segunda-feira, 27 de novembro de 2017

DIFERENÇAS ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA VINDA DE CRISTO

DIFERENÇAS ENTRE A PRIMEIRA E A SEGUNDA VINDA DE CRISTO


Diferenças entre a primeira e segunda vinda de Cristo.


Seu nascimento, o nascimento de Jesus, entre os homens caracteriza sua primeira vinda para salvar a todos quantos o aceitem; Ele pagou o preço de seu sangue para nos salvar. A sua segunda vinda será dividida em duas partes ou fases. Na primeira fase sua vinda será invisível, acontecerá antes da grande tribulação, Ele virá para arrebatar sua igreja; logo a seguir iniciar-se-á a grande tribulação será dividida em duas fases de três anos e meio cada uma. Então ao terminar a segunda fase de três anos e meio da grande tribulação ele virá visivelmente ou seja Ele voltará e descerá no monte das oliveiras em Jerusalém, onde todo olho o verá. Ele prometeu na sua ascensão daquele lugar que regressaria de onde partiu.

 01) - João 1.29 – Jesus ao nascer entre os homens veio mostrar para a humanidade que perdão se alcança somente nele e que Ele tira o pecado das vidas e dos corações que acreditarem na sua mensagem salvadora.
João 1.29
Ele veio como "...O cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo".

02) - Apocalipse 5.5 – Ele venceu a morte, Ele é a raiz de Davi, Ele vai abrir o livro da vida, Ele vive e reina para sempre. Ele virá para reinar sobre toda a terra. Todos poderão aceitá-lo antes do arrebatamento para serem salvos e terem seus nomes escritos no livro da vida.

Apocalipse 5.5
“E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos”.

03) - Filipenses 2.7; 2Co 8.9 Jesus é rico para com todos e tem riquezas para todos; Ele se fez pobre para nos enriquecer.

 Filipenses.2.7
 Ele veio primeiro em forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; sendo rico, se fez pobre, para nos enriquecer.

2Coríntios 8.9
...pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, por amor de vós se fez pobre, para que pela sua pobreza fôsseis enriquecidos.

04) - Lucas 21.27 – Sua vinda será com grande poder e grande glória. Fica bem claro nesta passagem que serão demonstrados claramente o Seu grande poder e sua grande glória. Ele virá numa nuvem, ou seja, o veículo que Jesus vai usar para buscar a sua igreja é uma nuvem.

Lucas 21.27
E então verão vir o Filho do homem numa nuvem, com poder e grande glória.

05) - Mateus 16.21 – Nascido como homem na terra, foi morto mas a morte não o deteve. Na primeira vinda, padeceu, foi traído, foi morto, mas ressuscitou dos mortos. Na verdade Jesus foi assassinado. Foi um assassinato político-religioso e as multidões foram incentivadas a clamar pela morte de Jesus e mais ainda pelo clamor das multidões que pediram para soltar um bandido da época chamado barrabás.

Mateus 16.21
Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.

06) - Mateus 16.27,28 – Quando Jesus voltar virá com grande poder e glória. Na primeira fase será para arrebatar e galardoar os que perseverarem nEle. Na segunda fase para vencer o anticristo, a besta e o falso profeta e estabelecer o seu reino milenial sobre a terra. 

Mateus 16.27,28
Mas virá segunda vez: "Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os anjos; e, então dará a cada um segundo as suas obras". Ele virá para estabelecer o seu reino.

07) - Marcos 14.43-48 – Ele veio como homem e experimentou toda a maldade dos homens.

Na sua primeira vinda, Ele foi entregue aos seus algozes; o preço da traição que foi pago a um de seus apóstolos chamado de Judas Iscariotes foi de 30 moedas de prata; e logo em seguida os soldados saíram à sua procura com espadas e varapaus, para o prenderem, como se fosse um bandido, um ladrão ou um salteador; Judas ainda o beijou com um beijo de traição para entregá-lo aos seus executores.

Marcos 14.43-48
43 E logo, enquanto ele ainda falava, chegou Judas, um dos doze, e com ele uma multidão com espadas e varapaus, vinda da parte dos principais sacerdotes, dos escribas e dos anciãos.
44 Ora, o que o traía lhes havia dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é o Cristo; prendei-o e levai-o com segurança.
45 E, logo que chegou, aproximando-se de Jesus, disse: Rabi! E o beijou.
46 Ao que eles lhes lançaram as mãos, e o prenderam.
47 Mas um dos que ali estavam, puxando da espada, feriu o servo do sumo sacerdote e cortou-lhe uma orelha.
48 Disse-lhes Jesus: Saístes com espadas e varapaus para me prender, como a um salteador?

08) - Salmo 2.7 – Foi gerado como homem por obra e graça do Espírito Santo de Deus. Foi gerado na primeira vinda, no corpo de Maria, por obra e graça do Espírito Santo, como diz a Escritura.

O Senhor o chamou de Filho e diz: "...Eu hoje te gerei".

09) - Marcos 15.17- Foi escarnecido. Fizeram pouco caso. Fizeram mau juízo. Zombaram dEle. Censuraram Jesus sem piedade. Ridicularizaram Jesus de todas as formas possíveis. 

Marcos 15.17
E, na sua primeira vinda, os homens escarneceram dEle:
Mas ao Filho de Deus: "Vestiram de púrpuras, e tecendo uma coroa de espinhos, lhe puseram na cabeça, para zombarem dEle como Filho do Homem”.

10) - 1Pedro 5.4 – Mas virá em sua segunda vinda como sumo Pastor para coroar os fiéis, os que creram nEle.

1Pedro 5.4
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

 Na segunda fase de sua Segunda vinda no final da grande tribulação,  virá como Juiz para julgar as nações, e como Sumo Pastor, para reinar para sempre com os seus. Repito, Jesus virá como Sumo Pastor, como sacerdote eterno e reunirá com os seus para sempre. Quem não creu será julgado por sua rejeição a quem poderia salvá-lo.

João 12.47,48
E se alguém ouvir as minhas palavras, e não crer, eu não o julgo; porque eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.
 Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


domingo, 26 de novembro de 2017

OS 400 ANOS DE SILÊNCIO PROFÉTICO

OS 400 ANOS DE SILÊNCIO PROFÉTICO

Vamos analisar os 400 anos do chamado e conhecido período do silêncio profético. Também chamado de período inter-bíblico. Trazemos aqui fatos históricos disponíveis em quase todas as bibliotecas de Teologia do mundo inteiro para que a história desses quatrocentos anos não fique esquecida no tempo, e que o povo de Deus possa lembrar-se de que se perder a comunhão com Deus, vai experimentar também esse fato triste da história e poderá ficar sem Deus falar com você. Então vamos ter comunhão plena com Deus e com os santos e fiéis servos do Senhor Jesus.  Maranata.

I.  Desenvolvimento Político desse período.

A nação de Israel e todos os Hebreus passaram a conviver sob domínio de diversos impérios dos mais cruéis possíveis por causa da dureza de coração da maioria dos hebreus. Tornaram-se um povo desorganizado e desobedientes a Deus e aos seus profetas. Vamos então analisar esse período negro que aquele povo viveu.

A Expressão “400 anos de silêncio”, ou “silêncio profético”, frequentemente empregada para descrever o período entre os últimos eventos do A.T. e o começo dos acontecimentos do N.T. é correta e apropriada; muito embora nenhum profeta inspirado se tivesse erguido em Israel durante aquele período  do A.T. e do N. T., e  já estivesse completo aos olhos dos judeus, certos acontecimentos que ocorreram e deram ao judaísmo posteriormente a sua ideologia própria e, providencialmente, prepararam o caminho para a vinda de Cristo e a proclamação do Seu evangelho.

Sob o domínio da Supremacia Persa. O Império Persa.

Por cerca de um século depois da época de Neemias, o império Persa exerceu controle sobre a Judéia. O período foi relativamente tranquilo, pois os persas permitiam aos judeus o livre exercício de suas instituições religiosas. A Judéia era dirigida pelo sumo sacerdotes, que prestavam contas ao governo persa, fato que, ao mesmo tempo, permitiu aos judeus uma boa medida de autonomia e rebaixou o sacerdócio a uma função política. Inveja, intriga e até mesmo assassinato tiveram seu papel nas disputas pela honra de ocupar o sumo sacerdócio. Joanã, filho de Joiada (Ne 12.22), é conhecido por ter assassinado o próprio irmão, Josué, no recinto do templo.
A Pérsia e o Egito envolveram-se em constantes conflitos durante este período, e a Judéia, situada entre os dois impérios, não podia escapar ao envolvimento. Durante o reino de Artaxerxes III muitos judeus engajaram-se numa rebelião contra a Pérsia. Foram deportados para Babilônia e para as margens do mar Cáspio.

Sob o domínio de Alexandre, o Grande.

Em seguida à derrota dos exércitos persas na Ásia Menor (333 AC), Alexandre marchou para a Síria e Palestina. Depois de ferrenha resistência, Tiro foi conquistada e Alexandre deslocou-se pra o sul, em direção ao Egito. Diz a lenda que quando Alexandre se aproximava de Jerusalém o sumo sacerdote Jadua foi ao seu encontro e lhe mostrou as profecias de Daniel, segundo as quais o exército grego seria vitorioso (Dn 8). Essa narrativa não é levada a sério pelos historiadores, mas é fato que Alexandre tratou singularmente bem aos judeus. Ele lhes permitiu observarem suas leis, isentou-os de impostos durante os anos sabáticos e, quando construiu Alexandria no Egito (331 AC), estimulou os judeus a se estabelecerem ali e deu-lhes privilégios comparáveis aos seus súditos gregos.

A Judéia sob o domínio dos Ptolomeus.

Depois da morte de Alexandre (323 AC), a Judéia, ficou sujeita, por algum tempo a Antígono, um dos generais de Alexandre que controlava parte da Ásia Menor. Subsequentemente, caiu sob o controle de outro general, Ptolomeu I (que havia então dominado o Egito), cognominado Soter, o Libertador, o qual capturou Jerusalém num dia de sábado em 320 AC Ptolomeu foi bondoso para com os judeus. Muitos deles se radicaram em Alexandria, que continuou a ser um importante centro da cultura e pensamento judaicos por vários séculos. No governo de Ptolomeu II (Filadelfo) os judeus de Alexandria começaram a traduzir a sua Lei, isto é, o Pentateuco, para o grego. Esta tradução seria posteriormente conhecida como a Septuaginta, a partir da lenda de que seus setenta (mais exatamente 72 – seis de cada tribo) tradutores foram sobrenaturalmente inspirados para produzir uma tradução infalível. Nos anos subsequentes todo o Antigo Testamento foi incluído na Septuaginta.

A Judéia sob o domínio dos Selêucidas.

Depois de aproximadamente um século de vida dos judeus sob o domínio dos Ptolomeus, Antíoco III (o Grande) da Síria conquistou a Síria e a Palestina aos Ptomeus do Egito (198 AC). Os governantes sírios eram chamados selêucidas porque seu reino, construído sobre os escombros do império de Alexandre, fora fundado por Seleuco I (Nicator).
Durante os primeiros anos de domínio sírio, os selêucidas permitiram que o sumo sacerdote continuasse a governar os judeus de acordo com suas leis. Todavia, surgiram conflitos entre o partido helenista e os judeus ortodoxo. Antíoco IV (Epifânio) aliou-se ao partido helenista e indicou para o sacerdócio um homem que mudara seu nome de Josué para Jasom e que estimulava o culto a Hércules de Tiro. Jasom, todavia, foi substituído depois de dois anos por uma rebelde chamado Menaém (cujo nome grego era Menelau). Quando partidários de Jasom entraram em luta com os de Menelau, Antíoco marcho contra Jerusalém, saqueou o templo e matou muitos judeus (170 AC). As liberdades civis e religiosas foram suspensas, os sacrifícios diários forma proibidos e um altar a Júpiter foi erigido sobre o altar do holocausto. Cópias das Escrituras foram queimadas e os judeus foram forçadas a comer carne de porco, o que era proibido pela Lei. Uma porca foi oferecida sobre ao altar do holocausto para ofender ainda mais a consciência religiosa dos judeus.

Sob o domínio dos Macabeus.

Não demorou muito para que os judeus oprimidos encontrassem um líder para sua causa. Quando os emissários de Antíoco chegaram à vila de Modina, cerca de 24 quilômetros a oeste de Jerusalém, esperavam que o velho sacerdote, Matatias, desse bom exemplo perante o seu povo, oferecendo um sacrifício pagão. Ele, porém, além de recusar-se a fazê-lo, matou um judeu apóstata junto ao altar e o oficial sírio que presidia a cerimonia. Matatias fugiu para a região montanhosa da Judéia e, com a ajuda de seus filhos, empreendeu uma luta de guerrilhas contra os sírios. Embora os velho sacerdote não tenha vivido para ver seu povo liberto do jugo sírio, deixou a seus filhos o término da tarefa. Judas, cognominado “o Macabeu”, assumiu a liderança depois da morte do pai. Por volta de 164 AC Judas havia reconquistado Jerusalém, purificado o templo e reinstituído os sacrifícios diários. Pouco depois das vitórias de Judas, Antíoco morreu na Pérsia. Entretanto, as lutas entre os Macabeus e os reis selêucidas continuaram por quase vinte anos.
Aristóbulo I foi o primeiro dos governantes Macabeus a assumir o título de “Rei dos Judeus”. Depois de um breve reinado, foi substituído pelo tirânico Alexandre Janeu, que, por sua vez, deixou o reino para sua mãe, Alexandra. O reinado de Alexandra foi relativamente pacífico. Com a sua morte, um filho mais novo, Aristóbulo II, desapossou seu irmão mais velho. A essa altura, Antípater, governador da Iduméia, assumiu o partido de Hircano, e surgiu a ameaça de guerra civil. Consequentemente, Roma entrou em cena e Pompeu marchou sobre a Judéia com as suas legiões, buscando um acerto entre as partes e o melhor interesse de Roma. Aristóbulo II tentou defender Jerusalém do ataque de Pompeu, mas os romanos tomaram a cidade e penetraram até o Santo dos Santos. Pompeu, todavia, não tocou nos tesouros do templo.

Sob o domínio de Roma. O Império Romano.

Marco Antônio apoiou a causa de Hircano. Depois do assassinato de Júlio Cesar e da morte de Antípater (pai de Herodes), que por vinte anos fora o verdadeiro governante da Judéia, Antígono, o segundo filho de Aristóbulo, tentou apossar-se do trono. Por algum tempo chegou a reina em Jerusalém, mas Herodes, filho de Antípater, regressou de Roma e tornou-se rei dos judeus com apoio de Roma. Seu casamento com Mariamne, neta de Hircano, ofereceu um elo com os governantes Macabeus.
Herodes foi um dos mais cruéis governantes de todos os tempos. Assassinou o venerável Hircano (31 AC) e mandou matar sua própria esposa Mariamne e seus dois filhos. No seu leito de morte, ordenou a execução de Antípater, seu filho com outra esposa. Nas Escrituras, Herodes é conhecido como o rei que ordenou a morte dos meninos em Belém por temer o Rival que nascera para ser Rei dos Judeus.

II. Grupos Religiosos dos Judeus.

Quando, seguindo-se à conquista de Alexandre, o helenismo mudou a mentalidade do Oriente Médio, alguns judeus se apegaram ainda mais tenazmente do que antes à fé de seus pais, ao passo que outros se dispuseram a adaptar seu pensamento às novas idéias que emanavam da Grécia. Por fim, o choque entre o helenismo e o judaísmo deu origem a diversas seitas judaicas, dando origem às classes políticos partidárias religiosas.

Os Fariseus.

Os fariseus eram os descendentes espirituais dos judeus piedosos que haviam lutado contra os helenistas no tempo dos Macabeus. O nome fariseu, “separatista”, foi provavelmente dado a eles por seu inimigos, para indicar que eram não-conformistas. Pode, todavia, ter sido usado com escárnio porque sua severidade os separava de seus compatriotas judeus, tanto quanto de seus vizinhos pagãos. A lealdade à verdade às vezes produz orgulho e ate mesmo hipocrisia, e foram essas perversões do antigo ideal farisaico que Jesus denunciou. Paulo se considerava um membro deste grupo ortodoxo do judaísmo de sua época. (Fp 3.5).

Os Saduceus.

O partido dos saduceus, provavelmente denominado assim por causa de Zadoque, o sumo sacerdote escolhido por Salomão (1Rs 2.35), negava autoridade à tradição e olhava com suspeita para qualquer revelação posterior à Lei de Moisés. Eles negavam a doutrina da ressurreição, e não criam na existência de anjos ou espíritos (At 23.3). Eram, em sua maioria, gente de posses e posição, e cooperavam de bom grado com os helenistas da época. Ao tempo do N.T. controlavam o sacerdócio e o ritual do templo. A sinagoga, por outro lado, era a cidadela dos fariseus.

Os Essênios.

O essenismo foi uma reação ascética ao externalismo dos fariseus e ao mudanismo dos saduceus. Os essênios se retiravam da sociedade e viviam em ascetismo e celibato. Davam atenção à leitura e estudo das Escrituras, à oração e às lavagens cerimoniais. Suas posses eram comuns e eram conhecidos por sua laboriosidade e piedade. Tanto a guerra quanto a escravidão eram contrárias a seus princípios.
O mosteiro em Qumran, próximo às cavernas em que os Manuscrito do Mar Morto foram encontrados, é considerado por muitos estudiosos como um centro essênio de estudo no deserto da Judéia. Os rolos indicam que os membros da comunidade haviam abandonado as influências corruptas das cidades judaicas para prepararem, no deserto, “o caminho do Senhor”. Tinham fé no Messias que viria e consideravam-se o verdadeiro Israel para quem Ele viria.

Os Escribas.

Os escribas não eram, estritamente falando, uma seita, mas sim, membros de uma profissão. Eram, em primeiro lugar, copista da Lei. Vieram a ser considerados autoridades quanto às Escrituras, e por isso exerciam uma função de ensino. Sua linha de pensamento era semelhante à dos fariseus, com os quais aparecem frequentemente associados no N.T.

Os Herodianos.

Os herodianos criam que os melhores interesses do judaísmo estavam na cooperação com os romanos. Seu nome foi tirado de Herodes, o Grande, que procurou romanizar a Palestina em sua época. Os herodianos eram mais um partido político que uma seita religiosa.
A opressão política romana, simbolizada por Herodes, e as reações religiosas expressas nas reações sectárias dentro do judaísmo pré-cristão forneceram o referencial histórico no qual Jesus veio ao mundo. Frustrações e conflitos prepararam Israel para o advento do Messias de Deus, que veio na “plenitude do tempo” (Gl 4.4).

Segue-se daí em diante, e a Palestina ainda sob o domínio do Império Romano, a nova e mais aguardada história: A chegada, o nascimento do Messias prometido e o recomeço para a nação de Israel com a abertura do tempo da graça por Jesus Cristo que, os Judeus não aceitaram, mas já estava acontecendo no meio deles.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


sábado, 25 de novembro de 2017

DEFEITOS E HERESIAS NAS IGREJAS

DEFEITOS E HERESIAS NAS IGREJAS

É bom lembrarmos aqui no início desta mensagem que,  por mais perfeita que seja a igreja e por mais perfeito,  inteligente, estudado e amoroso que sejam seus líderes, você e eu não vamos encontrar perfeição aqui na terra.

