sábado, 18 de novembro de 2017

PROMESSAS DA VINDA DO SALVADOR PARTE I

PROMESSAS DA VINDA DO SALVADOR PARTE I


Predições e promessas da vinda do Salvador.

O nascimento do Messias.

01) - Gênesis 3.15 – Analisando ainda esta passagem Bíblica vemos aqui a primeira promessa de Deus para cumprir o seu propósito de amor para salvar tantos quantos buscarem a salvação em Jesus Cristo o Filho do Deus vivo. Este versículo contém a primeira promessa de Deus quanto à vinda de seu Filho Jesus, para redimir a humanidade. O pecado afastou o homem da presença, da comunhão e do paraíso de Deus; no entanto, Deus tudo tem feito em prol de sua recuperação. Desde seus primeiros passos negativos, o Pai Amado tem provido recursos, para vesti-lo e reabilitá-lo. Os esforços iniciais dessa procura foram traduzidos em duas palavras que são por demais significativas: onde estás? Dessa pergunta que Deus fez a Adão resultaria a confissão que daria ao homem a oportunidade de um perdão justo e de uma aproximação do primeiro pecador da terra, para ter novamente um entendimento feliz com Deus; por isso o próprio Deus profetiza a respeito da primeira vinda de Jesus, traçando definitivamente o plano redentivo para o homem caído através dos séculos.
02) - Gênesis 9.26,27 – Os que antecederam a Cristo são preservados e recebem a benção paternal por sua obediência e fidelidade. É uma figura daquela bênção patriarcal que demonstra que os salvos não perderam e não perderão a salvação, não importando a época em que viveram, se foi aguardando a chegada do Messias prometido ou se foi depois da chegada d’Ele na terra.
Noé profetiza a bênção de Deus para Sem e Jafé e a servidão de Canaã. Qualquer descendente de Canaã que se voltasse para Deus receberia também a bênção de Sem Js 6.22-25 e Hb 11.31; mas também quaisquer descendentes de Sem e de Jafé que se desviassem de Deus teriam a maldição de Canaã Jr 18.7-10. A bênção de Sem é aqui profeticamente revelada que residiria no fato que a eles, seus descendentes, seria confiado o conhecimento de Jeová. O termo usado "Jeová" é reservado para a descendência de Sem, sob aliança, apontando para a vinda futura do Messias Prometido.
03) - Gênesis 12.3 – Há uma grande promessa nesta passagem bíblica de que todas as famílias da terra seriam benditas naquele Filho que iria nascer.
a)– Gênesis 12.3 diz: ‘ Em ti serão benditas todas as famílias da terra’. Esta é a Segunda profecia das Escrituras sobre a vinda de Jesus Cristo a este mundo, e, é claro que estamos nos referindo ao seu nascimento profetizado pelo próprio Pai em Gn 3.15.
(a1) O texto fala de uma bênção espiritual que viria através de um descendente de Abraão. Paulo declara que esta benção se refere ao evangelho, boas novas de grande alegria, de Cristo, oferecido a todas as nações Gl 3.8,14,18.
(a2) A promessa de Deus a Abraão revela que, desde os primórdios da raça humana, os propósitos do evangelho era abençoar todas as nações com salvação. Deus está agora realizando seu propósito através de Jesus e seu povo fiel, que compartilha da sua vontade de salvar os perdidos, enviando pregadores para proclamar o evangelho a todas as famílias da terra. Este versículo serve de fundamento motivador da obra missionária no mundo inteiro.
04) - Em Gênesis 21.12 vemos a confirmação da aliança que Deus fez com Abraão, de que Isaque é o filho da promessa para Abraão, preservando os antecedentes familiares do Cristo que haveria de vir; sendo Ele, Jesus, o Filho da promessa de Deus aos homens.
05) - Em Gênesis 49.10; Ap 5.5 vemos a confirmação da benção através da “semente”, Jesus Cristo, da mulher.
A suma dessa promessa é que todas as nações seriam abençoadas através de Judá pela "semente" da mulher.
a) - Gênesis 49.10 O que significa:
Até que venha siló.
É a bênção outorgada a Judá Gn 49.8-12 e indica que os direitos da primogenitura lhe foram concedidos, e, portanto, são a confirmação das bênçãos prometidas a Abraão 12.1-3. A suma dessa promessa é que todas as nações seriam abençoadas através de Judá pela "semente" da mulher, Gn 3.15.
(a1) A Judá foi dito que seus descendentes governariam seus irmãos, "até que venha Siló" Gn 49.8-10 . Esta promessa foi parcialmente cumprida no fato da linhagem real de Israel ter sido a do rei Davi, um descendente de Judá.
(a2) "Siló" provavelmente significa "aquele a quem pertence" Ez 21.27 e, em sentido pleno, refere-se ao Messias vindouro, Jesus Cristo, que veio através da tribo de Judá Ap 5.5. Jacó profetizou que todos os povos lhe seriam sujeitos Gn 49.10; Ap 19.15, e que Ele traria grandes bênçãos espirituais Gn 49.11,12.

b) Apocalipse 5.5 – Jesus é o Leão da tribo de Judá.
 Cristo é retratado como um leão, indicando que Ele reinará sobre toda a terra. Ele provém da tribo de Judá e da família de Davi. Esses títulos de Jesus, como Messias vitorioso, Gn 49.9,10 e o Rei eterno estão de conformidade com as promessas feitas a Davi, Is 11.1,10; 2Sm 7.12-16.
06) - Isaías 11.1-2; At 13.23 – O vínculo da profecia de Isaías com a igreja nascitura em atos dos apóstolos.
Isaías aponta para o Messias que brotaria de um rebento do tronco de Jessé, da família de Jessé. Paulo, na sinagoga de Antioquia da Psídia, dá testemunho de que daquele rebento do tronco de Jessé, daquela promessa, levantou Deus a Jesus Cristo para O constituir Salvador de Israel.
07) - Salmo 45.7; Lc 2.1-7; Lc 2.11 – Onde seria o local do nascimento do Messias.
Ele ama a justiça e aborrece a impiedade; por isso Deus o ungiu com óleo de alegria; muito embora os reis da terra e os príncipes se ajuntaram contra o Senhor e seu ungido; na cidade de Davi, nasceu o Salvador que é o Cristo, o Senhor.
08) - Isaías 9.6; Mt 21.15 – Os atributos morais e intelectuais de Jesus Cristo homem.
A mais de 400 anos antes do seu nascimento Isaías já profetizava acerca do nascimento do Messias dizendo: Um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. E Mateus diz que "ao entrar Jesus no templo de Deus, expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derrubou as mesas dos cambistas... e disse... A minha Casa será chamada de Casa de Oração, ... e os meninos clamavam no templo: Hozanas ao Filho de Davi..."
09) - Deuteronômio 18.15-18; At 3.20-22 – A certeza do nascimento de Jesus Cristo o Messias como profeta.
A promessa de um profeta; O Excelso profeta semelhante a Moisés, Dt 18.15,18, foi Jesus Cristo o Messias; conf. At 3.20-22. Assim como Moisés, esse profeta seria um israelita e falaria a palavra de Deus, Dt 18.18,19. Os judeus dos tempos de Jesus aguardavam a vinda desse grande profeta, Jo 1.45; 4.19,29; 6.14; At 7.37.
10) - Isaías 52.15 – Ele é a fonte da limpeza e purificação:
Essa referência de Isaias 52.15 fala da limpeza e purificação espirituais, assim como em Êx 29.21; Lc 8.11,30, e que pessoas de todas as nações experimentariam quando recebessem a mensagem redentora do Messias - Servo.
Essa purificação viria pela aspersão do sangue de Cristo sobre os neo-conversos, perdoando-lhes todos os pecados dos tempos de sua ignorância, 1Pe 1.2.
11) - Isaías 32.2 – Ele Jesus é o esconderijo, o refúgio, a sombra que nos protege.
Isaías 32.2
"E será aquele varão como um esconderijo contra o vento; e como um refúgio contra a tempestade; e como ribeiro de águas em lugares secos e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta".
12) - Isaías 40.10-11; Jo 10.11 – Ele faz do fraco um forte.
O Senhor Jeová veio como o Forte entre os fracos, recolheu os cordeirinhos, e como bom pastor prometido, deu a sua vida por suas ovelhas.
13) - Salmo 2.7; Lc 1.32-35 – Promessas do reino que não terá fim.
Diz o salmista: Recitarei o decreto: O Senhor me disse: Tu és meu filho; hoje eu te gerei. Confirma Lucas o anúncio do nascimento de Jesus, pelo anjo Gabriel: Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
14) - Isaías 7.14 - O sinal do nascimento do Messias é profetizado.
Isaías 7.14 "Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal, eis que uma virgem conceberá, e dará á luz a um filho, e será o seu nome Emanuel".
a) Maria era virgem e permaneceu virgem até a ocasião do nascimento de Jesus, Mt 1.18,25, conforme havia profetizado Isaías.
15) - Miquéias 5.2; Mt 2.1 – O local do nascimento do messias é profetizado.
Predição, através do profeta Miquéias do nascimento do Messias na cidade de Belém da Judéia, e o cumprimento registrado por Mateus 'E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia...
16) - Isaías 7.14; Mt 1.22 – A profecia de Isaias e seu cumprimento em Mateus.
Isaías profetizou o nascimento de Jesus e Mateus registrou 1.22 "que tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta..." (Isaías).
17) - Salmo 118.22 – O Messias foi rejeitado por seus irmãos, os judeus; porém Ele se tornou a pedra fundamental e principal da igreja nascitura, da igreja primitiva; essa que teve a missão de trazer o evangelho de salvação para toda a humanidade,  espalhando as boas novas de grande alegria e de salvação para todos os povos, tribos e nações, fazendo de todos nós, os gentios, participantes da graça salvífica de Cristo.
O Messias foi prometido a Israel, porém foi rejeitado, mas tornou-se cabeça da esquina, ele tornou-se pedra principal da nova casa de Deus, a Igreja, Mt 21.42; Mc 12.10; Lc 20.12; At 4.11; Ef 2.20; 1Pe 2.7.
18) - Isaías 9.1-2 – A promessa de um libertador.
Isaías fala de um libertador vindouro que um dia guiaria o povo de Deus à alegria, paz, retidão e à justiça.
19) - Isaías 40.3; Ml 3.1; Mt 3.1,2 – O  profeta Isaías fala de um precursor do Messias; de um que seria o anunciador e que apontaria para os judeus o Messias prometido.
Isaías profetizou de João Batista. Malaquias confirmou dizendo que a vinda do Senhor seria precedida pelo anjo que prepararia o caminho diante dEle. Mateus registra o glorioso cumprimento profético quando diz que João Batista apareceu pregando no deserto da Judéia dizendo: "Arrependei-vos porque é chegado a vós o reino dos Céus".
20) - Jeremias 31.15; Mt 2.16,18 - A perseguição logo no nascimento de Jesus.
Jeremias profetiza sobre Israel chorando pelos deportados para o exílio. Deus declara que ele não precisa chorar mais, porque o povo voltará; o livro de Mateus aplica esta passagem profeticamente à ocasião em que Herodes levantou a perseguição contra o Cristo nascituro; matando os meninos de Belém da Judéia após o nascimento de Jesus, tendo Este que ser conduzido ao Egito, por Maria e José, mas regressando logo que já havia passado o perigo.

Vejam a continuação desta mensagem na parte II.

Deus abençoe você e sua família.


Pr.  Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O EMBRIÃO DA ESCATOLOGIA PARTE II

O EMBRIÃO DA ESCATOLOGIA PARTE II


DEUS ABRIU A PORTA DA SALVAÇÃO DESDE O INÍCIO DA CRIAÇÃO. O PROTO EVANGELHO.


O que a Bíblia diz a respeito dos últimos eventos da vida e da história deste mundo e dos seres humanos não é mera reflexão ou ilusão, são verdades que acontecerão mesmo, queiram ou não os seres humanos. O Gênesis do termo grego alfa que significa o início de tudo, demonstra aqui que Deus tudo criou de conformidade com um plano sequencial gerado em seu coração; O Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo, projetaram e criaram todas as fases da obra do início de tudo, conforme Gn 1.1 que diz: “No princípio criou Deus os céus e a terra”; tendo em sua essência o maior ingrediente do seu coração que é o amor, somados ao equilíbrio, correspondência, ordem, clímax e à máxima perfeição em tudo e em toda a obra da sua criação e conclusão da mesma, ou para ser mais preciso, início, meio e fim. Deus se lembrou de tudo até do dia de descanso.

Deus nunca fez, não faz e não fará nada pela metade ou sem concluir o que queira fazer. Tais coisas não aconteceram e não acontecem por acaso.  Deus é o Criador de tudo e de todos. Depois de Adão e Eva haverem pecado, Deus lhes fez a promessa de que O descendente da mulher, se referindo ao seu Filho Unigênito Jesus Cristo, esmagaria a cabeça da serpente Gn 3.15; Ap 12.9; E, a partir daí, a Bíblia desdobra paulatinamente um plano de redenção com promessas feitas a Abraão Gn. 12.3, a Davi 2Sm 7.11,16 e aos profetas do Antigo Testamento, entre outros. Promessas estas que anteviam a vinda de Jesus Cristo, o Filho Amado de Deus para redenção e seu triunfo final para aqueles que creram em suas promessas. O evangelho garante-nos ainda ‘que Aquele que em vós, nós, começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo’ Fp 1.6. Isto é: a Bíblia inteira focaliza um futuro para que a humanidade se converta de seus pecados, para que a humanidade se converta de seus maus caminhos e tenha uma eternidade de paz no Reino celestial. Este futuro é um futuro assegurado pela própria natureza imutável de Deus, porque Deus é onipresente, onisciente e onipotente.

A partir do primeiro versículo de Gênesis até o último versículo do Apocalipse, Deus não deixará nenhum sem seu inteiro e completo cumprimento, porque vela por sua palavra e também porque ‘... Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna...”. Jo 3.16. Este é o maior objetivo de Deus: alcançar você.
De nada aproveitaria você querer entender o Apocalipse se você não começar a estudar o assunto desde o inicio; e é exatamente isso que vamos fazer, vamos começar do Gênesis para que você possa chegar ao Apocalipse entendendo o “porquê” de nossa insistência de mostrar que queiram ou não os seres humanos, por mais ricos e poderosos que sejam na terra, não impedirão o maior e mais lindo evento que está próximo de acontecer com a igreja do Senhor Jesus na face da terra, o arrebatamento da igreja porque...Jesus Cristo vem...

01) Tudo tem que ter um início; então  a vida do ser humano na terra teve também um início, vejamos como se deu o início da criação do ser humano.  Gênesis 1.26-28.

26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
27. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
A criação dos seres viventes, principalmente dos seres humanos, pelo Deus trino, está caracterizada nos versículos 26-27 de Gênesis capítulo 1, com as palavras proferidas pelo próprio Deus, quando disse: "Façamos o homem". Vejamos nos versículos 26-28 que algo está sendo criado e, é claro, pelo seu criador, analisemos o que lemos...
a) Gênesis 1.26 Disse Deus: “façamos”.  Destacamos aqui palavra “façamos”; Quer dizer que tem algo a fazer e expressa que tem mais alguém junto; esta expressão nos dá a certeza de que a pessoa não está só. Esta expressão contém também uma referência primeva e original ao Deus trino e uno. O uso da primeira pessoa do plural "nós", oculto, indica com consistência que há pluralidade em Deus Sl 2.7; Is 48.16. A revelação da característica trina e una de Deus só se torna mais clara, porém, quando chegamos ao Novo Testamento Mt 3.17 ; Mc 1.11.
b) Gênesis 1.26 - Façamos o quê? Façamos o homem.   Aqui já expressa o que se tem a fazer e quem vai fazer. Nos versículos 26-28 lemos a respeito da criação dos seres humanos que são racionais e a criação dos animais que são irracionais; aos seres humanos já criados Deus deu orientações básicas do que seria o seu cotidiano como: crescei, multiplicai, enchei a terra... E Deus determinou que dominassem sobre os animais. Observemos em Gn 2:4-25 que supre pormenores mais específicos a respeito da sua criação, do seu meio ambiente e do seu modo de vida. Esses dois relatos se completam e ensinam várias coisas.
(b1) Tanto o homem quanto a mulher foram uma criação especial de Deus, não um produto da evolução v. 27; Mt 19.4; Mc 10.6.
(b2) O homem e a mulher, igualmente, foram criados à "imagem" e "semelhança" de Deus. Eles podiam comunicar-se com Deus, ter comunhão com Ele e expressar de modo incomparável o seu amor, glória e santidade que presenciavam. Eles fariam isso conhecendo a Deus e obedecendo-O Gn 2.15-17.
(b3) Eles tinham semelhança moral com Deus; porque não tinham pecado, eram santos, tinham sabedoria, tinham um coração amoroso e o poder de decisão para fazer o que era certo Ef 4.24. Viviam em comunhão pessoal com Deus, que abrangia obediência moral Gn 2.16,17 e plena comunhão. Quando Adão e Eva pecaram, sua semelhança moral com Deus foi desvirtuada 6.5 . Na redenção, os crentes salvos devem ser renovados segundo a semelhança moral original que tinham com Deus o Criador. Ef 4.22-24; Cl 3.10.
(b4) Adão e Eva possuíam semelhança natural com Deus. Foram criados como seres pessoais tendo espírito, alma, corpo, mente, emoções, autoconsciência e o mais importante que Deus concedeu à humanidade: livre arbítrio. Gn 2.19,20; 3.6,7; 9.6. O livre-arbítrio foi também concedido aos anjos mesmo antes da criação do ser humano.
c) Cremos que a constituição física do homem e da mulher retratam a imagem de Deus; isso não ocorre no reino animal. Nossos primeiros pais, Adão e Eva, foram criados seres racionais, enquanto que no reino animal os animais são irracionais. Deus pôs nos seres humanos a imagem pela qual Ele apareceria visivelmente a eles Gn 18.1,2,22 e a forma que seu Filho um dia viria a ter Lc 1.35; Fp 2.7; Hb 10.5.
(c1) O fato de os seres humanos terem sido feitos (criados) à imagem de Deus, não significa que são divinos. Foram criados segundo uma ordem inferior e totalmente dependente de Deus, o Criador Sl 8.5.
(c2) Toda vida humana provém inicialmente de Adão e Eva Gn 3.20; At 17.26; Rm 5.12.

02) O triste relato da tentação de Eva e a queda do homem.   Gênesis 3.1-6.

1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.
a) Gênesis 3.1 – Analisemos quanto à serpente: Alguém estava interessado em invadir a soberania de Deus e tentar destruir o que de mais glorioso Deus tinha feito aqui na terra que naquele momento era o homem, a obra prima da criação. Nesse episódio, a serpente, possuída por Satanás, levantou-se contra Deus através de sua criação. Declarou que aquilo que Deus dissera a Adão não era a verdade vv. 3,4; por fim, ela foi a causa de Deus amaldiçoar a criação, inclusive a raça humana que Ele fizera à sua imagem e semelhança vv. 16-19; Is 23.6; Rm 8.22; Gl 3.13a. A "serpente" é, posteriormente, identificada com Satanás ou o diabo Ap 12.9; 20.2. Certamente Satanás controlou a serpente e usou-a como instrumento para efetuar a tentação, este foi o primeiro caso de possessão demoníaca relatado na Bíblia. 2Co 11.3,14; Ap 20.2; Mt 4.10.
b) Gênesis 3.4 – A mentira de satanás, ele é o pai da mentira: Jo 8.44. Ele disse na boca da serpente: certamente não morrereis: A perspicácia de Satanás foi tamanha que ele induziu nossos primeiros pais Adão e Eva a desobedecerem a Deus; e isso através de uma mentira e com todo o engano possível, contradizendo o que Deus dissera e incentivando-os a não acreditarem naquilo que Deus havia sentenciado com relação a tomar do fruto da árvore da vida. A raça humana está ligada a Deus mediante a fé na sua palavra como verdade absoluta e imutável Gn 2.16.
(b1) Satanás, porque sabia disso, procurou destruir a fé que Eva tinha no que Deus dissera, causando dúvidas contra a palavra de Deus. Satanás insinuou que Deus não estava falando sério, será que algum dia Deus não falou sério; ou seja, para não se cumprir aquilo que falou no que dissera ao casal? Gn 2.16,17. Noutras palavras, a primeira mentira proposta por Satanás foi uma forma de antinomianismo, negando o castigo da morte pelo pecado e a apostasia consequente da desobediência a Deus.
(b2) Um dos pecados capitais da humanidade é a falta da fé na Palavra de Deus. É admitir que, de certo modo, Deus não fala sério sobre o que Ele diz da salvação, da justiça, do pecado, do julgamento, da morte e da vida eterna ou da perdição eterna. A mentira mais persistente de Satanás é que o pecado proposital e a rebelião contra Deus, sem arrependimento, não causarão, em absoluto, a separação de Deus e a condenação eterna; 1Co 6.9; Gl 5.21; 1Jo 2.4.
c) Gênesis 3.5 – A palavra satânica do engano para ludibriar Adão e Eva foi esta: Sereis como Deus. Satanás, desde o princípio da raça humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser “iguais” ou “superiores” a Deus, inclusive decidindo por conta própria o que é bom e o que é mau.
(c1) Os seres humanos, na sua tentativa de serem "como Deus", abandonam o Deus onipotente e daí surgem os falsos profetas e os falsos deuses Ex 20.23; Ex.20.3; Jo 10.34. O ser humano procura, hoje, obter conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e de seus próprios desejos e paixões, e não da Palavra de Deus. Porém só Deus tem o direito de determinar aquilo que é bom ou mau, cabe à raça humana seguir o que Deus lhe confiou.
(c2) As Escrituras declaram que todos que procuram ser deuses "desaparecerão da terra e de debaixo deste céu": Jr 10.10,11. Este será também o destino do anticristo, do qual está escrito: "querendo parecer Deus..." 2Ts 2.4.
d) Gênesis.3.6 – Satanás travestido de serpente conseguiu seu intento, o texto diz que ela, Eva, comeu e deu ao seu marido, Adão. E, vendo a mulher que o fruto da árvore era bom...desejou,...tomou... e comeu. Mt 4.1-11.
Gênesis 3.6
“E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”.
Eva não conseguiu vencer a tentação e nem o tentador.
Em Mt 4.1-11 vemos novamente satanás, tentando, e desta vez, ele queria alcançar um alvo maior, ou seja, o maior alvo: o próprio Filho do Deus vivo, o Senhor Jesus Cristo. A tentação de Jesus por Satanás foi uma tentativa de desviá-lo da perfeita obediência à vontade de Deus. Note que Cristo em cada caso submeteu-se à autoridade da Palavra de Deus, ao invés de submeter-se aos desejos e aparente autoridade de Satanás, vv 4,7,10. Satanás queria demonstrar, pelo espírito de engano que lhe é próprio, que tinha alguma autoridade para fazer aquelas propostas indecorosas ao Senhor Jesus.
e) Gênesis 3.6 A mulher Eva... comeu... e ele Adão comeu com ela: Quando Adão e Eva caíram no erro e pecaram, sua morte moral e espiritual ocorreram imediatamente Gn 2.17, a intimidade e a comunhão que tinham com Deus também cessaram, como se corta um fio de telefone, não tem ou não tinham mais como comunicar-se diretamente com Deus como faziam no jardim do Éden que o próprio Deus criou e os colocou para habitá-lo em milhares e quem sabe milhões de anos em estado pleno de inocência; ao passo que a morte física veio posteriormente quando foram expulsos do jardim do Éden Gn 5.5.
(e1) Deus tinha dito: "No dia em que dela comerdes, certamente morrerás" Gn 2.17. Por conseguinte, a morte espiritual e moral ocorreram imediatamente quando pecaram Jo 17.3. A morte moral consistiu na morte da vida plena que tinham com Deus, ou seja, viviam em estado de vida eterna com Deus, daí pecaram e a sua natureza se tornou pecaminosa; a morte espiritual destruiu a comunhão que antes tinham com Deus, porque podiam falar “cara a cara” com Deus. Depois do pecado de Adão e Eva, toda pessoa, ao nascer, entra neste mundo com uma natureza pecaminosa herdada daqueles nossos primeiros pais Rm 5.12; 1Jo 1.8; Ec 7.20. Essa corrupção da natureza humana abrange o desejo inato da pessoa seguir seu próprio caminho egoísta, ignorando a Deus e ao próximo, e é transmitida a todos os seres humanos. Gn 5.3; 6.5; 8.21; ver Rm 3.10-18; Ef 2.3.
(e2) Atentemos, ainda para o fato de que as Escrituras nos ensinaram e nos ensinam que todos pecaram quando Adão pecou, e que a culpa do seu pecado foi imputada a toda a raça humana Rm 5.12. A Bíblia ensina também que Adão deu origem à lei do pecado e da morte sobre a totalidade da raça humana Rm 5.12; Rm 8.2; 1Co 15.21,22, e, por isso em Rm. 3.23 o apóstolo Paulo sentencia: “Porque todos pecaram, herdaram a lei do pecado original, e destituídos, separados, estão da glória de Deus”. Quando Adão e Eva pecaram, eles sofreram as consequências dos seus pecados, pagaram caro pelo erro cometido. Repito que a culpa, desobediência a Deus, do seu pecado e o pecado em si é que desligaram o ser humano da comunhão que o primeiro casal tinham com Deus na dispensação da inocência; Ali se encerrou a dispensação da inocência que ninguém sabe quanto tempo durou, se foram milhares ou milhões de anos. Ali se encerrou a comunhão plena que o primeiro casal Adão e Eva tinham com Deus. Eles foram expulsos do jardim do Éden e todos os seres humanos passaram a nascer propensos ao pecado e ao mal, e todos são culpados diante de Deus por causa de seus próprios pecados pessoais. O profeta Ezequiel diz com muita propriedade: ‘ A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele’. Ez 18.20.

03) Gênesis 3.15 – A interferência de Deus para salvar a humanidade da perdição eterna.

Deus entra com providência urgentemente logo no início da queda do ser humano para provar que Ele é soberano e já que o ser humano por Ele criado não resistiu à tentação e pecou, então Deus proveu, ou proveria um Libertador Jesus o seu Filho Unigênito para resgatar o ser humano caído. 
A promessa da restauração dos seres humanos está contida aqui neste versículo: Gn 3.15: ‘ Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar'.
a) Deus fala claramente sobre suas providências de um libertador da raça humana proferindo esta palavra profética acerca do seu filho Unigênito que iria nascer: “...Esta, a semente que nasceria da mulher, te ferirá a cabeça, e tu, falando com a serpente, que era Satanás incorporado naquele animal lhe ferirás o calcanhar; Este versículo contém a primeira promessa implícita do plano de Deus para a redenção do mundo. Prediz a vitória final da raça humana e de Deus contra Satanás e o mal. É uma profecia do conflito espiritual entre a "semente" da mulher, o Senhor Jesus Cristo, e a "semente" da serpente isto é, Satanás e os seus seguidores; ver v.1. Deus promete aqui, que Cristo nasceria de uma mulher Is 7.14, e que Ele seria "ferido" ao ser crucificado, porém, ressuscitaria dentre os mortos para destruir completamente "ferir" Satanás, o pecado e a morte, para salvar a humanidade Is 53.5; Mt 1.20-23; Jo 12.31; At 26.18; Rm 5.18,19; 16.20; 1Jo 3.8; Ap 20.10.

Vou continuar a postar mensagens sobre o embrião da escatologia. Os começos. As promessas de um Salvador para a humanidade.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


quinta-feira, 16 de novembro de 2017

A DEPRAVAÇÃO É INIMIGA DE DEUS

A DEPRAVAÇÃO TOTAL DO HOMEM O TORNA INIMIGO DE DEUS.

A DEPRAVAÇÃO, A ABOMINAÇÃO, A IDOLATRIA E AS IMORALIDADES SÃO INIMIGAS DE DEUS.

"Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte". Apocalipse 21: 8.

O apóstolo Paulo nos mostra que o pecado começou no Jardim do Edem quando os homens, "TENDO CONHECIMENTO DE DEUS NÃO O GLORIFICARAM COMO DEUS, NEM LHE DERAM GRAÇAS" (Rm 1:21). Adão e Eva eram amigos de Deus antes de pecarem, depois de pecarem se tornaram inimigos de Deus e foram lançados para fora do Jardim do Edem que era um verdadeiro paraíso.

O apóstolo Paulo mesmo nos oferece a mais precisa análise do espírito do pecado contido na Bíblia, ao dizer que "O PENDOR DA CARNE (A MENTE E O CORAÇÃO DO PECADOR NÃO REGENERADO) É INIMIZADE CONTRA DEUS" (Rm 8:7), descontentamento para com o seu governo, ressentimento contra suas reivindicações e hostilidade para com sua Palavra; tudo expresso por meio da determinação fixa e inalterável de seguir a sua própria independência, em desafio ao Criador.

O substantivo abstrato "INIMIZADE" intensifica a idéia, como se Paulo houvesse dito "ESSÊNCIA DA INIMIZADE", ou então "INIMIZADE PURA". O pecado cega o ser humano de tal forma que para o pecador "parece" que Deus é inimigo dele, quando na verdade Deus não ama é o pecado mas ama o pecador.

Romanos 1:18-21 diz : " Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.".

PORÉM: João 3.16 diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho Unigênito para que todo aqueleque nele crer não pereça mas tenha a vida eterna".

Jesus te ama. Aceite-o hoje mesmo para que você possa ser salvo (a).

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.




A DEPRAVAÇÃO TOTAL DO SER HUMANO

Depravação Total do ser humano.

A Bíblia nos dá uma instrução  exaustiva e irrefutável sobre este assunto.

A doutrina da depravação total (ou incapacidade total) diz que todos os homens, como consequência da queda, nascem moralmente corruptos, escravos do pecado, em inimizade com Deus, e incapaz de agradá-lo ou até mesmo de voltar-se para Cristo, para salvação. (Assim, a necessidade de uma eleição, graciosa e incondicional se fez necessária através do sacrifício vicario, substitutivo, de Cristo).

O homem é basicamente bom ou mal?

Eclesiastes 7:29 - "Veja, isso eu achei: que Deus fez o homem reto, mas eles buscaram muitas astúcias. "

Romanos 5:7-8 – “Dificilmente haverá alguém que morra por um injusto; pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”

Romanos 5:12,19  “Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram... Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos”. Jó 15:14-16, 25:4-6; Eclesiastes 9:3.

Todos os homens?  Ou há exceções?

Salmo 143:2 “Mas não leves o teu servo a julgamento, pois ninguém é justo diante de ti”. (Gálatas 3:22).

