quinta-feira, 8 de agosto de 2019

A HIPOCRISIA À LUZ DA BÍBLIA

A HIPOCRISIA À LUZ DA BÍBLIA 

Hipocrisia em todos os segmentos da religião é bem visível, infelizmente. Também o é em todos os segmentos da sociedade. 

“O hipócrita é mais ou menos assim: ele(a) sobe no mais alto monte num dia de muito vento soprando por todos os lados, carregando um saco de penas com falsas acusações e mentiras escritas contra seus oponentes ou desafetos e as lança aleatoriamente ao vento; depois ninguém mais conseguirá ajuntá-las para desmentir o hipócrita, por fim a mentira fica sendo verdade mesmo que não seja”. By Waldirpsouza. 

A Bíblia, no Novo  Testamento, refere-se especificamente aos hipócritas em vários lugares, em especial quando representando de maneira caricatural as seitas dos escribas, saduceus mas principalmente a dos fariseus, como por exemplo, o Evangelho de Mateus capítulo 23, versículos 13 a 15.

"Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós”. 

Falsas ovelhas são chamadas pelo Apóstolo Paulo de falsos irmãos, ou seja, seria o mesmo que chamá-los de hipócritas. 

Gálatas 2:4 diz:
4 E isso por causa dos falsos irmãos que se tinham entremetido e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão;

Essas falsas ovelhas ou falsos irmãos teem matado uma geração de crentes, obreiros,  pastores e líderes com suas lisonjas empregando e adorando um falso evangelho, o evangelho da libertinagem e da adoração ao ter e não ao ser. Um evangelho que aceita tudo dentro da igreja e que as pessoas é que são adoradas e não o do dono da igreja que é Jesus. Jesus já havia previsto essa situação quando preferiu suas palavras aos fariseus em Mateus 23.

Vivemos hoje  evangelho da hipocrisia? Sim ou não? 

Lembrando que sempre existiram as exceções de praxe de quem verdadeiramente é fiel a Deus e à sua palavra. 

Por outro lado tem também uma geração de obreiros, pastores, falsos profetas e falsos líderes evangélicos, que são tão hipócritas e que mentindo, enganam milhares e até milhões de pessoas com suas doutrinas falsas ou falta de doutrinação sadia, aplicando apenas uma teologia inventada e modernistas que só trás em seu bojo apenas agradar a todos sem confrontar ninguém com as verdades do evangelho do Senhor Jesus. Aceitam tudo e todos, desde que paguem polpudos dízimos e ofertas farisaicas. Conversão mesmo ao evangelho do Senhor Jesus, nem de longe é demonstrada no decorrer de suas cerimônias ou cultos. Ensino da palavra de Deus não está nos planos deles. 

Explanação de mensagens bíblicas para eles é perda de tempo.  

Fala-se muito dos falsos profetas, mas pouco se fala das ovelhas falsas, que estão matando uma geração de verdadeiros pastores e líderes. Não adianta culpar uns e dizer que os culpados dessas situações são os outros. Todos teem sua parte de culpa nessa história. 

Falsas ovelhas e falsos irmãos e líderes religiosos relapsos sempre se merecem uns aos outros. Sempre causam no meio do rebanho um grande estrago. Fazem fofocas, levantam suspeitas uns contra os outros,  são infiéis  e incitam a infidelidade dos demais, falam do que não sabem apenas para acusar os inocentes e jogá-los na fornalha da mentira, se envolvem em questões loucas, fazem julgamentos precipitados,  estão sempre procurando um erro, uma acusação,  são involuntários, fazem a obra como se fosse para o pastor ou para seu egocentrismo e não para Deus, são na verdades ateus disfarçados que tem destruído obras de amor, de temor e de confiança diante de Deus. 

Elas chegam mansinhas, cautelosas e vão  se infiltrando no meio do rebanho, logo se tornam obreiros e líderes para depois mostrar suas garras; estão sempre presentes em tudo que é  relacionado à igreja dentro e fora dela, diante de todos parecem os melhores amigos de seus pastores e líderes, sabem se “comportar”, sabem o que falar, aprendem a lidar com temperamento, com o gosto das ações e reações  da sua liderança, são  ágeis nas amizades até  que põem  as garras de fora.

Daí  revelam suas ambições,  invejas, contendas e inflamam o rebanho contra o seu pastor ou líderes contra líderes. O pastor que é temente à Deus fica refém,  pois a pessoa era tão amiga,  tão  próximo,  tão  dócil,  tão servo, ninguém  vai acreditar mais no seu líder, no seu pastor quanto à qualquer questão que venha a denegrir a imagem daquela pessoa.  Dizem: O quê? O pastor fez isso? Que homem de Deus hein? Você não viu quem era aquela  pessoa que estava com ele(ela)? Então surgem as dúvidas, muitas dúvidas, muitas suspeitas.

Irmãos sejamos vigilantes,  satanás não poupa esforço para destruir o rebanho de Deus, orem pelo seus pastores e líderes. Orem pelos neófitos, orem pelos fracos na fé.  

Geralmente crentes, obreiros e líderes falsos são também hipócritas. 

Vejamos na Bíblia algumas referências sobre o hipócrita e sobre a hipocrisia. São 31.

1. A falsa cordialidade dos hipócritas, Sl 28.3
2. A falsa humildade do hipócrita, Cl 2.18
3. A hipocrisia de Faraó, Ex 9.27 
4. A hipocrisia de Herodes, Mt 2.7,8,13
5. A idolatria do hipócrita, Ez 14.4
6. A jactância do hipócrita, Os 12.8
7. A oração do hipócrita, Sl 80.4; 109.7; Pv 28.9
8. A piedade do hipócrita é apenas aparente, II Tm 3.5
9. A religiosidade do hipócrita, Pv 27.14; Sf 1.5
10. A súplica do hipócrita, Mt 7.21-23
11. A verdadeira sabedoria não aceita hipocrisia, Tg 3.17
12. Homens hipócritas, Mt 11.16,17
13. Jó acusado de ser hipócrita, Jó 4.1-5; 11.4-6
14. Líderes, sacerdotes e fariseus hipócritas, Mq 3.11; Mt 15.7-9; 21.31,32; 23.1-3; Lc 11.45-54; Mc 12.15,16
15. O arrependimento do hipócrita, Ml 2.13; 
16. O beijo do hipócrita, Pv 27.6
17. O castigo do hipócrita, Ez 16.56,57
18. O clamor do hipócrita, Is 58.1,2.
19. O coração do hipócrita, Dt 11.6
20. O hipócrita anda em trevas, I Jo 1.5-7
21. O hipócrita é condenado por sua própria boca, Jó 15.6; Ez 33.31
22. O hipócrita é limpo por fora e imundo por dentro, Mt 23.35-38
23. O hipócrita é semelhante ao assassino, Mt 23.29-32
24. O hipócrita fala uma coisa e faz outra, Sl 55.21; 62.4
25. O hipócrita não escapará da condenação do inferno, Mt 23.33
26. O hipócrita se sente mais santo que as demais pessoas, Is 65.4,5
27. O hipócrita tem bondade nos lábios e maldade no coração, Pv 26.24-26; II Cr 25.2
28. O jejum do hipócrita, Is 58.4,5; Zc 7.1-6
29. O juramento do hipócrita, Is 48.1,2; Jr 5.1,2
30. O rosto do hipócrita, Mt 6.16-18
31. Os lábios do hipócrita, Pv 26.23; Tg 1.26; Mc 7.

Poderíamos mencionar muitas outras referências bíblicas, mas estas daí já demonstram como é o caráter de uma pessoa hipócrita. 

Não custa lembrar que José viveu no Egito, mas o Egito não viveu em José.

Daniel viveu em Babilônia, mas a Babilônia não viveu em Daniel.

Vivemos no mundo, mas não podemos permitir que o mundo viva em nós, não se turbe o seu coração, Deus se importa com você, confie nEle, espera nEle e Ele tudo fará por você; tenhamos confiança no Senhor Jesus para não sermos contaminados com a hipocrisia deste mundo. 

Não custa lembrar que o Senhor Jesus viveu num tempo aqui na terra em que reinava a hipocrisia e todos os tipos de influências negativas para corromper até os pobres e necessitados; esses corruptos, hipócritas e bandidos que dominavam a religião “oficial” em Israel e se conluiavam com os políticos e outros  dos mais poderosos das religiões, eles eram dominados por tamanha hipocrisia, mentiras e espírito de engano que condenaram a Jesus, um inocente, à morte de cruz, sem que Ele tivesse direito de defesa; não se podia pela lei judaica julgar ninguém à  noite, porém os religiosos e falsários julgaram e condenaram Jesus à morte e pela madrugada seguinte já estavam realizando seu intento maligno crucificando Jesus na dura cruz do calvário. A multidão? A multidão de pessoas foram influenciadas e inflamadas pelos sacerdotes e líderes da religião daquele tempo para gritarem bem alto: crucifica a Jesus e solte a Barrabás. E Pilatos lavou as mãos como se não tivesse nada na condenação de um inocente.    

A hipocrisia causa separação e divisão? A casa dividida não prosperará?

O que é uma casa dividida?

“Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: "Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá”. (Mateus 12.25).

O que é divisão? A palavra divisão significa duas visões ou dupla visão, vertigem, etc. 

Jesus disse que uma casa, uma família, um reino dividido, não subsiste, perde a força.

Satanás, Lúcifer,  queria dividir o céu e assentar-se no trono, querendo ser semelhante ao Altíssimo. Na sua rebelião conseguiu levar um terço dos anjos do céu com ele.

No Jardim do Édem houve divisão. Adão pensou que também poderia mandar no Jardim e desobedeceu a ordem do Senhor de não tocar na árvore do bem e do mal.

No mundo Árabe, também há divisão. A briga entre árabes e judeus é uma briga entre dois irmãos, filhos do mesmo pai Abraão; eles são descendentes de Ismael e Isaque.

"O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você". Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês". Ao contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis, e os membros que pensamos serem menos honrosos, tratamos com especial honra”. (1 Coríntios 12.21).

 É isso que o mundo oferece, mas Jesus nos alertou para não nos contaminarmos com este mundo. Vivemos no mundo mas não pertencemos à este mundo. 

Glórias a Deus porque Jesus Cristo nos salvou e nos libertou da escravidão do pecado. 

O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. Salmo 23:1.

Deus abençoe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário