sexta-feira, 24 de novembro de 2017

NASCIMENTO E MISSÃO DE CRISTO NO NT PARTE III

NASCIMENTO E MISSÃO DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO. PARTE III


19) - Romanos 13.11,12; Is 5.4; 1Pe. 4.7 – Conselhos práticos para os que querem vencer e esperar com galhardia a vinda do filho do homem.
Romanos 13.11,12
11 E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes.
12 A noite é passada, e o dia é chegado; dispamo-nos, pois, das obras das trevas, e vistamo-nos das obras da luz.
Isaias 5.4
4 Que mais se podia fazer à minha vinha, que eu lhe não tenha feito? e por que, esperando eu que desse uvas, veio a produzir uvas bravas?
1Pedro 4.7
7 Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.

20) - Romanos 16.20 – Jesus dá autoridade para a igreja declarar sua vitória. 
Lucas. 10.19 “Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo, e nada absolutamente vos causará dano”.
Romanos 16.20
20 E o Deus de paz em breve esmagará a Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.

21) - 2Timóteo 4.8; 2Co 5.9,10 – Condecorações (galardões e coroas) para os vencedores.
2Timóteo 4.8
 8 Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.
2Coríntios 5.9,10
9 Pelo que também nos esforçamos para ser-lhe agradáveis, quer presentes, quer ausentes.
10 Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal.

22) - 1Coríntios 6.2 – Os santos terão autoridade até para julgar o mundo no futuro reino milenial de Cristo.
1Coríntios 6.2
2 Ou não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo há de ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?

23) - Filipenses 3.21 – Os humilhados serão exaltados.
Filipenses 3.21
21 que transformará o corpo da nossa humilhação, para ser conforme ao corpo da sua glória, segundo o seu eficaz poder de até sujeitar a si todas as coisas.

24) - 1Tessalonicenses 3.13; 4.14; Jd 1.14 – É preciso crer pela fé nestas coisas concernentes a vinda de Cristo e conquistar um lugar na sua igreja glorificada nos céus.
1Tessalonicenses 3.13.
13 para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos.
1Tessalonicenses 4.14.
14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.
Judas 14
14 Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos.

 25) - 1Tessalonicenses 5.23 – A igreja precisa conservar-se irrepreensível.
1Tessalonicenses 5.23
23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

26) - 2Tessalonicenses 2.3-9; 1Jo 2.18 – A igreja precisa ter procedimentos agradáveis a Deus.
2Tessalonicenses 2.3-9
3 Porque a nossa exortação não procede de erro, nem de imundícia, nem é feita com dolo;
4 mas, assim como fomos aprovados por Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.
5 Pois, nunca usamos de palavras lisonjeiras, como sabeis, nem agimos com intuitos gananciosos. Deus é testemunha,
6 nem buscamos glória de homens, quer de vós, quer de outros, embora pudéssemos, como apóstolos de Cristo, ser-vos pesados;
7 antes nos apresentamos brandos entre vós, qual ama que acaricia seus próprios filhos.
8 Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade desejávamos comunicar-vos não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto vos tornastes muito amados de nós.
9 Porque vos lembrais, irmãos, do nosso labor e fadiga; pois, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós, vos pregamos o evangelho de Deus.
Em 1João 2.18 Diz: que muitos anticristos se levantarão para enganar a igreja do Senhor Jesus na terra.
18 Filhinhos, esta é a última hora; e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado; por onde conhecemos que é a última hora.

 27) - 1Pedro 1.7,13 – A fé de todos será provada como o ouro que é provado e purificado no fogo.
1Pedro 1.7,13
7 para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;
13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos oferece na revelação de Jesus Cristo.

28) - 2Pedro 3.10 – Nada ficará em oculto diante de Deus. Tudo será visível aos olhos de todos e o dia do Senhor virá. 
2Pedro 3.10
10 Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se dissolverão, e a terra, e as obras que nela há, serão descobertas.

29) - 1João 3.3 – Quem tem esperança desse dia continue tendo essa esperança porque um dia se cumprirá. Cada um de per si continue purificando-se a si mesmo.
1João 3.3
3 E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.


Deus abençõe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



quinta-feira, 23 de novembro de 2017

NASCIMENTO E MISSÃO DE CRISTO NO NT PARTE II

NASCIMENTO E MISSÃO DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO. PARTE II



11) - Mateus 24.3-14; Mc 13.1-12; 1Tm 4.1-3; 1Tm 3.1-5; 4.3-4 – A igreja passará pelo princípio das dores e todas as suas consequências, porém aquele que perseverar até o fim será salvo. 
Jesus fala aos seus discípulos no monte das oliveiras dirigindo-se aos mesmos e a todo o povo de Deus, daqueles dias até ao fim dos tempos, quando ocorrerá a sua volta triunfante à terra, para estabelecer o seu reino milenial. Ele fala dos sinais do fim dos tempos, do princípio das dores; do engano dos falsos cristos; do ódio do mundo para com a Igreja; dos muitos falsos profetas dos últimos tempos; da multiplicação da iniquidade; do aumento da imoralidade, da sodomia, da incredulidade, do desrespeito e rebeldia contra Deus; mornidão espiritual de tal forma que o amor de muitos se esfriará; da pregação do evangelho do Reino em todo mundo; e o anuncio iminente: Então virá o fim, insistência para que o mundo olhe para o Cristo, para que os seus olhem, vigiem e orem, pois serão difundidos muitos ensinos antibíblicos nas igrejas, muitos falsos profetas aparecerão e enganarão a muitos; abominação assoladora que continua a adentrar na igreja e polui aquilo que é santo; apostasia generalizada nos últimos tempos; de homens hipócritas e mentirosos que têm a sua mente cauterizada utilizando-se de doutrinas de demônios e espíritos enganosos; extrema corrupção nos últimos tempos; tempos trabalhosos; homens amantes de si mesmos; avareza muito forte; presunção; soberba; blasfêmias; desobediências; ingratidão; calúnias, traição; não suportarão a sã doutrina; amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências, voltando os seus ouvidos às fábulas, desviarão os seus ouvidos da verdade; isso tudo infelizmente é a realidade dos nossos dias; Jesus diz em Mt 24.13 "Mas aquele que perseverar até o fim será salvo".

12) - Mateus 22.2-3; Lc 14.21-24; Ef 5.26-27; 2Ts 2.1       A igreja da última hora precisa buscar em oração estratégias novas de evangelismo, precisa sair pelos becos, valados e atalhos da cidade e forçar o povo a entrar, precisa ir às favelas, nos guetos onde tem ruas bonitas ou onde não tenha rua, naquele lugar existe algum morador a igreja precisa evangelizar; no tempo do fim se não houver um grande esforço para as pessoas adentrarem pelo caminho estreito nem mesmo eles terão forças para entrar e consequentemente não serão considerados dignos de participar da grande ceia, das bodas do Cordeiro nos ares celestiais. É como se um pai de família forçasse os seus filhos a adentrar em sua casa e participar das bodas, banquete, com Ele.
Estas passagens Escatológicas do Novo Testamento tratam com os convidados para as bodas que não eram dignos; na parábola da grande ceia vemos que os convidados se escusaram e não compareceram para a festa, mas graças a Deus que o Pai de família indignado com seus convidados disse ao seu servo: "Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade e traze os pobres, e os aleijados, e mancos, e os cegos". Mesmo feito como foi mandado ainda havia lugar, e insiste o pai de família: "Sai pelos caminhos e atalhos e força-os a entrar... pois nenhum daqueles varões que foram convidados (oficialmente) provará a minha ceia". Deus é quem é representado pelo pai de família e ele quer, e tem, uma família para "a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesma igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível". "Para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com Ele...".

13) - Lucas 17.24 – Sua vinda será tão rápida como de um relâmpago.
Lucas 17.24 "Por que, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade assim será também o Filho do Homem no seu dia".

14) - Lucas 17.26-27 – Os homens estarão desapercebidos como nos dias de Noé, mesmo sendo avisados daquele dia, ou seja, que aquele dia haveria de chegar porque Deus havia dado um tempo para o povo se arrepender de seus maus caminhos e entrar na arca, hoje nossa arca é Jesus, somente Ele pode nos salvar daquele dia da Ira de Deus sobre a face da terra. 
Lucas 17.26-27 "Pois, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca e veio o dilúvio e consumiu a todos".
A porta de entrada da arca do Senhor hoje é a igreja; você deve se converter de verdade e entrar na arca do Senhor que significa estar ligado como membro de uma igreja do Senhor Jesus, não importando com o título da igreja desde que essa igreja pregue e viva as verdades da Palavra de Deus.

