segunda-feira, 28 de outubro de 2019

UM CRISTÃO DEVE TER UMA VIDA DISCRETA

UM CRISTÃO TEM QUE SER UMA PESSOA DISCRETA 

Um Cristão deve ter uma vida discreta, é claro que esta opção deve ser por vontade própria, com boas amizades e dar bom testemunho de sua conversão a Cristo. 

Dentro de um sistema comportamental Cristão destacamos para análise o significado do que é e o que não é pudor dentro do contexto atual de modernidade e do conceito das escrituras sagradas. Muitos Cristãos, muitos líderes religiosos evangélicos e muitas igrejas da atualidade acham que ninguém deve interferir no comportamento individual das pessoas e muito menos interferir nas escolhas quanto aos usos e costumes, entre outros quesitos.  

Tomamos por base um texto bíblico escrito pelo Apóstolo Pedro já que estamos próximos ao arrebatamento da igreja e temos excelentes ensinamentos para um viver digno diante de Deus e da sociedade.    


2 Pedro 3:1-18.


1. Amados, escrevo-vos, agora, esta segunda carta, em ambas as quais desperto com exortação o vosso ânimo sincero, 


2. para que vos lembreis das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas e do mandamento do Senhor e Salvador, mediante os vossos apóstolos, 


3. sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências


4. e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.


5. Eles voluntariamente ignoram isto: que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste; 


6. pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio. 


7. Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro e se guardam para o fogo, até o Dia do Juízo e da perdição dos homens ímpios.


8. Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia.


9. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.


10. Mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão.


11. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato e piedade,


12. aguardando e apressando-vos para a vinda do Dia de Deus, em que os céus, em fogo, se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão? 


13. Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.


14. Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que dele sejais achados imaculados e irrepreensíveis em paz


15. e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada, 


16. falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. 

17. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza;

18. antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!

Então vejamos o que é Pudor.

Pudor significa ter discrição, recato com algo que se diga ou faça, e costuma se referir principalmente quanto à timidez ou a vergonha de exibir o corpo diante da sociedade com caráter de aparente exposição sensual e sexual. O pudor é o sentimento que impede que a pessoa faça algo considerado moralmente indecente, como ficar nu em público ou expor seu corpo exageradamente, por exemplo.

Como dito anteriormente, o pudor está muito relacionado ao corpo e com o comportamento derivado de uma educação religiosa ou moral e na formação do caráter de cada pessoa adquirida no tempo próprio dentro do seio da família. Como resultado deste fator moral e cultural, um exemplo de pudor é quando as mulheres não se vestem de uma maneira vulgar, mas sim de modo recatado e discreto, conforme está estabelecido moralmente pela Bíblia Sagrada.

Na língua portuguesa a palavra "pudor" surgiu a partir do latim pudoris ("vergonha"). 

A pessoa que tem este sentimento recusa-se a chamar atenção para si, em especial no que diz respeito ao corpo.

Atentado ao pudor

O atentado violento ao pudor foi considerado um crime, de acordo com o Código Penal Brasileiro, e se configurava como "Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a praticar ou permitir que com ele se pratique ato libidinoso diverso da conjunção carnal". (art. 214).

No entanto, para poder abranger a definição do crime de estupro, que no Código Penal era descrito como um ato praticado exclusivamente com mulheres, "Constranger mulher à conjunção carnal, mediante violência ou grave ameaça", (art. 213) o crime de atentado violento ao pudor foi revogado.

Com a Lei nº 12.015, de 7 de agosto de 2009, houve a alteração de alguns aspectos dos crimes sexuais previstos no direito penal brasileiro. Atualmente, o crime de estupro substitui a expressão "atentado violento ao pudor", e consiste em "Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso".

A pena prevista para o crime de estupro é de 6 (seis) a 10 (dez) anos de reclusão em regime fechado, podendo esta ser agravada caso haja lesão corporal de natureza grave na vítima (8 a 12 anos de prisão) ou que resulte na morte da mesma (12 a 30 anos de prisão).


Significado de Pudica

O que é Pudica:

Pudica é um adjetivo feminino que qualifica aquela pessoa que é recatada, reservada, tímida, vergonhosa.

Pudica é aquela pessoa que tem pudor, que tem um comportamento de vergonha, de timidez, de recato, diante de fatos contrários aos seus sentimentos de honestidade ou de decência.

A palavra pudica qualifica aquela que é pura, inocente, ingênua, imaculada, casta, aquela que guarda castidade, que se abstém de quaisquer relações amorosa que sejam consideradas ilegítimas, ilícitas ou imorais. Geralmente essas pessoas só praticam o sexo dentro dos parâmetros bíblicos, depois do casamento, o que é  uma atitude louvável. 

Pudica ou pudico (forma masculina) são palavras paroxítonas, ou seja, têm a sílaba tônica no (di), portanto são pronunciadas com o (di) mais forte. Pudica que muitas vezes é pronunciada com a sílaba tônica no (pu) ou escrita com um acento agudo na letra (u) são formas incorretas da palavra.


O Apóstolo Paulo também nos trás um brilhante ensino sobre Modéstia e Pudor.

1 Timóteo 2:9 Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,

Na época que o Apóstolo Paulo escreveu sobre este assunto enviando esta carta a Timóteo era comum encontrar muitas mulheres viúvas que perderam seus maridos nas guerras e elas, infelizmente, tinham que procurar uma maneira de sustento para elas e para seus filhos; muitas delas se tornavam prostitutas cultuais e dentro ou nas imediações dos templos dos seus deuses elas se produziam das formas mais sensuais e provocantes para atrair os homens e embrenhavam para suas orgias imorais. Quando algumas delas inventavam algo chamativos, o que é o caso das tranças, todas queriam saber como era que se fazia e todas passavam a fazer e usar aquele algo que as tornavam mais atraentes.  

A pureza do coração exige o pudor, onde a mesma se revela na paciência, modéstia e discrição. O pudor preserva a intimidade de um genuíno Cristão. Dessa forma, vê-se que o pudor e a modéstia estão intimamente relacionados à pureza. Já que “a pureza do coração exige o pudor, que por sua vez carrega vários atributos, paciência, modéstia e discrição”.

Modéstia e pudor é algo essencial que demonstra o quão distante estamos do mundo, quando a frieza espiritual vem, quando os desejos carnais humanos afloram, a modéstia e o pudor são os primeiros a serem abalados, nosso corpo é templo do Espírito Santo, todavia, quando se perde o pudor e a modéstia começamos a nos tornar ferramentas nas mãos de Satanás, infelizmente  

1 Coríntios 6:19 “acaso ignorais que vosso corpo é templo do Espírito Santo que mora em vós e que recebestes de Deus?”.

Mateus 5:28 Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

Adultério não é meramente um ato físico, é também e primeiramente um ato mental, um desejo que sobe ao coração, e se uma mulher se veste indecentemente, ou se isso de alguma forma trouxer desejos para os homens que ao ver e a deseja-la então no dia final ela será cobrada também de cada adultério que por meio dela fez subir ao coração de cada homem.

1 Tessalonicenses 4:3,7 “a vontade de Deus é que sejais santos e que vos afasteis da imoralidade sexual. Deus não nos chamou para a imundícia, mas para a santidade”.

O pudor não esconde uma coisa sem valor, mas protege algo valioso, o seu próprio corpo. Pudor não tem nada a ver com extremismo religioso ou educação frustrada, mas sim com seriedade e santidade, para preservação da comunhão com Deus. Quem de nós que mediante palavras lançadas ao vento, aleatoriamente, sobre o comportamento ou atitude de apresentação sensual de pessoas do sexo oposto, não olha fazendo delas, gestos, atos e palavras inapropriadas? 

