segunda-feira, 19 de agosto de 2019

NADA HÁ ENCOBERTO DIANTE DE DEUS

NADA HÁ ENCOBERTO DIANTE DE DEUS


Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o Senhor. Porventura não encho eu o céu e a terra? diz o Senhor.   Jr.23.24

Nada há encoberto diante de Deus que não seja revelado. Tudo está patente aos seus olhos. Deus tudo vê. 

Nada há encoberto, que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser conhecido. Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que vocês sussurraram aos ouvidos dentro de casa, será proclamado dos telhados. Lucas 12:2-3.

Um dia amadurecemos, e com o aperfeiçoamento surgem  grandes responsabilidades e oportunidades que a vida pelo propósito de Deus nos concede, o mundo parece fantástico, mas não o é. 

Como é maravilhoso olharmos para as oportunidades ao nosso redor no dia a dia, mesmo que muitos achem o seu dia desagradável e ocioso.

Você pode estudar muito e aprender muitas coisas novas, pode trabalhar mais e construir seu futuro, seus valores mudaram, sua visão é outra, suas experiências transformaram sua percepção da realidade mais do que você imaginava. 

Você só tem a ganhar e crescer.  Aí, você olha para trás e percebe o quanto era despreparado, imaturo e por vezes, muito infantil. As vezes ri com gargalhadas de tantas besteiras que falou ou que fez na vida. 

Hoje você já não tem mais tempo para certas coisas como intrigas que não valem a pena e responder a todos que te contrariam nas redes sociais, não tenta ganhar todas as batalhas da vida, pelo contrário, é preferível para você perder, do que comprar certas “brigas”.  

Não se incomoda com todas as críticas, lida com sabedoria com a oposição.

Este era o segredo de Paulo: "uma coisa faço: Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". ( Fp 3. 13,14). 

1 Coríntios 6.9-10
(9) Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
(10) nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

Não tente se esconder de Deus. Não há nada encoberto diante de Deus que não seja revelado. 

Gn. 3:8
Ouvindo o homem e sua mulher os passos do Senhor Deus que andava pelo jardim quando soprava a brisa do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus entre as árvores do jardim.

Alguma vez você passou pela experiência de procurar alguém que se perdeu de você?

O homem foi criado por Deus de modo muito especial.

EmGn1:26a, Diz: Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…”.

Ou seja, diferente de tudo mais que Ele havia criado.

Em Gn1:27-28a, Lemos: Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

Deus os abençoou… Em Genesis 2:7, temos o detalhe de que Deus formou o homem do “pó da terra” e soprou em suas narinas o “fôlego da vida”.

Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente.

Isto aconteceu no sexto dia da criação e ao final daquele dia de criação o Senhor Deus declarou que tudo ficara “muito bom”.

Em Gn. 1:31 Deus declara que tudo o que havia feito ficou muito bom.

E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Passaram-se a tarde e a manhã; esse foi o sexto dia.

E o dia seguinte foi um shabat (dia de descanso), para que o homem e a mulher desfrutassem da presença e da comunhão com o Criador.

A Bíblia registra no Salmo 8:5, que o homem e a mulher foram criados como “coroa da criação”, ou seja, com muita honra.

Sl. 8:4-5
Tu o fizeste um pouco menor do que os seres celestiais e o coroaste de glória e de honra.

Agora, se o Senhor assim criou o homem, por que lemos em Gn. 3:8 que o homem fugiu, tentou se esconder de Deus?

Por que as pessoas fogem ou tentam se esconder de Deus?

A Bíblia narra que o homem e a mulher tentaram se esconder de Deus que os visitava no Jardim. Porque eles se esconderam de Deus?

A resposta é simples: Eles pecaram contra Deus. Eles desobedeceram a Palavra de Deus. Por isso o pecado entrou na humanidade e a separou de seu criador. O objetivo do Pecado é nos afastar do Criador, pois a partir da entrada do pecado, os homens passaram a imitar a rota de rebeldia e perdição tomada por Satanás que havia se incorporado à serpente e a serpente ficou possessa; teve uma possessão diabólica. 

E agora será que pode alguém se esconder de Deus?  Claro que não.

O Salmo 139 registra o detalhes do que Deus fez com o ser humano para que pudesse perscruta-lo, vê-lo por dentro e por fora quando e como quisesse.  

Sl. 139:1-5

1Senhor, tu me sondas e me conheces.

2 Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.

3 Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos.

4 Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.

5 Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim.

 O versículo 7 diz:  Sl. 139:7

Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença?

Mesmo assim muitas pessoas vivem suas vidas “fugindo” e “se escondendo” de Deus!

Jn. 1:3 fala do profeta fujão, que tentou se esconder de Deus para não atender uma ordem de Deus. 

Mas Jonas fugiu da presença do Senhor, dirigindo-se para Társis. Desceu à cidade de Jope, onde encontrou um navio que se destinava àquele porto. 

Depois de pagar a passagem, embarcou para Társis, para fugir do Senhor.

E porque fugiu de Deus, enfrentou tempestade, desespero e escuridão.


Fugir de Deus é uma péssima escolha. 

Nossas decisões estão nos desafiando no dia a dia e qual uma de nossas atitudes, sejam elas certas ou erradas, nós temos duas opções:

Fugir de Deus ou Buscar a Deus? Qual situação e a melhor? 

É o poder de escolha que é seu, através do livre arbítrio que vai determinar a consequência final; portanto é você quem escolhe o final de suas decisões. 

Você já escolheu como será o final da sua história na face da terra? Temos à nossa escolha dois caminhos, a saber: o caminho que leva à salvação e o caminho que leva à perdição. Qual é  a sua escolha?

Cabe a cada pessoa decidir entre: Fugir de Deus e ser amigo do pecado, ou Buscar a Deus e reconciliar-se com Ele. Escolha o caminho que leva à salvação. Escolha o caminho da reconciliação com Deus. 

Em Gênesis 3:9 diz:

Gn. 3:9
Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: Adão “Onde está você?”.

Assim como Deus chamou o homem (Adão),  no jardim do Édem naquele fim de tarde, Ele está à sua procura para te salvar. 

Hoje, Ele está chamando todo aquele que continua perdido e afastado dEle.

O Evangelho consiste na mensagem de Deus chamando os afastados a se reconciliarem com Ele.

Jesus Cristo é a Palavra, a Voz de Deus chamando cada pecador perdido a parar de se esconder e a reconciliar-se com Deus.

Jesus em Apocalipse 3.20 disse que Ele é a porta da salvação. 

Ap. 3:20
Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo.

Creio que hoje é dia de reconciliação com Deus, hoje é o dia da sua liberdade, hoje é o dia de você sair da escravidão do pecado; aceite a Jesus hoje mesmo é seja livre, seja um dos tais que desejam ir morar nos céus. 

A Bíblia chama de reconciliação o ato de parar de fugir e de, pela fé, entregar sua vida a Jesus como Senhor e Salvador.

A reconciliação consiste também em começar uma nova vida em Cristo, ter um novo caráter, o caráter de Cristo Jesus. 

 2 Co. 5:17-18
Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo!

E diz mais ainda: Diz que esta reconciliação foi providência de Deus para nós:

2 Co. 5:18-19
Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.

Por isso esteja você onde estiver, ouça a voz do Criador e apresente-se humildemente a Ele, porque Ele te ama, Ele te chama.

O Senhor declara uma Palavra que demonstra Sua tristeza em chamar pelas pessoas e não ser ouvido:

Em Is. 50:2 diz:
Quando eu vim, por que não encontrei ninguém? Quando eu chamei, por que ninguém respondeu? Será que meu braço era curto demais para resgatá-los? Será que me falta a força para redimi-los? Com uma simples repreensão eu seco o mar, transformo rios em deserto; seus peixes apodrecem por falta de água e morrem de sede.

Hoje é dia de nós ouvirmos o chamado do Senhor nosso Deus, hoje é dia de ouvirmos a voz de Deus. Nós devemos nos apresentar a Ele e, através de Jesus Cristo, nos reconciliarmos com nosso criador. 

O brado de Deus através de Sua voz está descrita no Salmo 29. Vejamos:

1. Dai ao Senhor, ó filhos dos poderosos, dai ao Senhor glória e força.

2. Dai ao Senhor a glória devida ao seu nome; adorai o Senhor na beleza da sua santidade.

3. A voz do Senhor ouve-se sobre as águas; o Deus da glória troveja; o Senhor está sobre as muitas águas.

4. A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade.

5. A voz do Senhor quebra os cedros; sim, o Senhor quebra os cedros do Líbano. 

6. Ele os faz saltar como a um bezerro; ao Líbano e Siriom, como novos unicórnios. 

7. A voz do Senhor separa as labaredas do fogo.

8. A voz do Senhor faz tremer o deserto; o Senhor faz tremer o deserto de Cades. 

9. A voz do Senhor faz parir as cervas e desnuda as brenhas. E no seu templo cada um diz: Glória!

10. O Senhor se assentou sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como Rei perpetuamente. 

11. O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.


Isaías 53.1-5. O Senhor, através do profeta nos dá a palavra de vitória para todos os que se escondem debaixo das asas do Altíssimo. 

1.   Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor? 


2.     Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos. 


3.      Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.


4.      Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.


5. Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados. 


Tudo o que fazemos está bem patente e claro diante de Deus. Portanto nada fica encoberto diante de Deus. Deus nos deu, nos dá e nos dará todas as oportunidades possíveis e impossíveis para  que o sirvamos com amor e dedicação. 


Deus abençoe você e sua família. 


Pr. Waldir Pedro de Souza  
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário