domingo, 4 de março de 2018

A DOUTRINA DA IMINENTE VOLTA DE CRISTO PARTE II

A DOUTRINA DA IMINENTE VOLTA DE CRISTO PARTE II

Texto para a Leitura: Mateus 24.36-46

Mt. 24.42, “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”.

I - A Iminência. Vamos ver o que é?

No dicionário Aurélio iminência significa: Qualidade do que está iminente. Iminente quer dizer: Que ameaça acontecer breve; que está prestes a acontecer; que está em via de efetivação imediata; impendente (Dicionário Aurélio Eletrônico Século XXI Versão 3.0 Novembro 1999). (Obs: Essa palavra: “impendente" nos dá a ideia de que algo pode acontecer à qualquer momento, sem aviso prévio do que irá acontecer).

A Enciclopédia Wikipédia diz que os preteristas entendem que as principais profecias do livro do Apocalipse cumpriram-se na destruição de Jerusalém (em 70 d.C.) e na queda do Império Romano.

Na Bíblia, Jesus ensina o que significa a iminência. Pelos Seus ensinos sabemos que a possibilidade do retorno de Cristo é uma realidade constante e desde quando Ele proferiu esta palavra é esperado o Seu retorno.

Perguntaram os discípulos a Jesus: “Quando serão essas coisas, e que sinal haverá da Tua vinda e do fim do mundo?”, (Mt. 24.3). 

Em Mateus 24.4-39 Jesus responde a essa indagação. Na resposta Jesus ensina o trajeto dos eventos escatológicos nos versículos 4-31. Depois dessa explicação Jesus avisa que a Sua vinda está próxima, às portas (v. 32-34), todavia a exatidão do tempo é algo que o Divino e Eterno Deus é  o único que sabe a resposta. (v. 36). 

Mesmo não sendo conhecida essa data não queremos ser pegos de braços cruzados não fazendo a obra que Deus nos deu: Lc 19.13, “E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha”. Portanto devemos ser vigilantes e sábios para tal vinda.

Como veio o dilúvio nos dias de Noé assim será a Sua vinda (Mt. 24.39-40). Em face de tudo isso qual é a exortação de Cristo para os Seus discípulos? Vigiai! Para sermos abençoados naquele dia é necessário que agora estejamos fiéis e prudentes. Use o tempo de hoje para servir ao Senhor com tudo o que o Nosso Senhor tem nos dado; seja o dinheiro, o tempo, os talentos, os relacionamentos, os bens ou a vocação recebida d’Ele. (v. 42-51).

O Que é Iminente?

A primeira vinda de Cristo, antes da tribulação, é certamente iminente como a segunda vinda de Cristo no final da grande tribulação. Tudo será imprevisível, iminente, porém somente virá depois de acontecer certos sinais.
 (II Ts. 2.1-4). 

Existem muitas profecias ainda não cumpridas que tornar-se-ão efetivas durante e depois da Tribulação. Todavia não existem profecias necessárias a serem cumpridas antes da primeira fase da vinda de Cristo, ou seja, quando Ele vem nos ares para levar o Seu povo para estarem com Ele.

As Escrituras enfatizam que a vinda de Cristo para receber o Seu povo está próxima:

Marcos 13.35-36, “Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã, para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo”. O sentido da palavra “vigiar” tem esse sentido: tomar cuidado sob a pena de alguma calamidade destrutiva acontecer aos negligentes e indolentes. Portanto, podemos esperar a vinda de Cristo ainda hoje, uma possibilidade que nos incentiva a sermos fiéis em obediência à Sua palavra.

Tiago 5.8, “Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.” A frase “está próxima” tem o significado de ser imediatamente próximo, como se estivesse prestes a acontecer a qualquer momento. O verbo usado por Tiago é usado também por Mateus e traduzida “é chegada”. Os acontecimentos relatados por Mateus mostram como estava perto a traição de Judas (Mt. 26.45-47, “Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai; eis que é chegada a hora, e o Filho do homem será entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai. E, estando Ele ainda a falar, eis que chegou Judas, um dos doze, e com ele grande multidão com espadas e varapaus, enviada pelos príncipes dos sacerdotes e pelos anciãos do povo. Portanto podemos crer que a vinda de Cristo para Seu povo é iminente.

Ap. 22.12, “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” A frase “cedo venho”  significa “sem demora”. 
É traduzida também por “depressa” em Mt. 5.25 e Lc. 15.22; “imediatamente” e “pressurosamente” em Mt. 28.7-8; “apressadamente” em Mc. 16.8 e “logo” em Jo.11.29. Pelo que sabemos, a vinda de Cristo nos ares para receber o Seu povo pode ocorrer a qualquer momento. Por isso é iminente.

II - A Iminência e o Preterismo.

Pretérito, como adjetivo, significa: Que passou; passado (Dicionário Aurélio Eletrônico Século XXI Versão 3.0 Novembro 1999). O preterista crê que a segunda vinda de Cristo já aconteceu. Tudo que foi profetizado no Velho Testamento e no Novo Testamento sobre a vinda de Cristo já se cumpriu para os preteristas.

A Wikipédia diz que os preteristas entendem que as principais profecias do livro do Apocalipse cumpriram-se na destruição de Jerusalém (em 70 d.C.) e na queda do Império Romano.

Essa interpretação errônea era evidente ainda no primeiro século. (II Ts. 2.1-5). Não ensinava apenas que o arrebatamento já havia acontecido mas também já havia passado a grande tribulação e os crentes já estariam na gloria com Deus.

III - Algumas Posições Erradas Sobre a Vinda do Senhor Jesus. 

Alguns creem que a vinda do Senhor Jesus Cristo aconteceu com a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecoste. Creem que o que Mateus 16.28 diz é prova disso pois creem que o Pentecostes foi quando Jesus veio “no Seu reino”. Também usam o ensino em João 16.16 como prova disso; Todavia, a descida do Espírito Santo foi vinculada com a Sua ausência e não ao Seu retorno. (Jo. 16.7-12).

“Em Atos 3.19-21, depois do dia de Pentecostes, Pedro convoca Israel a se arrepender para que Deus possa mandar a Cristo ‘ao qual é necessário que o céu receba até aos tempos da restauração’. Alguns outros creem que Jesus retorna na conversão da alma (Jo. 14.23). Todavia, no mesmo contexto Jesus ensina que O Consolador viria para ensinar todas as coisas. O Espírito Santo é o Espírito de Jesus (At. 16.7), o Espírito de Cristo (Rm. 8.9; I Pe. 1.11), mas o Espírito Santo não é Cristo e Cristo não é o Espírito Santo. Os escritores do Novo Testamento eram todos convertidos mas mencionam que a vinda de Cristo era ainda futura.

Alguns tomam a destruição de Jerusalém em 70 d.C. como sendo a Tribulação depois de qual veio Jesus (Mt. 16.28; Mc. 9.1). Sem dúvida essas profecias estão ligadas com as do retorno de Cristo em Mt. 24; Mc. 13 e Lc. 21. Mesmo que essa vinda de Cristo possa ser chamada da vinda de Cristo em juízo não podemos dizer que era o retorno pessoal de Cristo. Temos muitas profecias posteriores a esta data que falam da vinda de Cristo como ainda futura (Ap. 1.7; 3.11; 22.12, 20; I Jo. 2.28; 3.2-3).

Quando o Cristão morre alguns creem que essa é a vinda de Cristo para aquela pessoa. (Mt. 24.42). Todavia, a morte é tida como inimigo. (I Co. 15.25-26) e a vinda de Cristo como uma esperança bendita. (Tt. 2.13). Na morte cavamos uma sepultura; quando voltar o Senhor, abandonaremos a sepultura. (I Ts. 4.16; Jo. 5.28-29). Se a morte é a vinda de Cristo, substitua a palavra “morte” por segunda “vinda” ou “arrebatamento individual".  Com esses versículos logo se perceberá o erro. (Mt. 16.27-28; I Ts. 4.16-17; Ap. 1.7).

Existem outras explicações heréticas da segunda vinda já ter acontecido mas estes exemplos bastam.

IV - Cuidados básicos e essenciais quanto à iminência. 

Devemos ser mais interessados na Cristologia do que na Cronologia. Qualquer atenção dada a uma doutrina ou prática que ofusque a preeminência (soberania) de Cristo em nossas vidas é manobra do Maligno. Não sejamos enganados, nem Jesus, como Ele mesmo disse, sabia do dia e hora em que deveria voltar, mas somente o Pai, Deus. 

Não devemos ser mais interessados numa data do que ser mais interessados em Jesus Cristo. Não olhe para uma data, mas para Cristo. Ele está vindo logo, às portas. Não seja distraído. Não se preocupe com qualquer outra coisa na Escatologia do que conhecer melhor o Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Estar com Cristo é ter conforto espiritual e alegria. I Ts. 4.18; 5.11
Estar com Cristo é ter e buscar santificação. I Ts. 5.4-10.

V - Os mandamentos Escatológicos de Jesus para sua igreja são: 

1. “Mas este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim”. (Mat.24.14). “Não vos pertence saber os tempos ou as estações… ser-me-eis testemunhas… até aos confins da terra”. (Atos 1.7-8).

2. “Não acrediteis” nas profecias ou nos sinais ou nos milagres dos que fingem saber do tempo ou lugar ou iminência da segunda vida. (Mat.24.23-28).

3. “Não saiais” para investigar ou dar importância às profecias humanas do fim do mundo ou da vinda de Cristo. (Mat.24.26).

4. “Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo”. (Mar.13.22-23). Jesus sabia tudo que era escrito em Daniel, mas não sabia do tempo da sua segunda vida. Ninguém mais há de saber por cálculos escatológicos. Somente Deus sabe o dia e a hora que Jesus virá. 

5. “Olhai que ninguém vos engane”. (Mar.13.5). Tem havido mais engano sobre esse assunto do que sobre qualquer outro.

6. “não vos turbeis”. (Mar.13.7). Guerras e terremotos e desastres não constituem os primórdios da segunda vinda. Não são o “começo do fim”, mas apenas o “fim do começo”, e será assim todos os séculos. Sempre houveram essas tragédias na natureza, a maioria delas são ou foram provocadas pelo próprio ser humano. 

7. “Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo”. (Mar.13. 32, 33, 37) Cristo vem nos buscar, ou na hora da morte ou da sua volta. Vigiai, sempre, pois ninguém sabe coisa alguma de tempos escatológicos, somente Deus.

8. “E dir-vos-ão: Ei-lo aqui, ou, Ei-lo ali, não vades, nem os sigais”. (Luc.17.23). 

Nenhum passo nosso poderá ser dado para investigar profecias humanas dessa natureza, ou interromper nosso trabalho para atender aos curiosos escatológicos.

Se Jesus achou tão necessário dar tantas exortações sobre nosso cuidado sobre a segunda vinda, é porque Ele sabia que a exploração do assunto pelos fanáticos haveria de lançar mais confusão sobre o assunto do que que a necessária observância e obediência. 

O nosso interesse de trabalho na obra do Senhor  Jesus deve ser acompanhado  de obediência e evangelização Cristã do que qualquer outro assunto religioso discutido através dos séculos.

Maranata: “Ora vem Senhor Jesus“.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



sábado, 3 de março de 2018

A DOUTRINA DA IMINENTE VOLTA DE CRISTO PARTE I

A DOUTRINA DA IMINENTE VOLTA DE CRISTO PARTE I 

A IMINÊNCIA DA VOLTA DE JESUS CRISTO

Ao lermos o Novo Testamento vemos que o ensino dado, em grande parte, é sobre a volta de Jesus para arrebatar a Sua Igreja sem que ocorra algum evento necessariamente, isto é, não há nenhum sinal prévio e obrigatório para anteceder a vinda de Cristo para buscar sua noiva, a Igreja; portanto o Novo Testamento nos ensina e é enfático sobre a volta iminente de Jesus.


O Que é Iminência ?

Uma definição Bíblica para um fato iminente é descrita como segue:

1 - Um acontecimento iminente é aquele que está prestes a acontecer a qualquer momento sem que outros fatores precisem denunciar o que e como vai acontecer.   Podem até serem perceptíveis antes de acontecer, mas também nada precisa ocorrer antes de acontecer o evento iminente da volta de Cristo. Se houver necessidade de ocorrer algo antes, então o fato não é iminente.

2 - Se o fato é iminente, não existe um período de tempo pré-determinado ao fato, isto é, ele pode ocorrer a qualquer momento.

3 - Não existe uma data preestabelecida para um evento iminente, seja ela direta ou implícita.

