o Senhor Jeová; convertei-vos, pois, e vivei. Ezequiel 18:32.

E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:3-4.

Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor. Mas julgo mais necessário, por amor de vós, ficar na carne. Filipenses 1:23-24. 

Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. 1 Coríntios 15:21.

Porque aquele que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á. Mateus 16:25.

Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. Salmos 139:7-8.

E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou. Lucas 23:46.

E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio. E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Lucas 16:23-24.

Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5:7-8.

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mateus 10:28.

Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos. Apocalipse 20:6.

E eis aqui eu vou, hoje, pelo caminho de toda a terra; e vós bem sabeis, com todo o vosso coração e com toda a vossa alma que nem uma só palavra caiu de todas as boas palavras que falou de vós o Senhor, vosso Deus; todas vos sobrevieram, nem delas caiu uma só palavra. Josué 23:14.

Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. 2 Coríntios 5:1.


Salmos 116.15

15. Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.




Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 
                      


segunda-feira, 18 de maio de 2020

O SENHOR É DEUS EM QUALQUER TEMPO E EM QUALQUER LUGAR

O SENHOR É DEUS EM QUALQUER TEMPO E EM QUALQUER LUGAR 


Qual é o significado de onipotente, onipresente e onisciente?

Deus é onisciente, onipotente e onipresente, são três caraterísticas únicas que só Deus tem, são atributos exclusivos de Deus. Ele tem todo poder, todo conhecimento e está em todo lugar ao mesmo tempo. A Bíblia não usa as palavras onipotente, onipresente e onisciente mas mostra que Deus tem essas caraterísticas.

O prefixo “oni” significa “todo”, algo que é completo, sem falhas.

Assim, onipotente significa todo-poderoso, onipresente  significa presente em todo lugar e onisciente significa com todo conhecimento.

A Bíblia nos mostra que Deus é o único que é onisciente, onipresente e onipotente. 

Ninguém é tão poderoso ou sábio como Deus e somente Ele consegue estar presente em todo e qualquer lugar ao mesmo tempo. As caraterísticas de onipotência, onipresença e onisciência mostram que Deus está acima de toda criatura, simplesmente pelo fato de que Ele é o criador de tudo e de todos por Sua vontade diretiva ou permissiva. 

O Deus onipotente

Deus tem todo poder. Não há nada que Ele não possa fazer. Seu poder é real e total. A única coisa que Deus não faz é pecar. (Gênesis 17:1).

Por Seu poder, Deus criou o mundo e estabeleceu suas regras. Por Seu poder, Deus também fez, faz e continuará fazendo milagres. Nada é difícil demais para Deus, nenhuma situação está fora de Seu poder e do Seu controle, ninguém é mais poderoso que Ele. (Jeremias 32:17). Todo poder vem diretamente de Deus ou por Sua permissão.

Nossa força e nosso aparente poder é limitado mas o poder de Deus é completo, ilimitado. (Marcos 10:27). Deus é todo-poderoso, onipotente.

Quem é o Deus onipresente.

Deus está em todo lado e tudo vê. Nada está escondido dEle. Tudo está patente aos seus olhos. 

A Bíblia diz que é impossível fugir de Deus, porque Ele está presente em todo lugar. (Salmos 139:7-8). Não existe lugar nenhum onde Deus não possa entrar para ver o que está acontecendo. Deus vê tudo, até mesmo os segredos mais escondidos de nossos corações. (Provérbios 15:3). Não dá para mentir para Deus, porque Ele sabe o que está acontecendo. (Salmos 33:13-15).

Deus não está limitado a ficar em um só lugar de cada vez, como nós. Ele pode estar em todo lado ao mesmo tempo! Nenhuma outra criatura, nem mesmo os anjos ou demônios, tem esse poder de estar em todo lugar ao mesmo tempo. Somente Deus é onipresente.

O Deus onisciente

Deus entende de todas as coisas e tem toda sabedoria. Ele conhece tudo.

Deus não somente vê tudo mas Ele também conhece tudo de maneira perfeita. Não existe nada que Deus não sabe ou que não entende. Ele conhece cada detalhe de Sua criação. (Jeremias 10:12). 

Seu conhecimento é completo e Sua sabedoria é total. Ninguém é mais sábio que Deus porque Ele sabe tudo e sempre conhece o que é melhor. (Provérbios 2:6).