15) - Lucas 17.28-30 – Os homens também estarão como nos dias de Ló, praticando tanta imoralidade e perversidade que a sodomia será considerada como normal no meio dos homens. A sodomia será tanta que o povo estará num lamaçal tão fétido de pecado e em tamanha imoralidade que nem perceberão que o fim deles está próximo. No tempo de Noé Deus mandou o dilúvio; no tempo de Ló Deus mandou dois Anjos e no tempo do fim será o próprio Deus que vai executar seu juízo sobre as nações e povos da terra.
Lucas 17.28-30 “Pois, como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: comiam bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam; Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu do céu fogo enxofre, consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar".

16) - 1Coríntios 15.51-52; 1Ts 4.17 – A promessa de resgate aos que perseverarem, e o modo como isso ocorrerá.
1Coríntios 15.51-52 - Mas aos que perseverarem diz os textos escatológicos: "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados".
1Tessalonicenses 4.17 "Depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor".

17) - 1Tessalonicenses 4.16; 2Co 4.14; Jo 5.26-29 – A     mão forte do Deus altíssimo agindo em favor dos salvos e a maneira sobrenatural de Cristo para levar a igreja salva e apresentá-la ao Pai.
1Tessalonicenses 4.16 "Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. "Sabendo que o que ressuscitou o Senhor Jesus nos ressuscitará também por Jesus e vos apresentará convosco". " Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter vida em si mesmo. E, deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do Homem. Não vos maravilheis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz; os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação ".

18) - João 6.39-44; 11.23-25 – Jesus não deixará nenhum dos seus para trás. Todos os santos, os justos os salvos de todas as épocas serão arrebatados pelo senhor Jesus.
João 6.39-44
39 E a vontade do que me enviou é esta: Que eu não perca nenhum de todos aqueles que me deu, mas que eu o ressuscite no último dia.
40 Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.
41 Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu;
42 e perguntavam: Não é Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz agora: Desci do céu?
43 Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós.
44 Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer; e Eu o ressuscitarei no último dia.
João 11.23-25 - O exemplo do que acontecerá com aqueles que são amigos e seguidores de Jesus. A história de Lázaro de Betânia registrada no evangelho de João capítulo 11 é bem clara para demonstrar que o Senhor Jesus há de trazer à vida todos quantos creram no Evangelho de Cristo.
João 11.23-25
23 Respondeu-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. (ressuscitar).
24 Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia.
25 Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá.

 Deus abençoe você e sua família.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

NASCIMENTO E MISSÃO DE CRISTO NO NT PARTE I

NASCIMENTO E MISSÃO DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO PARTE I.

O Nascimento de Cristo Jesus e sua missão na terra, na ótica dos escritores do Novo Testamento.

01) - Mateus 3.12: - O precursor, João Batista, anuncia o ministério de Cristo que já estava no meio deles.
João Batista aponta para a proximidade do ministério terreno de Jesus, e para obra transformadora que Ele realizaria.

02) - Mateus 11.20; 12.42; João 12.48 – Jesus realizou milagres, prodígios e maravilhas mesmo sem a maioria acreditar nele, as maiores autoridades religiosas e políticas de Jerusalém não acreditaram e o perseguiram com intenção de matá-lo até antes da hora. 

Quanto mais Jesus realizava milagres, prodígios e maravilhas, mais aquelas mesmas pessoas ficavam incrédulas; e lançou-lhes em rostos, dos seus discípulos e sobre as cidades onde se operaram a maior parte de seus prodígios, o fato de não se arrependerem de suas maldades e de seus pecados; muito embora estivesse ali quem é mais sábio do que Salomão e que não veio para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.

03) - Mateus 24.21,22; Mc 13.20 – Jesus fala de um tempo futuro que os homens não suportariam por si próprios as aflições daquele tempo.
Jesus prediz sobre grande aflição que nunca houve sobre o mundo desde o princípio até agora, nem tampouco haverá jamais; serão dias tão angustiosos e abrasados que se não fossem abreviados nenhuma carne se salvaria; mas assegura Jesus: "... por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias ".

04) - Mateus 24.30; Mc 13.26; Jo 21.22; At 1.11, Jesus fala que aqueles que cressem na sua palavra teriam minimizados os sofrimentos daqueles dias.

A vinda do Filho do homem descrito em Mt 24.30, relata o aparecimento de Cristo nos céus, depois da tribulação, precedido dos sinais precursores do versículo 29. Ele vem com juízo contra os ímpios, Ap 19.11; 20.3, para livrar os fiéis e para estabelecer a justiça na terra, Ap 20.4 . Todos os crentes arrebatados voltarão com Cristo na segunda fase da segunda vinda de Cristo poder e grande glória. Jesus no evangelho de Marcos assegura: "E, então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória". Quando Mt 24.30a registra: "...aparecerá no céu o sinal do Filho do homem..." certamente se refere que o próprio Cristo virá sobre as nuvens de glória, rodeado de refulgente luz. Aos apóstolos Jesus falou também para que não lhes ficasse nenhuma dúvida, Ele disse, respondendo a Pedro, sobre a pessoa do apóstolo a quem Jesus amava: "...Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa..." em Atos dos apóstolos 1.11, vem novamente a confirmação de que Jesus voltará, através do testemunho dado por um dos anjos que disse: "...varões Galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o viste ir".

05) – Mateus 26.26-30; 1Co 11.26; Jo 14.1-3; 1Ts 2.19 Ele Jesus, instituiu a ceia do Senhor para a igreja primitiva em substituição ao ritual da páscoa que era dos Judeus, e esta se tornou a comunhão dos santos até que Ele volte para arrebatar os fiéis vencedores.

Na orientação sobre a ceia do Senhor pelo apóstolo Paulo, ele diz "...tomai, comei... fazei isto em memória de mim..." v. 24 e completa v.26 "... porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha...". Em João 14.1-3 o próprio Jesus preconiza aos apóstolos: "... não se turbe o vosso coração, credes em Deus credes também em mim, na casa do meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, Eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar, e, quando Eu for e vos preparar lugar virei outra vez...", e completa o apóstolo Paulo aos Tessalonicenses: "Porque qual é a nossa esperança... não sois vós... diante de Jesus Cristo em sua vinda?”.

06) - Mateus 24.32 - Os fenômenos naturais darão sinais de quando Ele voltará. Temos presenciado muitos desses sinais em nossa geração.
O brotar das folhas da figueira, Lc 21.29-31, simboliza eventos que ocorrerão durante a grande tribulação, Lc 21.15-29 e o v. 33 conclui: "...quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele está próximo, às portas..." se referindo à volta de Cristo.

07) - Mateus 25.1-13 – O fenômeno da grande apostasia da igreja nos últimos tempos também será sinal de que está próximo aquele dia. 
A parábola das dez virgens de Mateus 25 demonstra muito bem o que estará acontecendo nos últimos dias.   Esta parábola ressalta o fato que todos os crentes devem constantemente examinar sua vida espiritual, tendo em vista a vinda de Cristo num tempo desconhecido e inesperado. Devem preservar sua fé, para que uma vez chegados o dia e a hora, sejam levados pelo Senhor na sua volta (v. 10). Estar sem comunhão pessoal com o Senhor quando Ele voltar, significa ser lançado fora da sua presença e do seu reino.

(1) O que faz a diferença entre o néscio e o sábio é aquele, louco, não reconhecer que o Senhor, ao voltar, Jo 14.3, virá num tempo em que não é aguardado, nem precedido de sinais visíveis específicos (v. 13; ver 24.36,44). Não haverá sinais na natureza, que sejam fenomenais naquele dia. Não haverá aviso de que aquele dia é o dia de Cristo voltar para arrebatar sua igreja. Não haverá homem nenhum, por mais “santo” que pareça ou se apresente diante da humanidade que possa dizer com certeza: “hoje Jesus voltará” ou “amanhã Jesus virá”. É lamentável a fraqueza do ser humano de querer marcar datas para a volta de Jesus.

(2) Cristo mostra aqui em Lc 18.8 que uma grande parte dos crentes estará despreparada no momento da sua volta vv. 8-13. Cristo deixa, pois, claro que Ele não vai esperar até que todas as igrejas locais estejam preparadas para sua vinda.

(3) Note-se que todas as dez virgens, tanto as prudentes como as loucas, foram surpreendidas, ao vir o noivo (vv. 5-7. Isto indica que a parábola das dez virgens refere-se aos crentes vivos antes da tribulação e não àqueles durante a tribulação, os quais terão sinais específicos precedendo a volta de Cristo no final da tribulação.

08) - Mateus 25.31-46 - As instruções de Jesus para aqueles que querem vencer e ser arrebatados.

No fim do sermão profético, Jesus prediz sobre a vida eterna aos que o aceitarem, o obedecerem, e forem fiéis até a morte; dizendo: "vinde benditos do meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo". Aos infiéis está determinado "... apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos".

09) - Mateus 26.64 – O sinédrio queria condená-lo pela sua própria palavra para que a condenação de Jesus não recaísse sobre eles. 
Jesus ao ser pressionado diante do sinédrio se era o Cristo, o Filho de Deus, que pela insistência do sumo sacerdote assegurou: "...tu o disseste; digo-vos porém, que vereis em breve o Filho do Homem assentado à direita do Todo - Poderoso e vindo sobre as nuvens do céu". Jesus sentia os horrores da morte que se aproximava, mas não deixou de afirmar que um dia voltaria para Reinar em Israel, como Filho de Deus.

10) - Marcos 8.38; 2Ts 1.7 – A perversidade das nações seriam insuportáveis naqueles dias, ou seja nos últimos dias; porém Jesus insiste que o Cristão verdadeiro não se envergonhe de pregar a salvação em Cristo e esperar o livramento somente n’Ele. 

Marcos trata da devassidão e da pecaminosidade das gerações, principalmente quando o Filho do Homem voltar, e adverte para o fato de que quem se envergonhar de Jesus, também Ele se envergonhará dele quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos; e, aos que são atribulados, sofrendo por Cristo, a promessa de 2Ts 1.7 é de "...descanso... quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu, com os anjos do seu poder”.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



terça-feira, 21 de novembro de 2017

AINDA SOBRE O MESSIAS NO VT PARTE II

AINDA SOBRE O MESSIAS NO VT PARTE II


O Velho Testamento retrata o nascimento, ministério, morte, ressurreição, ascensão e a vinda de Jesus para arrebatar a sua igreja.

11) – Isaías 20.1-6 - e Is 26.19: Prefiguração da humilhação, condenação, morte e vitória dos que permanecem em Cristo. 

Este capítulo 20 de Isaías fala da humilhação do profeta, da afronta que ele sofreu, da perseguição, do constrangimento, porém não cedeu à opressão, permaneceu em retidão; pré-figura de um Cristo humilhado, porém foi para o calvário como uma ovelha muda para o matadouro, sem abrir a sua boca, morrendo com a condenação mais cruel de sua época: a morte de cruz. Porém, o túmulo não o conteve, Jesus ressuscitou. Em Is 26.19 - temos uma das declarações de maior peso do Antigo Testamento sobre a ressurreição do corpo àqueles que forem fiéis servos de Deus, os quais ressuscitarão ao soar das trombetas de Deus no arrebatamento da Igreja.

12) - Isaías 26.20; Deus castiga os ímpios e esconde os fiéis para não sofrerem mais.

13) - Isaías 26.21; Os que esperam e permanecem fiéis, aguardam que se cumpram os decretos finais de Deus.

Durante a grande tribulação, quando Deus castigar os habitantes da terra, Mq 1.3, os que permanecerem fiéis estarão escondidos, esperando o Senhor em oração, até que Ele cumpra os seus propósitos redentivos.

14) - Malaquias 4.1-3: - O grande dia vem. Redenção para os salvos e a ira de Deus para os perdidos.

Mais uma vez o Senhor adverte no Antigo Testamento "aquele dia vem"; no verso 2 Ele fala da promessa redentiva aos que temerem ao nome do Senhor, e completa com a vingança total de Deus sobre a maldade dos homens.

15) - Jeremias 23.5: - O renovo da linhagem davídica apontando para o Messias.

Jeremias profetiza de "um renovo justo". O renovo isto é, a linhagem real de Davi foi cortada quando Deus destruiu a monarquia Davídica em 586 A.C.

(a) Deus, porém, prometeu que Ele suscitaria um rei da linhagem de Davi, um rei que seria um renovo justo. Este rei faria de modo definitivo e total aquilo que era justo e real. Esta profecia aponta para o Messias Jesus Cristo.

(b) Ele executará juízo total após a sua segunda vinda e antes do seu reino milenial na terra.

16) - Daniel 7.13: - O profeta Daniel vê um ser majestoso e glorioso.

Prediz que: "Vinha... como o Filho do Homem". Este majestoso sêr apresenta-se diante de Deus Pai como uma pessoa separada e distinta dEle, a fim de receber um reino eterno que jamais será dado a outras nações, conforme os reinos precedentes.

As "nuvens do céu" são provavelmente nuvens de glória, Ex 40.34,38; At 1.9,11; 1Ts 4.17; Ap 1.7. Uma indicação de que se trata do Filho de Deus, Mt 26.64, nosso Senhor Jesus Cristo. Lc 21.27; Jo 1.51.

17) - Ageu 2.7: - O profeta Ageu  trás uma palavra animadora para o seu tempo dizendo que o desejado de todas as nações virá. É claro que ele estava se referindo ao nascimento do Messias; o profeta não deixa nenhuma dúvida em suas palavras. Ele profere estas palavras tão marcantes e desafiadoras para a sua época, palavras essas que trouxeram um alento para os veteros testamentários e para toda a humanidade em todos os tempos.

Ele disse:  "Virá o desejado de todas as nações...". Estas palavras  renovaram as esperanças de quem aguardavam o nascimento do Salvador. Portanto é uma predição forte esta palavra profética de Ageu sobre a vinda futura do Messias.

18) - Zacarias 12.10: - Israel reconhecerá futuramente o Cristo que eles, se referindo aos seus antepassados, transpassaram com suas próprias mãos e o rejeitaram. 

Há aqui uma predição do reconhecimento futuro da nação de Israel, que em meio aos perigos do dia de batalha, no Armagedom, clamarão ao Deus vivo por socorro. Então o Senhor derramará do seu Espírito Santo para transmitir-lhes a sua graça, e atender-lhes a oração. Os Judeus daqueles dias estarão arrependidos e reconhecerão serem culpados pela espada romana ter traspassado Jesus, o Messias causando-lhe a dor mais terrível nos últimos segundos antes da exclamação ‘tudo está consumado’; a morte chegou e Jesus com aquele último brado expirou, Sl 22.16; Is 53.5; Jo 19.34.

O pranto dos israelitas será amargo. Cada família pranteará à parte. Os maridos também prantearão separadamente das respectivas mulheres. Por conseguinte, cada indivíduo terá de arrepender-se pessoalmente de seus pecados e por haver rejeitado a Jesus Cristo, Rm 3.23; 6.23; At 16.31; 1Pe 2.24.

19) – Zacarias 14.4: 1Co 15.50-53: Cristo voltará antes do início da grande tribulação, invisivelmente para a humanidade; Ele virá para arrebatar os seus. Ele virá no final da grande tribulação  e se apresentará visivelmente, quando todo olho o verá. 

 A volta visível de Cristo foi predita por Zacarias, que afirma "...naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das oliveiras..." Jesus voltará e estabelecerá as regras; ninguém mais poderá massacrar aqueles seus irmãos, os judeus, que os seus antepassados O crucificaram e o mataram  Lc 24.50,51; At 1.9-12. A grande tribulação como já disse será constituída de duas fases e sempre é bom relembrar.

A primeira fase começará logo depois do arrebatamento da igreja e durará três anos e meio, será de aparente paz.

A segunda fase também será de três anos e meio e culminará com a matança dos judeus na batalha do armagedom; então ao se completar os últimos três anos e meio, dos sete anos da grande tribulação, Jesus virá visivelmente para, entre outras atividades, derrotar o anticristo e estabelecer o Seu reino milenial.

20) – Malaquias 3.2: Ele voltará visivelmente e todo olho o verá.

O dia da sua vinda, ou do retorno visível de Cristo, dar-se-á na segunda vinda de Cristo, ou seja, no final da grande tribulação; e Ele virá como o fogo do ourives e como o sabão das lavadeiras, para purificar e julgar a Israel e expurgar todos os ímpios do país. Somente os justos hão de permanecer até o fim, Is 1.25; Ez 22.17-22, e reinarão com Cristo no milênio, e habitarão em segurança para sempre.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



segunda-feira, 20 de novembro de 2017

AINDA SOBRE O MESSIAS NO VT PARTE I

AINDA SOBRE O MESSIAS NO VELHO TESTAMENTO  PARTE I


AINDA SOBRE O MESSIAS NO VELHO TESTAMENTO


O Velho Testamento retrata o nascimento, ministério, morte, ressurreição, ascensão e a vinda de Jesus para arrebatar a sua igreja.     


01) - Gênesis 3.15: A promessa profética proferida pelo próprio Deus. 

Promessa de restauração dos seres humanos através de um redentor que nasceria da semente da mulher, a saber: Jesus Cristo.

02) - 1Samuel 2.10: declara: a força de um Rei e o seu poder, porque:

O Senhor daria força ao seu Rei e exaltaria o poder do seu ungido.

03) - 1Samuel 7.13: - Os inimigos do Messias foram abatidos para que eles não destruíssem a árvore genealógica do Filho de Deus que iria nascer entre os homens. 

O Senhor abateu os seus inimigos, os inimigos do Messias, para que os antecedentes genealógicos dEle não fossem destruídos, ou mais precisamente , fossem preservados.

04) - Salmo 45.14,15: - Ele nasceria de um nascimento virginal.

Foi profetizado sobre a virgindade de Maria que seria preservada até o nascimento de seu primogênito, ou seja, o seu primeiro filho. Maria que seria o vaso de Deus para o nascimento do Salvador. O primeiro homem criado Adão foi feito do barro da terra para ser perfeito quando Deus lhe soprou em suas narinas o fôlego de vida, porém ele se tornou imperfeito por causa do pecado. O segundo homem, Jesus, criado por obra e graça do Espírito Santo foi perfeito em sua obra mesmo vivendo num mundo de tanta imperfeição, porém Deus preparou tudo para que o nascimento do Messias fosse através de uma virgem escolhida e agraciada por Deus para tal objetivo.

05) - Salmo 72.8: - Sua mensagem seria sem fronteiras e sem barreiras.

O domínio e a expansão da mensagem do Messias que seria de mar a mar, desde o rio até as extremidades da terra.

06) - Salmo 75.8,10: - Levantes haveriam, mas os que cressem na sua palavra seriam exaltados.

Os ímpios haveriam de beber a mistura que ferve na mão do Senhor, os quais seriam quebrantados; mas aos justos Ele exaltaria as suas forças.

07) - Salmo 110.5,6: - Feito um rei justo conforme a ordem de Melquisedeque, rei de Salém. 
Veja também: Gn 14.18; Sl.110.4; Hb.5.6; 6.20; 7.1.

O juramento do Senhor é esse: Tu és um sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque, o Senhor à tua direita, ferirá os reis no dia da sua ira. Julgará entre as nações enchê-las-á de cadáveres; ferirá os cabeças, os líderes, de grandes terras, ou nações.

08) - Cantares 6.10,12: - O brilho e beleza de um casamento real: Cristo, o noivo; a Igreja, a noiva.

A mensagem do Messias seria abraçada por uma noiva que é formosa como a lua, brilhante com o sol, formidável como um exército com bandeiras, e a alma do noivo se derramaria sobre a excelência desse povo, que não rejeitaria, mas o aceitaria: a sua Igreja.

09) – Isaías 9.7: Sua descendência seria e será preservada para sempre em Cristo.

A descendência e o trono de Davi seriam preservados para sempre em Jesus, o zelo do Senhor dos exércitos faria isto.

10) - Isaías 14.4 - Ap. 18.1-2: Os inimigos de Cristo e de sua noiva cairão por completo. Serão derrotados para sempre. A Babilônia opressora cairá por completo e para sempre.


Vejam a continuação desta mensagem na parte II.

Deus abençoe você e sua família. 


Pr. Waldir Pedro de Souza

Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.







domingo, 19 de novembro de 2017

PROMESSAS DA VINDA DO SALVADOR PARTE II

PREDIÇÕES E PROMESSAS DA VINDA DO SALVADOR PARTE II


A perseguição mais forte contra o Senhor Jesus já foi sentida logo no seu nascimento.


20) - Jeremias 31.15; Mt 2.16,18 - A perseguição logo no nascimento de Jesus.
Jeremias profetiza sobre Israel chorando pelos deportados para o exílio. Deus declara que ele não precisa chorar mais, porque o povo voltará; o livro de Mateus aplica esta passagem profeticamente à ocasião em que Herodes levantou a perseguição contra o Cristo nascituro; matando os meninos de Belém da Judéia após o nascimento de Jesus, tendo Este que ser conduzido ao Egito, por Maria e José, mas regressando logo que já havia passado o perigo.

21) - Salmo 72.10; Mt 2.1,11 – Um reino excelente, glorioso e de justiça.
Salomão descreve as dádivas e a excelência, justiça e glória do seu reino, prefigurando os presentes, dádivas que os magos do oriente trouxeram e ofertaram ao Messias que havia nascido.

22) - Isaías 42.1 – Fala do Senhor que se tornou servo.
O profeta refere-se a Jesus Cristo como servo, diz o Senhor: "Eis aqui o meu servo, a quem sustenho, o meu Eleito, em quem se compraz a minha alma; pus o meu Espírito sobre ele; Juízo produzirá entre os gentios." O Messias seria Ungido com o Espírito Santo para realizar a sua obra redentora Is.61.1.

23) - Salmo 89.36,37; Ap. 1.5 – A fiel testemunha.
Sua descendência durará para sempre, seu trono também estabelecido para sempre em Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra.

24) - Salmo 78.2; Mt 12.34,35 – Falou a língua dos homens para ser compreendido por eles.
Jesus utilizou-se de parábolas para se expressar melhor e de enigmas da antiguidade para, com sabedoria, mostrar ao povo a falsidade dos fariseus dizendo: "Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do seu bom tesouro, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más." Até do seu discurso, ou da sua pregação, havia menções no Velho Testamento.

25) - Isaías 53.3-7 - Suportou com paciência o sofrimento.
O ministério do Messias seria de sofrimento "...Homem de dores..." tomou as dores dos homens sobre seus ombros: "Ele tomou sobre si as nossas enfermidades" seria ferido pelas nossas transgressões para que pelas suas pisaduras fôssemos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas que não têm pastor, preferindo seguir nossos próprios caminhos egoístas e pecaminosos; mas Ele como um cordeiro, foi levado para o matadouro, suportando com paciência e de um modo voluntário, o sofrimento em nosso lugar, 1Pe 2.23; Jo 1.29,36; Ap 5.6.

26) - Salmo 41.9; 55.12 – Suportou um traidor dentre os seus escolhidos.
Suportaria um traidor dentre os que tanto confiava; não seria um inimigo que o afrontaria, mas o que comia do seu pão.

27) - Zacarias 11.12,13; "Mt 26.15,16" – Foi vendido por um preço vil.
Até o preço da traição, foi previsto por Deus através do profeta Zacarias, e cumprido, infelizmente na vida de Judas Iscariotes. A referência de Mateus 26.15,16 registra o cumprimento do preço da traição.

28) - Zacarias 9.9; Mt 21.1-11 – Utilizou-se do transporte mais humilde do seu tempo.
A profecia de Zacarias fala do veículo que Jesus se utilizaria para chegar e passar por ruas da cidade de Jerusalém; Mateus registra o seu cumprimento.

29) - Isaías 53.9,12; Mc 15.27,28 – Foi contado com os malfeitores para dar oportunidade de libertação e salvação para tais pessoas, mesmo porque os seus próprios irmãos o rejeitaram. 
Ele foi contado com os malfeitores e puseram a sua sepultura com os ímpios e com o rico, na sua morte, Mt 27.57-60.

30) - Salmo 22.16; Zc 13.6; Jo 20.25 - Muito sofrimento, mas por uma causa justa: salvar a todos quantos aceitarem o plano que Deus traçou para salvar a humanidade da perdição eterna.     
O sofrimento de Cristo não foi sem causa. Ele foi ferido na casa de seus amigos, mas estendeu as mãos e os pés para serem cravejados por pregos pontiagudos; para assim mostrar para a humanidade que está com as mãos estendidas para todos, de todas as raças, povos, tribos, nações, indiferentemente de cor, credo religioso, posição social e intelectual ou condição financeira.
O Messias sofre, padece, mas triunfa, mesmo sendo traspassados as suas mãos e os seus pés com grandes e pontiagudos cravos que eram pregos grandes. Zacarias indaga profeticamente: Que feridas são essas nas tuas mãos? Dirá Ele: São as feridas com que fui ferido na casa de meus amigos. E o apóstolo João complementa o ato quanto à incredulidade de Tomé: Se eu não ver os sinais dos cravos em suas mãos, não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei; depois exclamou: Senhor meu, e Deus meu! v. 28.

31) - Salmo 22.18; Jo 16.23,24 – Lançaram sorte para repartir suas vestes, Ele foi despojado até de suas vestes.
Repartiriam as suas vestes e lançariam sorte sobre as sua túnicas; foi o que registrou João: que os soldados, crucificando a Jesus, tomaram as suas vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte, e também a túnica. A túnica, porém tecida toda de alto a baixo não tinha costura. No versículo 24 lançaram sortes, para que se cumprisse as Escrituras.

32) - Êxodo 12; Jo 1.29; 1Co 5.7 – O sangue de Jesus foi derramado como de um cordeiro mudo indo para o matadouro sem abrir a sua boca.
A Páscoa exigia um cordeiro, e o derramamento do sangue do mesmo, mas só o sangue do Cordeiro de Deus é que pode tirar o pecado do mundo e proporcionar ao pecador o perdão e a vida eterna, porque Cristo a nossa páscoa foi sacrificado por nós.

33) - Salmo 22.15; Jo 19.28 – Ele exclamou para mais uma vez dar aos homens a oportunidade de demonstrar amor, porém o que lhe demonstraram foi ódio, crueldade e perversidade.
Davi salmodiou: "A minha força se secou como um caco, e a língua se me pega do paladar; e me puseste no pó da morte." Apontando para Jesus na cruz do Calvário, conforme o registro de João que diz: "Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sêde".

34) - Números 9.12; Ex 12.46; Jo 19.36 – Deus o pai não permitiu que lhe quebrassem os ossos porque daí a três dias Ele ressuscitaria.
Ao instituir a páscoa, Deus dá instruções de que o cordeiro não poderia ter seus ossos quebrados, e no Novo Testamento temos o cumprimento... "Porque isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos ossos será quebrado".

35) - Isaías 53.9; Mt 27.57 – Jesus não precisou comprar um túmulo, foi apenas um empréstimo por três dias.
Seu túmulo foi emprestado por um homem rico conforme a profecia de Isaías, e esse homem era José de Arimatéia, que também era discípulo oculto de Jesus.

36) – Salmo 16.10; 30.3; At.2.32 – Davi já cantava nos salmos sobre a ressurreição de Jesus, pois nem a morte nem o inferno prevaleceriam sobre o Messias prometido.
A promessa da ressurreição de Jesus foi prevista por Davi nos Salmos: "Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu santo veja corrupção" "Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura, conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo". E o apóstolo Pedro no seu discurso depois da ascensão de Jesus e da descida do Espírito Santo declara explicitamente: "Deus ressuscitou a este Jesus, do que todos nós somos testemunhas".

37) - Salmo 24; At 1.9,11 – A glória do Cristo vencedor. Há uma festa no céu.
No Salmo 24 Davi registra a visão futura da ascensão de Jesus dizendo "Levantai, ó portas eternas as vossas cabeças, levantai-vos o entradas eternas, e entrará o Rei da glória... Quem é este rei da glória? O Senhor dos Exércitos Ele é o rei da glória". Em Atos, os apóstolos e uma multidão de fieis testemunham que viram a ascensão de Jesus, quando o próprio Jesus prometeu que enviaria o Consolador, o Espírito Santo, para que os seus fossem testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria e até os confins da terra. Atos 1.9,10,11. Versículo 9, tendo ele dito estas coisas, foi levado para cima, enquanto eles olhavam, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Versículo 10, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles apareceram dois varões vestidos de branco. Versículo 11, os quais lhes disseram: Varões Galileus, por que ficais aí olhando para o céu? Este Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
E os anjos confirmaram que um dia Jesus vai voltar para arrebatar sua Igreja fiel, lavada, comprada e remida no Sangue do Cordeiro.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.




sábado, 18 de novembro de 2017

PROMESSAS DA VINDA DO SALVADOR PARTE I

PROMESSAS DA VINDA DO SALVADOR PARTE I


Predições e promessas da vinda do Salvador.

O nascimento do Messias.

01) - Gênesis 3.15 – Analisando ainda esta passagem Bíblica vemos aqui a primeira promessa de Deus para cumprir o seu propósito de amor para salvar tantos quantos buscarem a salvação em Jesus Cristo o Filho do Deus vivo. Este versículo contém a primeira promessa de Deus quanto à vinda de seu Filho Jesus, para redimir a humanidade. O pecado afastou o homem da presença, da comunhão e do paraíso de Deus; no entanto, Deus tudo tem feito em prol de sua recuperação. Desde seus primeiros passos negativos, o Pai Amado tem provido recursos, para vesti-lo e reabilitá-lo. Os esforços iniciais dessa procura foram traduzidos em duas palavras que são por demais significativas: onde estás? Dessa pergunta que Deus fez a Adão resultaria a confissão que daria ao homem a oportunidade de um perdão justo e de uma aproximação do primeiro pecador da terra, para ter novamente um entendimento feliz com Deus; por isso o próprio Deus profetiza a respeito da primeira vinda de Jesus, traçando definitivamente o plano redentivo para o homem caído através dos séculos.
02) - Gênesis 9.26,27 – Os que antecederam a Cristo são preservados e recebem a benção paternal por sua obediência e fidelidade. É uma figura daquela bênção patriarcal que demonstra que os salvos não perderam e não perderão a salvação, não importando a época em que viveram, se foi aguardando a chegada do Messias prometido ou se foi depois da chegada d’Ele na terra.
Noé profetiza a bênção de Deus para Sem e Jafé e a servidão de Canaã. Qualquer descendente de Canaã que se voltasse para Deus receberia também a bênção de Sem Js 6.22-25 e Hb 11.31; mas também quaisquer descendentes de Sem e de Jafé que se desviassem de Deus teriam a maldição de Canaã Jr 18.7-10. A bênção de Sem é aqui profeticamente revelada que residiria no fato que a eles, seus descendentes, seria confiado o conhecimento de Jeová. O termo usado "Jeová" é reservado para a descendência de Sem, sob aliança, apontando para a vinda futura do Messias Prometido.
03) - Gênesis 12.3 – Há uma grande promessa nesta passagem bíblica de que todas as famílias da terra seriam benditas naquele Filho que iria nascer.
a)– Gênesis 12.3 diz: ‘ Em ti serão benditas todas as famílias da terra’. Esta é a Segunda profecia das Escrituras sobre a vinda de Jesus Cristo a este mundo, e, é claro que estamos nos referindo ao seu nascimento profetizado pelo próprio Pai em Gn 3.15.
(a1) O texto fala de uma bênção espiritual que viria através de um descendente de Abraão. Paulo declara que esta benção se refere ao evangelho, boas novas de grande alegria, de Cristo, oferecido a todas as nações Gl 3.8,14,18.
(a2) A promessa de Deus a Abraão revela que, desde os primórdios da raça humana, os propósitos do evangelho era abençoar todas as nações com salvação. Deus está agora realizando seu propósito através de Jesus e seu povo fiel, que compartilha da sua vontade de salvar os perdidos, enviando pregadores para proclamar o evangelho a todas as famílias da terra. Este versículo serve de fundamento motivador da obra missionária no mundo inteiro.
04) - Em Gênesis 21.12 vemos a confirmação da aliança que Deus fez com Abraão, de que Isaque é o filho da promessa para Abraão, preservando os antecedentes familiares do Cristo que haveria de vir; sendo Ele, Jesus, o Filho da promessa de Deus aos homens.
05) - Em Gênesis 49.10; Ap 5.5 vemos a confirmação da benção através da “semente”, Jesus Cristo, da mulher.
A suma dessa promessa é que todas as nações seriam abençoadas através de Judá pela "semente" da mulher.
a) - Gênesis 49.10 O que significa:
Até que venha siló.
É a bênção outorgada a Judá Gn 49.8-12 e indica que os direitos da primogenitura lhe foram concedidos, e, portanto, são a confirmação das bênçãos prometidas a Abraão 12.1-3. A suma dessa promessa é que todas as nações seriam abençoadas através de Judá pela "semente" da mulher, Gn 3.15.
(a1) A Judá foi dito que seus descendentes governariam seus irmãos, "até que venha Siló" Gn 49.8-10 . Esta promessa foi parcialmente cumprida no fato da linhagem real de Israel ter sido a do rei Davi, um descendente de Judá.
(a2) "Siló" provavelmente significa "aquele a quem pertence" Ez 21.27 e, em sentido pleno, refere-se ao Messias vindouro, Jesus Cristo, que veio através da tribo de Judá Ap 5.5. Jacó profetizou que todos os povos lhe seriam sujeitos Gn 49.10; Ap 19.15, e que Ele traria grandes bênçãos espirituais Gn 49.11,12.

b) Apocalipse 5.5 – Jesus é o Leão da tribo de Judá.
 Cristo é retratado como um leão, indicando que Ele reinará sobre toda a terra. Ele provém da tribo de Judá e da família de Davi. Esses títulos de Jesus, como Messias vitorioso, Gn 49.9,10 e o Rei eterno estão de conformidade com as promessas feitas a Davi, Is 11.1,10; 2Sm 7.12-16.
06) - Isaías 11.1-2; At 13.23 – O vínculo da profecia de Isaías com a igreja nascitura em atos dos apóstolos.
Isaías aponta para o Messias que brotaria de um rebento do tronco de Jessé, da família de Jessé. Paulo, na sinagoga de Antioquia da Psídia, dá testemunho de que daquele rebento do tronco de Jessé, daquela promessa, levantou Deus a Jesus Cristo para O constituir Salvador de Israel.
07) - Salmo 45.7; Lc 2.1-7; Lc 2.11 – Onde seria o local do nascimento do Messias.
Ele ama a justiça e aborrece a impiedade; por isso Deus o ungiu com óleo de alegria; muito embora os reis da terra e os príncipes se ajuntaram contra o Senhor e seu ungido; na cidade de Davi, nasceu o Salvador que é o Cristo, o Senhor.
08) - Isaías 9.6; Mt 21.15 – Os atributos morais e intelectuais de Jesus Cristo homem.
A mais de 400 anos antes do seu nascimento Isaías já profetizava acerca do nascimento do Messias dizendo: Um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. E Mateus diz que "ao entrar Jesus no templo de Deus, expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derrubou as mesas dos cambistas... e disse... A minha Casa será chamada de Casa de Oração, ... e os meninos clamavam no templo: Hozanas ao Filho de Davi..."
09) - Deuteronômio 18.15-18; At 3.20-22 – A certeza do nascimento de Jesus Cristo o Messias como profeta.
A promessa de um profeta; O Excelso profeta semelhante a Moisés, Dt 18.15,18, foi Jesus Cristo o Messias; conf. At 3.20-22. Assim como Moisés, esse profeta seria um israelita e falaria a palavra de Deus, Dt 18.18,19. Os judeus dos tempos de Jesus aguardavam a vinda desse grande profeta, Jo 1.45; 4.19,29; 6.14; At 7.37.
10) - Isaías 52.15 – Ele é a fonte da limpeza e purificação:
Essa referência de Isaias 52.15 fala da limpeza e purificação espirituais, assim como em Êx 29.21; Lc 8.11,30, e que pessoas de todas as nações experimentariam quando recebessem a mensagem redentora do Messias - Servo.
Essa purificação viria pela aspersão do sangue de Cristo sobre os neo-conversos, perdoando-lhes todos os pecados dos tempos de sua ignorância, 1Pe 1.2.
11) - Isaías 32.2 – Ele Jesus é o esconderijo, o refúgio, a sombra que nos protege.
Isaías 32.2
"E será aquele varão como um esconderijo contra o vento; e como um refúgio contra a tempestade; e como ribeiro de águas em lugares secos e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta".
12) - Isaías 40.10-11; Jo 10.11 – Ele faz do fraco um forte.
O Senhor Jeová veio como o Forte entre os fracos, recolheu os cordeirinhos, e como bom pastor prometido, deu a sua vida por suas ovelhas.
13) - Salmo 2.7; Lc 1.32-35 – Promessas do reino que não terá fim.
Diz o salmista: Recitarei o decreto: O Senhor me disse: Tu és meu filho; hoje eu te gerei. Confirma Lucas o anúncio do nascimento de Jesus, pelo anjo Gabriel: Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e reinará eternamente na casa de Jacó e o seu reino não terá fim. E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão? E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
14) - Isaías 7.14 - O sinal do nascimento do Messias é profetizado.
Isaías 7.14 "Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal, eis que uma virgem conceberá, e dará á luz a um filho, e será o seu nome Emanuel".
a) Maria era virgem e permaneceu virgem até a ocasião do nascimento de Jesus, Mt 1.18,25, conforme havia profetizado Isaías.
15) - Miquéias 5.2; Mt 2.1 – O local do nascimento do messias é profetizado.
Predição, através do profeta Miquéias do nascimento do Messias na cidade de Belém da Judéia, e o cumprimento registrado por Mateus 'E, tendo nascido Jesus em Belém da Judéia...
16) - Isaías 7.14; Mt 1.22 – A profecia de Isaias e seu cumprimento em Mateus.
Isaías profetizou o nascimento de Jesus e Mateus registrou 1.22 "que tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta..." (Isaías).
17) - Salmo 118.22 – O Messias foi rejeitado por seus irmãos, os judeus; porém Ele se tornou a pedra fundamental e principal da igreja nascitura, da igreja primitiva; essa que teve a missão de trazer o evangelho de salvação para toda a humanidade,  espalhando as boas novas de grande alegria e de salvação para todos os povos, tribos e nações, fazendo de todos nós, os gentios, participantes da graça salvífica de Cristo.
O Messias foi prometido a Israel, porém foi rejeitado, mas tornou-se cabeça da esquina, ele tornou-se pedra principal da nova casa de Deus, a Igreja, Mt 21.42; Mc 12.10; Lc 20.12; At 4.11; Ef 2.20; 1Pe 2.7.
18) - Isaías 9.1-2 – A promessa de um libertador.
Isaías fala de um libertador vindouro que um dia guiaria o povo de Deus à alegria, paz, retidão e à justiça.
19) - Isaías 40.3; Ml 3.1; Mt 3.1,2 – O  profeta Isaías fala de um precursor do Messias; de um que seria o anunciador e que apontaria para os judeus o Messias prometido.
Isaías profetizou de João Batista. Malaquias confirmou dizendo que a vinda do Senhor seria precedida pelo anjo que prepararia o caminho diante dEle. Mateus registra o glorioso cumprimento profético quando diz que João Batista apareceu pregando no deserto da Judéia dizendo: "Arrependei-vos porque é chegado a vós o reino dos Céus".
20) - Jeremias 31.15; Mt 2.16,18 - A perseguição logo no nascimento de Jesus.
Jeremias profetiza sobre Israel chorando pelos deportados para o exílio. Deus declara que ele não precisa chorar mais, porque o povo voltará; o livro de Mateus aplica esta passagem profeticamente à ocasião em que Herodes levantou a perseguição contra o Cristo nascituro; matando os meninos de Belém da Judéia após o nascimento de Jesus, tendo Este que ser conduzido ao Egito, por Maria e José, mas regressando logo que já havia passado o perigo.

Vejam a continuação desta mensagem na parte II.

Deus abençoe você e sua família.


Pr.  Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O EMBRIÃO DA ESCATOLOGIA PARTE II

O EMBRIÃO DA ESCATOLOGIA PARTE II


DEUS ABRIU A PORTA DA SALVAÇÃO DESDE O INÍCIO DA CRIAÇÃO. O PROTO EVANGELHO.


O que a Bíblia diz a respeito dos últimos eventos da vida e da história deste mundo e dos seres humanos não é mera reflexão ou ilusão, são verdades que acontecerão mesmo, queiram ou não os seres humanos. O Gênesis do termo grego alfa que significa o início de tudo, demonstra aqui que Deus tudo criou de conformidade com um plano sequencial gerado em seu coração; O Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo, projetaram e criaram todas as fases da obra do início de tudo, conforme Gn 1.1 que diz: “No princípio criou Deus os céus e a terra”; tendo em sua essência o maior ingrediente do seu coração que é o amor, somados ao equilíbrio, correspondência, ordem, clímax e à máxima perfeição em tudo e em toda a obra da sua criação e conclusão da mesma, ou para ser mais preciso, início, meio e fim. Deus se lembrou de tudo até do dia de descanso.

Deus nunca fez, não faz e não fará nada pela metade ou sem concluir o que queira fazer. Tais coisas não aconteceram e não acontecem por acaso.  Deus é o Criador de tudo e de todos. Depois de Adão e Eva haverem pecado, Deus lhes fez a promessa de que O descendente da mulher, se referindo ao seu Filho Unigênito Jesus Cristo, esmagaria a cabeça da serpente Gn 3.15; Ap 12.9; E, a partir daí, a Bíblia desdobra paulatinamente um plano de redenção com promessas feitas a Abraão Gn. 12.3, a Davi 2Sm 7.11,16 e aos profetas do Antigo Testamento, entre outros. Promessas estas que anteviam a vinda de Jesus Cristo, o Filho Amado de Deus para redenção e seu triunfo final para aqueles que creram em suas promessas. O evangelho garante-nos ainda ‘que Aquele que em vós, nós, começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo’ Fp 1.6. Isto é: a Bíblia inteira focaliza um futuro para que a humanidade se converta de seus pecados, para que a humanidade se converta de seus maus caminhos e tenha uma eternidade de paz no Reino celestial. Este futuro é um futuro assegurado pela própria natureza imutável de Deus, porque Deus é onipresente, onisciente e onipotente.

A partir do primeiro versículo de Gênesis até o último versículo do Apocalipse, Deus não deixará nenhum sem seu inteiro e completo cumprimento, porque vela por sua palavra e também porque ‘... Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho Unigênito para que todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna...”. Jo 3.16. Este é o maior objetivo de Deus: alcançar você.
De nada aproveitaria você querer entender o Apocalipse se você não começar a estudar o assunto desde o inicio; e é exatamente isso que vamos fazer, vamos começar do Gênesis para que você possa chegar ao Apocalipse entendendo o “porquê” de nossa insistência de mostrar que queiram ou não os seres humanos, por mais ricos e poderosos que sejam na terra, não impedirão o maior e mais lindo evento que está próximo de acontecer com a igreja do Senhor Jesus na face da terra, o arrebatamento da igreja porque...Jesus Cristo vem...

01) Tudo tem que ter um início; então  a vida do ser humano na terra teve também um início, vejamos como se deu o início da criação do ser humano.  Gênesis 1.26-28.

26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.
27. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
28. Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.
A criação dos seres viventes, principalmente dos seres humanos, pelo Deus trino, está caracterizada nos versículos 26-27 de Gênesis capítulo 1, com as palavras proferidas pelo próprio Deus, quando disse: "Façamos o homem". Vejamos nos versículos 26-28 que algo está sendo criado e, é claro, pelo seu criador, analisemos o que lemos...
a) Gênesis 1.26 Disse Deus: “façamos”.  Destacamos aqui palavra “façamos”; Quer dizer que tem algo a fazer e expressa que tem mais alguém junto; esta expressão nos dá a certeza de que a pessoa não está só. Esta expressão contém também uma referência primeva e original ao Deus trino e uno. O uso da primeira pessoa do plural "nós", oculto, indica com consistência que há pluralidade em Deus Sl 2.7; Is 48.16. A revelação da característica trina e una de Deus só se torna mais clara, porém, quando chegamos ao Novo Testamento Mt 3.17 ; Mc 1.11.
b) Gênesis 1.26 - Façamos o quê? Façamos o homem.   Aqui já expressa o que se tem a fazer e quem vai fazer. Nos versículos 26-28 lemos a respeito da criação dos seres humanos que são racionais e a criação dos animais que são irracionais; aos seres humanos já criados Deus deu orientações básicas do que seria o seu cotidiano como: crescei, multiplicai, enchei a terra... E Deus determinou que dominassem sobre os animais. Observemos em Gn 2:4-25 que supre pormenores mais específicos a respeito da sua criação, do seu meio ambiente e do seu modo de vida. Esses dois relatos se completam e ensinam várias coisas.
(b1) Tanto o homem quanto a mulher foram uma criação especial de Deus, não um produto da evolução v. 27; Mt 19.4; Mc 10.6.
(b2) O homem e a mulher, igualmente, foram criados à "imagem" e "semelhança" de Deus. Eles podiam comunicar-se com Deus, ter comunhão com Ele e expressar de modo incomparável o seu amor, glória e santidade que presenciavam. Eles fariam isso conhecendo a Deus e obedecendo-O Gn 2.15-17.
(b3) Eles tinham semelhança moral com Deus; porque não tinham pecado, eram santos, tinham sabedoria, tinham um coração amoroso e o poder de decisão para fazer o que era certo Ef 4.24. Viviam em comunhão pessoal com Deus, que abrangia obediência moral Gn 2.16,17 e plena comunhão. Quando Adão e Eva pecaram, sua semelhança moral com Deus foi desvirtuada 6.5 . Na redenção, os crentes salvos devem ser renovados segundo a semelhança moral original que tinham com Deus o Criador. Ef 4.22-24; Cl 3.10.
(b4) Adão e Eva possuíam semelhança natural com Deus. Foram criados como seres pessoais tendo espírito, alma, corpo, mente, emoções, autoconsciência e o mais importante que Deus concedeu à humanidade: livre arbítrio. Gn 2.19,20; 3.6,7; 9.6. O livre-arbítrio foi também concedido aos anjos mesmo antes da criação do ser humano.
c) Cremos que a constituição física do homem e da mulher retratam a imagem de Deus; isso não ocorre no reino animal. Nossos primeiros pais, Adão e Eva, foram criados seres racionais, enquanto que no reino animal os animais são irracionais. Deus pôs nos seres humanos a imagem pela qual Ele apareceria visivelmente a eles Gn 18.1,2,22 e a forma que seu Filho um dia viria a ter Lc 1.35; Fp 2.7; Hb 10.5.
(c1) O fato de os seres humanos terem sido feitos (criados) à imagem de Deus, não significa que são divinos. Foram criados segundo uma ordem inferior e totalmente dependente de Deus, o Criador Sl 8.5.
(c2) Toda vida humana provém inicialmente de Adão e Eva Gn 3.20; At 17.26; Rm 5.12.

02) O triste relato da tentação de Eva e a queda do homem.   Gênesis 3.1-6.

1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.
a) Gênesis 3.1 – Analisemos quanto à serpente: Alguém estava interessado em invadir a soberania de Deus e tentar destruir o que de mais glorioso Deus tinha feito aqui na terra que naquele momento era o homem, a obra prima da criação. Nesse episódio, a serpente, possuída por Satanás, levantou-se contra Deus através de sua criação. Declarou que aquilo que Deus dissera a Adão não era a verdade vv. 3,4; por fim, ela foi a causa de Deus amaldiçoar a criação, inclusive a raça humana que Ele fizera à sua imagem e semelhança vv. 16-19; Is 23.6; Rm 8.22; Gl 3.13a. A "serpente" é, posteriormente, identificada com Satanás ou o diabo Ap 12.9; 20.2. Certamente Satanás controlou a serpente e usou-a como instrumento para efetuar a tentação, este foi o primeiro caso de possessão demoníaca relatado na Bíblia. 2Co 11.3,14; Ap 20.2; Mt 4.10.
b) Gênesis 3.4 – A mentira de satanás, ele é o pai da mentira: Jo 8.44. Ele disse na boca da serpente: certamente não morrereis: A perspicácia de Satanás foi tamanha que ele induziu nossos primeiros pais Adão e Eva a desobedecerem a Deus; e isso através de uma mentira e com todo o engano possível, contradizendo o que Deus dissera e incentivando-os a não acreditarem naquilo que Deus havia sentenciado com relação a tomar do fruto da árvore da vida. A raça humana está ligada a Deus mediante a fé na sua palavra como verdade absoluta e imutável Gn 2.16.
(b1) Satanás, porque sabia disso, procurou destruir a fé que Eva tinha no que Deus dissera, causando dúvidas contra a palavra de Deus. Satanás insinuou que Deus não estava falando sério, será que algum dia Deus não falou sério; ou seja, para não se cumprir aquilo que falou no que dissera ao casal? Gn 2.16,17. Noutras palavras, a primeira mentira proposta por Satanás foi uma forma de antinomianismo, negando o castigo da morte pelo pecado e a apostasia consequente da desobediência a Deus.
(b2) Um dos pecados capitais da humanidade é a falta da fé na Palavra de Deus. É admitir que, de certo modo, Deus não fala sério sobre o que Ele diz da salvação, da justiça, do pecado, do julgamento, da morte e da vida eterna ou da perdição eterna. A mentira mais persistente de Satanás é que o pecado proposital e a rebelião contra Deus, sem arrependimento, não causarão, em absoluto, a separação de Deus e a condenação eterna; 1Co 6.9; Gl 5.21; 1Jo 2.4.
c) Gênesis 3.5 – A palavra satânica do engano para ludibriar Adão e Eva foi esta: Sereis como Deus. Satanás, desde o princípio da raça humana, tenta os seres humanos a crer que podem ser “iguais” ou “superiores” a Deus, inclusive decidindo por conta própria o que é bom e o que é mau.
(c1) Os seres humanos, na sua tentativa de serem "como Deus", abandonam o Deus onipotente e daí surgem os falsos profetas e os falsos deuses Ex 20.23; Ex.20.3; Jo 10.34. O ser humano procura, hoje, obter conhecimento moral e discernimento ético partindo de sua própria mente e de seus próprios desejos e paixões, e não da Palavra de Deus. Porém só Deus tem o direito de determinar aquilo que é bom ou mau, cabe à raça humana seguir o que Deus lhe confiou.
(c2) As Escrituras declaram que todos que procuram ser deuses "desaparecerão da terra e de debaixo deste céu": Jr 10.10,11. Este será também o destino do anticristo, do qual está escrito: "querendo parecer Deus..." 2Ts 2.4.
d) Gênesis.3.6 – Satanás travestido de serpente conseguiu seu intento, o texto diz que ela, Eva, comeu e deu ao seu marido, Adão. E, vendo a mulher que o fruto da árvore era bom...desejou,...tomou... e comeu. Mt 4.1-11.
Gênesis 3.6
“E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela”.
Eva não conseguiu vencer a tentação e nem o tentador.
Em Mt 4.1-11 vemos novamente satanás, tentando, e desta vez, ele queria alcançar um alvo maior, ou seja, o maior alvo: o próprio Filho do Deus vivo, o Senhor Jesus Cristo. A tentação de Jesus por Satanás foi uma tentativa de desviá-lo da perfeita obediência à vontade de Deus. Note que Cristo em cada caso submeteu-se à autoridade da Palavra de Deus, ao invés de submeter-se aos desejos e aparente autoridade de Satanás, vv 4,7,10. Satanás queria demonstrar, pelo espírito de engano que lhe é próprio, que tinha alguma autoridade para fazer aquelas propostas indecorosas ao Senhor Jesus.
e) Gênesis 3.6 A mulher Eva... comeu... e ele Adão comeu com ela: Quando Adão e Eva caíram no erro e pecaram, sua morte moral e espiritual ocorreram imediatamente Gn 2.17, a intimidade e a comunhão que tinham com Deus também cessaram, como se corta um fio de telefone, não tem ou não tinham mais como comunicar-se diretamente com Deus como faziam no jardim do Éden que o próprio Deus criou e os colocou para habitá-lo em milhares e quem sabe milhões de anos em estado pleno de inocência; ao passo que a morte física veio posteriormente quando foram expulsos do jardim do Éden Gn 5.5.
(e1) Deus tinha dito: "No dia em que dela comerdes, certamente morrerás" Gn 2.17. Por conseguinte, a morte espiritual e moral ocorreram imediatamente quando pecaram Jo 17.3. A morte moral consistiu na morte da vida plena que tinham com Deus, ou seja, viviam em estado de vida eterna com Deus, daí pecaram e a sua natureza se tornou pecaminosa; a morte espiritual destruiu a comunhão que antes tinham com Deus, porque podiam falar “cara a cara” com Deus. Depois do pecado de Adão e Eva, toda pessoa, ao nascer, entra neste mundo com uma natureza pecaminosa herdada daqueles nossos primeiros pais Rm 5.12; 1Jo 1.8; Ec 7.20. Essa corrupção da natureza humana abrange o desejo inato da pessoa seguir seu próprio caminho egoísta, ignorando a Deus e ao próximo, e é transmitida a todos os seres humanos. Gn 5.3; 6.5; 8.21; ver Rm 3.10-18; Ef 2.3.
(e2) Atentemos, ainda para o fato de que as Escrituras nos ensinaram e nos ensinam que todos pecaram quando Adão pecou, e que a culpa do seu pecado foi imputada a toda a raça humana Rm 5.12. A Bíblia ensina também que Adão deu origem à lei do pecado e da morte sobre a totalidade da raça humana Rm 5.12; Rm 8.2; 1Co 15.21,22, e, por isso em Rm. 3.23 o apóstolo Paulo sentencia: “Porque todos pecaram, herdaram a lei do pecado original, e destituídos, separados, estão da glória de Deus”. Quando Adão e Eva pecaram, eles sofreram as consequências dos seus pecados, pagaram caro pelo erro cometido. Repito que a culpa, desobediência a Deus, do seu pecado e o pecado em si é que desligaram o ser humano da comunhão que o primeiro casal tinham com Deus na dispensação da inocência; Ali se encerrou a dispensação da inocência que ninguém sabe quanto tempo durou, se foram milhares ou milhões de anos. Ali se encerrou a comunhão plena que o primeiro casal Adão e Eva tinham com Deus. Eles foram expulsos do jardim do Éden e todos os seres humanos passaram a nascer propensos ao pecado e ao mal, e todos são culpados diante de Deus por causa de seus próprios pecados pessoais. O profeta Ezequiel diz com muita propriedade: ‘ A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele’. Ez 18.20.

03) Gênesis 3.15 – A interferência de Deus para salvar a humanidade da perdição eterna.

Deus entra com providência urgentemente logo no início da queda do ser humano para provar que Ele é soberano e já que o ser humano por Ele criado não resistiu à tentação e pecou, então Deus proveu, ou proveria um Libertador Jesus o seu Filho Unigênito para resgatar o ser humano caído. 
A promessa da restauração dos seres humanos está contida aqui neste versículo: Gn 3.15: ‘ Porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua descendência e a sua descendência; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar'.
a) Deus fala claramente sobre suas providências de um libertador da raça humana proferindo esta palavra profética acerca do seu filho Unigênito que iria nascer: “...Esta, a semente que nasceria da mulher, te ferirá a cabeça, e tu, falando com a serpente, que era Satanás incorporado naquele animal lhe ferirás o calcanhar; Este versículo contém a primeira promessa implícita do plano de Deus para a redenção do mundo. Prediz a vitória final da raça humana e de Deus contra Satanás e o mal. É uma profecia do conflito espiritual entre a "semente" da mulher, o Senhor Jesus Cristo, e a "semente" da serpente isto é, Satanás e os seus seguidores; ver v.1. Deus promete aqui, que Cristo nasceria de uma mulher Is 7.14, e que Ele seria "ferido" ao ser crucificado, porém, ressuscitaria dentre os mortos para destruir completamente "ferir" Satanás, o pecado e a morte, para salvar a humanidade Is 53.5; Mt 1.20-23; Jo 12.31; At 26.18; Rm 5.18,19; 16.20; 1Jo 3.8; