terça-feira, 6 de agosto de 2019

A MANIFESTAÇÃO DO FOGO VINDO DO CÉU

A MANIFESTAÇÃO DO FOGO VINDO DO CÉU

O Fogo Arderá Continuamente Sobre o Altar Não se Apagará. Levíticos 6.13.

Nesta postagem vamos analisar um pouco sobre o fogo que desceu do céu. 

Na Bíblia o fogo tem um significado especial. 

Levíticos 9.24 diz, por exemplo, que o fogo do altar do holocausto, o sacrifício, foi aceso diretamente pelo Senhor e por isso era mantido sempre aceso. 

Além disso, as aparições de Deus eram acompanhadas pelo fogo, que se tornava um sinal da teofania. (Êxodo 3,2; 13,21; 19,18; Deuteronômio 4,11). 

A imagem do fogo é também usada para descrever certas características divinas, como a sua magnificência (Ezequiel 1,4.13), a sua presença protetora (2Reis 6,17), a sua santidade (Deuteronômio 4,24), a justiça do seu juízo (Zacarias 13,9) e também a sua ira provocada pelo pecado do ser humano (Isaías 66,15).

Em consequência da aparente ligação do fogo com a teofania (aparições de seres angelicais e ou espirituais, em forma de seres humanos), esse elemento aparece também em relação com o Espírito Santo, no Novo Testamento:

Mateus 3.11: Eu vos batizo com água para o arrependimento, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. De fato, eu não sou digno nem ao menos de tirar-lhe as sandália dos seus pés. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Atos dos apóstolos 2.1-3: Tendo-se completado o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como o agitar-se de um vendaval impetuoso, que encheu toda a casa onde se encontravam.

Apareceram-lhes, então entre eles, línguas como de fogo, que se repartiam e que pousaram sobre cada um deles.

Creio que poderíamos dizer que fogo do céu e fogo do Espírito Santo são sinônimos. De fato céu, no imaginário comum, é o lugar das moradas do Altíssimo, representado pelo Filho, pelo Espírito Santo e do próprio Deus.

O fogo do céu é a manifestação de Deus, é a sua graça, a sua força que inunda os corações dos fiéis; é o Espírito Santo que vem sobre nós.

O fogo é uma figura maravilhosa da obra do Espírito Santo. O Espírito Santo é como um fogo em pelo menos três maneiras: Ele traz a presença de Deus, a paixão de Deus e a pureza de Deus. O Espírito Santo é a presença de Deus, do Deus vivo, por habitar no coração do crente. (Romanos 8:9). 

No Antigo Testamento, Deus mostrou a Sua presença aos israelitas quando inundou o tabernáculo com fogo. (Números 9:14-15).

Esta presença ardente fornecia luz e orientação. (Números 9:17-23). No Novo Testamento Deus guia e conforta os seus filhos com o Espírito Santo habitando em nossos corpos  que são chamados pelo Apóstolo Paulo de “o tabernáculo" e o "templo do Deus vivo". (2 Coríntios 5:1; 6:16).

O Espírito Santo cria o amor de Deus em nossos corações. Depois que os dois discípulos viajantes conversaram com o Senhor Jesus ressurreto, eles descreveram seus corações como "ardendo dentro de nós". (Lucas 24:32). 
Depois que os apóstolos receberam o Espírito Santo no Pentecoste, eles passaram a ter uma paixão que dura uma vida e impele-os a proclamar a palavra de Deus com ousadia. (Atos 4:31).

O Espírito Santo produz a pureza de Deus em nossas vidas. O propósito de Deus é nos purificar (Tito 2:14) e o Espírito Santo é o agente da nossa santificação (1 Coríntios 6:11, 2 Tessalonicenses 2:13, 1 Pedro 1:2).

Como o artesão usa o fogo para limpar as impurezas do metal precioso, assim também Deus usa o Espírito Santo para remover os nossos pecados. (Salmo 66:10, Provérbios 17:3). O Seu fogo limpa e refina.

Sobre o texto de Lv 6.13 devemos analisar o seguinte:


O fogo nos dá algo tremendo como instrução na palavra de Deus e representa a manifestação viva de Deus conosco. 