Nós nem sempre entendemos o que está acontecendo mas Deus sabe e está no controle de tudo. Quando obedecemos a Deus, encontramos sabedoria. (Salmos 111:10). Toda sabedoria vem de Deus, porque Deus é onisciente.
    
Quais são os atributos de Deus na Bíblia?

Deus tem muitos atributos na Bíblia. Quando entendemos esses atributos, descobrimos como Ele é glorioso e digno de ser adorado.

A Bíblia nos mostra um Deus acima de todas as coisas, perfeito e santo, mas que nos ama profundamente.

A Bíblia diz que Deus é:

Criador - Gênesis 1:1. Todo-Poderoso - Gênesis 17:1. A fonte da vida - Salmos 36:9. Conhecedor de todas as coisas - Salmos 33:13-15. Rei - 1 Timóteo 6:15-16. Eterno - Gênesis 21:33. Nunca muda - Tiago 1:17. Ilimitado  - Salmos 145:3. Espírito - João 4:24. Único - 1 Timóteo 1:17. Três em um - 2 Coríntios 13:14. Perfeito - Mateus 5:48. Santo - Levítico 19:2. Zeloso - Deuteronômio 4:24. Justo - Isaías 45:21. Sábio - Romanos 11:33. Vitorioso - Salmos 33:10-11. Amor - 1 João 4:8. 1 Coríntios 13. Bondoso - Marcos 10:18. Paciente - 2 Pedro 3:9. Misericordioso - Êxodo 34:6. Compassivo - Salmos 86:5. Cheio de graça - Tito 2:11. Fiel - Salmos 33:4. Verdadeiro - Números 23:19. Sempre presente - Salmos 139:7-8. Pessoal - João 17:3. Salvador- João 3.16.

O que significa a palavra atributo, referindo-nos aos atributos de Deus?

A palavra atributo significa, resumidamente: “o que é próprio, características de algo ou alguém, particularidade”. 

A compreensão total dos atributos de Deus, somente a Ele cabe interpretar e executar. Os homens apenas sugerem alguns que o próprio Deus deixou que fossem compreensíveis aos seres humanos. 

Como estamos falando de “atributos de Deus” podemos também dizer “qualidades de Deus”. Então, os atributos do Senhor são qualidades pertencentes única e exclusivamente à natureza de Deus por aquilo que nos foi revelado na Bíblia e que, certamente nos ajudam a entender um pouco mais sobre quem é Deus.

Classificação dos Atributos de Deus.

Quais são os atributos de Deus?

Antes de falarmos quais são os atributos de Deus, precisamos entender que a teologia, para facilitar a compreensão desse assunto, divide os atributos de Deus em duas categorias: atributos incomunicáveis e atributos comunicáveis.

Os atributos incomunicáveis, também chamados de atributos não-relacionados, são aqueles que Deus não compartilha com nenhuma criatura, ou seja, são atributos exclusivos dEle e Ele não os comunicou a mais ninguém.

Os atributos comunicáveis são aqueles que Deus compartilha, pelo menos em certa medida, com o homem. Os atributos comunicáveis foram impressos na criação da humanidade, e basicamente por isso o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, isto é, porque Deus comunicou a ele alguns de seus atributos, e por portar tais atributos, o homem se parece com Deus em alguns aspectos.

Estudiosos da Bíblia têm feito a classificação dos atributos de Deus da seguinte maneira: Atributos naturais ou incomunicáveis e atributos morais ou comunicáveis.

Atributos naturais ou incomunicáveis.

São exclusivos do Senhor, pertencentes à Ele somente, não são compartilhados com ninguém como por exemplo: onipotência, onipresença, onisciência, eternidade, infinito, soberano, imutabilidade.

Atributos morais ou comunicáveis.

Os atributos morais são qualidades do caráter do Senhor que Ele compartilha com o homem, com o ser humano. Características que o tornam como é, tais como: justo, santo, amoroso, misericordioso, bom, benigno, verdadeiro. Todos estes atributos o Senhor os compartilha conosco, por isso são comunicáveis.

Criador, todo-poderoso, a fonte da vida, conhecedor de todas as coisas, rei.