Romanos 3:23 - pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”.
Crônicas 6:36 - "não há ninguém que não peque".

Isaías 53:6  “Todos nós como ovelhas, nos desviamos, cada um se desviou por seu próprio caminho”.

Miquéias 7:2-4  “Os piedosos desapareceram do país; não há um justo sequer. Todos estão à espreita para derramar sangue; cada um caça seu irmão com um laço. Com as mãos prontas para fazer o mal, o governante exige presentes, o juiz aceita suborno, os poderosos impõem o que querem; todos tramam em conjunto. O melhor deles é como espinheiro, e o mais correto é pior que uma cerca de espinhos. Chegou o dia anunciado pelas suas sentinelas, o dia do castigo de Deus. Agora reinará a confusão entre eles”.

Romanos 3:9-12 – “Que concluiremos então? Estamos em posição de vantagem? Não! Já demonstramos que tanto judeus quanto gentios estão debaixo do pecado. Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer"(Salmo 14:1-3, 53:1-3).

1 João 1:8,10  " Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós - Se afirmarmos que não temos cometido pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”.

Marcos 10:18, Lucas 18:19 - Por que você me chama bom? ", respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus."

1 Reis 8:46; 116:11, 130:3, 143:2; Provérbios 20:9; Eclesiastes 7:20; Jeremias 2:29; Miquéias 7:2-4, Marcos 10:18, Lucas 18:19 , Romanos 5:12-14, 1 Coríntios 5:9-10; Tiago 3:2; etc, etc.

As pessoas no fundo são boas?

Marcos 7:21-23 - "Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem ‘impuro" (Mateus 15:19).

Salmo 5:9 - Nos lábios deles não há palavra confiável; suas mentes só tramam destruição. Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam sutilmente.

Os homens são totalmente depravados? É cada faculdade da pessoa corrompida?

Coração / Mente (Enganador)

Jeremias 17:9 - " Enganoso é o coração acima de todas as coisas , e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá? ".

Tito 1:15-16 – “De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra”.


Eclesiastes 9:3 - O coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida; e por fim eles se juntarão aos mortos.

Romanos 1:28-31 – “Além do mais, visto que desprezaram o conhecimento de Deus, ele os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem o que não deviam. Tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação. Estão cheios de inveja, homicídio, rivalidades, engano e malícia. São bisbilhoteiros, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes e presunçosos; inventam maneiras de praticar o mal; desobedecem a seus pais; são insensatos, desleais, sem amor pela família, implacáveis”.

Efésios 4:17-18 -Assim, eu lhes digo, e no Senhor insisto, que não vivam mais como os gentios, que vivem na futilidade dos seus pensamentos.Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.

Jeremias 10:7-8,14 - Entre todos os sábios das nações e entre todos os seus reinos não há absolutamente ninguém comparável a ti. São todos insensatos e tolos; querem ser ensinados por ídolos inúteis. Os deuses deles não passam de madeira. - Esses homens todos são estúpidos e ignorantes; cada ourives é envergonhado pela imagem que esculpiu. Suas imagens esculpidas são uma fraude, elas não têm fôlego de vida.

Mateus 15:19 - "Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e calúnias." (Marcos 7:21-23).

Gênesis 6:5 e 8:21 - O Senhor viu que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a intenção dos pensamentos de seu coração era só má continuamente ... desde a sua juventude.

Provérbios 10:20 "o coração dos ímpios é de pouco valor".

Provérbios 28:26  "Quem confia no seu prórpio coração é um tolo".

Dt 29:2-4, Salmo 10:4, 36:1-2, 58:4-5, 94:11, Provérbios 10:20; Eclesiastes 8:11, Ezequiel 11:19, 36:26; Mateus 13 : 14, Marcos 7:21-23, Romanos 8:07, Efésios 4:17-18, 23.


Livre ou Escravo?

João 8:34  "Respondeu-lhes Jesus: "Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado".

2 Pedro 2:19 - Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.

Tito 3:3 - Pois nós mesmos éramos outrora insensatos, desobedientes, desviados, escravos de paixões e prazeres , passando os dias em malícia e inveja, odiado por outros e odiando uns aos outros.

Gálatas 4:8-9  "Antes, quando vocês não conheciam a Deus, eram escravos daqueles que, por natureza, não são deuses. Mas agora, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo por ele conhecidos, como é que estão voltando àqueles mesmos princípios elementares, fracos e sem poder? Querem ser escravizados por eles outra vez?"

Romanos 6:6,16,17,19,20 "Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado... Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida... Falo isso em termos humanos por causa das suas limitações humanas. Assim como vocês ofereceram os membros dos seus corpos em escravidão à impureza e à maldade que leva à maldade, ofereçam-nos agora em escravidão à justiça que leva à santidade... Quando vocês eram escravos do pecado, estavam livres da justiça".

Romanos 7:14 "Porque sabemos que a lei é espiritual, mas eu sou de carne, vendido sob o pecado".

2 Timóteo 2:25-26 "Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade, para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade".

Isaías 42:6-7, Salmo 51:12, João 8:31-32,36; 2 Coríntios 3:17.

Afetos / Desejos (perversos)

Romanos 1:24-27 "Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão".

Efésios 2:3 "Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira".

Provérbios 21:10 "A alma dos maus tem desejos maus".

João 3:19 "E este é o julgamento: a luz veio ao mundo, e as pessoas amaram mais as trevas do que a luz porque as suas obras eram más".

João 8:44 "Vós tendes por pai ao diabo, e vossa vontade é cumprir os desejos de seu pai".

Gênesis 3:16, Salmo 4:2, 52:3-4 140:8; Provérbios 10:23; 2 Timóteo 3:2-4, 2 Pedro 2:13

A Ruína total do ser humano.

Tito 1:15-16 "mas para os impuros e descrentes, nada é puro. De fato, tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas. Eles afirmam que conhecem a Deus, mas por seus atos o negam; são detestáveis, desobedientes e desqualificados para qualquer boa obra".

Romanos 7:18 "Porque eu sei que nada de bom habita em mim...".

Isaías 1:5-6 "A cabeça toda está ferida, todo o coração está sofrendo. Da sola do pé ao alto da cabeça não há nada são; somente machucados, vergões e ferimentos abertos, que não foram limpos nem enfaixados nem tratados com azeite".

Jeremias 13:23 "Será que o etíope pode mudar a sua pele? Ou o leopardo as suas pintas? Assim também vocês são incapazes de fazer o bem...".

1 Samuel 24:13 "Como diz o provérbio antigo: ‘Dos ímpios vêm coisas ímpias".

Mateus 7:18 "Uma árvore saudável não pode dar maus frutos, nem uma árvore doente bons frutos". (Lucas 6:43).

Mateus 12:34 -35 "Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom, do seu bom tesouro, tira coisas boas, e o homem mau, do seu mau tesouro, tira coisas más".

Romanos 8:7 "a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo".

Gênesis 6:5 e 8:21 "O Senhor viu que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a intenção dos pensamentos de seu coração era só má continuamente ... desde a meninice".

Tito 1:15-16 "aos impuros e descrentes, nada é puro , mas ambas as suas mentes e suas consciências estão contaminadas. Afirmam que conhecem a Deus, mas negam-no pelas suas obras. Eles são detestáveis, desobedientes, imprópria para qualquer boa obra".

Jó 14:4, Mateus 12:34, João 15:05, Romanos 14:23; Filipenses 1:11, 1 João 5:18-19.

Sera que pelo menos os homens nascem puros?

Salmo 51:5 "Eis que eu nasci na iniqüidade , e em pecado minha mãe me concebeu".

Gênesis 8:21 “...pois a intenção do coração do homem é má desde a sua juventude".

Salmo 58:3 "Os ímpios se desviam desde o ventre; andam errados desde o nascimento, falando mentiras".

João 3:6 "O que é nascido da carne é carne".  Vejam tambem Provérbios 22.

Qual é a disposição natural do homem para com Deus?

João 3:20 "Porque todo aquele que faz coisas ruins odeia a luz e não vem para a luz, para que suas obras não sejam reprovadas".

Romanos 8:7-8 "a mentalidade da carne é inimiga de Deus porque não se submete à lei de Deus, nem pode fazê-lo. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus".

Colossenses 1:21 "Antes vocês estavam separados de Deus e, em suas mentes, eram inimigos por causa do mau procedimento de vocês. Romanos 1:28-30; Tiago 4:4.

Qual é a relação do homem a Deus?

Salmo 58:3 "Os ímpios estão afastados desde o ventre".

Efésios 2:12-13 "naquela época vocês estavam sem Cristo, separados da comunidade de Israel, sendo estrangeiros quanto às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo".

Efésios 2:3 "Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira". Is 59:2.

O homem pode então fazer alguma coisa para agradar a Deus?

Provérbios 15:9 "Todo caminho dos ímpios é abominação ao Senhor".

Provérbios 15:8 "O sacrifício dos ímpios é abominação ao Senhor". ( Provérbios 21:27).

Provérbios 28:9 "Se alguém desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até sua oração é abominável".

Isaías 64:6 "Nós todos somos como o imundo, e todas os nossos atos de justiça são como um trapo da imundícia".

Hebreus 11:6 "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus".

Romanos 8:7-8 "Aqueles que estão na carne não podem agradar a Deus".

Salmo 50:16, Provérbios 21:4; Isaías 1:10-15; Amós 5:21-24.

Os homens pelo menos buscam a Deus?

Salmo 10:4 "No orgulho do seu rosto o ímpio não o busca ; todos os seus pensamentos são: "Não há Deus".

João 3:20 "Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, temendo que as suas obras sejam manifestas".

Isaías 65:1 "Fiz-me acessível aos que não perguntavam por mim; fui achado pelos que não me procuravam. A uma nação que não clamava pelo meu nome eu disse: Eis-me aqui, eis-me aqui".

Isaías 64:7 "Não há ninguém que clame pelo teu nome, que se anime a apegar-se a ti, pois escondeste de nós o teu rosto e nos deixaste perecer por causa das nossas iniquidades".


Romanos 3:10-12 "Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus". Veja também Romanos 10:20.

Pode o homem natural compreender o evangelho?

1 Coríntios 2:14 "A pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura, e ele não é capaz de entendê-las porque elas se discernem espiritualmente".

2 Coríntios 4:3-4 "Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus".

1 Coríntios 1:18,21-24 "Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus... Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação".

Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus".

Deuteronômio 29:2-4 "Moisés convocou todos os israelitas e lhes disse: Os seus olhos viram tudo o que o Senhor fez no Egito ao faraó, a todos os seus oficiais e a toda a sua terra. Com os seus próprios olhos vocês viram aquelas grandes provas, aqueles sinais e grandes maravilhas. Mas até hoje o Senhor não lhes deu mente que entenda, olhos que vejam, e ouvidos que ouçam".

Mateus 11:27  "ninguém conhece o Filho senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar".

Salmo 119:18, Provérbios 4:19, Isaías 42:6-7; Oséias 14:9, Mateus 16:17, João 8:43, Atos 22:14, 26:18, Efésios 4:17-19, 2 Corinthians 2:15-16, 2 Coríntios 4:3-4; 1 João 5:20.

Podem os homens de si mesmos aceitar o dom de Deus para a salvação? Os homens escolhem a Deus ou se voltam para Ele por conta própria?

João 3:27 - A isso João respondeu: "Uma pessoa só pode receber o que lhe é dado do céu".

João 14:16-17 "E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês".

João 1:12-13  “...nasceram, não do sangue nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus".

João 6:44,65 "Ninguém pode vir a mim, se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu o ressuscitarei no último dia...".

E prosseguiu: "É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai".

Romanos 9:16 "Portanto, isso não depende do arbítrio ou do esforço humano, mas da misericórdia de Deus".

Romanos 11:35-36 "Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? " Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém".

Romanos 11:35-36. 1 Coríntios 1:30 "É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus".

Filipenses 2:13 "porque Deus é quem efetua em vós, tanto o querer e efetuar segundo a sua boa vontade".

Jonas 2:9; Sofonias 3:9, João 15:16; 1 Coríntios 15:10, Filipenses 1:6, Tiago 1:18.

Quem fornece a fé / crença / arrependimento?

Atos 16:14 "Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo".

1 Coríntios 3:6 "Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento".

Atos 5:31 "Deus o exaltou, colocando-o à sua direita como Príncipe e Salvador, para dar a Israel arrependimento e perdão de pecados.)".

Atos 11:18 "Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: "Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios".

Filipenses 1:29 "pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele,".

Atos 18:27 "Quando ele chegou, ele ajudou muito aqueles que pela graça haviam crido".

Efésios 2:8-9 "Porque pela graça sois salvos mediante a fé. E isso não vem de vós, é o dom de Deus , não um resultado de obras, para que ninguém se glorie".

Romanos 12:3 "Pois pela graça que me foi dada digo a todos vocês: ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado, de acordo com a medida da fé que Deus lhe concedeu".

2 Timóteo 2:25 "Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,".

1 Coríntios 12:3 "ninguém pode dizer "Jesus é Senhor" exceto pelo Espírito Santo".

2 Pedro 1:3 "Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude".

Romanos 11:36 "Porque dele e por meio dele e para ele são todas as coisas".

1 Coríntios 4:7 "Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse"?

João 3:6, 6:63 "O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito... O Espírito dá vida; a carne não produz nada que se aproveite. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida".

1 Crônicas 29:14; João 5:44, Atos 3:16, Romanos 1:8, 12:3; Efésios 6:23; 2 Tessalonicenses 3:2.

Os homens não podem fazer nada para ajudar a si mesmos?

Colossenses 2:13 "Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões,".

Efésios 2:1-2, 4-5 "Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência...".

"Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões, pela graça vocês são salvos".

Salmo 49:7-9, Jeremias 2:22, Ezequiel 16:06, 37:1-3; Romanos 5:6.

Então, onde está nossa glória?

Romanos 3:27 É excluída. Onde está, então, o motivo de vanglória? É excluído. Baseado em que princípio? No da obediência à lei? Não, mas no princípio da fé.

1 Coríntios 1:28-29 "Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele".

1 Coríntios 4:7  "Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?"

Efésios 2:9 "não por obras, para que ninguém se glorie".

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


quarta-feira, 15 de novembro de 2017

O EMBRIÃO DA ESCATOLOGIA PARTE I

O EMBRIÃO DA ESCATOLOGIA PARTE I


Fatos preliminares da Escatologia.

   
Para podermos falar do fim dos tempos temos que explicar por que e quando chegará o fim. E, como explicaremos se não tivermos uma compreensão de quando e porque houve esse começo. Então preferimos começar do Gênesis, do princípio, para daí para frente compreendermos melhor o “porquê” e “quando” chegará o fim.

Muito embora nossa pretensão não seja a de sistematizar e nem fazer um estudo completo da escatologia, sabemos que muitos teólogos são infinitamente mais capazes de discorrer sobre o assunto; porém, nos propomos a trazer aqui um estudo simples, sempre procurando ser o mais próximo daquilo que achamos ser compreensível pela maioria absoluta dos crentes pentecostais e podemos incluir aí também muitos obreiros e seminaristas da Obra do Senhor Jesus que desejam ter mais conhecimento.

Não entramos e nem em entraremos emvários pontos da Escatologia que poderiam ser conflitantes para os pentecostais tais como eu, estes pontos tomariam muito tempo e não surtiriam o efeito desejado por nós para esta obra. Deixamos de analisar e  de incluir aqui partes dos tratados chamados de Meso-tribulacionistas e pós- tribulacionistas; também deixamos e deixaremos de propósito de incluir os compêndios dos teólogos e intelectuais do assunto, que não adotaram em seus estudos a defesa de que o Senhor Jesus Cristo vai arrebatar a sua igreja antes do início dos sete anos da grande tribulação e de que a grande tribulação é dividida em duas fases distintas de três anos e meio;  que no final da grande tribulação o Senhor Jesus virá visivelmente com a igreja nos ares, quando todo olho o verá; então Ele pisará o monte das oliveiras para vencer o Anticristo e estabelecer seu reino milenial na terra, onde reinará por mil anos com os seus santos e regerá todas as nações a partir da Jerusalém terrena.

Os assuntos que não incluímos aqui são defendidos com muita sabedoria por renomados escritores, mas que não é o objetivo a ser alcançado por estas simples mensagem e singelas linhas.

Outro ponto importante que desejo esclarecer, e frisamos isso novamente, é que em vários casos utilizamos a inclusão dos versículos da Bíblia, não somente as referências Bíblicas. Será de melhor e mais fácil compreensão principalmente dos mais leigos; você pode ler as referências Bíblicas de qualquer casa publicadora ou editora, que tenha por base a tradução de João Ferreira de Almeida; mesmo tendo algumas diferenças de interpretação de uma tradução para outra mais atualizada, elas sempre se aproximam, porque às vezes as palavras do original do aramaico, hebraico ou do grego, utilizados no velho e novo testamento, dão margem a uma ou mais traduções  e interpretações. Você pode utilizar também os comentários de cada tradução da Bíblia para complementar a compreensão deste estudo.

O que a Bíblia diz a respeito dos últimos eventos da vida e da história deste mundo e dos seres humanos não é mera reflexão ou ilusão, são verdades que acontecerão mesmo, queiram ou não os seres humanos. O Gênesis do termo grego alfa que significa o início de tudo, demonstra aqui que Deus tudo criou de conformidade com um plano sequencial gerado em seu coração; O Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo, projetaram e criaram todas as fases da obra do início de tudo, conforme Gn 1.1 que diz: “No princípio criou Deus os céus e a terra”; tendo em sua essência o maior ingrediente do seu coração que é o amor, somados ao equilíbrio, correspondência, ordem, clímax e à máxima perfeição em tudo e em toda a obra da sua criação e conclusão da mesma, ou para ser mais preciso, início, meio e fim. Deus se lembrou de tudo até do dia de descanso. Deus nunca fez, não faz e não fará nada pela metade ou sem concluir o que queira fazer. Tais coisas não aconteceram e não acontecem por acaso.

Deus é o Criador de tudo e de todos. Depois de Adão e Eva haverem pecado, Deus lhes fez a promessa de que O descendente da mulher, se referindo ao seu Filho Unigênito Jesus Cristo, pisaria na cabeça da serpente, muito embora fosse ferido pela própria serpente em seu calcanhar. Gn:3.15.

Esse começo vai ter um fim chamado Apocalipse. Publicarei outras postagens sobre este assunto.


Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



A GRANDE APOSTASIA

A GRANDE APOSTASIA

Mateus 25.1-13


O QUE É APOSTASIA.



Na Bíblia apostasia significa abandono da verdade de Deus. Apostasia é negar verdades fundamentais da Bíblia. O apóstata passa a acreditar em uma interpretação errada da Bíblia ou então rejeita a Bíblia por completo.

A apostasia acontece quando uma pessoa que já conhece a verdade sobre Jesus decide acreditar em mentiras. Essa pessoa rejeita a verdade que aprendeu e segue ensinos errados, que vêm do diabo para desviar do bom caminho (Gálatas 1:6-8). A apostasia pode destruir até pessoas honestas que realmente querem conhecer a verdade.

As mentiras do diabo muitas vezes são misturadas com um pouco de verdade. Isso torna a mentira mais convincente. Se uma pessoa fala bem, com confiança e parece estar a contar a verdade, pode convencer muitas pessoas a acreditar em uma mentira, promovendo apostasia. Pessoas assim se infiltram até nas igrejas e são um perigo para a comunidade, especialmente os mais novos na fé (2 Pedro 2:1-3).

Como evitar a apostasia?

Para evitar a apostasia, você precisa conhecer a verdade. Quem conhece a verdade também consegue reconhecer uma mentira.

Leia a Bíblia – a Bíblia é a palavra de Deus e Deus não mente; a Bíblia nos ensina a verdade e como reconhecer a mentira – João 8:31-32.

Ore – aprofunde seu relacionamento com Deus; quanto mais você convive com o Pai da Verdade, mais afinado ficará seu “detetor de mentiras” natural – 2 Pedro 3:17-18.


Analise – não aceite tudo que uma pessoa diz só: ‘porque sim’; confira se está em conformidade com a Bíblia. 1 Tessalonicenses 5:21


Mateus 25.1-13 – O fenômeno da grande apostasia da igreja nos últimos tempos também será sinal de que está próximo aquele dia. 

A parábola das dez virgens de Mateus 25 demonstra muito bem o que estará acontecendo nos últimos dias.   Esta parábola ressalta o fato que todos os crentes devem constantemente examinar sua vida espiritual, tendo em vista a vinda de Cristo num tempo desconhecido e inesperado. Devem preservar sua fé, para que uma vez chegados o dia e a hora, sejam levados pelo Senhor na sua volta (v. 10). Estar sem comunhão pessoal com o Senhor quando Ele voltar significa ser lançado fora da sua presença e do seu reino.

(1) O que faz a diferença entre o néscio e o sábio é aquele, louco, não reconhecer que o Senhor, ao voltar, Jo 14.3, virá num tempo em que não é aguardado, nem precedido de sinais visíveis específicos (v. 13; ver 24.36,44). Não haverá sinais na natureza, que sejam fenomenais naquele dia. Não haverá aviso de que aquele dia é o dia de Cristo voltar para arrebatar sua igreja. Não haverá homem nenhum, por mais “santo” que pareça ou se apresente diante da humanidade que possa dizer com certeza: “hoje Jesus voltará” ou “amanhã Jesus virá”. É lamentável a fraqueza do ser humano de querer marcar datas para a volta de Jesus.

(2) Cristo mostra aqui em Lc 18.8 que uma grande parte dos crentes estará despreparada no momento da sua volta vv. 8-13. Cristo deixa, pois, claro que Ele não vai esperar até que todas as igrejas locais estejam preparadas para sua vinda.

(3) Note-se que ‘todas’ as dez virgens, tanto as prudentes como as loucas, foram surpreendidas, ao vir o noivo (vv. 5-7). Isto indica que a parábola das dez virgens refere-se aos crentes vivos antes da tribulação e não àqueles durante a tribulação, os quais terão sinais específicos precedendo a volta de Cristo no final da tribulação.

Fica aqui nosso empenho para que você não se deixe enganar, que você não se afaste da comunhão, não se afaste da igreja, não demore muito a voltar à igreja para louvar, adorar e aprender do Senhor a Sua palavra. Os tempos de apostasia chegaram e muitos são tão ocupados com as tarefas do dia a dia que não têm mais tempo para o Senhor, não têm mais tempo para adorar ao Senhor, não têm tempo para as coisas de Deus.

Portanto tomem muito cuidado para que quando o Senhor voltar para buscar a sua igreja não lhe surpreenda estando você vivendo tresloucadamente num mundo de apostasia e muito longe e afastado dos propósitos do Senhor Jesus para você. Compensa você honrar ao Senhor Jesus com toda a sua alma, com todo o seu corpo e com seu espírito. Nunca aceite a ideia de se afastar dos caminhos do Senhor Jesus. Só Jesus Cristo salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve Ele voltará para arrebatar a sua igreja; em breve o noivo vai passar para buscar as virgens prudentes.


Deus abençoe você e sua família.



Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



terça-feira, 14 de novembro de 2017

AÇÃO SOCIAL DA IGREJA

AÇÃO SOCIAL DA IGREJA.
Mateus 25: 35 - 45.

35 porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;
36 estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.
37 Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38 Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?
39 Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?
40 E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.

CONCEITO DIDÁTICO DE AÇÃO SOCIAL
DE ACORDO COM A SOCIOLOGIA

Tipologia da Ação Social: Max Weber

Na construção de sua sociologia, Max Weber desenvolve uma tipologia da ação social, entendida por ele como o objeto próprio da investigação sociológica. O primeiro tipo de ação proposto pelo autor é a ação racional referente a fins, que diz respeito às ações nas quais há um objetivo a ser alcançado, e os meios são racionalmente mobilizados com vistas a atingir o fim em questão. Podemos citar como exemplo deste tipo de ação o caso do prisioneiro que, tendo como objetivo recuperar a liberdade, lança mão da delação premiada, considerando as consequências de sua escolha em detrimento da consecução de seu objetivo. O segundo tipo de ação racional elencado por Weber é a ação racional referente a valores, na qual o indivíduo age orientado pela “crença consciente no valor absoluto e inerente a determinado comportamento”, desconsiderando as consequências previsíveis de sua ação, e agindo “a serviço de sua convicção sobre que parecem ordenar-lhe o dever, a dignidade, a beleza, as diretivas religiosas, a piedade ou a importância de uma “causa” de qualquer natureza”. Podemos citar como exemplo deste tipo de ação o Seppuku (ou Harakiri ), um ritual suicida praticado pelos samurais, de acordo com as prescrições do Bushido, o código de conduta samurai.

Weber descreve ainda dois tipos de ações irracionais: a ação afetiva e a ação tradicional. A primeira pode ser entendida como uma expressão do estado emocional do indivíduo, ”trata-se de sublimação, quando a ação afetivamente condicionada aparece como descarga consciente do estado emocional“, podendo ser exemplificada na forma de brigas de trânsito ou crimes passionais. A ação tradicional, por sua vez, diz respeito a “uma reação surda a estímulos habituais que decorre na direção da atitude arraigada”, ou seja, é um tipo de ação que compreende pouca reflexão a respeito de seus fins e meios, desenvolvendo-se de maneira habitual e irrefletida. Podemos citar como exemplo de ação tradicional o fato de vestirmos roupas pretas a fim de expressar o luto.

Exemplos de tipos-ideais

Os tipos-ideais são utilizados por Weber como modo de evitar que as descrições sejam utilizadas de maneira adequada somente ao momento, que segundo o próprio Weber isso era feito pelos historiadores de maneira ambígua, “criadas para satisfazer uma necessidade de expressão adequada, mas cujo significado (...) não foi bem definido”. Entendendo que os conceitos nas ciências sociais não podem se exprimir diretamente da realidade, mas são investidos de valor, utiliza-se os tipos-ideais como forma de tentar delimitar as causas de um fenômeno, mesmo que eles sejam híbridos em seus componentes, tendo “caráter ‘feudal’, noutra parte, caráter ‘patrimonial’, numa terceira, ‘burocrático’ e, numa quarta, ‘carismático’” (Conceitos sociológicos fundamentais).

Exemplos de situações que a ação social da igreja enquanto ação social religiosa,  pode interferir para minimizar e ou melhorar as relações interpessoais e a vivência das pessoas individualmente e em família/comunidade. Tomo aqui como parâmetro social as classes sociais mais pobres,  os excluídos e rejeitados da sociedade/família.

Ação racional com relação a fins: O estudo visando a “ascensão social” – em uma sociedade totalmente meritocrática – pode ser pensado como uma ação visando certos fins. Para se chegar a determinada posição o estudo seria o meio para se atingir tal fim. Nesse exemplo, ainda teoricamente, quanto mais se estuda, maior será o retorno com relação aos ganhos.

Ação racional com relação a valores: O casamento entre membros de famílias que mantêm um mesmo estilo de vida, seja por grupo de status, estamento, estratificação social ou grupo religioso, visando o “bem” do membro do grupo que se casará.

Ação Afetiva: Briga entre famílias, onde uma mata um membro de outra como vingança pela morte de um membro da primeira família.

Ação Tradicional: Quando mudam-se hábitos cotidianos devido à indicações ou “sermões” de padres ou pastores. Anteriormente, o indivíduo possuía uma percepção de um modo de agir com relação a algo – por exemplo, o aborto. Um indivíduo que julgava o aborto válido por determinadas questões racionais, e ao ir na missa ou ao culto e ouvir alguma pregação acerca do aborto, e mostrando a posição de sua igreja sobre aquilo, muda-se de opinião ou sente-se culpado pela legitimação tradicional da igreja.
Nesta e outras questões que envolvem a fé das pessoas e o que a Bíblia diz,  não importam o que as religiões dizem e nem o que os religiosos afirmam; grande parte da população já são bem esclarecidas e aceitam a ação social religiosa como uma ajuda psicológica espiritual para vencer as frustrações de determinadas situações desagradáveis.

Encontramos na Bíblia farto material que ajudam e inspiram a igreja a praticar uma ação social constante e bem direcionada em favor da comunidade. A igreja pode e deve praticar a ação social que venha a interferir na melhora das condições e da convivência da sociedade à sua volta.

A igreja pode interferir com várias ações sociais e em várias situações das pessoas, das famílias e das comunidades no intuito de melhorar a vivência e a convivência,  principalmente em casos de necessidades básicas que os órgãos públicos não conseguem suprir. A igreja estará assim cumprindo seu verdadeiro papel no meio de uma sociedade sofrida e carente de socorro quase que diuturnamente.
Mateus 25.34-45. 1 João 3.17-18. Tiago  2.14-17. Atos 3.6.Deuteronômio 24.19-22. Lucas 6.38.

Exemplos práticos de pessoas que não ficaram só na teoria da ação social:

1. Herbert José de Souza,conhecido como Betinho.

2. Madre Teresa de Calcutá.

3. Obras sociais de casas de recuperação de viciados, mantidas e administradas por igrejas em geral. Etc, etc. 
Este assunto não se esgota e nem se esclarece com tão poucas linhas, mas deixamos aqui nossa sugestão de que em qualquer situação,  além de consultar seu médico ou seu pastor, ou o religioso de sua preferência não se esqueça de verificar na Bíblia se ela aprova ou desaprova aquilo que você acha que deve fazer. Para se praticar uma boa ação, uma ação social que aparece na nossa frente todos os dias e toda hora, devemos consultar apenas nossa mente e nosso coração antes de estender a mão amiga e ajudar alguém.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

O PECADO DO INCESTO PARTE I

O PECADO DO INCESTO PARTE I

E subiu Ló de Zoar, e habitou no monte, e as suas duas filhas com ele; porque temia habitar em Zoar; e habitou numa caverna, ele e as suas duas filhas.  Então a primogênita disse à menor: Nosso pai já é velho, e não há homem na terra que entre a nós, segundo o costume de toda a terra; Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.  E deram de beber vinho a seu pai naquela noite; e veio a primogênita e deitou-se com seu pai, e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. E sucedeu, no outro dia, que a primogênita disse à menor: Vês aqui, eu já ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe de beber vinho também esta noite, e então entra tu, deita-te com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.  E deram de beber vinho a seu pai também naquela noite; e levantou-se a menor, e deitou-se com ele; e não sentiu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou.  E conceberam as duas filhas de Ló de seu pai.  E a primogênita deu à luz um filho, e chamou-lhe Moabe; este é o pai dos moabitas até ao dia de hoje. E a menor também deu à luz um filho, e chamou-lhe Ben-Ami; este é o pai dos filhos de Amom até o dia de hoje.
Gênesis 19.30-38.

O pecado do incesto é enfaticamente denunciado em muitas passagens bíblicas (cf. Lv 18.6; 20.17). De fato, o Senhor declarou: “Maldito aquele que se deitar com sua irmã, filha de seu pai, ou filha de sua mãe” (Dt 27.22). Contudo Ló cometeu incesto com suas duas filhas, do qual resultaram as nações de Moabe e Amom.

A solução é tratar o pecado como pecado. Nao há dúvida alguma de que Ló pecou de diversas maneiras, para não dizer nada quanto à violação das leis do incesto que mais tarde Moisés deu como mandamentos a Israel. Ló embebedou-se e pecou com suas duas filhas. Ló poderia ter evitado este duplo pecado de incesto? Claro que sim. Era só ele se manter sóbrio, não entregar sua alma aos prazeres funestos da embriaguez.  A alma reta dele tinha sido perturbada com os muitos pecados por sua longa permanência junto com o povo de Sodoma. Mas nenhum desses pecados recebe aprovação nesta passagem e nem em qualquer parte da Bíblia. De fato, a narrativa pura e simples deste episódio, sem nenhum comentário positivo do escritor, indica que não se pretendeu esconder o horror desses pecados. Ló so saiu vivo de Sodoma por causa da intercessão de seu tio Abraão que suplicou a Deus em favor de Ló e sua família. Aqui está o exemplo do princípio de que nem tudo que a Bíblia narra ela aprova. A Bíblia nunca deixou de mencionar os erros e acertos de ninguém. É a lei da semeadura funcionando. Tem um ditado popular que diz que 'quem planta vento,  colhe tempestade'. As consequências são terríveis e às vezes até desastrosas.

Há ainda outros casos de Incesto na Bíblia

Na Bíblia há três referências explícitas ao incesto, duas no livro de Gênesis e uma no segundo livro do profeta Samuel. A primeira diz respeito a Ló e suas filhas, onde elas embebedam o pai e com ele se deitam para ficarem grávidas e terem filhos com ele (Gênesis 19:30-38). A segunda diz respeito a Abraão, que revela ao rei Abimeleque que Sara de fato era sua irmã (na verdade meia irmã), não somente sua esposa (Gênesis 20:10-16). Já a terceira diz respeito ao relacionamento abusivo,  estupro, de Amnon e Tamar; Amnon possuiu a Tamar à força. Eles eram meio-irmãos por parte de pai, pois ambos eram filhos do rei Davi (2 Samuel 13). Tempos depois, na época de Moisés, no Livro de Levítico 18:6-18 e 20:11-12, foram proibidas as relações incestuosas.

As leis de cada país tratam do assunto, ora proibindo, ora aceitando como normal um relacionamento incestuoso. No Brasil as leis não proíbem e nem liberam; mas é bom que os interessados façam um boa pesquisa nas leis. Também temos nas leis do Brasil todas as proteções legais para cada situação a que se referir tal assunto. Exemplo: se foi por estupro a causa do incesto;  se foi por estupro de vulnerável e ou portadores de necessidades especiais idem; se foi por estupro de menores de 14 anos,  etc. As leis periféricas dão toda a proteção às pessoas que se sentirem ameaçadas e ou forçadas a tais situações. Mesmo no caso de pessoas maiores de idade, se isso for o caso, as pessoas não poderão nem adquirirem direitos matrimoniais ou heranças para os filhos gerados numa dessas situações. As leis sempre mudam. É bom que se faça uma boa pesquisa sobre o assunto.

Então é melhor seguir os conselhos de Deus através de Moisés. Incesto era pecado e continua sendo pecado diante de Deus.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor


domingo, 12 de novembro de 2017

A PARÁBOLA DOS (DEZ) TALENTOS

A parábola dos (dez) talentos

Porque eu coloquei o nome nesta mensagem de: A PARÁBOLA DOS (DEZ) TALENTOS. Não teve outros que receberam talentos também? Claro que sim. Mas foi no intuito de que você pense no tamanho da sua responsabilidade para com Deus. Você trabalharia se não tivesse os dez talentos? Você trabalharia se não tivesse os cinco talentos? Você trabalharia se não tivesse um talento?
No caso aqui da parábola o que recebeu um talento não quis trabalhar para ganhar outros talentos e recebeu a recompensa devida.

Mas eu quero que você imagine o que está acontecendo em sua volta, em nossa volta, quantas pessoas que encontramos e conhecemos que diz que não tem nenhum talento, que é um zero a esquerda, que não é valorizado em nada que faz; que não vai fazer mais nada na vida, que vai ficar de braços cruzados. Quer deixar ficar do jeito que está pra ver como é que fica.

O caso desta parábola veio em boa hora para nos ajudar a ajudarmos alguém nessas situações: Jesus é a esperança. Jesus é a solução.

Certa vez Jesus contou uma parábola sobre um homem rico que saiu de viagem e confiou seu dinheiro a 3 de seus servos. O primeiro servo recebeu 5 talentos (cerca de 175 quilos) de ouro, o segundo recebeu 2 talentos (70 quilos) e o terceiro recebeu 1 (35 quilos). Esse senhor era muito rico!

Passado muito tempo, o senhor voltou para casa e pediu contas aos seus servos. O primeiro servo mostrou como tinha investido seus 5 talentos e ganhado outros 5. O segundo servo também tinha investido e duplicado seus 2 talentos. Por isso, eles receberam os parabéns de seu senhor e foram recompensados. Mas o terceiro servo continuava apenas com 1 talento. Porquê?

Ele tinha enterrado o dinheiro! Por medo de seu senhor e sem querer fazer nada por ele, o terceiro servo tinha decidido que a opção mais segura era não mexer no dinheiro. O senhor ficou muito zangado e lhe disse que deveria ter investido o dinheiro no banco, para receber juros. O servo foi jogado nas trevas e seu talento foi dado ao que tinha 10.

A lição da parábola

A parábola dos talentos mostra como todos teremos de prestar contas a Jesus quando ele voltar. Jesus dá a cada um de nós uma missão, de acordo com nossa capacidade. Para cumprir a missão, ele nos dá recursos, como dons, bens materiais ou conhecimentos. Nós precisamos investir esses recursos para cumprir a missão.
Os primeiros dois servos aceitaram o desafio e seu esforço foi recompensado.

Quando confiamos em Deus e procuramos fazer sua vontade, ele nos ajuda a cumprir nossa missão. E um dia, na ressurreição, receberemos nossa recompensa.

O terceiro servo não amava seu senhor de verdade e desperdiçou sua oportunidade.
Muitas pessoas desperdiçam seus recursos e não atendem ao chamado de Deus. Isso mostra que seu coração não é voltado para Deus e que não o amam. No fim, o resultado será castigo.

O tamanho do sucesso não é o mais importante para Deus. Tanto o servo com 10 talentos quanto o servo com 4 receberam a mesma recompensa. O mais importante é o coração. Deus se alegra de quem tem o coração pronto para o servir.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


sábado, 11 de novembro de 2017

HÁ UNÇÃO EM GILEADE

HÁ UNÇÃO EM GILEADE.

“A UNÇÃO FAZ A DIFERENÇA”

GILEADE: Região pedregosa. 1. Território montanhoso ao oriente do Jordão, ocupado por Gade, Rúben, e a meia tribo de Manassés - por vezes a palavra significa toda a região que fica ao oriente do rio Jordão (Dt 34.1 - Js 22.9 - Jz 20.1). o país era acidentado, rico de florestas, com ricas pastagens (Nm 32.1), e produzia especiarias e gomas aromáticas (Gn 37.25 - Jr 8.22 - 46.11). Ali acampou Jacó quando foi alcançado por Labão (Gn 31.21,25) - foi tomado pelos israelitas (Nm 21.24, 25, 32 a 35 - Dt 2.32 a 36 - 3.1 a 10) - era a terra de Jair (Jz 10.3) - de Jefté (Jz 11.1,7 a 11), e de Elias (1 Rs 17.1) - foi refúgio dos israelitas, quando se livravam dos filisteus (1 Sm 13.7), refugiando-se ali também os filhos de Saul (2 Sm 2.8, 9), e mais tarde Davi quando fugia de Absalão, que o seguiu até aqueles sítios (2 Sm 17.24,26) - e no reinado de Jeú foi o país de Gileade conquistado por Hazael, rei da Síria (2 Rs 10.33). o ‘bálsamo de Gileade’ era a seiva de uma árvore que cresce naquela região. É uma substância branca, viscosa, que depressa se coagula, e é de valor para cura de inflamações. No tempo de Alexandre Magno valia duas vezes o seu peso em prata. Maanaim, a capital meridional de Gileade, ainda hoje existe com o nome de Mukhmah. Ao norte havia o lugar de Jabes-Gileade, que hoje se chama Wadi-Yabir. Ao noroeste de Rabate-Amom, na parte sul, as ruínas de Jubeiá indicam o sítio de Jogbeá, sendo até este lugar que os midianitas foram perseguidos por Gideão (Jz 8.11). Sucote, para onde se dirigiu Jacó depois que Esaú se apartou dele, acha-se hoje identificado com Tell Der"ala, ao norte de Jaboque, e Mispa com Sufe.
2. A palavra Gileade também se encontra como nome de pessoa (Nm 26.29 - Jz 11.1 - 1 Cr 5.14).

“ O Bálsamo de Gileade”

... não há bálsamo em Gileade?


“ Quando se assentaram para comer, levantaram os olhos e viram a caravana de ismaelitas que vinha de Gileade; nos seus camelos traziam especiarias, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito”.

Os irmãos de José o lançaram em uma cisterna por causa de seus sonhos. Enquanto decidiam o que fariam do sonhador, avistaram uma caravana de ismaelitas vinda de Gileade e que traziam de lá, consigo, entre outras coisas, bálsamo.

Neste trecho, observamos algumas verdades profundas. O Egito simboliza o mundo atual em que vivemos, avançado em tecnologia, rico, poderoso, enquanto Gileade representa a Igreja do Senhor. Assim como o Egito precisa de Gileade para obter bálsamo, o mundo necessita da Igreja. Assim como Gileade possuía um remédio importante para todo o mundo antigo, a Igreja possui um remédio para curar as feridas mais profundas causadas pelo pecado, que é a Santa Palavra de Deus.

Quando verificamos o significado da palavra bálsamo no dicionário, verificamos para ela três definições: a primeira, como já disse, é a de uma substância extraída de plantas com propriedades medicinais, ou seja, remédio. É o bálsamo de Gileade que é poderoso para curar todas as suas enfermidades, físicas ou não, desde que você creia nessa verdade. Pelo poder da Palavra operando em nossos corações o Senhor Jesus cura, liberta e purifica.

A segunda definição da palavra bálsamo é a de consolo, alento. Essa verdade é aclarada nas escrituras. Diz a Palavra de Deus que, quando José foi surpreendido por seus irmãos, já sendo governador do Egito, seu pai Jacó, sem saber da verdade, lhe enviou, entre diversos presentes, um pouco de bálsamo. José entendeu aquilo espiritualmente, como se Deus estivesse lhe dizendo: “Filho, até aqui você passou altos e baixos, mas estive sempre contigo e, hoje, consolo a tua vida plenamente”. A Palavra de Deus é consolo para os nossos corações. Meu querido irmão, por maiores que sejam as dificuldades que o Senhor tem-no feito atravessar, saiba que haverá um dia em que ele usará aqueles que caluniaram-no e se levantaram contra você e seu chamado para lhe trazerem consolo e alento.

E a última definição é a de unguento, perfume. Este é um ministério citado no texto de João 12, no episódio do jantar de Betânia. Diz a Palavra que estava Jesus reunido com Lázaro e com todos os discípulos, mais ou menos como uma reunião evangélica, num culto de louvor a Deus. Estavam os crentes e o Senhor dos crentes entre eles, mas o clima de monotonia era visível, parecia que o fato de Jesus estar lá não era o bastante para a alegria de todos eles. De repente, surge, no meio da mesmice, uma real adoradora, que possuía consigo um arretel ungüento (bálsamo) de nardo puro, de muito preço e ela ofereceu aquilo ao mestre, ungindo seus pés e secando com seus cabelos. Ela ofereceu algo além de todos. Ela tinha o bálsamo em sua vida, tinha a Palavra de Deus consigo e, por isso, entendeu que tinha que oferecer o melhor para Jesus. Ela entendeu que a estrela não devia ser Lázaro, o homem que morreu mas ressuscitou, mas sim, aqu’Ele que é poderoso para ressuscitar a todos quanto Ele quiser, Jesus Cristo, Senhor dos Senhores e Rei dos Reis. Sua adoração foi tão sincera, tão plena, que a Bíblia diz que o cheiro do bálsamo invadiu toda a casa. Através de uma vida, Deus é poderoso para inflamar dezenas de pessoas.

Mas só vamos entender do bálsamo de Gileade, a partir do momento que entendermos Jeremias 8:22. "Porventura, não há bálsamo em Gileade? Ou não há médico?” Quisera cada um de nós podermos entender e glorificar o médico de Gileade, o Mestre da Igreja, o Senhor Jesus Cristo; Rei dos Reis e Eterno Senhor. Ele é médico por excelência e pode todas as coisas. Você já se consultou com Ele hoje ?

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


sexta-feira, 10 de novembro de 2017

UM PROFETA DE DEUS NO PALÁCIO

UM PROFETA DE DEUS NO PALÁCIO

2 Crônicas 14.11
A história mais completa está em 2Crônicas capítulos 14, 15 e 16. Na verdade vamos ver o testemunho fiel de dois profetas,  Azarias e Hanani, que foram usados por Deus para falar e instruir da parte de Deus o rei Asa,  que, em parte, também foi temente a Deus.

Na Bíblia temos poucos reis e outros governantes que foram tementes a Deus, como Melquisedeque, José, Josué, Neemias, Davi, Ezequias, Samuel, Ester, Josafá, etc. É uma bênção em todos os sentidos um governante ou executivo que antes de tudo é servo de Deus. Quando teremos isso, de verdade, em nossa pátria? Continuemos todos a clamar a Deus para que um avivamento mesmo, venha urgente sobre a igreja para tirá-la dos entraves em que se encontra, retardando a sua marcha. Um avivamento que alcance também os governantes, dirigentes e líderes de todos os escalões.

1. O mensageiro de Deus e sua imagem (v.1).
Trata-se do profeta Azarias, filho de Obede. Sabia-se assim quem era ele e de onde procedia. Muitos hoje enganam com facilidade as ovelhas porque a direção do trabalho nada verifica sobre eles; quem são, donde vieram, o que fazem, o que pregam, como procedem, inclusive entre os seus, entre sua igreja, e nos púlpitos. Uma pessoa dessas, obreiro ou leigo, sozinho ou em grupo, estorva o avivamento, além de outros estragos já conhecidos, como o das finanças, e a venda de textos e gravações sem conteúdo, sem forma e vazia (como a terra caótica, em Gn 1.2).
a) O profeta Azarias. Seu nome era muito conhecido naquela época, significa 'Deus ajuda' (v.1), e sua mensagem foi de grande efeito espiritual e continua a ser através dos séculos. Há homens e mulheres de Deus quase esquecidos (como Azarias), na Bíblia e na história da igreja. Outros são até anônimos, mas Deus conhece bem a todos. Isto é o que mais importa. Não é a propaganda em si que realiza a obra de Deus, mas a sua unção, seu poder e sua presença nas pessoas. Azarias era conhecido pelo nome (por ser íntegro), e pela sua mensagem (por seu efeito espiritual).
“Então veio o Espírito de Deus sobre...” Isto dá a impressão que Azarias estava em expectativa na presença do Senhor, talvez no templo ou em casa, quando o Espírito veio sobre ele, isto é, revestiu-o para aquela missão específica. O “então” também pode referir-se ao conteúdo do capítulo precedente (o capítulo 14), isto é, a vitória que Deus acabara de dar a Asa, sobre o etíope Zerá.

2. A mensagem do profeta de Deus (vv.2-7). O rei Asa estava nesse momento retornando vitorioso da guerra. O general etíope Zerá atacou de surpresa o reino de Judá com um gigantesco exército de cerca de 1 milhão de soldados. Asa confiou em Deus e invocou o seu nome como o Deus da vitória. Deus interveio na hora, feriu o inimigo e deu vitória a Israel.
Asa, desde o início de seu governo começou a purificar a nação da idolatria, da imoralidade e a conclamar o povo a arrepender-se dos seus pecados e voltar-se para Deus (14.3-5). Era o preparo dos corações para o avivamento espiritual. Estamos hoje num tempo em que ninguém se dói, nem se aflige pela honra de Deus, sua obra, sua Palavra, seu louvor, sua casa. Só se ouve falar em “mover do Espírito”, quando não é verdade e sim encenações orquestradas, insinuadas, salvo as exceções que sempre houve e haverá.
Asa interrompera as reuniões e providências pró-avivamento para defender-se do ataque esmagador dos etíopes.
a) O profeta saiu ao encontro do rei (v.2). Ele foi ao encontro do rei não para aplaudi-lo, elogiá-lo, mas para dizer-lhe que sua vitória viera de Deus (“O Senhor está convosco”, v.2); mas muito mais para apressar-se para completar o que começara: o preparo do caminho do Senhor para um avivamento sobre aquele povo: “Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa”(v.8).
b) A mensagem é a mesma. “Ouvi-me, Asa”(v.2). Foi algo muito solene e santo. Aquele profeta quase anônimo dirigir-se com autoridade divina ao rei e a todo o exército com confiança que só Deus dá e entregar a mensagem do Senhor, no momento certo, para a pessoa certa, no lugar certo e para a finalidade certa. Precisamos mais e mais desse mensageiro de Deus hoje, sem presunção, sem idéia de grandeza, ocupado tão somente em transmitir a mensagem do Senhor.
Na expressão inicial “Ouvi-me, Asa”, infere-se Deus dizer-lhe: “Não pense que só porque você ganhou a guerra, tudo está bem espiritualmente”. Asa sabia que o povo tinha traído o Senhor, adorando outros deuses. A presença e a bênção de Deus depende de O buscarmos e de não O deixarmos (v.2). Os inovadores e truncadores da sã teologia andam acima e abaixo ordenando “pela fé” o que Deus deve fazer, como se Deus fosse um homem mortal. Evitemos esses tais. Achamos a Deus se O buscarmos (vv.2,4,15), e, se O obedecermos seremos por Ele abençoados em Cristo, nosso Salvador e Senhor (v.2).

3. A necessidade de retorno a Deus (vv.3-6).
A primeira parte da mensagem profética de Azarias aponta para o presente (v.2); a segunda parte ao passado espiritual do povo; o que ocorrera entre eles (vv.3-6). Tudo aí alude ao passado, cuja trajetória e experiências fornecem lições para o presente. É o “lembra-te”, da Bíblia, como em Lc 17.32; Dt 24.9; Ec 12.1; Ap 3.3.
a) O povo sem Deus. “Sem o verdadeiro Deus” (v.3). Isto é, o povo não tinha o verdadeiro Deus, mas pensava que tinha. Como na época dos Juízes, quando o povo não tinha rei, e daí cada um fazia como queria e ficava por isso mesmo. Esse tipo de igreja cresce rápido e com facilidade; é óbvio; sem doutrina regedora; sem compromisso (Jz 21.25).
b) O povo sem sacerdote. Para cuidar do povo e conduzi-lo a Deus (Lv 10.10,11). É hoje os encargos principais do santo ministério (Ef 4.11-16). Assim já estivera Israel e agora eles estavam à beira disso outra vez.

4. Quanto ao rei Asa, infelizmente não seguiu os conselhos dos profetas e desprezou o que Deus fez por ele. Incluo aqui outro profeta chamado Hanani que ministrou ao rei as palavras proféticas de Deus quando este sofreu uma terrível enfermidade.
a) O rei Asa se engrandeceu,  se ensoberbeceu, tomando várias atitudes que não agradaram a Deus. Deus o advertiu que ele deveria ter buscado a Ele e não os médicos quanto a sua enfermidade da qual não conseguiu livrar-se dela.

5. Quanto aos profetas Azarias e Hanani,  no palácio ou fora dele,  continuaram sendo fiéis a Deus; no caso de Hanani, por exemplo, o rei Asa mandou até espanca-lo. Porem exerceram um ministério autêntico da parte do Senhor, não se corromperam por causa das riquezas terrenas e nem por intimidações. Falaram as verdades que Deus mandou falar ao rei.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.