4 - Um acontecimento iminente não pode ser “em breve”, isso porque um fato breve precisa ocorrer dentro de um período de tempo pequeno, contudo o fato iminente pode até ocorrer em um período pequeno de tempo mas não precisa ser assim para ser iminente.

Nas Escrituras lemos a Doutrina da Vinda Iminente de Jesus Cristo para arrebatar a sua Igreja nos seguintes textos bíblicos:

I CORÍNTIOS 1: 7; - I CORÍNTIOS 16: 22; - FILIPENSES 3: 20; - FILIPENSES 4: 5; - I TESSALONICENSES 1: 10; - I TESSALONICENSES 4: 15-18; - I TESSALONICENSES 5: 6; - I TIMÓTEO 6: 14; - TITO 2: 13;  - HEBREUS 9: 28; - TIAGO 5: 7-9;  - I PEDRO 1: 13;  - JUDAS 21; - APOCALIPSE 3: 11; - APOCALIPSE 22: 7, 12,20; - APOCALIPSE 22: 17,20.

Nos textos acima verificamos a doutrina da iminência quando somos ensinados a aguardar pacientemente a Vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, observe que não há aviso prévio, apenas diz que Ele virá a qualquer momento.

A Igreja aguarda alguém, uma pessoa, Jesus Cristo, e não uma série de eventos, pois todos os sinais que Jesus diz ocorrer, em Mateus 24 por exemplo, estão relacionados com a Tribulação e a volta d’Ele para estabelecer Seu Reino Milenar  com Sua Igreja; agora para o arrebatamento não há nenhum sinal deixado por Ele, ao contrário é afirmado em Mateus 24:36 que ninguém sabe o dia e nem a hora.

“Maranata” ou “Marah natha”, significa Vem Nosso Senhor, um termo que só tem sentido se a vinda for a qualquer momento, isto é, iminente, os Cristãos antigos utilizavam esse termo como uma saudação.

Embora seja uma doutrina a volta de Cristo iminente, não devemos nos esquecer que uma série de eventos tem ocorrido nos últimos anos, os quais nos levam a crer na Vinda de Jesus que está realmente às portas; observe que poderá ocorrer ainda este ano ou daqui a vários anos, a questão é que vive-se em dias difíceis, onde a Igreja de Jesus Cristo padece, é atacada por uma variedade de investidas, às vezes partindo de dentro de si mesma.

A volta iminente de Jesus Cristo deve ser aguardada a qualquer momento, mais agora do que nunca, pode ser que Ele volte hoje mesmo. 

E você está preparado para ser arrebatado?

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 

sexta-feira, 2 de março de 2018

O QUE É A SEGUNDA MORTE

O QUE É A SEGUNDA MORTE 


O que é a segunda morte 


Na Bíblia existem outras passagens similares que também falam deste assunto. Comecemos com Apocalipse 2.11 que diz que: os que vencerem não sofrerão o dano da segunda morte..., e Apocalipse 20.6 diz também que um grupo de pessoas não morrerá novamente e a segunda morte não terá autoridade sobre elas. A segunda morte é o lago de fogo que arde com fogo e enxofre citado no final de Apocalipse 20. Isso significa que os derrotados, pecadores inveterados cometendo todo tipo de pecado e de torpeza, conscientemente, sofrerão o dano da segunda morte. Irão sofrer o dano da segunda morte porque buscaram praticar todo tipo de mal e concordaram com todo tipo de maldade e violência do mundo perdido.

Sabemos que o tempo de início do lago do fogo e enxofre ou de sua inauguração será o mesmo tempo no qual terá início o novo céu e nova terra. Naquela época, Satanás, o mundo e a morte serão todos lançados no lago do fogo Apocalipse 20.10,14. Também naquele tempo quem não tiver seu nome registrado no livro da vida será lançado no lago de fogo. Aquele será o tempo em que os incrédulos serão oficialmente postos no lago do fogo para tormento eterno, ou seja para a morte eterna. 

a) - Hebreus 6.4-6. O fim dos ímpios será o mesmo dos perdidos pecadores em geral é serem queimados e atormentados eternamente no lago que arde com fogo e enxofre.      

Hebreus 6.4-6
 4 Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se tornaram participantes do Espírito Santo,
5 E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro,
6 E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.

Esses versículos descrevem uma pessoa que possui muitas qualificações, ou seja, estas pessoas conheceram a verdade do evangelho de Cristo e rejeitaram essas verdades. 

Se tal pessoa deixa hoje a palavra de Cristo, que ela recebeu quando creu, e escorrega e cai, se desvia dos caminhos do Senhor e nunca mais volta e nunca mais se arrepende para se reconciliar com o Senhor Jesus então não haverá mais oportunidade para ela. Ela não pode começar tudo de novo para crer no Senhor Jesus depois do arrebatamento da igreja, nem depois da grande tribulação, e nem depois do milênio ou morrer em pecados e achar que o Senhor Jesus vai dar um “jeitinho” lá no final para as pessoas serem salvas. Só porque já tiveram uma longa história com o Senhor, ou porque um dia aceitaram Jesus e acham que uma vez salvo, salvo para sempre. 

Agora vejamos Hebreus 10.26-29: “Porque se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança”. 

Juntamente com essas passagens, temos também as próprias palavras do Senhor em João 15. O versículo 2 diz: “Todo ramo em mim que não der fruto, Ele o corta; e todo o que dá fruto Ele o limpa”. 

Atente também para o versículo 6 de Jo. 15:

“Se alguém não permanece em Mim, é lançado fora, como o ramo, e seca; e os apanham, lançam no fogo, e são queimados”. 

O que vencer não receberá o dano da segunda morte.

Apocalipse 2:11.
                                             
Quem serão os vencedores nesta grande batalha por Cristo e contra Satanás? As cartas de Cristo às sete igrejas da Ásia descritas em Apocalipse capítulos 2 e 3  dão-nos a resposta concludente. 

Os que vencerem ao lado de Cristo (e Ele vencerá) não verão  o dano da segunda morte, mas têm asseguradas as bênçãos da nova vida, comerão da árvore da vida, comerão do maná do céu e terão o seu nome escrito no livro da vida, terão poder sobre as nações e brilharão como  a estrela da manhã, serão vestidos de vestes brancas e seus nomes ficarão  para sempre escritos no livro da vida, serão colunas do templo do Deus  vivo e assentar-se-ão com Jesus no Seu  trono.