O livro de Gênesis começa com Deus criando todas as coisas. Sua criatividade se vê em tudo à nossa volta. Ele tem poder sobre tudo que existe porque todas as coisas são criação dEle. Deus conhece cada detalhe do universo e nada está escondido dEle.

Cada ser vivo recebe sua vida de Deus e todas as coisas estão debaixo exclusivamente de Seu domínio. Deus reina sobre toda a criação e Sua vontade é soberana. Não existe autoridade mais alta que Deus.

Quem é Deus? Ou o que é Deus?

Ele é Eterno, nunca muda, é sem limites, Espírito, único, três em um. 

Deus não foi criado por outro ser. Ele sempre existiu, por toda a eternidade, sem princípio nem fim. A Bíblia diz que Deus é espírito. Isso significa que Ele não está limitado pelas regras da física nem do tempo. Seu poder é sem limites, é infinito. 

Além de eterno e sem limites, Deus é constante. Ele não muda. Seu caráter é sempre igual e consistente. Podemos confiar que Ele nunca vai se tornar diferente.

Só existe um Deus. Não há outro ser que se possa comparar a Ele, porque Ele é infinitamente superior a todas as outras coisas. Deus é um só, mas com três “partes”: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Essas são as três formas em que Deus se manifesta a nós.

O que é a Trindade de Deus?

Perfeito, santo, zeloso, justo, sábio, vitorioso.

Deus é perfeito. Nele não há erro nem pecado, e Sua presença destrói toda impureza. Deus é completamente puro e santo e age sempre com justiça. Em Sua sabedoria, Ele determina decisões justas e traça Seus planos para a humanidade. Não há nada que possa derrotar a Deus nem frustrar Seus planos, porque Ele é mais sábio que todos nós. Deus tem sempre a última palavra e tem vitória sobre todos os Seus inimigos.

Qual é o significado mais inteligível de onipotente, onipresente e onisciente?

Deus é Amor. Deus é bom Pai.  Deus é  paciente. Deus é misericordioso. Deus é compassivo. Deus é cheio de graça. 

O amor é uma parte essencial de quem Deus é porque, a Bíblia nos afirma, que Deus é amor. Ele não age por ódio nem fica feliz em castigar quem erra. Deus gosta de nos abençoar e de nos perdoar. Quando pecamos, Ele é paciente conosco, nos dando oportunidades para arrepender-nos e voltar para Ele.

Deus vê nosso sofrimento e não fica frio nem distante de nós. Ele tem compaixão de nossa situação e, em Sua graça infinita nos oferece a salvação. Ele está sempre pronto para nos aceitar de volta como Seus filhos.

Deus é Fiel. Deus é verdadeiro. Deus é sempre presente. Deus é imutável e pessoal.

Deus não mente. Quando Ele faz uma promessa, podemos ter a certeza que Ele vai cumprir o que disse. Ele não falha. Toda verdade vem de Deus e quando conhecemos Sua verdade ficamos livres.

Ao contrário do que muitas vezes pensamos, Deus não está distante. Ele está presente em todas as partes do universo, sempre pronto para se relacionar conosco, sempre pronto à atender ao clamor do arrependido pecador. Deus é uma pessoa e pode ser conhecido através de Jesus. Em Jesus encontramos toda a verdade sobre quem Deus é e podemos ter um relacionamento pessoal com Ele.

O Salmista Davi, conhecedor de todas estas verdades disse ao Senhor: “Salmo 139, Sonda-me Senhor”. 

1.      Senhor, tu me sondaste e me conheces. 

2. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. 

3. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.

4. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conheces. 

5. Tu me cercaste em volta e puseste sobre mim a tua mão. 

6. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta, que não a posso atingir.

7. Para onde me irei do teu Espírito ou para onde fugirei da tua face?

8. Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também; 

9. se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, 

10. até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá. 

11. Se disser: decerto que as trevas me encobrirão; então, a noite será luz à roda de mim. 

12. Nem ainda as trevas me escondem de ti; mas a noite resplandece como o dia; as trevas e a luz são para ti a mesma coisa.

13. Pois possuíste o meu interior; entreteceste-me no ventre de minha mãe.


14. Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.


15. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. 


16. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe, e no teu livro todas estas coisas foram escritas, as quais iam sendo dia a dia formadas, quando nem ainda uma delas havia. 

17. E quão preciosos são para mim, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles! 

18. Se os contasse, seriam em maior número do que a areia; quando acordo, ainda estou contigo.

19. Ó Deus! Tu matarás, decerto, o ímpio! Apartai-vos, portanto, de mim, homens de sangue. 

20. Pois falam malvadamente contra ti; e os teus inimigos tomam o teu nome em vão. 

21. Não aborreço eu, ó Senhor, aqueles que te aborrecem, e não me aflijo por causa dos que se levantam contra ti?

22. Aborreço-os com ódio completo; tenho-os por inimigos. 

23. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. 

24. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

As dúvidas que ainda possam existir sobre Deus, são esclarecidas pelo próprio Deus em Sua palavra, porque Ele e “Rei dos reis e Senhor dos senhores “.

Apocalipse 19.16
16. E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos Reis e Senhor dos Senhores.


Quem é o Deus Dos Montes? Quem é o Deus das Planícies?  Quem é o Deus do asfalto? Quem é o Deus da roça? Quem é o Deus dos Vales? Quem é o Deus dos altos Céus? Quem é o Deus dos mais profundos mares? Quem é o Deus das galáxias? Quem é o Deus do universo, dos planetas? Quem é o Deus que está em qualquer lugar? Quem é o Deus que tudo vê? 

Todas quantas perguntas forem feitas sobre Deus, saiba que Deus é contigo por onde quer que andares e sendo um servo fiel à Ele, Ele te guiará e te protegerá.  

"Em tudo dai graça porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus nosso Senhor para convosco”. 1 Ts 5:18.

No Antigo Testamento, os inimigos do povo de Deus cometeram um sério erro de cálculo. 

Os Sírios depois de terem perdido uma batalha contra os Israelitas, os conselheiros do Rei da Síria disseram: "seus deuses são deuses dos montes. Por isso, eles foram mais fortes do que os nossos, mas se lutarmos com eles na planície, com certeza seremos mais fortes do que eles". 1 Reis 20:23.

Quando estavam prontos para atacar o povo de Deus, usando sua nova estratégia, Deus veio com uma surpresa para eles: "Então um homem de Deus veio e falou ao rei de Israel: "Assim diz o Senhor: Porquanto os sírios disseram: 'O Senhor é Deus dos montes, mas Ele não é Deus dos vales. Vou entregar toda essa multidão em sua mão, e sabereis que eu sou o Senhor". 1 Rs 20:28.

Os Sírios tinham a idéia de que Deus era "territorial",  "tribal" e restrito em Sua habilidade de defender seu povo. Eles pensaram que Deus era apenas um Deus dos montes, mas Deus quer que saibamos que Ele é Deus dos montes, das planícies e vales. Como isso se aplica às nossas vidas? No nosso dia a dia Ele nos guarda, guia e nos protege. 


Quem é o Deus que dá vitórias nos Montes?

Figurativamente falando as colinas representam os pontos altos de nossas vidas, as experiências do cume dos montes, os momentos em que nos sentimos como se estivéssemos no topo do mundo. 
Certamente, é fácil de se relacionar com a idéia de Deus ser o Deus dos montes, afinal de contas, Deus se revelou a Abraão como Jeová Jiré, no Monte Moriá.

Deus deu a Lei a Moisés no Monte Sinai.

Deus falou a Elias, em uma voz mansa e delicada no Monte Horebe.

Mesmo na vida de Jesus, a vitória sobre as maiores tentações ocorreu em uma montanha. Seu momento mais glorioso foi no Monte da Transfiguração.

As montanhas foram usadas por Deus para os tempos de visitação e de revelação, quando Sua glória foi revelada de uma maneira especial. Esses marcos em nossas vidas são acontecimentos e experiências que nos fortalecem e nos lançam diretamente para dentro do Plano de Deus, da vontade de Deus. 

Quem é o Deus que dá vitórias nas Planícies?

Mas Deus não está conosco apenas quando estamos no topo de tudo. Ele é também o Deus das planícies. As planícies falam daquilo que consideramos ser a rotina diária, nosso dia a dia. A descoberta de Deus encontra-se no cotidiano e rotineiro e não no espetacular e heróico. Se não podemos encontrar Deus nas rotinas do dia a dia em nossas casas e ou fazendo compras, etc, então onde vamos encontrá-Lo? É claro que Ele está em todas as partes e em todo lugar.


Deus está interessado na "planície" em nossas vidas! Não deixe a impaciência e a falta de contentamento arruinarem a importância das "pequenas coisas" em sua vida.

Quem é o Deus que dá vitórias nos Vales? Você já viu falar do vale da indecisão?

E sobre os vales? Nós sabemos o que eles representam: Tempos de baixa estima, tempos difíceis, tempos de indecisões, tempos de lutas internas e tempo de fraquezas morais  emocionais e sentimentais.

Deus está conosco nos vales sejam eles qualquer tipo de vales. Ele não nos abandona quando chegam as dificuldades. Lembre-se sempre do Salmo 23:4: "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam".

Há uma característica muito importante que nos revela o quanto Deus nos ama. Quando achamos que Deus se esqueceu de nós e não respondeu a nossa oração, então Deus vem com a vitória e entrega em nossas mãos. Quando Deus demora a nos responder é porque Ele está trabalhando. 

Às vezes, nos tempos difíceis, podemos ser tentados a achar que Deus não está mais conosco. Não importa o que você está passando, Deus é Deus e está "agora", neste momento, com você para ouvir o clamor do mais profundo do seu coração e da sua alma. Ele não é apenas o Deus dos montes, mas Ele é dos montes, das planícies e dos vales, Ele é Deus onipresente em toda parte. L Ele é Deus em todos os momentos e em todas as épocas e situações de nossas vidas.


Quem é o Deus que dá vitórias em qualquer dia, em qualquer hora e em qualquer lugar?

O segredo para se ter vitórias em qualquer dia, em qualquer hora e em qualquer lugar é perseverar na fé, é ter uma fé em Deus inabalável e ser “terrivelmente Cristão". Perseverança é não desistir. A Bíblia não promete uma vida de sucessos instantâneos pra ninguém. Muitas vezes, o caminho para alcançar a vitória é longo e difícil, mas Jesus nos ajuda a continuar fielmente em nossa jornada rumo ao sucesso e à vitória. Nós temos esta promessa: quem perseverar até o fim receberá a recompensa que Deus tem preparado. Vejamos como estes sete, dentre tantos, personagens da Bíblia perseveraram e venceram:

Josué, o fiel servo de Moisés. 

Josué nasceu como escravo no Egito, junto com o resto dos israelitas. Ele somente viu a libertação de seu povo, debaixo da liderança de Moisés, quando tinha 40 anos! Depois disso, Josué ainda teve de esperar outros 40 anos até entrar na terra prometida, por causa do pecado dos outros israelitas. Mas, durante todo o tempo que esteve no Egito, e depois no deserto, Josué não desistiu de seguir a Deus.
Diante dos desafios que enfrentaram, muitos outros israelitas perderam a esperança e se voltaram para a idolatria. Eles tinham visto o poder e as maravilhas de Deus mas não tinham perseverança. Por isso, não receberam sua herança. Josué foi diferente. Ele viu tudo e decidiu pôr toda sua confiança em Deus (Josué 1.6-7). A espera foi longa e difícil mas, no fim, ele liderou Israel na conquista da terra prometida. Josué perseverou e recebeu sua herança prometida.

Ana, a mulher estéril que Deus honrou.

Ana era estéril mas queria muito ter um filho. Ano após ano ela orava por um filho, com grande tristeza, mas sem nenhuma resposta. Mesmo assim, Ana não abandonou sua fé nem rejeitou a Deus. Ela continuou pedindo, pondo toda sua confiança em Deus.
Um dia Ana estava orando no templo e prometeu que, se tivesse um filho, iria ser dedicado a Deus. (1 Samuel 1.9-11). O sacerdote lhe disse que ela iria receber o que tinha pedido e ela voltou para casa e engravidou. Seu filho Samuel cresceu no templo e se tornou um grande profeta em Israel. Deus abençoou Ana por sua perseverança e fidelidade e lhe deu ainda outros cinco filhos! Quem persevera pode receber muito mais do que espera.

Jó, o servo fiel, temente a Deus, íntegro e que se desviava do mal. 

O próprio Deus chamou Jó de irrepreensível! Ele servia a Deus de coração, nos bons e nos maus momentos. Jó foi muito abençoado por sua fidelidade e tinha tudo de bom: riquezas, família e saúde. Mas um dia ele perdeu tudo. Seus filhos morreram, seus bens foram roubados e Jó ficou muito doente. Mesmo assim, Jó perseverou.
No seu sofrimento, Jó questionou muitas coisas, como a razão de viver e as ações de Deus, mas ele não parou de crer em Deus e de pôr sua confiança nele. Por isso, Jó é mencionado como um grande exemplo de perseverança no sofrimento na Bíblia (Tiago 5.10-11). Jó perseverou em sua fé e Deus restaurou sua saúde, lhe deu ainda mais riqueza e o abençoou com muitos descendentes.

Jeremias, o profeta chorão que tanto sofreu para libertação de seu povo e de sua nação.  

Poucos profetas sofreram tanto como Jeremias. Por pregar fielmente a mensagem de Deus, ele foi considerado um traidor, desprezado, espancado, preso… Tudo pelo seu próprio povo! E, por fim, ele viu a destruição que tinha profetizado, quando Nabucodonosor destruiu Jerusalém. Mas, em meio a tudo isso, Jeremias não parou de obedecer a Deus.
Perseverança não significa estar sempre feliz. Jeremias passou por uma depressão e até quis morrer! Mas, por causa da perseverança, ele aguentou e superou todas as dificuldades (Jeremias 1.17-19). Jeremias não desistiu e seu legado foi um livro inteiro da Bíblia.

Neemias, o vigilante reconstrutor dos muros caídos. 

Neemias aceitou um grande desafio de reconstruir os muros de Jerusalém. A cidade tinha sido destruída anos antes por Nabucodonosor, sua terra agora estava subjugada a um império, seu povo estava desanimado e sem dinheiro e seus inimigos não queriam ver a construção acontecer. Mas Deus tinha colocado esse propósito no coração de Neemias e ele não desistiu.
Durante a construção, Neemias recebeu ameaças de morte e ainda teve de resolver conflitos e injustiças entre os judeus que estavam restaurando os muros. Ele até foi aconselhado a fugir, para se salvar! Mas, diante de toda a pressão, Neemias perseverou. Graças à sua liderança, os muros da cidade foram reconstruídos e os judeus começaram a restaurar Jerusalém com novo ânimo (Neemias 6.15-16).

Paulo, o apóstolo dos gentios. 

Paulo teve muito sucesso enquanto missionário, mas também passou por muito sofrimento. Em todo lugar onde pregava, Paulo fazia inimigos. Ele foi corrido para fora de muitas cidades, atacado, preso, acusado de ser falso e até sofreu tentativas de assassinato! Além disso, suas viagens eram perigosas e ele naufragou três vezes. (2 Coríntios 11.24-27).
Muitas pessoas acham que a pregação do evangelho não vale tanto sofrimento. Mas Paulo amava Jesus e amava seu próximo tanto que não desanimava diante dos problemas. Seu amor o ajudava a perseverar. E os resultados foram incríveis! Paulo fundou muitas igrejas entre vários povos e escreveu metade dos livros do Novo Testamento. Ainda hoje a perseverança de Paulo abençoa muitas pessoas.

Jesus, nosso Senhor e Salvador, que morreu para salvar a humanidade da perdição eterna. 

Jesus é nosso maior exemplo de perseverança. A Bíblia diz que ele foi tentado de todas as maneiras e passou por muitos sofrimentos enquanto esteve aqui na terra (Hebreus 2.17-18). Ele foi rejeitado por aqueles a quem veio salvar e enfrentou muita oposição, apesar de ser o filho de Deus. Mas Jesus não desistiu de nós.
Por amor ao Pai e a nós, Jesus perseverou até ao fim. Ele passou pela pior humilhação e tortura, a morte na cruz, sem pecar. Por causa de sua perseverança, todos nós podemos ter acesso a Deus e à salvação! E Deus Pai exaltou Jesus sobre todas as coisas.

Quando você está desanimado e parece que a bênção está demorando muito, não desista. Persevere até ao fim e você terá a vitória em nome de Jesus. Deus é Deus em qualquer lugar e a sua luta Ele vai vencer se nEle você confiar.

Deus abençoe você e sua família. 

 Pr. Waldir Pedro de Souza.
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.