Lá na Europa e na Ásia existiam igrejas que Paulo fundou, vejam as 3 (tres) viagens missionárias de Paulo em Atos dos Apóstolos;  porém estas sete de Apocalipse 2 e 3, que nominamos abaixo, são representativas de tempos e épocas. Já naquele tempo havia tantos defeitos e heresias nas igrejas que foi necessária a intervenção do Senhor Jesus através da Revelação do Apocalipse ao Apóstolo João que enviou as cartas dadas pelo Senhor Jesus Cristo ao “Anjo”, ao Pastor de cada igreja mostrando como as tais igrejas poderiam melhorar sua comunhão e intimidade para com Deus.

(1) Éfeso (Apocalipse 2:1-7) - a igreja que havia abandonado o seu primeiro amor. (2:4). Defeito: Igreja sem amor,  igreja materialista.
Porém não aceitava heresias.

(2) Esmirna (Apocalipse 2:8-11) - a igreja que sofreria perseguição. (2:10). O aparente defeito era o de não concordar com as coisas modernas daquele tempo.

(3) Pérgamo (Apocalipse 2:12-17) - a igreja que precisava se arrepender. (2:16). Defeito: Errava muito e não se arrependia dos seus erros achando que Deus não se importava, porque Deus é amor. Lembremos de uma coisa: Deus ama o pecador mas aborrece o pecado.

(4) Tiatira (Apocalipse 2:18-29) - a igreja que tinha uma falsa profetisa. (2:20). Defeito: Uma falsa profetisa mandava na igreja através de profecias,  claro que eram falsas as profecias dela.  Eram profecias que agradavam os seus ouvintes e sempre cativaram aqueles que a ouviam. O pastor da Igreja era um boneco,  um fantoche nas mãos dela.

(5) Sardes (Apocalipse 3:1-6) - a igreja que tinha adormecido. Igreja morta. (3:2). Defeito: Aquela igreja não sentia mais necessidade de orar, de cantar,  de adorar a Deus,  era uma igreja que se acomodou,  adormeceu e se conformou com tudo e com todos à sua volta.

(6) Filadélfia (Apocalipse 3:7-13) - a igreja que tinha sofrido pacientemente. (3:10). Defeito: Sofria calada como se culpada fosse pelas calamidades e consequências da falta de espiritualidade de poucos na igreja. A paciência tem limites;  não se pode sofrer tanto sem que seja por vontade de Deus; a partir daí tem que tomar decisões com orientações do Espírito Santo para nada dar errado daí pra frente.

(7) Laodiceia (Apocalipse 3:14-22) - a igreja com a fé morna. (3:16). Defeito principal: indecisão. A igreja e em especial sua liderança conformava com tudo e com todos à  ponte de não haver mais discernimento se aquela igreja era mesmo igreja ou se era uma empresa particular ou se era um clube social,  mas estava parecendo mesmo era uma casa de orgias sexuais e casa de prostituição, corrupção e roubalheira, tamanho o descaso das pessoas e lideranças com suas vidas espirituais.

A própria Bíblia alerta que nós devemos nos manter firmes na Palavra (1Co 15.1-2, 2Pe 1.19) e tomar cuidado com falsos mestres, pois eles introduzem secretamente heresias destruidoras ao Evangelho (2Pe 2.1). Nós não podemos considerar que uma mensagem é verdadeira somente porque a pessoa é inteligente, se expressa bem (1Co 1.20) ou porque ela vem acompanhada de milagres (Mt 24.24). A Bíblia diz que o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz (2Co 11.14-15) e que produz o engano até mesmo com sinais sobrenaturais (2 Ts 2.9-10).

As igrejas de hoje modernizadas por teologias próprias, que mais se parecem com heresias,  e que são facilmente assimiladas para endeusar seus líderes religiosos, estão concordando com todas as coisas que antigamente Deus já condenava como pecado dentro das 7 igrejas da Ásia tais como:

Prostituição, traição, incesto, pedofilia, poligamia, zoofilia, lesbianismo, homosexualismo; a Bíblia fala de efeminados em Apocalípse 21.8; adultério, fornicação,  emburrecimento que é o ato ou efeito de emburrecer, tornar ou ficar burro ou estúpido; escárnio contra Deus e contra as coisas da obra de Deus, zombarias, bebedices, glutonarias, vícios,  falsidade intelectual e todo tipo de baixaria. Pessoas sem afeto natural, sem amor, sem compreensão, sem complacência, dementes por vontade própria. Usam o espírito de engano para ludibriar os incautos neo-conversos  e leigos interessados em ser fiéis de verdade.

O apóstolo Paulo já alertava na sua segunda carta a Timóteo:
2 Tm. 3.1-13.

Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade. E, do modo por que Janes e Jambres resistiram a Moisés, também estes resistem à verdade. São homens de todo corrompidos na mente, réprobos quanto à fé; eles, todavia, não irão avante; porque a sua insensatez será a todos evidente, como também aconteceu com a daqueles. Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança, as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, – que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor. Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 2 Timóteo 3: 1-13.

Podemos dizer que nos nossos dias de pós modernidade as igrejas não estão mais se importando com seus defeitos e não fazem nada para melhorar sua comunhão com Deus. O Deus deste século cegou grande parte das lideranças evangélicas, se não a maioria, para dar mais valor ao dinheiro e às propriedades seculares que as riquezas terrenas lhes garante, do que o valor de uma alma. Defeitos todas as igrejas têm. Defeitos todos os líderes evangélicos têm. Mas ainda tem poucos que mesmo tendo defeitos procuram adorar a Deus em espírito e em verdade. Voltemos ao primeiro amor. Jesus te ama. Aceite-o hoje mesmo.

Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.





sexta-feira, 24 de novembro de 2017

NASCIMENTO E MISSÃO DE CRISTO NO NT PARTE III

NASCIMENTO E MISSÃO DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO. PARTE III


19) - Romanos 13.11,12; Is 5.4; 1Pe. 4.7 – Conselhos práticos para os que querem vencer e esperar com galhardia a vinda do filho do homem.
Romanos 13.11,12
11 E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes.
12 A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das obras da luz.
Isaias 5.4
4 Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? e por que, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas?
1Pedro 4.7
7 Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.

20) - Romanos 16.20 – Jesus dá autoridade para a igreja declarar sua vitória. 
Lucas. 10.19 “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano”.
Romanos 16.20
20 E o Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.

21) - 2Timóteo 4.8; 2Co 5.9,10 – Condecorações (galardões e coroas) para os vencedores.
2Timóteo 4.8
 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
2Coríntios 5.9,10
9 Pelo que também nos esforçamos para ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes.
10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.

22) - 1Coríntios 6.2 – Os santos terão autoridade até para julgar o mundo no futuro reino milenial de Cristo.
1Coríntios 6.2
2 Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?

23) - Filipenses 3.21 – Os humilhados serão exaltados.
Filipenses 3.21
21 que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.

24) - 1Tessalonicenses 3.13; 4.14; Jd 1.14 – É preciso crer pela fé nestas coisas concernentes a vinda de Cristo e conquistar um lugar na sua igreja glorificada nos céus.
1Tessalonicenses 3.13.
13 para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.
1Tessalonicenses 4.14.
14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.
Judas 14
14 Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos.

 25) - 1Tessalonicenses 5.23 – A igreja precisa conservar-se irrepreensível.
1Tessalonicenses 5.23
23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

26) - 2Tessalonicenses 2.3-9; 1Jo 2.18 – A igreja precisa ter procedimentos agradáveis a Deus.
2Tessalonicenses 2.3-9
3 Porque a nossa exortação não procede de erro, nem de imundícia, nem é feita com dolo;
4 mas, assim como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.
5 Pois, nunca usamos de palavras lisonjeiras, como sabeis, nem agimos com intuitos gananciosos. Deus é testemunha,
6 nem buscamos glória de homens, quer de vós, quer de outros, embora pudéssemos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados;
7 antes nos apresentamos brandos entre vós, qual ama que acaricia seus próprios filhos.
8 Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade desejávamos comunicar-vos não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto vos tornastes muito amados de nós.
9 Porque vos lembrais, irmãos, do nosso labor e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.
Em 1João 2.18 Diz: que muitos anticristos se levantarão para enganar a igreja do Senhor Jesus na terra.
18 Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.

 27) - 1Pedro 1.7,13 – A fé de todos será provada como o ouro que é provado e purificado no fogo.
1Pedro 1.7,13
7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;
13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo.

28) - 2Pedro 3.10 – Nada ficará em oculto diante de Deus. Tudo será visível aos olhos de todos e o dia do Senhor virá. 
2Pedro 3.10
10 Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.

29) - 1João 3.3 – Quem tem esperança desse dia continue tendo essa esperança porque um dia se cumprirá. Cada um de per si continue purificando-se a si mesmo.
1João 3.3
3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.


Deus abençõe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



quinta-feira, 23 de novembro de 2017

NASCIMENTO E MISSÃO DE CRISTO NO NT PARTE II

NASCIMENTO E MISSÃO DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO. PARTE II



11) - Mateus 24.3-14; Mc 13.1-12; 1Tm 4.1-3; 1Tm 3.1-5; 4.3-4 – A igreja passará pelo princípio das dores e todas as suas consequências, porém aquele que perseverar até o fim será salvo. 
Jesus fala aos seus discípulos no monte das oliveiras dirigindo-se aos mesmos e a todo o povo de Deus, daqueles dias até ao fim dos tempos, quando ocorrerá a sua volta triunfante à terra, para estabelecer o seu reino milenial. Ele fala dos sinais do fim dos tempos, do princípio das dores; do engano dos falsos cristos; do ódio do mundo para com a Igreja; dos muitos falsos profetas dos últimos tempos; da multiplicação da iniquidade; do aumento da imoralidade, da sodomia, da incredulidade, do desrespeito e rebeldia contra Deus; mornidão espiritual de tal forma que o amor de muitos se esfriará; da pregação do evangelho do Reino em todo mundo; e o anuncio iminente: Então virá o fim, insistência para que o mundo olhe para o Cristo, para que os seus olhem, vigiem e orem, pois serão difundidos muitos ensinos antibíblicos nas igrejas, muitos falsos profetas aparecerão e enganarão a muitos; abominação assoladora que continua a adentrar na igreja e polui aquilo que é santo; apostasia generalizada nos últimos tempos; de homens hipócritas e mentirosos que têm a sua mente cauterizada utilizando-se de doutrinas de demônios e espíritos enganosos; extrema corrupção nos últimos tempos; tempos trabalhosos; homens amantes de si mesmos; avareza muito forte; presunção; soberba; blasfêmias; desobediências; ingratidão; calúnias, traição; não suportarão a sã doutrina; amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências, voltando os seus ouvidos às fábulas, desviarão os seus ouvidos da verdade; isso tudo infelizmente é a realidade dos nossos dias; Jesus diz em Mt 24.13 "Mas aquele que perseverar até o fim será salvo".

12) - Mateus 22.2-3; Lc 14.21-24; Ef 5.26-27; 2Ts 2.1       A igreja da última hora precisa buscar em oração estratégias novas de evangelismo, precisa sair pelos becos, valados e atalhos da cidade e forçar o povo a entrar, precisa ir às favelas, nos guetos onde tem ruas bonitas ou onde não tenha rua, naquele lugar existe algum morador a igreja precisa evangelizar; no tempo do fim se não houver um grande esforço para as pessoas adentrarem pelo caminho estreito nem mesmo eles terão forças para entrar e consequentemente não serão considerados dignos de participar da grande ceia, das bodas do Cordeiro nos ares celestiais. É como se um pai de família forçasse os seus filhos a adentrar em sua casa e participar das bodas, banquete, com Ele.
Estas passagens Escatológicas do Novo Testamento tratam com os convidados para as bodas que não eram dignos; na parábola da grande ceia vemos que os convidados se escusaram e não compareceram para a festa, mas graças a Deus que o Pai de família indignado com seus convidados disse ao seu servo: "Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze os pobres, e os aleijados, e mancos, e os cegos". Mesmo feito como foi mandado ainda havia lugar, e insiste o pai de família: "Sai pelos caminhos e atalhos e força-os a entrar... pois nenhum daqueles varões que foram convidados (oficialmente) provará a minha ceia". Deus é quem é representado pelo pai de família e ele quer, e tem, uma família para "a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesma igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível". "Para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com Ele...".

13) - Lucas 17.24 – Sua vinda será tão rápida como de um relâmpago.
Lucas 17.24 "Por que, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade assim será também o Filho do Homem no seu dia".

14) - Lucas 17.26-27 – Os homens estarão desapercebidos como nos dias de Noé, mesmo sendo avisados daquele dia, ou seja, que aquele dia haveria de chegar porque Deus havia dado um tempo para o povo se arrepender de seus maus caminhos e entrar na arca, hoje nossa arca é Jesus, somente Ele pode nos salvar daquele dia da Ira de Deus sobre a face da terra. 
Lucas 17.26-27 "Pois, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca e veio o dilúvio e consumiu a todos".
A porta de entrada da arca do Senhor hoje é a igreja; você deve se converter de verdade e entrar na arca do Senhor que significa estar ligado como membro de uma igreja do Senhor Jesus, não importando com o título da igreja desde que essa igreja pregue e viva as verdades da Palavra de Deus.

15) - Lucas 17.28-30 – Os homens também estarão como nos dias de Ló, praticando tanta imoralidade e perversidade que a sodomia será considerada como normal no meio dos homens. A sodomia será tanta que o povo estará num lamaçal tão fétido de pecado e em tamanha imoralidade que nem perceberão que o fim deles está próximo. No tempo de Noé Deus mandou o dilúvio; no tempo de Ló Deus mandou dois Anjos e no tempo do fim será o próprio Deus que vai executar seu juízo sobre as nações e povos da terra.
Lucas 17.28-30 “Pois, como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo enxofre, consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar".

16) - 1Coríntios 15.51-52; 1Ts 4.17 – A promessa de resgate aos que perseverarem, e o modo como isso ocorrerá.
1Coríntios 15.51-52 - Mas aos que perseverarem diz os textos escatológicos: "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados".
1Tessalonicenses 4.17 "Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor".

17) - 1Tessalonicenses 4.16; 2Co 4.14; Jo 5.26-29 – A     mão forte do Deus altíssimo agindo em favor dos salvos e a maneira sobrenatural de Cristo para levar a igreja salva e apresentá-la ao Pai.
1Tessalonicenses 4.16 "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. "Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus e vos apresentará convosco". " Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter vida em si mesmo. E, deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz; os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação ".

18) - João 6.39-44; 11.23-25 – Jesus não deixará nenhum dos seus para trás. Todos os santos, os justos os salvos de todas as épocas serão arrebatados pelo senhor Jesus.
João 6.39-44
39 E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.
40 Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
41 Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu;
42 e perguntavam: Não é Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz agora: Desci do céu?
43 Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós.
44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e Eu o ressuscitarei no último dia.
João 11.23-25 - O exemplo do que acontecerá com aqueles que são amigos e seguidores de Jesus. A história de Lázaro de Betânia registrada no evangelho de João capítulo 11 é bem clara para demonstrar que o Senhor Jesus há de trazer à vida todos quantos creram no Evangelho de Cristo.
João 11.23-25
23 Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. (ressuscitar).
24 Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.
25 Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá.

 Deus abençoe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

NASCIMENTO E MISSÃO DE CRISTO NO NT PARTE I

NASCIMENTO E MISSÃO DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO PARTE I.

O Nascimento de Cristo Jesus e sua missão na terra, na ótica dos escritores do Novo Testamento.

01) - Mateus 3.12: - O precursor, João Batista, anuncia o ministério de Cristo que já estava no meio deles.
João Batista aponta para a proximidade do ministério terreno de Jesus, e para obra transformadora que Ele realizaria.

02) - Mateus 11.20; 12.42; João 12.48 – Jesus realizou milagres, prodígios e maravilhas mesmo sem a maioria acreditar nele, as maiores autoridades religiosas e políticas de Jerusalém não acreditaram e o perseguiram com intenção de matá-lo até antes da hora. 

Quanto mais Jesus realizava milagres, prodígios e maravilhas, mais aquelas mesmas pessoas ficavam incrédulas; e lançou-lhes em rostos, dos seus discípulos e sobre as cidades onde se operaram a maior parte de seus prodígios, o fato de não se arrependerem de suas maldades e de seus pecados; muito embora estivesse ali quem é mais sábio do que Salomão e que não veio para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.

03) - Mateus 24.21,22; Mc 13.20 – Jesus fala de um tempo futuro que os homens não suportariam por si próprios as aflições daquele tempo.
Jesus prediz sobre grande aflição que nunca houve sobre o mundo desde o princípio até agora, nem tampouco haverá jamais; serão dias tão angustiosos e abrasados que se não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria; mas assegura Jesus: "... por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias ".

04) - Mateus 24.30; Mc 13.26; Jo 21.22; At 1.11, Jesus fala que aqueles que cressem na sua palavra teriam minimizados os sofrimentos daqueles dias.

A vinda do Filho do homem descrito em Mt 24.30, relata o aparecimento de Cristo nos céus, depois da tribulação, precedido dos sinais precursores do versículo 29. Ele vem com juízo contra os ímpios, Ap 19.11; 20.3, para livrar os fiéis e para estabelecer a justiça na terra, Ap 20.4 . Todos os crentes arrebatados voltarão com Cristo na segunda fase da segunda vinda de Cristo poder e grande glória. Jesus no evangelho de Marcos assegura: "E, então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória". Quando Mt 24.30a registra: "...aparecerá no céu o sinal do Filho do homem..." certamente se refere que o próprio Cristo virá sobre as nuvens de glória, rodeado de refulgente luz. Aos apóstolos Jesus falou também para que não lhes ficasse nenhuma dúvida, Ele disse, respondendo a Pedro, sobre a pessoa do apóstolo a quem Jesus amava: "...Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa..." em Atos dos apóstolos 1.11, vem novamente a confirmação de que Jesus voltará, através do testemunho dado por um dos anjos que disse: "...varões Galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o viste ir".

05) – Mateus 26.26-30; 1Co 11.26; Jo 14.1-3; 1Ts 2.19 Ele Jesus, instituiu a ceia do Senhor para a igreja primitiva em substituição ao ritual da páscoa que era dos Judeus, e esta se tornou a comunhão dos santos até que Ele volte para arrebatar os fiéis vencedores.

Na orientação sobre a ceia do Senhor pelo apóstolo Paulo, ele diz "...tomai, comei... fazei isto em memória de mim..." v. 24 e completa v.26 "... porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha...". Em João 14.1-3 o próprio Jesus preconiza aos apóstolos: "... não se turbe o vosso coração, credes em Deus credes também em mim, na casa do meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar, e, quando Eu for e vos preparar lugar virei outra vez...", e completa o apóstolo Paulo aos Tessalonicenses: "Porque qual é a nossa esperança... não sois vós... diante de Jesus Cristo em sua vinda?”.

06) - Mateus 24.32 - Os fenômenos naturais darão sinais de quando Ele voltará. Temos presenciado muitos desses sinais em nossa geração.
O brotar das folhas da figueira, Lc 21.29-31, simboliza eventos que ocorrerão durante a grande tribulação, Lc 21.15-29 e o v. 33 conclui: "...quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele está próximo, às portas..." se referindo à volta de Cristo.

07) - Mateus 25.1-13 – O fenômeno da grande apostasia da igreja nos últimos tempos também será sinal de que está próximo aquele dia. 
A parábola das dez virgens de Mateus 25 demonstra muito bem o que estará acontecendo nos últimos dias.   Esta parábola ressalta o fato que todos os crentes devem constantemente examinar sua vida espiritual, tendo em vista a vinda de Cristo num tempo desconhecido e inesperado. Devem preservar sua fé, para que uma vez chegados o dia e a hora, sejam levados pelo Senhor na sua volta (v. 10). Estar sem comunhão pessoal com o Senhor quando Ele voltar, significa ser lançado fora da sua presença e do seu reino.

(1) O que faz a diferença entre o néscio e o sábio é aquele, louco, não reconhecer que o Senhor, ao voltar, Jo 14.3, virá num tempo em que não é aguardado, nem precedido de sinais visíveis específicos (v. 13; ver 24.36,44). Não haverá sinais na natureza, que sejam fenomenais naquele dia. Não haverá aviso de que aquele dia é o dia de Cristo voltar para arrebatar sua igreja. Não haverá homem nenhum, por mais “santo” que pareça ou se apresente diante da humanidade que possa dizer com certeza: “hoje Jesus voltará” ou “amanhã Jesus virá”. É lamentável a fraqueza do ser humano de querer marcar datas para a volta de Jesus.

(2) Cristo mostra aqui em Lc 18.8 que uma grande parte dos crentes estará despreparada no momento da sua volta vv. 8-13. Cristo deixa, pois, claro que Ele não vai esperar até que todas as igrejas locais estejam preparadas para sua vinda.

(3) Note-se que todas as dez virgens, tanto as prudentes como as loucas, foram surpreendidas, ao vir o noivo (vv. 5-7. Isto indica que a parábola das dez virgens refere-se aos crentes vivos antes da tribulação e não àqueles durante a tribulação, os quais terão sinais específicos precedendo a volta de Cristo no final da tribulação.

08) - Mateus 25.31-46 - As instruções de Jesus para aqueles que querem vencer e ser arrebatados.

No fim do sermão profético, Jesus prediz sobre a vida eterna aos que o aceitarem, o obedecerem, e forem fiéis até a morte; dizendo: "vinde benditos do meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo". Aos infiéis está determinado "... apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos".

09) - Mateus 26.64 – O sinédrio queria condená-lo pela sua própria palavra para que a condenação de Jesus não recaísse sobre eles. 
Jesus ao ser pressionado diante do sinédrio se era o Cristo, o Filho de Deus, que pela insistência do sumo sacerdote assegurou: "...tu o disseste; digo-vos porém, que vereis em breve o Filho do Homem assentado à direita do Todo - Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu". Jesus sentia os horrores da morte que se aproximava, mas não deixou de afirmar que um dia voltaria para Reinar em Israel, como Filho de Deus.

10) - Marcos 8.38; 2Ts 1.7 – A perversidade das nações seriam insuportáveis naqueles dias, ou seja nos últimos dias; porém Jesus insiste que o Cristão verdadeiro não se envergonhe de pregar a salvação em Cristo e esperar o livramento somente n’Ele. 

Marcos trata da devassidão e da pecaminosidade das gerações, principalmente quando o Filho do Homem voltar, e adverte para o fato de que quem se envergonhar de Jesus, também Ele se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos; e, aos que são atribulados, sofrendo por Cristo, a promessa de 2Ts 1.7 é de "...descanso... quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu, com os anjos do seu poder”.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



terça-feira, 21 de novembro de 2017

AINDA SOBRE O MESSIAS NO VT PARTE II

AINDA SOBRE O MESSIAS NO VT PARTE II


O Velho Testamento retrata o nascimento, ministério, morte, ressurreição, ascensão e a vinda de Jesus para arrebatar a sua igreja.

11) – Isaías 20.1-6 - e Is 26.19: Prefiguração da humilhação, condenação, morte e vitória dos que permanecem em Cristo. 

Este capítulo 20 de Isaías fala da humilhação do profeta, da afronta que ele sofreu, da perseguição, do constrangimento, porém não cedeu à opressão, permaneceu em retidão; pré-figura de um Cristo humilhado, porém foi para o calvário como uma ovelha muda para o matadouro, sem abrir a sua boca, morrendo com a condenação mais cruel de sua época: a morte de cruz. Porém, o túmulo não o conteve, Jesus ressuscitou. Em Is 26.19 - temos uma das declarações de maior peso do Antigo Testamento sobre a ressurreição do corpo àqueles que forem fiéis servos de Deus, os quais ressuscitarão ao soar das trombetas de Deus no arrebatamento da Igreja.

12) - Isaías 26.20; Deus castiga os ímpios e esconde os fiéis para não sofrerem mais.

13) - Isaías 26.21; Os que esperam e permanecem fiéis, aguardam que se cumpram os decretos finais de Deus.

Durante a grande tribulação, quando Deus castigar os habitantes da terra, Mq 1.3, os que permanecerem fiéis estarão escondidos, esperando o Senhor em oração, até que Ele cumpra os seus propósitos redentivos.

14) - Malaquias 4.1-3: - O grande dia vem. Redenção para os salvos e a ira de Deus para os perdidos.

Mais uma vez o Senhor adverte no Antigo Testamento "aquele dia vem"; no verso 2 Ele fala da promessa redentiva aos que temerem ao nome do Senhor, e completa com a vingança total de Deus sobre a maldade dos homens.

15) - Jeremias 23.5: - O renovo da linhagem davídica apontando para o Messias.

Jeremias profetiza de "um renovo justo". O renovo isto é, a linhagem real de Davi foi cortada quando Deus destruiu a monarquia Davídica em 586 A.C.

(a) Deus, porém, prometeu que Ele suscitaria um rei da linhagem de Davi, um rei que seria um renovo justo. Este rei faria de modo definitivo e total aquilo que era justo e real. Esta profecia aponta para o Messias Jesus Cristo.

(b) Ele executará juízo total após a sua segunda vinda e antes do seu reino milenial na terra.

16) - Daniel 7.13: - O profeta Daniel vê um ser majestoso e glorioso.

Prediz que: "Vinha... como o Filho do Homem". Este majestoso sêr apresenta-se diante de Deus Pai como uma pessoa separada e distinta dEle, a fim de receber um reino eterno que jamais será dado a outras nações, conforme os reinos precedentes.

As "nuvens do céu" são provavelmente nuvens de glória, Ex 40.34,38; At 1.9,11; 1Ts 4.17; Ap 1.7. Uma indicação de que se trata do Filho de Deus, Mt 26.64, nosso Senhor Jesus Cristo. Lc 21.27; Jo 1.51.

17) - Ageu 2.7: - O profeta Ageu  trás uma palavra animadora para o seu tempo dizendo que o desejado de todas as nações virá. É claro que ele estava se referindo ao nascimento do Messias; o profeta não deixa nenhuma dúvida em suas palavras. Ele profere estas palavras tão marcantes e desafiadoras para a sua época, palavras essas que trouxeram um alento para os veteros testamentários e para toda a humanidade em todos os tempos.

Ele disse:  "Virá o desejado de todas as nações...". Estas palavras  renovaram as esperanças de quem aguardavam o nascimento do Salvador. Portanto é uma predição forte esta palavra profética de Ageu sobre a vinda futura do Messias.

18) - Zacarias 12.10: - Israel reconhecerá futuramente o Cristo que eles, se referindo aos seus antepassados, transpassaram com suas próprias mãos e o rejeitaram. 

Há aqui uma predição do reconhecimento futuro da nação de Israel, que em meio aos perigos do dia de batalha, no Armagedom, clamarão ao Deus vivo por socorro. Então o Senhor derramará do seu Espírito Santo para transmitir-lhes a sua graça, e atender-lhes a oração. Os Judeus daqueles dias estarão arrependidos e reconhecerão serem culpados pela espada romana ter traspassado Jesus, o Messias causando-lhe a dor mais terrível nos últimos segundos antes da exclamação ‘tudo está consumado’; a morte chegou e Jesus com aquele último brado expirou, Sl 22.16; Is 53.5; Jo 19.34.

O pranto dos israelitas será amargo. Cada família pranteará à parte. Os maridos também prantearão separadamente das respectivas mulheres. Por conseguinte, cada indivíduo terá de arrepender-se pessoalmente de seus pecados e por haver rejeitado a Jesus Cristo, Rm 3.23; 6.23; At 16.31; 1Pe 2.24.

19) – Zacarias 14.4: 1Co 15.50-53: Cristo voltará antes do início da grande tribulação, invisivelmente para a humanidade; Ele virá para arrebatar os seus. Ele virá no final da grande tribulação  e se apresentará visivelmente, quando todo olho o verá. 

 A volta visível de Cristo foi predita por Zacarias, que afirma "...naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das oliveiras..." Jesus voltará e estabelecerá as regras; ninguém mais poderá massacrar aqueles seus irmãos, os judeus, que os seus antepassados O crucificaram e o mataram  Lc 24.50,51; At 1.9-12. A grande tribulação como já disse será constituída de duas fases e sempre é bom relembrar.

A primeira fase começará logo depois do arrebatamento da igreja e durará três anos e meio, será de aparente paz.

A segunda fase também será de três anos e meio e culminará com a matança dos judeus na batalha do armagedom; então ao se completar os últimos três anos e meio, dos sete anos da grande tribulação, Jesus virá visivelmente para, entre outras atividades, derrotar o anticristo e estabelecer o Seu reino milenial.

20) – Malaquias 3.2: Ele voltará visivelmente e todo olho o verá.

O dia da sua vinda, ou do retorno visível de Cristo, dar-se-á na segunda vinda de Cristo, ou seja, no final da grande tribulação; e Ele virá como o fogo do ourives e como o sabão das lavadeiras, para purificar e julgar a Israel e expurgar todos os ímpios do país. Somente os justos hão de permanecer até o fim, Is 1.25; Ez 22.17-22, e reinarão com Cristo no milênio, e habitarão em segurança para sempre.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



segunda-feira, 20 de novembro de 2017

AINDA SOBRE O MESSIAS NO VT PARTE I

AINDA SOBRE O MESSIAS NO VELHO TESTAMENTO  PARTE I


AINDA SOBRE O MESSIAS NO VELHO TESTAMENTO


O Velho Testamento retrata o nascimento, ministério, morte, ressurreição, ascensão e a vinda de Jesus para arrebatar a sua igreja.     


01) - Gênesis 3.15: A promessa profética proferida pelo próprio Deus. 

Promessa de restauração dos seres humanos através de um redentor que nasceria da semente da mulher, a saber: Jesus Cristo.

02) - 1Samuel 2.10: declara: a força de um Rei e o seu poder, porque:

O Senhor daria força ao seu Rei e exaltaria o poder do seu ungido.

03) - 1Samuel 7.13: - Os inimigos do Messias foram abatidos para que eles não destruíssem a árvore genealógica do Filho de Deus que iria nascer entre os homens. 

O Senhor abateu os seus inimigos, os inimigos do Messias, para que os antecedentes genealógicos dEle não fossem destruídos, ou mais precisamente , fossem preservados.

04) - Salmo 45.14,15: - Ele nasceria de um nascimento virginal.

Foi profetizado sobre a virgindade de Maria que seria preservada até o nascimento de seu primogênito, ou seja, o seu primeiro filho. Maria que seria o vaso de Deus para o nascimento do Salvador. O primeiro homem criado Adão foi feito do barro da terra para ser perfeito quando Deus lhe soprou em suas narinas o fôlego de vida, porém ele se tornou imperfeito por causa do pecado. O segundo homem, Jesus, criado por obra e graça do Espírito Santo foi perfeito em sua obra mesmo vivendo num mundo de tanta imperfeição, porém Deus preparou tudo para que o nascimento do Messias fosse através de uma virgem escolhida e agraciada por Deus para tal objetivo.

05) - Salmo 72.8: - Sua mensagem seria sem fronteiras e sem barreiras.

O domínio e a expansão da mensagem do Messias que seria de mar a mar, desde o rio até as extremidades da terra.

06) - Salmo 75.8,10: - Levantes haveriam, mas os que cressem na sua palavra seriam exaltados.

Os ímpios haveriam de beber a mistura que ferve na mão do Senhor, os quais seriam quebrantados; mas aos justos Ele exaltaria as suas forças.

07) - Salmo 110.5,6: - Feito um rei justo conforme a ordem de Melquisedeque, rei de Salém. 
Veja também: Gn 14.18; Sl.110.4; Hb.5.6; 6.20; 7.1.

O juramento do Senhor é esse: Tu és um sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, o Senhor à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira. Julgará entre as nações enchê-las-á de cadáveres; ferirá os cabeças, os líderes, de grandes terras, ou nações.

08) - Cantares 6.10,12: - O brilho e beleza de um casamento real: Cristo, o noivo; a Igreja, a noiva.

A mensagem do Messias seria abraçada por uma noiva que é formosa como a lua, brilhante com o sol, formidável como um exército com bandeiras, e a alma do noivo se derramaria sobre a excelência desse povo, que não rejeitaria, mas o aceitaria: a sua Igreja.

09) – Isaías 9.7: Sua descendência seria e será preservada para sempre em Cristo.

A descendência e o trono de Davi seriam preservados para sempre em Jesus, o zelo do Senhor dos exércitos faria isto.

10) - Isaías 14.4 - Ap. 18.1-2: Os inimigos de Cristo e de sua noiva cairão por completo. Serão derrotados para sempre. A Babilônia opressora cairá por completo e para sempre.


Vejam a continuação desta mensagem na parte II.

Deus abençoe você e sua família. 


Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.