Vale a pena lutar e tornar a lutar, porque o prêmio é maravilhoso e ímpar em glória.
Claro, primeiro temos que lutar, batalhar e vencer os conflitos desta vida, que são tantos!
Problemas familiares, de emprego, de doença, de morte dos nossos ente queridos, problemas morais, problemas financeiros,  problemas sentimentais, que nos são postos pelas hostes infernais da maldade, tudo isso nos abala no dia a dia. A luta é grande, mas em momento algum estaremos sozinhos.  Ele prometeu estar sempre conosco e Ele não falha. Antes do problema nos atingir, Jesus já chegou para nos ajudar a resolvê-lo.

"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo". Temos que aprender a superar as coisas que Satanás faz contra nós, as pedras que ele põe no nosso caminho.

Santificados em Cristo, chegando-nos  a Deus, o diabo fugirá de nós, porque ele sabe que não vencerá. É preciso não desonrar a ordem do Senhor que diz: "Sede santos, porque Eu sou santo". Numa vida santificada o diabo nunca poderá entrar e nós seremos mais que vencedores.

Lembrai-vos da afirmação da Palavra de Deus: "O que vencer não sofrerá os danos da segunda morte".

Lute com Cristo para não sofreres os danos da segunda morte que é a condenação eterna no inferno, longe de Deus.

Deus abençoe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


quinta-feira, 1 de março de 2018

O JUÍZO DO GRANDE TRONO BRANCO

O JUÍZO DO GRANDE TRONO BRANCO 


 O juízo do grande trono branco 


A diferença é muito pequena para a interpretação do que é o juízo final e o juízo do grande trono branco.

O juízo final é a instalação e preparação do local, dos membros componentes e do trono de quem vai julgar. Enfim é a instalação completa do tribunal do julgamento. 

O juízo do grande trono branco é a manifestação do Justo Juiz e a aplicação de todas as justas sentenças que serão proferidas para os réus naquele momento e a declaração da inocência dos que foram justificados pelo sacrifício vicário de Cristo e aceitaram a Jesus como seu único e suficiente Senhor e Salvador de suas vidas. Enfim, foram lavados no sangue do Cordeiro. 

A justa justiça será feita. Ninguém poderá dizer que foi injustiçado. Cada um vera "o filme" de sua vida e o porque estarão ali sendo julgados e o porque da condenação eterna que receberão.
Não ficara nenhum ser humano criado por Deus que ficará de fora do julgamento. Os que tiveram seus nomes escritos no Livro da vida do Cordeiro ficarão à parte,  já foram justificados. Os que seus nomes estiverem no outro grupo, chamado “dos livros”, serão chamados ao julgamento. A terra dará conta dos seus mortos; os mares, os oceanos, todas as águas, o fogo e os ares darão conta dos seus mortos. Não ficará nenhum ser humano vivente que passou por esta terra que, mesmo sendo injusto, incrédulos e ou sem crença ou sem definição dela que não ressuscite para comparecer diante do trono do Justo Juiz para ser julgado. 

1)- O julgamento diante do trono branco de Ap. 20.11-15, é também compreendido e conhecido como Juízo Final, porquanto toda a humanidade passará por ele. 

Apocalipse 20.11-15
11 – Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles.
12 – Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.
13 – Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, um por um, segundo as suas obras.

2)- Deu o mar os mortos que nele estavam. A morte e o além entregaram os mortos que neles havia: Nenhum morto foi isento deste julgamento. Até os ímpios entregues à Morte e ao Inferno de Ap 20.13 serão apresentados para o julgamento. Deus tem domínio, e ninguém consegue proteger os mortos do julgamento que Deus irá fazer.

E foram julgados, um por um, segundo as suas obras: Os servos da besta são julgados da mesma maneira que todos serão julgados no último dia, II Coríntios 5.10. Deus é justo, e dará a cada um segundo as suas obras.

Apocalipse 20.14 – Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.

Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo: A Morte e o Inferno são inimigos de Deus, mas são dominados, utilizados e vencidos pelo Senhor. Existem vários sentidos ou contextos em que Jesus vence a morte e o inferno, a palavra grega aqui é hades: região dos mortos. No passado, Ele, Jesus a venceu na sua ressurreição, Atos 2.24-31; Romanos 6.9; 2Timóteo 1.10. No presente, os servos fiéis participam da vitória sobre a morte porque vivem na expectativa do arrebatamento e da ressurreição dos que dormem no Senhor, Romanos 8.2,38-39; Hebreus 2.15; 1João 3.14. No futuro, a morte é o ultimo inimigo a ser vencido, I Coríntios 15.26. Com relação à guerra do dragão e suas bestas contra os santos, a morte e o inferno são derrotados e lançados no lago de fogo.

Esta é a segunda morte, o lago de fogo: O vencedor é isento desta morte, 2.11; 20.6; ele participa da vida que há em Cristo Jesus. O lago de fogo já foi anunciado oficialmente como lugar de castigo perpétuo, Ap. 20.10.
     
Apocalipse 20.15 – E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.

Não há menção de nenhum justo diante do trono nesta cena; ali no juízo final e no juízo do grande trono branco serão julgados todos os que estão escritos em Ap. 21.8. Este julgamento é limitado aos seguidores da incredulidade, da imoralidade, da idolatria, etc. Nenhum deles será achado no Livro da Vida, porque lá é onde estão escritos os nomes dos adoradores do Senhor. Os ímpios, aqueles que se submetiam à besta, são lançados no lago de fogo. Participam da segunda morte. Ainda existe o Livro da Vida que estará ali num local apropriado mas permanecerá fechado. Há segurança para os servos fiéis que não se prostraram diante da besta. Esta cena de julgamento diante do grande trono branco complementa a figura dos santos vitoriosos no início do capítulo. Se os adoradores da besta gozavam de alguma vantagem durante um período curto nesta vida, os adoradores do Senhor têm a garantia da vantagem final e eterna.

As almas debaixo do altar, que são os mártires da Grande Tribulação, pediram a vingança divina sobre seus executores. Deus prometeu que julgaria os seus perseguidores, mas na hora por Ele determinada. Nos capítulos 18, 19 e 20, Ele mostrou a sua fidelidade por meio de visões de julgamento e castigo. A meretriz chamada aqui de Babilônia, a besta do mar, a besta da terra, o falso profeta, o dragão e todos os seus colaboradores foram julgados e lançados no lago que arde com fogo e enxofre, a saber “a segunda morte”. No final dessa história somente os servos fiéis ao Cordeiro poderão e ficarão impunes e serão os herdeiros,  com Cristo,  da glória eterna.  

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor 





quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

O JUÍZO FINAL

O JUÍZO FINAL 



O que é juízo final?


O juízo final acontecerá diante do grande trono Branco. Sera instalado um tribunal de sentenças e condenações que Deus, o justo Juiz, proferirá para todas as criaturas ou seres por Ele criadas e que não lhe obedeceram, nem lhe honraram e nem lhe adoraram. 
No Cristianismo o Juízo Final será o julgamento por Deus de todos os seres humanos que passaram pela terra. Todos haverão de passar por esse juízo final. A diferença para os Cristãos que foram lavados e remidos no sangue do cordeiro,  é que estes já foram justificados diante do Pai; Deus é o Justo Juiz. Estes não serão julgados; já receberam as suas recompensas e estarão juntos com o Cordeiro, Jesus Cristo o Filho unigênito do pai. Este Jesus que os comprou com seu Sangue derramado na Cruz do Calvário. Todos os outros seres humanos que passaram pela terra haverão de ser julgados e condenados. Deus não deixará nenhuma brecha para que possam em algum tempo no passado ou no futuro da vida deles, dizerem que não tiveram oportunidade de conhecimento do plano salvífico de Deus o Eterno Criador.

Segundo a Bíblia, aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o Juízo, chamado na Bíblia de juízo final , que confirmará a sentença recebida por cada pessoa no seu juízo particular por sua passagem por esta terra. Apenas os que aceitaram a Cristo não serão condenadas no juízo final, porque estes já foram justificados pelo sangue do Cordeiro. Todos os outros seres humanos que passaram pela terra e não se converteram a Cristo de verdade, passarão pelo juízo final e receberão a condenação eterna, que é a segunda morte mencionada em Ap. 21.8.

A afirmativa é categórica do escritor aos Hebreus: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo," Hebreus 9.27.

Depois que os céus passarem, os elementos se desfizerem, e a Terra e as obras que nela há se queimarem, 2 Pedro 3.10-12 Deus ressuscitará por completo a humanidade perdida que morreu sem aceitar a Cristo Jesus e a reunirá, diante do Seu trono, para julgar os mortos segundo as suas obras no mundo: "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida: e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras", Apocalipse 20.12.

E também de acordo com Evangelho de Mateus "Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se". Mateus 10.26. Tudo o que as pessoas fizeram às claras ou às escondidas em vida será revelado.  

As pessoas cujos nomes não estiverem no Livro da Vida receberão o castigo eterno "E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna." Mateus 25.46. Sendo estes lançados em um lago de fogo e enxofre: "E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo." Apocalipse 20.15. O que é a segunda morte e como tal é descrita aqui da seguinte maneira: "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte”. Apocalipse 21.8.

Os justos, porém, depois do Juízo Final, viverão eternamente em uma nova terra, em novos céus: "Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça”. 2 Pedro 3.13. Que constitui o Reino de Deus realizado na sua plenitude e perfeição. Neste reino eterno, Deus será tudo em todos: "E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos”. 1 Coríntios 15.28. Ele, Deus, será tudo em todos nos tempos da eternidade.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 


segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

O QUE ACONTECERÁ NO FINAL DO MILÊNIO

O QUE ACONTECERÁ NO FINAL DO MILÊNIO 



O que acontecerá no final do milênio?


O Tempo de Reflexão de Satanás foi determinado pelo Senhor Jesus: mil anos preso no inferno.

Durante o milênio Satanás sofrerá intensamente;  ficará confinado, junto com seus anjos, desolado e trancado no inferno. 

Não mais poderá desenvolver os enganos que haviam lhe ocupado constantemente o tempo na terra. 

É obrigado a contemplar os resultados de sua rebelião contra Deus e a sagrada lei. Verá agora o papel que desempenhou no grande conflito entre o bem e o mal. Poderá olhar ao futuro tão somente com temor diante da terrível penalidade que deverá sofrer em virtude de todo o mal pelo qual é responsável.

1. Apocalipse 20.7 – No final do milênio Satanás será solto da prisão por um pouco de tempo e tentará acabar com a paz do reino milenial de Cristo.      

Apocalipse 20.7
7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
          
2 Pedro 3.7
7 mas os céus e a terra de agora, pela mesma palavra, têm sido guardados para o fogo, sendo reservados para o dia do juízo e da perdição dos homens ímpios.

2. No final do milênio Jesus destruirá a morte.

Isaias 25;7). 
Ele destruirá a morte para sempre.

1Corintios 15:26,27,28. 
O ultimo inimigo a ser destruído é a morte. Porque ele tudo sujeitou, fica claro que isso não inclui a Trindade do próprio Deus que tudo submeteu a Cristo.   

3. 2Tessalonicenses 1.8. 
Completar-se-á o tempo da vingança de nosso Deus contra Satanás e os que não obedeceram ao evangelho de Cristo.  

2Tessalonicenses 1.8.
8 e tomar vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus;

4. Isaias 31.9. 
A Jerusalém terrena será purificada como fornalha de fogo.  

Isaias 31.9
9 A sua rocha passará de medo, e os seus oficiais em pânico desertarão da bandeira, diz o Senhor, cujo fogo está em Sião e em Jerusalém sua fornalha.

5. Isaias 66.15,16. 
O fogo e a espada do Senhor destruirão completamente os últimos opositores, antes de se estabelecer o juízo do grande trono branco.      

Isaias 66.15,16
15 Pois, eis que o Senhor virá com fogo, e os seus carros serão como o torvelinho, para retribuir a sua ira com furor, e a sua repreensão com chamas de fogo.
16 Porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e os que forem mortos pelo Senhor serão muitos.

6. Apocalipse 20.7,8. 
Ainda se ajuntarão com Satanás muitas nações dos quatro cantos da terra no final do milênio, cujo número é como a areia do mar. Virão para destruir a paz do milênio de Cristo bem como todos os que governaram com Cristo no milênio. Quererão, inclusive, derrotar o próprio Senhor Jesus.       

Apocalipse 20.7,8
7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.

7. Apocalipse 20.10. 
A trindade satânica receberá sua devida condenação e será atormentada eternamente no lago que arde com fogo e enxofre,  que é a segunda morte.  

Apocalipse 20.10.
10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.