A Bíblia tem “421” referências sobre a palavra fogo.

“31” são referências só no livro de levíticos; o fogo simboliza a presença de Deus.

A) Foi em uma coluna de fogo que Deus ia adiante do povo de Israel nas noites frias do deserto.

B) Foi com fogo que Deus destruiu as cidades de Sodoma e Gomorra.

C) Foi com fogo que Deus utilizou Sansão para pegar as raposas e incendiar a seara dos filisteus.

D) Foi com fogo que Elias destruiu seus inimigos que queriam o matá-lo.

E) Foi com tochas de fogo que Gideão derrotou o exército dos Midianitas.

F) Foi com Fogo que Deus recebeu o holocausto no monte Carmelo , e derrotou os profetas de Baal. Deus mandou o fogo do céu e consumiu todo o holocausto do sacrifício oferecido pelo profeta Elias à Deus. 1 Rs. 18.

G) Foi com Fogo que Deus batizou os discípulos no dia de pentecoste, e as nações receberam o fogo.

H) E vai ser com fogo que Deus vai trazer juízo a essa terra pois Ele é um fogo consumidor, isso representa o fogo do Senhor.

Fazendo uma ligação entre uma e outra coisa lembramos que a palavra do Senhor diz que o fogo arderá continuamente sobre o altar, que representa o Espírito Santo sobre sua vida e não se apagará. Você não pode deixar essa chama flamejante do poder de Deus apagar em sua vida. 

Deus quer fazer esse fogo do céu arder na sua vida mais e mais, continuamente. 

Vejamos o exemplo do fogo caindo literalmente do céu para consumir a oferta do profeta Elias no desafio contra os profetas de Baal e Aserá. 

1 Reis 18.22-38.

22. Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei por profeta do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens. 

23. Deem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe metam fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe meterei fogo.

24. Então, invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra.

25. E disse Elias aos profetas de Baal: Escolhei para vós um dos bezerros, e preparai-o primeiro, porque sois muitos, e invocai o nome do vosso deus, e não lhe metais fogo.

26. E tomaram o bezerro que lhes dera e o prepararam; e invocaram o nome de Baal, desde a manhã até ao meio-dia, dizendo: Ah! Baal, responde-nos! Porém nem havia voz, nem quem respondesse; e saltavam sobre o altar que se tinha feito.

27. E sucedeu que, ao meio-dia, Elias zombava deles e dizia: Clamai em altas vozes, porque ele é um deus; pode ser que esteja falando, ou que tenha alguma coisa que fazer, ou que intente alguma viagem; porventura, dorme e despertará.

28. E eles clamavam a grandes vozes e se retalhavam com facas e com lancetas, conforme o seu costume, até derramarem sangue sobre si. 

29. E sucedeu que, passado o meio-dia, profetizaram eles, até que a oferta de manjares se oferecesse; porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma. 

30. Então, Elias disse a todo o povo: Chegai-vos a mim. E todo o povo se chegou a ele; e reparou o altar do SENHOR, que estava quebrado. 

31. E Elias tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome.

32. E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois, fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.

33. Então, armou a lenha, e dividiu o bezerro em pedaços, e o pôs sobre a lenha, 

34. e disse: Enchei de água quatro cântaros e derramai-a sobre o holocausto e sobre a lenha. E disse: Fazei-o segunda vez; e o fizeram segunda vez. Disse ainda: Fazei-o terceira vez; e o fizeram terceira vez, 

35. de maneira que a água corria ao redor do altar, e ainda até o rego encheu de água.

36. Sucedeu, pois, que, oferecendo-se a oferta de manjares, o profeta Elias se chegou e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas. 

37. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu, SENHOR, és Deus e que tu fizeste tornar o seu coração para trás.

38. Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. 

Além dessa passagem da oração de Elias em que Deus respondeu com fogo para mostrar ao povo de Israel que Ele era, é e sempre será o Deus de Israel, você pode verificar em 2Reis Capítulo 1 que Deus mandou fogo por duas vezes e consumiu dois grupos de soldados de 50 homens cada um, com fogo que desceu dos céus instantaneamente. Um terceiro grupo de soldados de 50 homens foi poupado pelo profeta Elias porque Deus mandou um que falou ao profeta para que descesse com eles.

Também é interessante aqui se verificar que o Profeta Elias não morreu mas foi arrebatado porque veio um grande redemoinho e um carro de fogo dos céus e levou o Profeta Elias naquela carruagem de fogo. 2Reis Capítulo 2.


Para os Hebreus no deserto, depois de saírem do Egito rumo à terra prometida, Deus mandou uma coluna de nuvem de dia, e a coluna de fogo à noite.  

As obras de Deus são sempre maravilhosas.

Você já viu uma coluna de fogo, o pão vindo do céu, o maná, ou um animal falando em voz humana?

Quando o povo israelita caminhava pelo deserto, o Senhor lhes preparou uma coluna de nuvem durante o dia e uma coluna de fogo durante a noite.

Sabe-se que no deserto durante o dia faz um tremendo calor, então, o Senhor sábio e misericordioso, preparou uma coluna de nuvem para proteger o seu povo da forte radiação solar, para refrescar e elevar a umidade do ar, e principalmente, para guiar pela direção certa, como se fosse uma bússola.

“E o Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite”. (Êx 13:21).

Para aquecer as noites frias do deserto, onde a temperatura pode se aproximar de 0ºC, o Senhor  preparou uma coluna de fogo que também iluminava aqueles 600.000 homens e suas famílias, além de indicar o caminho para a terra de Canaã, à terra prometida. 

Muitos fenômenos estranhos aos nossos olhos são citados na Bíblia Sagrada, mas isso não quer dizer que eles são impossíveis de acontecer nos nossos dias também. O Senhor nosso Deus sempre providencia o necessário ao nosso cotidiano.

Estamos hoje caminhando no deserto desta vida e devemos lembrar que o deserto queima como fogo. 

“E conhecereis a verdade e verdade vos libertará”. Jo.8.32. 

“Caminhando nos desertos desta vida conhecemos as verdades de Deus que nunca pensávamos que existiriam”.
By Waldirpsouza. 

O que representa o deserto na vida do verdadeiro Cristão? 

O deserto na vida de um cristão fiel, não é um acidente de percurso, é propósito de Deus para prova-lo. Não sei ao certo a presente situação que você está vivendo, mas se estás em pleno deserto (muitas e diversificadas provas) é porque Deus tem algo grande a realizar na sua vida e ou através dela em favor de outrem. 

Deus só leva para o deserto, aqueles a quem Ele tem uma grande obra para realizar.

Antes de Abrão ser o pai da fé e das nações, ele precisou enfrentar o deserto até a terra prometida por Deus à ele e sua família. Gn.11ss. 

Antes de Moises contemplar a face de Deus, ele precisou enfrentar o deserto de Midiã e Sinai;

Antes de Davi ser rei de Israel, ele precisou enfrentar o deserto de Judá, En-Gedi e Zife;

Antes de Elias ser arrebatado aos céus, ele precisou enfrentar o deserto de  Querite, Berseba e Horebe;

Antes de Jesus iniciar o seu ministério, Ele precisou enfrentar o deserto da Judéia. Foi levado ao deserto para ser tentado.

Deus só permitiu que o seu povo adentrasse na terra prometida depois da travessia do grande deserto de Sur e Sim, caminhando por ele cerca de quarenta anos. 

Entre os sonhos e as conquistas existem desertos a serem percorridos e vencidos. Mas não temas, deserto não é lugar de morada, mas apenas de passagem. Por essa razão não encontramos casas edificadas no deserto.

Nós que cremos no Senhor saímos do Egito (mundo) e estamos caminhando em direção à terra prometida (Reino dos Céus) guiados pelo Espírito Santo de Deus. 

Jesus disse: Eu sou o Caminho, a Verdade, e a Vida. Jo.14.6.

Nesta caminhada da vida, o Senhor Jesus tem nos preparado o melhor desta terra. 

Dentre muitas outras providências em nosso favor destacamos as seguintes:

Ele é a coluna que refrigera nossa alma. 

1)  Coluna de nuvem. (a palavra de Deus) que nos refrigera a alma. (Sl. 23:3); 

Ele é a nossa coluna de fogo.

2) Coluna de fogo. (o Espírito Santo) que nos faz transbordar de alegria. (At. 13:52);

Ele é a nossa coluna de sustentabilidade.

3) Coluna do sustento (suprimentos). Ele é o nosso sustento, assim como sustentou os Hebreus no deserto por quarenta anos, Ele nos dá o sustento diário, abençoa o nosso pão e a nossa água e tira do meio de nós todas as enfermidades. 

“Desse modo os sustentaste quarenta anos no deserto, e nada lhes faltou; as suas roupas não se envelheceram, e os seus pés não se incharam”. (Ne. 9:21). 

Ele é a nossa garantia de segurança.

4)  Ele é a nossa garantia de plena segurança. Garantia de que nele estamos seguros se n’Ele permanecermos. Quem confia plenamente no Senhor terá vitórias surpreendentes e será protegido pelo Senhor. 

“Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas”. (Mt.6:33).

O contraste entre o fogo que desceu dos céus e o fogo no juízo dos tempos do apocalipse. 

Deus executará juízo sobre a terra com fogo. 

Será o juízo final. Medite nestas outras passagens bíblicas sobre o fogo, como juízo, de Deus sobre a terra e ou manifestações do anticristo e etc, no livro do apocalipse. 

Os cavalos e os cavaleiros que vi em minha visão tinham este aspecto: as suas couraças eram vermelhas como o fogo, azuis como o jacinto e amarelas como o enxofre. A cabeça dos cavalos parecia a cabeça de um leão, e da boca lançavam fogo, fumaça e enxofre. Apocalipse 9:17.

Um terço da humanidade foi morto pelas três pragas: de fogo, fumaça e enxofre, que saíam da boca dos cavalos.  Apocalipse 9:18.

Então vi outro anjo poderoso, que descia dos céus. Ele estava envolto numa nuvem, e havia um arco-íris acima de sua cabeça. Sua face era como o sol, e suas pernas eram como colunas de fogo. Apocalipse 10:1.

Se alguém quiser causar-lhes dano, da boca deles sairá fogo que devorará os seus inimigos. É assim que deve morrer qualquer pessoa que quiser causar-lhes dano.
Apocalipse 11:5.

E realizava grandes sinais, chegando a fazer descer fogo do céu à terra, à vista dos homens.  Apocalipse 13:13.

E ainda outro anjo, que tem autoridade sobre o fogo, saiu do altar e bradou em alta voz àquele que tinha a foice afiada: "Tome sua foice afiada e ajunte os cachos de uva da videira da terra, porque as suas uvas estão maduras!"  Apocalipse 14:18.

Vi algo semelhante a um mar de vidro misturado com fogo, e, em pé, junto ao mar, os que tinham vencido a besta, a sua imagem e o número do seu nome. Eles seguravam harpas que lhes haviam sido dadas por Deus,  Apocalipse 15:2.

O quarto anjo derramou a sua taça no sol, e foi dado poder ao sol para queimar os homens com fogo.  Apocalipse 16:8.

A besta e os dez chifres que você viu odiarão a prostituta. Eles a levarão à ruína e a deixarão nua, comerão a sua carne e a destruirão com fogo,  Apocalipse 17:16.

Por isso num só dia as suas pragas a alcançarão: morte, tristeza e fome; e o fogo a consumirá, pois poderoso é o Senhor Deus que a julga. Apocalipse 18:8.

Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas e um nome que só ele conhece, e ninguém mais. 
Apocalipse 19:12.

Mas a besta foi presa, e com ela o falso profeta que havia realizado os sinais milagrosos em nome dela, com os quais ele havia enganado os que receberam a marca da besta e adoraram a imagem dela. Os dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre. Apocalipse 19:20.

As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou. 
Apocalipse 20:9.

O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre, onde já haviam sido lançados a besta e o falso profeta. Eles serão atormentados dia e noite, para todo o sempre.  Apocalipse 20:10.

Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Apocalipse 20:14.

Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo. Apocalipse 20:15.

Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos, o lugar deles será no lago de fogo que arde com fogo e enxofre. Esta é a segunda morte". 
Apocalipse 21:8

Deus abençoe você e sua família. 

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário