segunda-feira, 26 de agosto de 2019

A FALSA E APARENTE GARANTIA DE UMA SALVAÇÃO FÁCIL.

A FALSA E APARENTE GARANTIA DE UMA SALVAÇÃO FÁCIL. 

A garantia de salvação é somente Jesus Cristo quem pode dar. Quem morreu na cruz do calvário para nos dar a Salvação foi Jesus.

Homem nenhum pode garantir ou dar o direito de Salvação a qualquer outro ser humano. O céu não está a venda. A salvação não está a venda. Títulos de igreja nenhuma salva ninguém. 

Títulos honoríficos e diplomas qualificativos e anéis de formaturas das mais expressivas também não salvam ninguém. Quem salva é só o Senhor Jesus. 

Filipenses 3:19-21 
19 O futuro deles é a perdição eterna. Têm por deus os seus próprios apetites. Têm orgulho naquilo de que deveriam até envergonhar¬em-se. Todos os seus pensamentos giram à volta do que é terreno (e suas intenções são apenas de enriquecimento das coisas materiais),

20 Mas quanto a nós, a nossa pátria está no céu, donde esperamos que hᬠde voltar o nosso Salvador, o Senhor Jesus Cristo, 

21 o qual, nessa altura, transformará os nossos fracos corpos mortais, para os tornar semelhantes ao seu próprio corpo glorioso.

Ele tem o poder necessário para isso, devido à sua capacidade de sujeitar a si mesmo todas as coisas.

“E conhecereis a verdade e verdade vos libertará”. João 8.32

Verdadeiramente só Jesus Cristo é quem pode nos salvar. Só Jesus Cristo tem este poder. Homem nenhum pode dar a garantia de si mesmo que eles podem salvar alguém. 

Até porque para eles serem salvos teem que fazer da sua parte também. 
  
Cada um de nós temos que fazer da nossa parte para sermos salvos.

Muitas religiões e muitos líderes evangélicos estão oferecendo uma salvação tão fácil que as pessoas continuam na prática contumaz do pecado e acham que vão ser salvas.

Em Hebreus 10:23-29, 35-39, nos diz que se voluntariamente continuarmos no pecado, se todos permanecermos no pecado, o que é desagradável à Deus,  infelizmente a nossa condenação será iminente; não haverá salvação para quem é contumaz na prática do pecado.  

Aqui em Hebreus 10 nós encontramos uma forte advertência sobre este assunto. 

Vejamos o que diz em Hebreus 10:23-29, 35-39.

“retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa; e consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia. 

Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários. 

Havendo alguém rejeitado a lei de Moisés, morre sem misericórdia, pela palavra de duas ou três testemunhas; de quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue do pacto, com que foi santificado, e ultrajar ao Espírito da graça? 

Não lanceis fora, pois, a vossa confiança, que tem uma grande recompensa. Porque necessitais de perseverança, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Pois ainda em bem pouco tempo aquele que há de vir virá, e não tardará. Mas o meu justo viverá da fé; e se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.”

Temos aqui três questões fundamentais, cuja resposta é clara no texto e no contexto do tema proposto. 

I) Esta passagem, que é especialmente uma forte advertência, se refere aos crentes? A resposta é sim: ela fala sobre pessoas que foram santificadas com o sangue da promessa e sem dúvida, estas pessoas só podem ser cristãs. Como 1 Coríntios 6:9-11 diz, falando a Cristãos:
“Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.”

Santificação e perdão são reservados àqueles que crêem, e os meios de alcançá-los é através do “sangue da promessa”. (Mateus 26:28). O sangue de Jesus Cristo derramado na cruz do calvário. 

II) Agora, é possível que alguém que tenha sido santificado com o sangue da promessa, o sangue de Cristo, retroceder e então passar a considerar o mais precioso sangue como comum, colocando embaixo dos seus pés o Filho de Deus, e insultando o Espírito Santo? 

É possível para alguém que uma vez creu no evangelho, “retroceder”? Está claro pela passagem acima e por outras passagens que vimos até agora que isto é realmente possível.

III) A próxima pergunta é: a salvação é o que aguarda aqueles que embora tenham sido santificados pelo sangue da aliança, mas depois o consideraram comum, e retrocederam? Bem, é óbvio a partir deste texto que a resposta é negativa.

Além disso, eu também quero pontuar o seguinte trecho da passagem:

“Porque se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados, mas uma expectação terrível de juízo, e um ardor de fogo que há de devorar os adversários".

Um pouco adiante vamos ver mais a respeito do pecado, e quando alguém está realmente fora da fé. 

Mas, para dar agora uma resposta curta a este respeito, está expresso na passagem que diz “se voluntariamente continuarmos no pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade". 

Pecar voluntariamente não é um ato único, isolado, um episódio na vida de fé, que está se esforçando na retidão. Ao contrário, significa uma vida que vive a prática do pecado, uma vida que habitualmente, e como forma de viver, peca, apesar do conhecimento da verdade. 

Esta negligência habitual e voluntária de tudo aquilo que sabemos que diz a Palavra de Deus, é mortal, e tal pessoa deveria arrepender-se imediatamente, ao invés de descansar numa falsa garantia de salvação.

Deus nos perdoe por tantos pecados do decorrer de nossas vidas.

Lista dos pecados mais conhecidos e mais cometidos por todos os seres humanos. Uns em maior, outros em menor escala.

Vejamos os nomes de pecados que existem e que mais as pessoas cometem, porém muitos deles as pessoas nem consideram mais como pecados diante de Deus. 

Primeiro vamos lembrar quais são os chamados 7 pecados (capitais?) listados na Bíblia.

Os Sete pecados na Bíblia citados conjuntamente são:

A Bíblia não tem uma lista de pecados capitais mas em Provérbios 6:16-19 tem uma lista de sete pecados que o Senhor Deus detesta  e abomina. 

Provérbios, 6

16. Estas seis coisas aborrece o SENHOR, e a sétima a sua alma abomina: 
17. olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 
18. e coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal,
19. e testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.


1.     Olhos altivos
2.     Língua mentirosa
3.     Mãos que derramam sangue inocente
4.     Coração que traça planos perversos
5.     Pés que se apressam para fazer o mal
6.     A testemunha falsa, que espalha mentiras
7.     Aquele que provoca discórdia entre irmãos


Temos uma lista de pelo menos  outros 21 pecados, dentre estes destacamos alguns que são tão costumeiramente cometidos que ninguém dá mais a devida importância, tais como: luxúria, gula, vaidade, preguiça, e por aí vai.

1-Gula
2- Avareza
3- Luxúria
4- Ira
5- Inveja
6- Preguiça
7- Vaidade
8- Homicídio
9- Adultério
10- Furto
11- Mentira
12- Feitiçaria
13- Idolatria
14- Desobedecer os pais
15- Blasfêmia
16- Embriagues
17- Fornicação
18- Dizer palavras torpes
19- Calunia (falar mal dos outros)
20- Timidez (no sentido de ser medroso, covarde)
21- Suicídio

Deve ter mais... mas ficamos com a informação destes.

O que Deus diz sobre o pecado? O que é pecado?

A Bíblia diz que o pecado separa as pessoas de Deus e leva à morte. Por causa do pecado, a terra foi amaldiçoada e temos muitos problemas (Gênesis 3:17-19). Mas, porque Deus nos ama, Ele enviou seu filho Jesus para nos libertar do pecado e restaurar nosso relacionamento, a nossa comunhão com Ele.

O que é pecado? Qual é o significado do pecado?

O pecado na Bíblia tem três definições baseadas no fato de que devemos estar constantemente buscando a santificação e nos enchermos do Espírito Santo de Deus. 
1. Não atingir o nível de santificação. As normas de Deus são perfeitas, têm um nível muito elevado, porém simples, para seguirmos. quando não atingimos esse nível nas nossas vidas, estamos em pecado. Por isso devemos estar em constante oração para alcançarmos a comunhão com Jesus Cristo e sermos Salvos.   (Romanos 3:23).
2. Distorcer ou desviar-se das normas de Deus deliberadamente. Quando, por decisão própria,  não seguimos as normas de Deus, ou mudamos as normas para serem contrárias às de Deus, pecamos. (Romanos 1:18).
3. Rebelar-se voluntariamente contra as normas de Deus. Isto é, quando, por vontade própria, simplesmente rejeitamos as normas de Deus. (Romanos 8:7).

O pecado tanto pode significar nossas ações como nossa natureza. A Bíblia diz que fazemos coisas que são pecado e que o pecado é uma parte de nós, como que uma doença crônica.

Temos tendência a pecar. Isso não significa que não somos culpados; cada pessoa pode escolher pecar ou não.

Quais são as consequências do pecado?

1. Separação de Deus. Esta é a pior consequência; Deus é bom e não pode conviver com o pecado, que é mau; o afastamento do amor de Deus leva a todas as outras consequências.
2. Morte eterna por causa do pecado. Sofremos morte física, porque somos imperfeitos e o que é imperfeito não dura (Romanos 6:23).
3.   Insegurança e perda de sentimento pelas coisas de Deus. A inércia espiritual faz s pessoa distanciar de Deus. Mas somente   em Deus encontramos nossa identidade espiritual para o perdão de nossos pecados. Sem Ele a vida deixa de fazer sentido.
4.  Escravidão ao diabo. Tudo o que está longe de Deus pertence ao diabo; a pessoa que se distancia de Deus torna-se escravo do pecado. Ficamos distantes de Deus quando pecamos. (1 João 3:8).
5.  Problemas com outras pessoas nos afastam da comunhão com Deus.  O pecado muitas vezes prejudica as pessoas à nossa volta e estraga muitos relacionamentos.

Como posso ficar livre do pecado? Tem jeito?
Aceitando Jesus como seu Senhor e Salvador. Jesus morreu na cruz para pagar o preço que você (nós todos) devia pagar por seus (nossos) pecados. (1 João 2:2). 

Quando você reconhece seus pecados, pede perdão e aceita Jesus como seu único e suficiente Salvador, os seus pecados são apagados. Isso não significa que o que você fez não tem problema (você ainda vai morrer) mas agora você tem uma segunda chance. E dessa vez você recebe uma nova natureza, ao aceitar Jesus e se batizar nas águas você se torna uma nova criatura em Cristo, agora inclinado para o bem, porque você está unido a Deus.

Deus perdoa tudo?
Quem tem Jesus ainda peca, porque a velha natureza do pecado ainda está lá, lutando com a nova natureza. Mas pedindo perdão e com a ajuda de Deus, você pode vencer essa natureza. Já não precisa mais viver preso no pecado, sem conseguir sair.

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Em.6.23

O salário do pecado é a morte? O que isso significa?

A Bíblia diz que a morte é o preço justo pelo pecado. É como um salário, nós merecemos. A morte é o castigo e o resultado natural do pecado. Mas a Bíblia também diz que Deus dá a vida eterna de graça.

O contexto de Romanos 6:23 fala sobre a diferença entre viver para o pecado e viver para Deus. A Bíblia deixa claro em várias passagens que o castigo justo do pecado é a morte. O pecado contamina e causa mais maldade e precisa ser castigado. Mas é salvo está livre do poder do pecado e pode se santificar em Jesus (Romanos 6:19).

Se porém pecarmos temos um advogado
Em 1 Jo. 2.1-2 temos a garantia de que se pecarmos temos um advogado fiel para garantir a nossa defesa e a nossa salvação.

Vejamos logo abaixo 17 versículos  que nos mostram o incrível poder do perdão para alcançarmos a salvação. 

É uma curta coleção de versículos para exibir o incrível poder de Deus e a vontade de Deus de nos perdoar para sermos salvos.

O perdão é uma parte muito central do evangelho e às vezes é bom ter uma lembrança das promessas verdadeiramente surpreendentes que Deus dá em relação a este assunto.  Aqui está uma pequena seleção de versos sobre o perdão, as suas condições, e seu poder. 

Quando olhamos para estes versículos  podemos ver claramente que, enquanto nos arrependemos e somos fiéis a perdoar os outros, então Deus vai nos perdoar totalmente e absolutamente e nós podemos realmente ter  um novo começo de vida,  uma vida nova com e em Jesus Cristo. 

Salmos 103: 10-12
Ele não nos trata segundo os nossos pecados, nem nos castiga segundo as nossas iniquidades. Porque, assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com aqueles que o temem; tanto quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões.

Salmos 130: 3-4
Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá? Contigo, porém, está o perdão para que te temam

Isaías 1:18
“Vinde então, e argui-me,” diz o Senhor: “Ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã".

Isaías 43:25
Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e eu não vou lembrar de seus pecados.

Isaías 55: 7
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; deixá-lo voltar para o Senhor, e Ele terá misericórdia dele; e para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.

Miqueias 7: 18-19
Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do resto da tua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Ele voltará a ter compaixão de nós, e sujeitará as nossas iniquidades. Você vai lançar todos os nossos pecados nas profundezas do mar.

Mateus 6: 14-15
Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará. Mas se não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.

Marcos 11:25
E sempre que estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.

Lucas 6:37
Não julgueis, e não sereis julgados. Não condeneis, e não sereis condenados. Perdoem, e serão perdoados.

Lucas 7: 47-48
Por isso eu digo a você, seus pecados, que são muitos, são perdoados, porque muito amou. Mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama.

Lucas 24: 46-47
Era necessário que o Cristo padecesse e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia, e que o arrependimento e a remissão dos pecados deve ser pregado em seu nome a todas as nações.

Atos 3:19
Arrependei-vos, pois, e convertei de forma que seus pecados sejam apagados, para que tempos de refrigério possam vir da presença do Senhor.

1 Coríntios 6: 9-11
Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não seja enganado. Nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. E tais fostes alguns de vós. Mas vocês foram lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.

Efésios 1: 7-8
Nele temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo as riquezas da sua graça, que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência.

Colossenses 1: 13-14
Ele nos libertou do poder das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados.

1 João 1: 9
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

1 João 2: 1-2
Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis. E se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também para o mundo inteiro.

Proteja-se dos falsos profetas, falsos doutores da religião e falsos mestres e pastores que vivem vendendo um evangelho fácil e uma expectativa de uma (falsa) salvação. 

Garanta você mesmo a sua salvação gratuitamente aceitando a Jesus como seu único e suficiente Salvador. Jesus falando sobre o evangelho e sobre a salvação disse: de graça recebestes, de graça dai.

Procure uma igreja que se identifique com as verdades do evangelho não te explore financeiramente e seja um membro eficiente na obra de Deus.  

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor 







Nenhum comentário:

Postar um comentário