8. Apocalipse 20.11. 
A trindade satânica e todos os seus seguidores, inclusive os anjos caídos, será derrotada pelos séculos dos séculos e será estabelecido o juízo final, também chamado de juízo do grande trono branco.       

Apocalipse 20.11
11 vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles.


Eventos principais do Final do Milênio.


No final do milênio, “os restantes dos mortos”, os ímpios, serão ressuscitados, libertando assim a Satanás da inatividade que o prendera (Ap. 20:5 e 7). Enganando uma vez mais os ímpios, ele os conduz em ataque contra “o acampamento dos santos e a cidade querida, o arraial dos santos, a Nova Jerusalém”. (Ap. 20:9), a qual, junto com Cristo, terá descido do Céu nessa oportunidade.

A. Cristo, os Santos e a Cidade de Jerusalém.

Cristo desce novamente à Terra, com os santos à Nova Jerusalém que estará sendo estabelecida, tendo em vista dois propósitos. Porá término ao grande conflito ao executar as decisões do julgamento ocorrido durante o milênio, e purificará e renovará a terra, de modo que possa aqui estabelecer Seu reino eterno com novos céus e nova terra. Então, em seu mais amplo sentido, “o Senhor será rei sobre toda a Terra”. (Zc. 14:9).

B. A Ressurreição da Condenação. 

Chega, então, o momento em que se cumprirá plenamente a promessa de Cristo de que “todos os que se acham nos túmulos ouvirão a Sua voz”. (João 5:28). Em Seu Segundo Advento, Cristo ressuscitara os justos mortos, naquela que é a primeira ressurreição, ou ressurreição da vida. 
Agora ocorre a outra ressurreição mencionada por Cristo, a “ressurreição da condenação”. (João 5:29). O Apocalipse também faz referência a essa ressurreição: “Os restantes dos mortos, aqueles que não participaram da primeira ressurreição, não reviveram até que se completassem os mil anos”. (Apoc. 20:5).

C. Termina o Cativeiro de Satanás. 

A ressurreição dos ímpios no final do milênio libera a Satanás também de seu cativeiro durante “pouco tempo”. (Ap. 20:3). Em sua última tentativa de desafio ao governo de Deus, ele “sairá a seduzir as nações que há nos quatro cantos da Terra”. (Ap. 20:8). Uma vez que os ímpios ressuscitarão no mesmo espírito rebelde que possuíam ao morrer, a tarefa de Satanás não será difícil.

D. O Ataque à Cidade dos Santos. A Jerusalém terrena.

Em seu último engano, Satanás procurará inspirar nos ímpios a esperança de capturar o reino de Deus pela força. Reunindo todas as nações do mundo, ele as conduz contra a cidade santa (Ap. 20:8-10).

“Os ímpios que obstinadamente recusaram entrar na Cidade de Deus por meio dos méritos do sacrifício expiatório de Cristo, agora determinam-se a conseguir a entrada e controle da cidade através de cerco e batalha”. (Ap. 20.11).

O fato de que os ímpios, tão logo recebem novamente de Deus a vida, volvem-se contra Ele e tentam derrubar Seu reino, confirma que a decisão que Deus tomou a respeito deles está correta. Dessa forma o nome e o caráter divinos, que Satanás tentou deslustrar, serão plenamente revelados diante de todos e Satanás será desmascarado e condenado ao lago que arde com fogo e enxofre,  a saber,  a segunda morte, que é a morte eterna destinada também à todos que não aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. (Ap. 20.12).

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza 
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 



domingo, 25 de fevereiro de 2018

O MILÊNIO PARTE II

O MILÊNIO  PARTE II



III   A forma de governo do milênio

A terra nesse tempo não será regida nem por monarquia nem democracia, mas sim por Teocracia (Dn 7.13-14), isto é, o próprio Deus regerá o mundo na pessoa de Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo (Lc 1.32-33). Assim como no começo, do Gênesis até o livro de Juízes, o governo também era Teocrático, até que o povo pediu e clamou a Deus que queria ter um rei aqui da terra assim como as outras nações tinham; Deus então mandou que o profeta Samuel ungisse Saul como o primeiro rei de Israel; depois Deus mandou que o próprio profeta Samuel ungisse também a Davi como Rei de Israel porquanto Saul havia se desviado e se distanciado dos propósitos de Deus. 

Algumas passagens das Escrituras indicam que o rei Davi, de cuja linhagem veio Jesus, segundo a carne, tomará parte no governo de Israel já restaurado servindo como príncipe ou co-regente (Jr 30.9; Ez 37.24, 25; Is 2.2). Cristo também disse a seus discípulos que se assentariam em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel (Mt 19.28).

IV  A sede do governo de Cristo no milênio

A capital do mundo será Jerusalém, a desprezada cidade tantas vezes pisada pelos exércitos invasores (Is 2.2). Esta cidade será totalmente restaurada cumprindo-se a visão do salmista Davi que disse: “Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado na cidade de nosso Deus, Seu santo nome, belo e sobranceiro é a alegria de toda a terra, o monte Sião para todos os lados do norte a cidade do grande Rei. Nos palácios dela Deus se faz conhecer como alto refúgio” (Sl 48.1-3).

As nações do mundo não terão supremacia, exceto Israel que será a cabeça das nações, sendo Jerusalém a capital.

1. Jerusalém será totalmente restaurada (Salmos 48.1-3).

2. Jerusalém se chamará HEFZDIBÁ BEULÁ, que significa “meu prazer está nela”, e Beulá significa “Desposada”, esses nomes indicam que Deus renovou seu concerto com Jerusalém tudo nos mostra que Israel sempre foi à menina dos olhos de Deus e o centro geográfico do mundo.

3. Jerusalém será não somente a sede do governo messiânico como também o centro de adoração divina (Zc 14.16).


V  -  A vida espiritual do povo durante o milênio.


O milênio será um reino não só de bênçãos espirituais, como também matérias, pois a glória do Senhor encherá a Terra (Sl 72) e o Espírito Santo será derramado sobre toda a carne.

No dia do Pentecostes e nos nossos dias, o Espírito Santo foi derramado sobre aqueles que foram regenerados, ou seja, no Antigo Testamento, o Espírito Santo fora derramado sobre os patriarcas, os profetas e os reis, já no Novo Testamento, fora derramado sobre os discípulos e a Igreja do Senhor. O mundo em si não conhece o Espírito Santo. Mas, no Milênio será diferente, o pecado não existirá, e todos conhecerão o Senhor e haverá santidade ao Senhor e aí vai se cumprir o que Joel profetizou (Jl 2.28-29; Is 32.15; Ex 36.27 39.22; Zc 12.10; At 2.19-20).

O conhecimento do Senhor será universal. Tal qual hoje prevalece o mal entre muitas nações que jazem nas trevas da idolatria, naquele tempo a justiça prevalecerá e todas as nações conhecerão o nome de Jeová (Ml 1.11; Is 11.9).


VI  - O rio Milenial.

Costuma-se interpretar essa passagem de Ez 47.1-12, dando a ela um sentido espiritual como o rio da salvação, as águas do Espírito que começaram a fluir no dia de Pentecostes, etc. Por mais que o texto sirva para tais ilustrações, o rio descrito pelo profeta Ezequiel é um rio literal que sai debaixo do altar do templo restaurado por Deus fluindo na direção oriental, desaguando finalmente no Mar Morto. As águas salubres desse rio transformarão esse mar, atualmente muito salgado, em mar de água doce. Então haverá peixe nesse mar, hoje não há. Nas suas margens haverá terreno frutífero. O leito desse rio que fluirá na direção oriental provavelmente será aberto por terremoto na ocasião em que Jesus descer sobre o monte das Oliveiras (Zc 14.4). O terremoto fará o monte dividir-se em duas partes, uma deslocando-se para o norte e a outra para o sul, permitindo o rio passar entre ambas.

VII  -  A glória “a shekinah de Deus” se manifestará abundantemente em Jerusalém durante o milênio.
Em uma certa visão, Ezequiel viu a glória do Senhor afastando-se da cidade de Jerusalém, vindo a desaparecer ao leste do monte das oliveiras (Ez 9.30; 10.4; 10.18). Isto se deu em razão dos grandes pecados e abominações que eram cometidas pelo povo Judeu. Mas, o profeta viu em visão que a glória do Senhor começou a voltar do oriente, vindo encher o templo (Ez 43.1-5). Esta glória estará continuamente sobre a cidade Santa, no milênio (Is 4.5-6).

VIII  -  Os objetivos do milênio.

O Milênio será implantado com objetivos bem definidos:

1   -   Exaltar a Cristo.

Todos os povos, principalmente Israel, terão de se curvar ante Jesus Cristo, cujo nome será sublime e soberanamente exaltado como Rei dos reis e Senhores dos senhores (Fl 2.5; Ap 19.16).

2  -  Manifestar o Reino de Deus na Sua plenitude.

Na oração Dominical, o Senhor Jesus ensinou-nos a orar: “Venha o teu reino” (Mt 6.10). Esta petição será plenamente respondida quando vier o Senhor Jesus, juntamente com a sua Igreja, inaugurar o Milênio – a exposição mais visível do Reino de Deus na terra.

3 -  Mostrar que este mundo pode ser administrado com justiça e equidade.

Em consequência da corrupção e dos desmandos administrativos dos governantes, a população da terra é assolada pela fome, pela falta de habitação e por muitas outras necessidades básicas. Todavia, quando Cristo instaurar o seu governo, mostrará que todos esses problemas podem ser rápida e perfeitamente solucionados.

4  -  Deixar bem claro que os reinos deste mundo pertencem a Cristo.

No deserto, Satanás tentou a Cristo, alegando serem dele todos os reinos deste mundo (Mt 4.8-9). Na verdade, tudo pertencem a Jesus: “Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre” (Ap 11.15). Desta forma, cumprir-se-á a aliança que Deus estabeleceu com a casa de Davi, da qual veio, legalmente, o Senhor Jesus (Is 9.7; Dn 7.14).

O milênio será um período de grande conhecimento da Palavra de Deus. “E virão muitos povos e dirão: Vinde, subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que nos ensine o que concerne aos seus caminhos, e andemos nas suas veredas; porque de Sião sairá à lei, e de Jerusalém a Palavra do Senhor” (Is 2.3).

Durante o milênio os habitantes da terra não serão mais esmagados debaixo dos enormes orçamentos bélicos com os quais as forças armadas ameaçam as demais nações. Sabemos que a paz universal só se tornará realidade com o estabelecimento do reino de Cristo a quem as escrituras chamam o Príncipe da Paz.

Será uma era de abundante saúde física e mental. Não haverá doenças, ou ninguém dirá: Estou doente (Is 33.24). Não haverá cegos, nem surdos, nem coxos e nem mudos (Is 3.5-6).

A vida humana será prolongada: Será uma era de prosperidade, segurança e vida longa. “Não edificarão para que outros habitem, não plantarão para que outros comam, porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos até a velhice” (Is 65.22).

O homem outra vez viverá até alcançar a idade provecta de centenas de anos como nos dias antediluvianos. Isto pode ser atribuído a algumas mudanças climáticas ou ambientais e também a remoção da influência maléfica de Satanás (Is 65.20).

No Milênio um jovem terá a idade no mínimo 100 anos, (Is 65.19-20). A morte existirá no Reino Milenar, mas a duração da vida humana será muito mais longa do que agora. Uma pessoa de 100 anos de idade será considerada jovem, e morrer antes dessa idade será considerado uma maldição.

Os dias do Milênio serão maravilhosos para as crianças, e os velhos terão tempo de amparo (Zc 8.4-5).

Todas as nações terão que celebrar a festa ao Senhor, enviando seus representantes de ano em ano para Jerusalém.

O pecado não existirá no Milênio. (Zc 14.20).

Já não haverá separação entre o sagrado e o profano, todas as coisas e pessoas serão Santas, consagradas e dedicadas ao serviço e adoração do Senhor.

Satanás nessa época estará preso, é ele que faz o homem pecar, e todas as pessoas que nascerem no Milênio só conhecerão o Senhor Jesus, o Salvador, portanto não conhecerão o pecado. Haverá abundancia de Salvação (Is 33.6; Is 33.22; Is 62.1 e Zc 9.16).

O sol se envergonhará de Cristo, porque o Senhor brilhará muito mais (Is 24.23). O Senhor será o Sol da Justiça. (Ml 2.28-29).

Haverá harmonia entre os animais e toda a ferocidade dos animais serão removidas (Is 35.6-9). Não haverá animais carnívoros (Is 65.25), e a serpente não fará dano a ninguém.

A Terra será restaurada a sua fertilidade, como diz em Is 35.6-7. O mar morto dará abundancia de peixes. (Ez 47.1-12).

Nunca mais haverá fome na Terra (Ez 36.29-30). A Terra será como Jardim do Éden (Ez 34.36-37; Is 51.3). As riquezas serão abundantes. (Is 60.16-17).

A maldição, a maldade será tirada da Terra (Gn 3.17-18). O Senhor irá restaurar a Terra por completo. (Ez 36.29-36).

O Senhor será o alvo de todas as atenções (Zc 8.20-23), todos quererão vê-lo (Is 2.2-4). Não haverá idolatria (Is 17.7-8). E a saudação será, O Senhor te abençoe (Jr 31.23). Os judeus nessa época serão os mensageiros do Rei Jesus (Zc 8.23), e eles serão uma benção para as nações. (Zc 8.13).

No início no Milênio a população mundial será escassa (Is 13.11-12). Mas, depois no decorrer dos acontecimentos, o Senhor mudará esse quadro conforme Jeremias 33.22.

O mundo inteiro viverá nessa harmonia completa com Cristo, em gozo de alegria, paz mundial, sem fome e sem doenças; a Terra produzirá o que os homens precisarem, porque será abençoada como foi no princípio, e todos, de todas as nações do mundo inteiro correrão a Jerusalém, para prestarem adoração ao Senhor Jesus (Zc 14.16). Haverá mudança no solo. (Zc 14.10).

A criação do mundo todo aguarda ansiosamente esse tempo para sua libertação. (Rm 8.22-23).

Se o milênio é tão maravilhoso, o que não diremos da Nova Jerusalém? O primeiro, apesar de suas realizações, será imperfeito e temporário. O segundo não, pelo contrário, há de ser eterno e perfeitíssimo. Já pensou quando entrarmos naquela cidade, cujo arquiteto e construtor é o próprio Deus? Como descrever a formosa cidade.

Enquanto o Senhor Jesus estiver reinando no milênio Satanás estará preso no poço do abismo. Satanás o grande inimigo de Deus e dos homens, será algemado e lançado no abismo de maneira que ficará impossibilitado de exercer o seu nefasto programa de destruição e engano entre os homens. Os céus, e a terra serão purificados de todas as influências maléficas de Satanás e suas hostes Ap 20.1, 3.
Em Apocalipse 19.19-21, é revelado que a besta (o Anticristo) e o Falso Profeta foram lançados vivos dentro do lago de fogo (e no capítulo 20.1-3), nos diz que Satanás fora lançado amarrado dentro do Poço do Abismo e preso por mil anos.

Encerrando-se o período de paz sobre a Terra, o inimigo de Deus, de Cristo e dos homens será solto do poço do abismo por um pouco de tempo.

IX  -  Satanás será solto por um pouco de tempo. Ap 20.7-10.

Mais uma vez Satanás irá promover uma rebelião de ordem mundial, e irá enganar muitos cujo número será como areia do mar. Essa será a última guerra mundial, conhecida como Gogue e Magogue. Mas, Deus mandará fogo do céu e destruirá a todos que se juntaram à rebelião de Satanás, que enganava as nações e os homens, fora lançado dentro do lago de fogo, onde está a besta e o Falso Profeta (Ap 20.10).

O estado de depravação do coração humano é revelado pelos acontecimentos ao fim desse período de 1000 anos, durante o qual o homem foi exposto as melhores influências espirituais possíveis, Satanás estava algemado e Jesus Cristo e o Espírito Santo reinaram supremos em todo mundo. Mas ao fim do milênio Satanás será solto do abismo por pouco tempo, quando uma vasta multidão de pessoas o acompanharão em uma rebelião contra o Senhor Jesus Cristo. Essa rebelião será sufocada imediatamente e dominada por Deus que enviará fogo do céu que os devorará. Esse será o verdadeiro fim de Satanás nesta terra quando ele será lançado no lago de fogo onde será atormentado para sempre.

X  -  Qual a finalidade de Satanás ser solto no final do milênio?

Se em todos os seres humanos foram tentados na sua vida terrena, no milênio Deus irá soltar Satanás de sua prisão para tentar e provar a fidelidade de cada habitante milenar; para mostrar que o homem apesar de toda prosperidade, abundância e paz, dará ouvido ao tentador e se levantar-se-ão contra o reinado de Cristo.

Satanás será solto para provar as pessoas que nasceram durante o milênio. Para revelar que o coração do homem não convertido permanece na sua velha natureza. O Senhor provará a depravação completa do homem.

Para mostrar a falta de sinceridade de alguns que estarão vivendo nesta época; porque mesmo depois de um Reino tão glorioso, multidões como a areia do mar, seguirão a Satanás na primeira oportunidade. Assim como Adão e Eva pecaram no ambiente perfeito do jardim do Éden, da mesma forma uma inumerável multidão rebelará contra Cristo apesar das bênçãos advindas do Seu reinado milenial. O juízo é tão rápido quanto à rebelião das nações dos quatro cantos da terra. A sorte destes rebeldes e de Satanás está selada nas seguintes palavras: ”Mas desceu fogo do céu, e os consumiu” (Ap 20.9-10). Ele terá de comparecer perante o grande trono branco, para receber sua sentença no Juízo Final (1 Co 6.3; Ap 20.11-15). Satanás é lançado no lago de fogo e enxofre para todo o sempre. De lá, jamais escapará; nunca mais tentará ninguém nem fará oposição aos planos de Deus. Satanás terá como destino final o inferno (Mt 25.41), onde será atormentado eternamente. (Ap 20.10).

O fim do milênio marcará também o fim de todas as dispensações terrestres e o fim dos tempos.

Havendo muitos fracassados durante essa derradeira dispensação em que se manifestou a presença do Senhor e sua influência que visará a salvação e a vida eterna, não resta mais nada para os tais a não ser a indignação abrasadora de Deus.

Deus havia dito a Noé que nunca mais destruiria a terra por água e essa promessa Deus tem cumprido à risca. Portanto, esta vez a destruição será por fogo como Pedro o revela em 2 Pe 3.7.12.

Assim como os salvos da época antediluviana foram guardados dentro da arca, assim Deus guardará redimidos desta dispensação milenial enquanto a terra é renovada por fogo. (Is 51.16).

“Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força”. (1 Co 15.24).

O alvo e expectativa finais da fé do NT é um novo mundo, transformado e redimido, onde Cristo permanecerá  com seu povo e a Sua justiça reinará em santa perfeição para sempre e eternamente. 

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.