Pudor nem sempre se refere a maneira de se vestir ou portar, mais sobre a forma de conversar, lançar palavras a outrem, o sentimento de pudor estende-se naturalmente e espiritualmente como reflexo daquilo que a pessoa é ou do mundo que a pessoa vive. Você, assim como eu, já vimos pessoas desnudas e sem roupas na época do carnaval e mesmo não querendo ver na televisão ou na internet e redes sociais, quando saímos nas ruas, encontramos todo tipo de pessoas assim. Sem falar que dentro das igrejas evangélicas também virou moda estes tipos de comportamentos, inclusive nas danças e apresentações de grupos teatrais e de louvores. Os púlpitos que deveriam ser o altar de adoração viraram palcos de apresentações sensuais tornando-se um, em vez de culto à Deus, em festas bacanais. 


Os seres humanos foram criados a imagem de Deus, somos filhos de Deus e redimidos por Jesus Cristo, é por conveniência buscarmos ser parecidos com Cristo.

O que se costuma chamar permissividade dos costumes se apoia numa concepção errônea da liberdade humana, que hoje em dia se parece mais com libertinagem do que com a liberdade propriamente dita. No intuito de se mostrar e de aparecer mais diante da sociedade invoca-se que é para se edificar, esta última situação é trabalhada como quem tem necessidade de se deixar educar previamente pela lei moral, mas na verdade há uma gritante inversão de valores. 

Convém exigir dos responsáveis pela educação que deem à juventude um ensino respeitoso da verdade, das qualidades do coração e da dignidade moral e espiritual do homem.

Existe um pudor dos sentimentos, como existe o do corpo. O pudor dos sentimentos, por exemplo, protesta contra a exploração do corpo humano em função de uma curiosidade doentia como em certos tipos de publicidades em que explicitamente as pessoas vendem mais a exposição e exploração do corpo por bons cachês. Chegam até ao limite de revelar por vontade própria ou contra, atendendo a solicitação de certos meios de comunicação e de agências de propagandas (como é o caso de pousar nua na revista Playboy ou dos jovens homens pousarem nus em revistas masculinas), ir longe demais na revelação de confidências íntimas. Estou me referindo aqui à pessoas que se dizem crentes e que fazem isso sem nenhum temor a Deus e com a “permissão" dos seus lideres religiosos. O pudor inspira um modo de viver que permite resistir às solicitações da moda e à pressão das ideologias dominantes no mundo e até em muitos meios religiosos da atualidade.

Efésios 5:3 “a imoralidade sexual e qualquer espécie de impureza ou cobiça nem sequer sejam mencionadas entre vós, como convém a santos”.

Quem vive em Cristo, anda com modéstia, pudor, não se vestindo ou até mesmo conversando sobre coisas desnecessárias ou inadequadas, nosso verdadeiro valor é interior, e se há uma riqueza no interior, a mesma será expressada no exterior.

Santidade não é uma escolha para o cristão. Mas o único meio do cristão continuar caminhando firme na presença de Deus. A palavra Santo no original (Hagiamos), significa separado para Deus. Conduta que convém àqueles que são separados.

A Palavra “santo”, no grego, era usada para alguém dedicado a Deus. Segundo a Bíblia, a santificação é um processo natural de todo crente. Portanto se um crente, quer permanecer (viver na prática) no pecado, ele (a) provavelmente não nasceu de novo.

A santificação é necessária desde o início, desde a conversão. 

Rm 6:11 a 14. A santificação exige uma ruptura definitiva e completa do poder do pecado em nossas vidas.  
Rm 6:18. A santificação nos tira do domínio do pecado. Daí em diante você não é mais dominado pelo poder do pecado.

Quando somos genuinamente convertidos não queremos viver na prática do pecado.  (Tg.1:22 a 26).

Muitos estão na prática do pecado e se dizem convertidos (essa pessoa é convencida, mas, nunca convertida). Muitos acham comum várias classes de pecados e agem como se não fosse pecado, outros são ainda piores, estão na igreja e dizem “vou curtir isso ou aquilo e depois eu mudo”. Ou vou para carnaval, depois eu volto para igreja. Vou curtir a vida (quer dizer: vou pecar enquanto estou novo), depois eu volto para a igreja. 

Santidade é uma transformação no interior (escolha, é uma escolha da pessoa), produzida pelo coração convertido e se reflete no exterior, ou seja, a santificação nos leva a refletir e decidir sobre as questões de vestimentas, honestidade, sinceridade, pureza etc.

Santidade não é algo falso, fingido, não podemos tentar mostrar para os outros o que não somos, isso chama-se hipocrisia. Não adianta por exemplo colocar um vestido até os pés e a língua ser maior do que a Avenida principal da sua cidade. Santidade nos mostra que gradualmente nos tornamos mais semelhantes a Cristo. (2 Co 3:18).

O mundo precisa conhecer um poderoso grupo de crentes Cristãos de verdade que amam tanto a Deus, que buscam a cada dia se aproximar mais dEle. Viver em Santidade é viver na contramão da vida, pois viver em santidade é influenciar uma geração na forma de pensar e de agir das pessoas.

Como poderemos viver em santificação 

A doutrina cristã sempre valorizou o corpo humano por entender que ele é bom. Desde os primeiros séculos, os doutores da Igreja tiveram de combater a doutrina maniqueísta, que considerava a existência de dois deuses: um do bem e outro do mal, sendo que tudo que era material era entendido como obra do deus mau. Dessa forma, o corpo, por ser matéria, era desprezado.

Entretanto, a fé cristã sempre viu no corpo uma bela obra de Deus. O homem é uma unidade tricotômica de corpo, alma e espírito. O corpo é tão importante que, no mistério da encarnação do verbo Divino, o Filho de Deus assumiu a nossa carne. Por isso, a Igreja entende a grandeza do corpo humano e a necessidade de valorizá-lo e protegê-lo desde a gestação materna. É através do nosso corpo que nos relacionamos com os outros, com a natureza e com o cosmos. Ele não é apenas uma máquina fria sem expressão mas é o tabernáculo onde Deus faz morada em nós. Os corpos dos servos de Deus são chamados de templo do Espírito Santo. 

Na pessoa humana o corpo é um reflexo da vida interior, tanto que expressa o cansaço do espírito, a depressão da alma ou a alegria de viver. Para o cristão, matéria e espírito são duas dimensões do ser. O homem todo é obra boa de Deus, é um ser racional que deve valorizar todas as atividades: físicas, racionais, psicológicas e espirituais.

Também a Bíblia ressalta a grandeza do nosso corpo. Paulo fala do cristão como o templo do Deus vivo através do Espírito Santo. Jesus disse aos apóstolos que se alguém me ama, meu Pai o amará, viremos a ele e faremos nele nossa morada. (João 14,23). 

E é por isso que o apóstolo dos gentios é tão severo ao advertir os Coríntios sobre a necessidade de se manter a pureza do corpo. Não sabeis que sois o templo de Deus e que o espírito de Deus habita em vós? (1 Co 3,16).

Esses ensinamentos fazem com que o cristão saiba usar o seu corpo com dignidade, o vestir, o falar, o pensar, o comer e sobretudo, na vida sexual, expressão maior do amor conjugal. Por isso, o sexo não é vivido nem antes nem fora do casamento. Quando Deus une o casal para sempre como uma só carne, este se torna um compromisso de vida na alegria e na dor. Fora do casamento, toda relação sexual se torna vazia, porque perde o sentido punitivo e estabelece um vínculo de pecado corrompendo assim o corpo.

1 Coríntios 6:18 Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo.


Lascívia: que pecado é este?


O que significa lascívia e o que a Bíblia fala sobre esse pecado.



Na carta que Paulo escreveu aos Gálatas, ele fala de algumas das mais evidentes obras da carne, que fazem oposição ao Espírito de Deus. Entre elas está a lascívia. (Gl 5.19). 
Este pecado é mencionado logo depois da prostituição e da impureza. E então, como entender o significado de lascívia?

Primeiro vamos ao texto grego, língua em que o Novo Testamento foi escrito. O termo grego para lascívia é alsegeia, que segundo a famosa Concordância de Strong, significa “luxúria desenfreada, excesso, licenciosidade, lascívia, libertinagem, caráter ultrajante, impudência, desaforo, insolência”.

O Comentário Bíblico Beacon, discorrendo sobre o texto de Gálatas 5.19, lança maior luz: “Trata-se de conduta temerária, escárnio desavergonhado dos padrões de decência pública ou até respeito próprio sem levar em conta o direito dos outros”.

Lascívia, portanto, é o pecado da sensualidade demasiada, do excessivo desejo pelo prazer sexual que se manifesta na falta de pudor, quer seja na forma de falar, de vestir ou de se portar. É o pecado do sexo ainda não consumado, mas já instalado na mente e coração das pessoas que deram lugar às mensagens malignas para consuma-lo.

A pornografia é uma outra forma de lascívia, tanto quanto as piadas imorais com conotação sexual também o são. Lascívia é um dos pecados mais cometidos hoje sobretudo nas redes sociais, com a exacerbada exposição do corpo em fotos ou vídeos. O abuso dos decotes, as roupas curtas ou justas e ou transparentes coladas ou não ao corpo, delineando as curvas femininas ou os músculos masculinos são manifestações de falta de pudor e da falta de moderação.

E é triste perceber que não poucos cristãos estão manifestando essa obra carnal nas redes sociais (alguns até mesmo nas igrejas), expondo o corpo sem pudor, sem decência e discrição, muitas vezes na clara intenção de despertar a libido naqueles que estão a observar.

No contexto secular, nota-se que as músicas de forró eletrônico, sertanejo universitário e funk, com seus hits de sucesso, estão saturadas de lascívia, visto que é dominante a linguagem vulgar, obscena, de duplo sentido, com foco quase que generalizado em práticas sexuais às avessas.


Lascívia nas redes sociais

Uma última palavra, e dirijo-me agora à homens e mulheres cristãos, é que legendas com versículos bíblicos ou discursos religiosos por mais bonitos e chamativos que sejam, não cobrem o pecado da lascívia cometido em publicações nas redes sociais. 

Não adianta postar aquela selfie “fatal” no linguajar da juventude, evidenciando o busto e outras partes íntimas do corpo e depois escrever embaixo: “Deus é meu porto seguro”, pois definitivamente segurança em Deus não é o que sua foto sensual quer dizer! Há como já disse acima, uma grande inversão de valores nos dias de hoje. 

Postar foto só de sunga na praia ou só de biquíni na piscina, muitas vezes em poses provocantes, com a legenda “Os que confiam no Senhor jamais se abalarão”, não serve para “abençoar” sua foto sensual, pois confiança inabalável em Deus nada tem a ver com sensualidade.

Na verdade, aqueles que tendo feito profissão de fé no Senhor Jesus, e conhecendo a Palavra de Deus expõem sensualidade e nudez e ainda usam a Bíblia sagrada para isso, estão pecando duas vezes! 

Precisamos ter temor a Deus e pela Sua Palavra santificar mais as nossas vidas nome de nosso papai celestial. (Mt 6.9).

Vigiemos, pois nosso corpo é santuário do Deus vivo. (1 Co 6.19-20). Contra o pecado da falta de moderação no trato com o corpo, existe o fruto do Espírito que é “temperança” ou “domínio próprio”. (Gl 5.22). A Palavra de Deus ordena que nos vistamos com pudor e modéstia. (1 Tm 2.9).

Tenhamos domínio sobre nossa mente e sobre nosso corpo, para não nos afundarmos na lama da impureza e no precipício da prostituição e do pecado que tão de perto nos rodeia; antes agrademos a Deus, conservando em pureza e santificação o nosso espírito, alma e corpo. (1 Ts 5.23).

Deus abençoe você e sua família. 


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 






segunda-feira, 21 de outubro de 2019

ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO SANTO

ENCHEI-VOS DO ESPÍRITO SANTO 


A Pneumologia é a matéria de Teologia que trata da doutrina do Espírito Santo.


A Efusão, ou o abundante derramamento,  do Espírito Santo no dia de pentecostes foi a maior experiência dos apóstolos depois da partida, assunção, do Senhor Jesus para os céus. 


Esse derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes mudou totalmente a ação da igreja apostólica que estava nascendo naquele momento. 


A plenitude do Espírito Santo que aconteceu ali no cenáculo do templo é chamada de a promessa do Pai.

Há muitas promessas no texto bíblico, mas esta promessa específica tem a ver diretamente com o derramamento do Santo Espírito.

Profetas como:

Ezequiel.39:29. nem lhes esconderão mais o meu rosto; pois derramei o meu Espírito sobre a casa de Israel, diz o Senhor Deus.

Joel.2:28.Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões.

Isaías.32:15. Quando estenderem as vossas mãos, esconderei de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei; porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Isaías.44:3. Porque derramarei água sobre o sedento, e correntes sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre a tua descendência.

João Batista.

Mt.3:11; Lc.3:16, proclamaram, durante seus ministérios, um futuro derramamento do Espírito Santo sobre a casa de Israel, e sobre toda a carne, como o evento que marcaria os últimos dias.

Essa promessa foi corroborada pelo Rei dos reis e o maior de todos os profetas: Jesus Cristo. At.1:4-8.

Atualmente diversos estudiosos, negam o batismo com o Espírito Santo com a evidência inicial de falar em outras línguas, bem como a atualidade dos dons espirituais.

Porém, as supostas provas apresentadas por eles não se sustentam ante a hermenêutica bíblica.

Sobre o batismo com o Espírito. 

Um teólogo pentecostal inglês testemunha-nos acerca de sua experiência pentecostal dizendo o seguinte: 
“Um louvor crescente afluía agora em minha alma, até que comecei a falar em outras línguas publicamente. Cantava muito em línguas. Toda a minha experiência cristã foi revolucionada”. 

Mas o que é o batismo com o Espírito Santo?

Prometido pelo Senhor Jesus Cristo, o batismo com o Espírito Santo é o revestimento de poder que nos introduz numa nova dimensão espiritual, habilitando-nos a proclamar o evangelho com mais eficácia, a devotar a Deus um amor mais ardente e sacrifical e a ter uma vida mais santa e irrepreensível .Lc.24:49; At.1:8.

A evidência inicial e física do batismo com o Espírito Santo.

O batismo com o Espírito Santo é evidenciado pelo falar noutras línguas. Lucas realça o fato em pelo menos três ocasiões distintas At.2:1-3; 10:45-48; 19:1-7.

Fundamentos do batismo com o Espírito Santo.

Ao contrário do que supõem os inimigos da Obra Pentecostal, o batismo com o Espírito Santo não é uma prática destituída de doutrina.

Os escritores do Antigo e do Novo Testamento referem-se ao derramamento do Espírito Santo nestes últimos dias que começaram no Pentecostes.

Moisés.

Pressionado pelos encargos de sua missão, Moisés queixa-se a Deus para que o alivie daquele insuportável fardo.

Nm.11:24-25. Responde-lhe o Senhor, então, que haverá de repartir-lhe o Espírito entre setenta varões idôneos e incorruptíveis.

E os setenta puseram-se a profetizar, inclusive Eldade e Medade, que se encontravam fora do arraial.

Josué, porém, já enciumado pelo profeta, fez-lhe uma recomendação carente de oportunidade acerca de ambos: Senhor meu, Moisés, proíbe-lho. Nm.11:28.

Voltando-se para seu valoroso servo, o servo de Jeová repreendeu-o:

Tens tu ciúmes por mim? Tomara que todo o povo do SENHOR fosse profeta, que o SENHOR lhes desse o seu Espírito! Nm.11:29.

Nesta passagem de Números, os israelitas já podiam ter um vislumbre, embora pálido, do que seria o Pentecostes.

Isaías.

Conhecido como o evangelista do Antigo Testamento, Isaías vaticina a efusão do Espírito Santo:

Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes. Is.44:3.

Joel.

Ele recebe o justo Espirito de profeta pentecostal, descerra a História da Salvação e mostra a descida do Espírito Santo como a inauguração do período conhecido como os derradeiros dias:

E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. Há-de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo Jl.2:28,32.

João Batista.

O predecessor de Nosso Senhor Jesus Cristo prediz o batismo com o Espírito Santo: E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; não sou digno de levar as suas sandálias; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo Mt.3:11.

Jesus.

O Filho de Deus promete a efusão do Espírito:

E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que disse ele, de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias At.1:4-5.


O que é Glossolália: É O transbordar em línguas, é o falar em línguas estranhas. 

Do Gr. Glôssa: língua e laliá: dialeto.


A glossolália é um dom sobrenatural concedido aos apóstolos no dia de Pentecostes, pelo qual se tornaram capazes de falar várias línguas;

É a faculdade de falar em línguas estrangeiras ou estranhas sem nunca as ter estudado.

A glossolália é comumente encontrada em reuniões religiosas por praticantes do evangelho pentecostal até nos dias atuais. É só crer e buscar que a pessoa vai receber o batismo com o Espírito Santo com a evidência de falar em outras línguas. 

Atos 2.1-13.

1. Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;

2. e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 

3. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 


4. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.


5. E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.


6. E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. 


7. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? 


8. Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?


9. Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judeia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia, 

10. e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),


11. e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

12. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?


13. E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.


Em  Efésios 5:18 diz o seguinte: E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito Santo. 

A frase “Mas enchei-vos do Espírito Santo”, no grego faz uma referencia contínua, isso nos deixa claro que  sermos cheios do Espírito Santo não pode ser  uma experiência isolada, mas devemos nos encher do Espírito Santo em todos os dias, todas as horas, todos os minutos a cada segundo de nossas vidas. 

Para nos enchermos do Espírito Santo é preciso nos revestirmos da armadura do poder e da autoridade do nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele nos capacitará a sermos cheios do Espírito Santo. 

Efésios, 6.10-20.

10. No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.


11. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;

12. porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. 

13. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.

14. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,

15. e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; 

16. tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. 

17. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,

18. orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos 

19. e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,

20. pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.

O Senhor nos disse que seríamos revestidos com poder do alto, para curar os enfermos, expulsar demônios, falar novas línguas, etc. Marcos16:17-18.

Como eu posso me encher ou ser cheio do Espírito Santo?

A Bíblia nos diz que somos vasos criados por Deus. O Profeta Jeremias teve uma experiência incrível quando viu um oleiro fazendo um vaso de barro.

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. (Jeremias 18: 4).

Deus levou Jeremias à casa do oleiro para ensinar a ele uma lição. Jeremias observa o oleiro e repara que quando o vaso se quebrava, sendo do mesmo material, ele fazia outro vaso.

Eu e você estamos sendo moldados por Deus. Um vaso pode parecer perfeito aos olhos das pessoas, mas quem nos criou tem um olhar diferente. Ele sabe aonde estão os defeitos. As vezes, até parece que somos perfeitos, mas Deus é quem nos avalia.

Nós fomos criados à imagem e semelhança de Deus, mas o pecado e as muitas experiências que tivemos desconfiguraram a nossa imagem. Por isso, de vez em quando parece que Deus literalmente desmonta a nossa vida e, com o mesmo material, começa uma obra nova. E Ele vai fazer isso até que cheguemos à perfeição.

Como saberemos se somos cheios do Espírito Santo: Gálatas 5:22 nos fala sobre o fruto do Espírito. Todas estas palavras deste versículo fazem parte do fruto do Espírito. 

Exemplificando isso como uma laranja: todos os gomos fazem parte da mesma fruta e estão todos ligados uns aos outros e a gente só sabe a doçura daquela fruta quando descascamos para chupa-la. 

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.

Será que nós temos estes frutos em nossas vida?

Para termos a vida cheia do Espírito Santo, temos que conhecer algumas situações importantes. 

Vou considerar 3 situações muito importantes para sermos cheios do Espírito Santo.  

A primeira é: Temos que nos esvaziar de nós mesmos e de todas as coisas ruins em nossa vida.

Amados, o Senhor quer nos encher de Seu Espírito, ele quer nos encher da sua água da vida, pois ele mesmo disse em João 4:14. 

Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.

Porém, o Senhor nos disse que de uma mesma fonte não pode sair água doce e salgada. Muitas vezes nos enchemos de maus pensamentos, de brigas, rixas, etc.

Ai pedimos ao Senhor, “Encha-me”; mas será que temos espaço para sermos cheios? Será que nosso coração e nossa mente tem lugar preferencial para as coisas de Deus?

Assim para nos enchermos do Espírito Santo temos que esvaziar nossos corações de todas as nuances do pecado.

Mas como esvaziar nossos corações do pecado e de todas as suas mazelas como: ira, cólera, sentimentos de vingança, falta de perdão, etc.?

Simplesmente reconhecendo e renunciando nossas amarguras, nossos rancores e resumindo, temos que renunciar tudo que é contrário a Deus confessando e entregando a Deus todos os nossos pecados e nossas culpas.  1 João 1:9.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

E se ou quando vierem os problemas vou continuar cheio do Espírito Santo?

É claro que em nossas vidas sempre aparecem problemas, mas temos que ter a convicção que Deus está no controle de nossas vidas.

A segunda é: para nos enchermos do Espírito Santo temos que renovar diariamente os nossos pensamentos e nosso coração.

Romanos 12:1-2. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

O Senhor nos disse que este mundo tem um sistema, uma forma, um esquema, um estilo de vida o qual ele nos diz para não nos conformarmos com este mundo.

Temos que nos renovar através do Seu poder, deixamos  que a palavra de Deus limpe nossos pensamentos.

Filipenses 4:8. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

Devemos meditar em Efésios 6.10ss sobre a armadura espiritual, a armadura de Deus. 

Todo soldado quando sai para a batalha tem que estar revestido. Os soldados da antiguidade cobriam suas cabeças com capacetes, porque a cabeça, o celebro, o pensamento é o mais importante em uma batalha, pois sem raciocinar, sem pensar direito o soldado perde a noção do tempo e também a batalha.

O diabo sabe que se ele acertar a nossa mente fica mais fácil de nos vencer, por isso ele fica 24 horas por dia jogando dardos com pensamentos malignos para nos atingir.

Ele pode jogar dardos de incredulidade, de medo, de fornicação, de adultério, etc. depois ele mesmo nos acusa dizendo, olha o que ele está pensando, olha o que ele (a) está fazendo!

Não devemos dar lugar em nossa mente ao diabo, temos que ter bem claro que o diabo veio somente para matar, roubar e destruir.

Quando tivermos pensamentos ruins temos que repreendê-los em nome de Jesus e pedir discernimento ao Espírito Santo Parabéns não incorrermos mais nesses erros. 

Temos que marcar com o sangue de Jesus o nosso território, nossa mente, nossa casa, nossa família, nossos filhos, nosso casamento, etc, dizendo: satanás, você não tem lugar neste território por que entreguei a minha vida a Jesus Cristo e estou cheio do Espírito Santo.


A terceira é: Para vivermos cheios do Espírito Santo temos que estar declarando que somos de Deus como está no Salmo 23.

O Senhor é o meu pastor. Temos que estar seguros quem realmente é Deus para ti e para nós. É o nosso pastor, Deus é o nosso maior tesouro. nada me faltará. Deus é a sua provisão, não importa em que situação se encontra o nosso pais, Deus é quem cuida.

Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; Essa é a nossa posição, como disse em Efésios 1:3. Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo.

Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. O senhor vai te guiar por toda sua vida, não importa o que passamos neste mundo, mas é ele quem nos guia.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Não importa por onde andemos com ele estamos seguros. Não temerei, é sinal de paz o Senhor é a sua Paz, com Deus não há temor.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, – Deus é quem nos alimenta e coloca nossos inimigos de baixo de nossos pés, mas não esqueça que sua luta não é contra a carne mas contra os espíritos e potestades do mal.

Unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; Deus é a nosso plenitude todos os dias de nossas vidas, é Ele que nos enche do espírito santo.

E habitarei na Casa do Senhor por longos dias. Esta é uma promessa que temos de Deus, não importa que se a terra se move, se as coisas trocam de lugar mas temos que estar firmados  em Jesus.

Devemos entregar nossas vidas todos os dias nas mãos do Senhor Jesus.

Temos que nos renovar todos os dias através da oração, através dos louvores  e através da adoração a Deus, Deus vai limpar nossos corações.

Não se esqueçam, vivamos nos enchendo do Espírito Santo diuturnamente e as bênçãos do Senhor Jesus se multiplicarão em nossas vidas. 


1 Tessalonicenses, 5.16-24

16. Regozijai-vos sempre.

17. Orai sem cessar. 

18. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 

19. Não extingais o Espírito.

20. Não desprezeis as profecias.

21. Examinai tudo. Retende o bem.

22. Abstende-vos de toda aparência do mal.

23. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

24. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.



Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



segunda-feira, 14 de outubro de 2019

DEVEMOS TER O HÁBITO DE ORAR

DEVEMOS TER O HÁBITO DE ORAR


A oração é essencial para a vida prática do cristão.

Mateus 6.5,6
5. E, quando orares, não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

6. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará.

A oração é densamente usada, mas geralmente pouco compreendida em seus propósitos apresentados à Deus. 

Quando perguntamos às pessoas o que elas acham sobre a importância do hábito de orar e o que significa a oração e sua aplicabilidade para suas vidas, escutamos as mais variadas respostas, porém, a maioria aponta a oração como o ato de falar com Deus, ou uma forma de se comunicar com o Pai. 

É bem verdade que essa definição não está de todo errada, mas quando paramos para analisar alguns textos bíblicos, como por exemplo Tiago 4.1-3, percebemos que há um modo de “pedir” que é errado, e ao continuarmos o texto, vemos que isso acontece quando um coração se mantém recalcitrante na prática do pecado. Tiago demonstra que, tanto um desejo egoísta, quanto um coração impuro, podem tornar o ato da oração ou de petição nulo ou vazio em si.

Por outro lado, observando a oração dominical, a oração do Pai nosso, (como é geralmente conhecida), podemos perceber que há pontos que direcionam a mente e o coração da gente para um sentido mais amplo e mais profundo no contato com Deus por meio do hábito da oração. Há uma “teologia” que norteia as palavras.

Em primeiro lugar, há uma distinção clara entre o modo como os discípulos deveriam orar, e o modo como os Fariseus, hipócritas, oravam. (Mt 6.5,6).

A palavra hipócrita era usada para referir-se aos atores gregos, aqueles que encenavam um papel ou personagem. Cristo demonstra que os discípulos não devem buscar transparecer algo que não são, e um dos motivos é a vanglória. Devido ao local apontado por Jesus como sendo o ambiente em que estes hipócritas faziam suas orações (a sinagoga), é bastante possível que Cristo esteja se referindo aos fariseus ou mestres da lei, que usavam a oração apenas como um meio para demonstrar uma falsa piedade, com vistas à serem enaltecidos pelos homens.

Não é  necessário analisar profundamente o texto para extrairmos uma séria advertência. 

A oração não é um meio para ser visto, notado, reconhecido, aplaudido e etc. Isso é assim por uma razão: a oração não se concentra em nós, não está voltada para nós, mas para Deus. Apesar de entregarmos a Ele nossas petições, desejos, anseios, e vontades, é o Senhor que está no centro das nossas orações. Qualquer tentativa de voltar-se para si mesmo como aquele que merece estar em evidência na oração, culminará em um desprezo da parte de Deus, e isso pode ser visualizado no texto anteriormente citado de Tiago 4. O Escritor enfatiza que a causa de as orações de alguns não serem atendidas, é que essas orações estão sendo feitas com base em desejos vãos e egoístas: “Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites” (v. 3).

Parece não haver nenhuma nova informação em perceber isso, e de fato não há, e isso é o mais triste. Quando paramos para observar as orações feitas em nossas igrejas, logo vemos a ausência desse princípio, quando orações eivadas de um desejo de auto realização e satisfação pessoal, governam a forma como as pessoas se dirigem a Deus por meio da oração. Embora não seja nossa intenção tratar da organização do culto, poderíamos apontar para a causa disso; a própria forma como os cultos são realizados. 

Tudo no momento devocional proporciona que os crentes sintam-se como sendo aqueles que devem ser servidos ao invés de servir. As orações, os cânticos e a própria pregação das Escrituras, ajudam a construir nos crentes a ideia de que Deus é um “garçom” e a igreja é um “restaurante” onde você poderá solicitar o tipo de benção que deseja e o Senhor com o um sorriso solícito em atendê-lo, o servirá.

Ao contrário de tudo isso, a exortação de Cristo é que seus discípulos sejam discretos e tratem a oração como sendo um exercício que os levará à presença de alguém que além de ser íntimo e saber de nossas necessidades, está pronto a nos ouvir, caso estejamos sendo realmente guiados por um coração ansioso por servir a Deus, pois diferente do que muitos poderiam pensar, servimos ao Senhor também por meio da oração.

A seguir, após terem sido feitas essas primeiras considerações, Cristo lhes entrega um modelo de oração a ser seguido. Vemos aqui Cristo em seu ofício profético, advertindo seu povo quanto ao modo como devem se portar diante do Pai. Sua vontade em mostrar aos discípulos como orar, revela o caráter didático do ministério de Jesus. Eis um outro grande problema que percebemos no evangelicalismo atual: damos pouca importância ao ato de repetir esse modelo de oração deixada para nós pelo próprio Senhor. Talvez alguns olhem para esta oração com um preconceito ao romanismo, o que exibe um grande erro, pois, se assim nos ensinou nosso Senhor Jesus,  não se trata de seguir esta ou aquela tradição (romana ou cristã), mas de seguir a Cristo, e uma grande prova disso é que esta oração consta em nossas bíblias, ou seja, é palavra de Deus, e como tal, deve ser lida e observada. Mas o pior de tudo é a ideia de que muitos cristãos simplesmente desconhecem essa oração.

Quando falamos em desconhecer, não estamos vendo isso da perspectiva de que jamais tenham lido ou ouvido falar, mas, trazemos à tona o fato de que não estão familiarizados com a importância dos ensinos que são expostos nessa oração, e como muitas vezes (como já exemplificado), pecamos em nossos exercícios devocionais por nos distanciarmos tão excludentemente do padrão que é o próprio Cristo.

Apesar de haver uma sequência de petições e solicitações que se seguem do versículo 9 até o 13, é notório que os pedidos são feitos com base em um coração virtuoso e piedoso, que se conforma perfeitamente à lei de Deus e ao caráter que é esperado dos filhos de Deus. Os pedidos são direcionados à Deus Pai, e não a qualquer outro deus, e como se trata de uma oração, tendo já observado que a oração também é um modo de servir ao Senhor, não se está servindo ou adorando a qualquer outro deus, nenhum ídolo é erigido, e o nome do Senhor é honrado, sendo usado numa expressão devocional. Note com isso que todos os mandamentos referentes à nossa relação para com o Criador são intimamente respeitados. Não há um pedido egoísta que cobice o que é do próximo. Não se incorre em desobediência as autoridades ou qualquer outro pecado. A oração de nosso Senhor é perfeitamente bíblica, além de ser uma oração de alguém que voluntariamente se submete ao Pai.

Outro ponto que demarca a teocentricidade da oração de Cristo é o desejo por ver efetivado o reino de Deus e sua vontade. Como já abordado, o coração da oração concentra-se no Senhor e não em nós. Ademais de constatarmos isso nas palavras “venha o teu reino e seja feita tua vontade”, na petição quanto ao pão de cada dia, Cristo exibe confiança em Deus. Ele está ciente de que o Pai providenciará o necessário para nossa sobrevivência, portanto, não convém pedirmos qualquer coisa além disso, pois, não é a sobra de mantimentos em nossa dispensa que nos garantirá o amanhã, mas a boa vontade e misericórdia de nosso Deus.

Apesar de muitos acharem que as palavras “E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores” referem-se ao tratamento entre irmãos, ou a uma postura de justiça onde, ao desferirmos perdão somos também perdoados, conectando esse texto (Mateus 6.12) aos versículos 14 e 15, percebemos que esse princípio está diretamente ligado a Deus. 

Estando contentes e alegres por ter Deus nos perdoados os pecados, não devemos nos colocar como aqueles que impedem ou restringem o alcance do perdão. O Senhor nos perdoou gratuitamente, sem que merecêssemos ou pudéssemos retribuir. 

Como poderíamos privar outros de receberem perdão? Uma parábola que lança luz sobre essa questão é a do servo incompassivo. Tendo sido agraciado com o perdão de um superior, o servo nega o perdão a alguém que lhe devia uma quantia irrisória diante daquela devida ao senhor, então, quando descoberto, o senhor deste o lança nas trevas. O contexto desta parábola também é sobre perdão, e a advertência de Cristo é clara no final do texto: “Assim vos fará, também, meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas”. A demonstração de misericórdia está presente na exortação de Jesus quanto à oração. Um coração misericordioso e compassivo será ouvido pelo Pai.

A última frase de Cristo requer um pouco de atenção à gramática. Alguns teólogos (e nós particularmente concordamos) apontam que a melhor tradução da segunda parte desse texto seria: “livra-nos do maligno ou livra-nos do mal”, pois a palavra “πονηρου” (ponêrou) aponta para uma personalidade maligna, corrupta, pecadora, e isso ligado a oração anterior (não nos conduzas à tentação) sugere que a ideia é de que se peça por proteção de algum tipo de tentação ou situação calamitosa provocada pelo maligno. Dessa forma, o pensamento de que Deus nos livrará de infortúnios nessa vida é um equívoco, mas o que o texto remete é o que fala também Paulo em 1 Coríntios 10.13: “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”. No dia mal, da adversidade, e ainda mais, no dia em que nosso coração quiser fraquejar e cair, o nosso Senhor proverá escape para que possamos resistir ao pecado, glorificando assim o nome de Cristo. 

É bem verdade que tanto essa última parte da oração quanto o versículo 12, onde Cristo estaria supostamente pedindo perdão, em aplicação ao próprio Jesus, são didáticos, ele nunca pecou ou foi estimulado por uma natureza caída a pecar, como ocorre conosco. Mas Jesus está nos apontando o caminho a seguir durante nossa vida. Devemos reconhecer nossa fragilidade e dependência de Deus para resistirmos o pecado, para servi-lo, para bendizê-lo e adorá-lo.

Tendo tudo isso em mente, percebemos que a oração é bem mais do que uma conversa com Deus, é um exercício espiritual, onde nos inclinamos diante do trono da graça, para clamarmos por socorro, para pedirmos sua proteção, para expormos nossas frustrações e mágoas, para receber dele o conforto ao atravessarmos situações difíceis. 

A oração é um veículo de comunhão do ser humano com Deus o criador  através de Cristo, nosso sacerdote eterno, por meio do Espírito Santo, nosso consolador. Quando oramos, nos humilhamos reconhecendo que todo o poder está nas mãos do Deus trino e uno, que desde os céus rege todas as coisas. 

Quando oramos, nos alegramos em Cristo, pois, com intrepidez podemos nos achegar a presença de Deus. A oração é uma demonstração que nos proporciona agora, o que viveremos na eternidade; um momento de íntima comunhão com nosso Deus. Quando oramos somos fortalecidos espiritualmente, para suportarmos a caminhada cristã.

A oração é uma prática bíblica, onde expomos nosso pensamento a respeito de Deus. Se não oramos, ou oramos de forma errada, nossa perspectiva sobre Deus está errada. Logo, se nossa visão sobre Deus não está respaldada no que a Escritura diz, que Deus estamos servindo? A quem estamos orando? Ao Deus trino e uno, Criador dos céus e da terra, ou aos ídolos que criamos em nosso coração? Atentemos mais ao que as Escrituras falam sobre Deus, e assim, oremos mais, acheguemo-nos mais a Deus por meio da oração.

Informações importantes sobre o hábito de orar. 

O hábito de orar faz bem à sua saúde. O hábito de orar ajuda a regenerar o cérebro até de doenças psicológicas.  

Se você tem o hábito de orar, saiba que os benefícios desta prática abrangem as áreas espiritual, psicológica e também fisiológica. 

É o que tem afirmado o Dr. Don Colbert, um médico cristão, especialista em tratamentos naturais para retardar o envelhecimento. Ele é também um grande pesquisador de assuntos relacionados à cura pela fé.

Segundo o médico escreveu em um de seus artigos, mesmo que os benefícios da oração estejam sendo comprovados por meio de diversas pesquisas recentes, a complexidade do efeito desta prática ainda está sendo compreendida pela Ciência.

Muitas pessoas que fazem uso desta prática, a prática da oração, apresentam benefícios psicológicos e espirituais, como uma sensação de maior clareza, propósito, gratidão, senso de conexão com a realidade e de bem-estar geral", explicou.

"No entanto", acrescentou, "os tipos de tese de benefícios subjetivos podem ser difíceis de medir cientificamente".

Falando sobre as pesquisas já concluídas sobre o assunto, Dr. Colbert citou um estudo, destacando que a oração acaba sendo a esperança para muitas pessoas que enfrentam doenças graves.

"Um estudo da Universidade de Rochester descobriu que 85% das pessoas que lidam com uma doença grave buscam ajuda na oração", explicou.

"Isso mostra que uma oração não é apenas um fenômeno cultural, mas um aspecto fundamental da experiência humana. No entanto, muitas pessoas ainda lutam para conciliar o poder da oração a uma visão de mundo científicamente", reconheceu o médico.

Orar faz bem à saúde

Continuando seu raciocínio, Dr. Colbert apontou outro médico, pesquisador e escritor que também reforça a tese da influência da oração sobre a saúde humana.

O Dr. Harold G. Koenig, da Universidade de 'Duke', autor de vários livros sobre fé e cura, diz que “os estudos têm mostrado que uma oração pode impedir que as pessoas adoeçam e quando adoecem, a oração pode acelerar o seu processo de cura", citou.

Então, como é que isso acontece? Para explicar melhor este efeito da oração sobre a enfermidade ou até mesmo como uma prevenção, Colbert citou resultados de estudos do Dr. Herbert Benson, especialista cardiovascular de Harvard, que explica a reação do corpo durante uma oração.

O Dr. Herbert Benson descobriu o que é chamado de “resposta de relaxamento”. Este é o estado fisiológico que ocorre durante uma oração, envolvendo o sistema nervoso autônomo (automático), que muda ao longo de um o estado dominante parassimpático (responsável por descansar), ao contrário do estado do sistema nervoso simpático (responsável por sensações de luta, tensão), no qual a maioria de nós passa a maior parte do dia, explicou.

"O ato da oração tem aumentado a produção de muitos neurotransmissores bem úteis, como a dopamina, que ajuda a promover um estado de relaxamento, foco, motivação e bem-estar", acrescentou Colbert.

Mas para quem pensa que os efeitos da oração sobre o corpo humano se limitam ao relaxamento, ainda há mais a aprender sobre isso.

"A oração pode ter um efeito a longo prazo positivo, chegando realmente a reprogramar e reconstruir o cérebro", afirmou o médico cristão.

Colbert explicou ainda que estes efeitos já estão sendo comprovados por pesquisadores ao fazerem buscas mais minuciosas no cérebro humano.

"Podendo fazer uma varredura do cérebro, usando ressonância magnética (MRI), os pesquisadores têm conseguido observar mudanças fisiológicas que ocorrem nos cérebros daqueles que oram regularmente", explicou.

Colbert citou uma pesquisa desenvolvida por Lisa Miller, professora e diretora da Clínica de Psicologia e diretora do 'Instituto de Espiritualidade para o Corpo e a Mente', na Universidade de Columbia. Ela conduziu um estudo com 103 pessoas que estavam em um alto risco de depressão.

Usando a ressonância magnética, ela descobriu que os que têm o hábito de orar, tendem a ter um córtex cerebral mais espesso, o que é associado a um menor risco de depressão e de ansiedade, explicou o médico.

Em seu artigo, Colbert ainda destacou um estudo de uma revista norte-americana, que destacou que a oração também é um forte "antídoto" contra as desordens psíquicas.

De acordo com um estudo publicado na revista 'Sociology of Religion' ('Sociologia da Religião') intitulado “Oração, apego a Deus e sintomas de desordens entre os americanos”, descobriu-se que aqueles (entre os 1,714 pacientes estudados) que tinham uma concepção sobre Deus como alguém associado ao amor e proteção, passaram por uma redução mais notável nos sintomas de ansiedade, comparados com os outros pacientes", explicou o médico.

Uma oração por dia mantém o médico longe de você. 

O Dr. Colbert finalizou seu artigo afirmando que se antes havia desconfianças com relação à oração (por parecer algo místico demais para os céticos), agora não há mais motivos para deixar de orar diariamente.

"Com tantos benefícios nos níveis físicos, psicológicos e espirituais, não há razão para deixar orar e/ou meditar todos os dias", afirmou Colbert.

O médico também explicou que o momento do dia que é separado para a oração faz a diferença na eficácia de todos estes benefícios. Porém reconheceu que a oração, sempre será benéfica de alguma forma, em tempo ou fora do tempo. A recomendação do apóstolo Paulo é que devemos “orar sem cessar”. 1Ts 5.17.

"Os melhores momentos do dia para a prática da oração, são o começo da manhã e logo antes de dormir. No entanto, isto não quer dizer que você não possa orar no caminho para o trabalho, na fila do supermercado, sentado na sala de espera do consultório do médico ou antes das refeições", acrescentou.

"Que sejam 30 segundos de oração, reconhecendo o amor Deus e dando graças por todas como bênçãos em sua vida. Isso pode ter um efeito poderoso sobre o seu corpo, sua mente e seu espírito. 

Então, o que você acha? Você se sente inspirado para revigorar o hábito da oração em sua vida?", finalizou o médico convidando a todos para desenvolver o hábito da oração e é claro que terminaram com uma fervorosa oração.

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 










segunda-feira, 7 de outubro de 2019

QUANTO VALE UMA ALMA

VOCÊ SABE O VALOR DE UMA ALMA?

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
Mateus 16:26  

Me permitam dizer algo sobre líderes religiosos atuais que ensinam para os acadêmicos de Teologia, para os seminaristas, ensinam nos gabinetes pastorais e nas reuniões ministeriais próprias de obreiros pastores e líderes,  o inverso do que Jesus ensinou quanto ao trato com suas ovelhas, com relação ao valor individual da alma de cada um. 

Se você ainda não conhece e ainda não cantou um corinho sobre o valor de  uma alma, você pode consultar no YouTube “você tem um valor” e você irá encontrar esse corinho muito sugestivo sobre o assunto. Tem também um outro hino que faz uma pergunta dizendo: “irmão você sabe o valor de uma alma...?”. Vejam também no YouTube. 

O apóstolo Paulo nos ensinou em Romanos 12.15:

“Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram”.

Quantas pessoas estão chorando e clamando por socorro, por alguém que lhes estenda a mão e lhes traga uma palavra amiga e de consolo e conforto para a alma! São milhões de pessoas crentes e descrentes. Crédulos ou incrédulos. 

Mas, a tônica dos ensinamentos teológicos do mundo moderno é que os obreiros, os pastores e líderes evangélicos em geral não devem se emocionar e nem se deixar contaminar com os manifestações emocionais espontâneas de qualquer natureza de suas ovelhas, para não atingir e nem prejudicar o seu estado emocional e o seu psiquê. 

Até certo ponto podemos considerar que este procedimento estaria correto, mas não devemos generalizar e formar uma barreira de proteção que não nos permite verificar o que realmente está acontecendo com as ovelhas, afim de neutralizar todo e qualquer envolvimento emocional com o rebanho que está aos nossos cuidados pastorais. 

Você que é líder evangélico, Pastor, obreiro, e crentes em geral já orou e chorou diante de Deus hoje para a conversão a Cristo de uma pessoa da sua família ou não? Tenho certeza que se você que é uma pessoa honesta, que é crente e tiver que cobrir um cheque ou pagar uma conta na próxima segunda-feira e não tiver as provisões necessárias, você é capaz de chorar na presença de Deus em oração a noite inteira pedindo o socorro do Senhor Jesus. Façam isso também com relação às vidas que estão indo, aos montões, para o inferno. Você é capaz sim de ganhar uma ou mais almas para o Senhor Jesus.  

“Como que um pastor, um líder evangélico de verdade não vai chorar com uma ou mais de suas ovelhas se ela ou elas está ou estão chorando de tristeza ou de alegria? Se isto não acontecer com você, é bom você repensar sua vida ministerial, sua vocação e seu chamado. A emoção das ovelhas e do rebanho devem também ser consideradas como emoções contagiantes na vida dos seus pastores e líderes. Isso é alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram”.  By Waldirpsouza. 


A Bíblia nos ensina que uma alma vale mais do que o mundo inteiro.

A vida do justo é como árvore plantada junto à corrente das águas, mas o fruto do justo é árvore de vida, alimenta os famintos e fortalece os fracos. (Salmo 1.1-3).

Da boca do justo saem palavras de vida eterna e das mãos dele obras da bondade. O justo também é sábio e a maior expressão de sabedoria é investir na salvação dos perdidos. 

Aquele que ganha almas faz investimento eterno e ajunta tesouros que os ladrões não podem roubar nem a traça destruir. 

Da boca do justo saem palavras de vida eterna e das mãos dele obras da bondade. O justo também é sábio e a maior expressão de sabedoria é investir na salvação dos perdidos. 

Aquele que ganha almas faz investimento eterno e ajunta tesouros que os ladrões não podem roubar nem a traça destruir. 

De nada adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma. 

De nada adianta ajuntar tesouros na terra se esses bens e tesouros não estão a serviço do Reino de Deus para ganhar almas. 

O melhor investimento que podemos fazer é no Reino de Deus para a salvação de todo aquele que nEle crer. O melhor e mais sábio uso do nosso tempo é proclamar as boas novas de salvação. O evangelho é boas novas de grande alegria. 

A maior alegria que podemos ter é gerar filhos espirituais. A maior recompensa que poderemos ter é ver almas se rendendo aos pés do Senhor Jesus. 

Seja sábio, invista seu tempo, seu dinheiro e sua vida nessa grande empreitada de ganhar almas para o reino de Deus. Isso não tem preço. Isso nos trás um gozo de alegria na alma que dinheiro nenhum paga.

“O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio”.  Pv.11.30.

Quanto você pagaria pelo resgate de sua própria alma?

Que daria o homem pelo resgate (pagamento) de sua própria alma? (Marcos 8:37).

O salmista no Salmo 47.7 nos diz o seguinte: que “ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate. 

Em Apocalipse 5.9 nos diz que só Jesus pode resgatar uma alma da perdição eterna. 

Dizendo: “E com o Teu sangue compraste para Deus homens de todas as tribos e línguas e povos e nações”.

Então qual será preço, o valor comercial da alma de um homem, de um ser humano?

Em Marcos 8.37 diz também: ...ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma? Qual o valor a ser pago?

 Quem pode pagar para que um ser humano viva feli8  salvo para sempre e eternamente?

Ninguém podia e ninguém pode pagar tal preço, por isto Jesus teve que vir, viver como homem, criar um corpo para si, um corpo mortal para o dar em resgate em pagamento,  de nossas almas, pois no livro dos Salmos diz: (Salmo 49:6-10), Deus diz através do salmista que o preço de uma alma era caro demais e que ninguém poderia pagar por ela, vejamos estes versículo:

Salmo 49.6-10.

6.    Dos que confiam nos seus bens e na sua muita riqueza se gloriam?
7.    Ao irmão verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por ele a Deus o seu resgate 
8. (pois a redenção da alma deles é caríssima, é cessará a tentativa para sempre). 
9.   Para que continue a viver perpetuamente e não veja a cova.
10.   Porque vê que os sábios morrem, que perecem igualmente o louco e o bruto e deixam a outros os seus bens. 

Porem Jesus pode, porque Ele era o unigênito filho de Deus que estava com Deus e que era Deus. (João 1).

 E como está escrito em Apocalipse 5: E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, é de abrir os seus selos; Porque foste morto e com o Teu sangue compraste para Deus homens de todas as tribos e línguas r nações. 

Portanto, Jesus é o único Caminho, a Verdade e a Vida.  (João 14.6), porque somente o sacrifício d’Ele pode pagar tão alto preço, porque somente o sangue dEle tinha tanto valor para pagar por todas as almas.


O valor de uma alma custou muito caro. 

Custou um preço impagável pelos seres humanos.

Mc 8.36, 37; Mt 16.26; Lc 9.25

Qual o valor que deve ser pago por uma pessoa que foi sequestrada? Satanás sequestrou, roubou a alegria da salvação eterna do ser humano.

É impossível calcular o valor de uma pessoa.

Não se pode por preço em uma alma, pois é criação de Deus e é eterna. O valor de uma alma é incalculável aos olhos de Deus.

Definição de uma alma. (Gn 2.7).

Somos mais do que vemos. Somos compostos de três partes. (1Ts 5.23).

Sobre o corpo, a alma e espírito.

Deus nos fez uma alma viva, alma vivente. Não é apenas só um corpo vivo. Somos todos tricotômicos, possuímos e somos constituídos de três partes a saber: corpo, alma e espírito. Cada uma dessas partes tem um direcionamento já pre determinado por Deus.

Sua alma é a fonte de todas as suas emoções e sua vontade, é o lugar onde os desejos do seu coração é real.

Jesus nos lembra o valor de uma alma. (Mt 16.26). 

A alma é criação única de Deus.

O homem é feito à imagem e semelhança de Deus, sua vida começou pela própria respiração do próprio Deus que soprou em suas narinas o fôlego de vida. (Gn 1.26-27; 2.7).

Deus concede e reconhece a alma de cada ser humano antes de nad3, no momento da concepção, por isso o aborto e pecado. (Sl 139.14-16; 82.16).

É a posse mais valiosa que uma pessoa tem.

“Todas as riquezas e poder que alguém possa ganhar aqui na terra não vale o preço da alma de alguém ou da alma que tem”. By.Waldirpsouza. 

Não importa o que faça ou tenha feito nessa vida, se você não procurar salvar sua própria alma, terá sido um completo fracasso sua passagem pelo planeta terra. 

O custo da alma prova que você tem um grande valor para Deus. 

O pecado separa a alma do homem, de Deus (Isaías 59.2).

O sacrifício de Jesus na cruz tornou possível para a alma do homem ser comprada de volta para Deus.  (Rm 5.6-8; 1 Pe 1.18-20).

O valor deve ser demonstrado em termos de tempo, esforço e dinheiro para se ver que uma alma teve todas as chances de não só ouvir o Evangelho, mas vir a Cristo e ser salvo gratuitamente. 

O homem deve valorizar sua alma aceitando a Jesus como único e suficiente Salvador e Senhor de sua vida; Jesus veio nos salvar do inferno e da perdição eterna.

A alma do homem tem um grande valor para Deus, prova disto é que Ele deu o que tinha de mais precioso, seu Filho unigênito, a fim de resgatar a nossa alma do inferno e da perdição. 

O valor que Deus coloca em cima de uma alma é inegável, é indiscutível e é inegociável. 

Se você ainda não aceitou Jesus Cristo como único, perfeito e suficiente Salvador de sua alma, aceite-O hoje mesmo. Jesus pagou o preço de sua salvação na cruz do calvário. Jesus te ama. 

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.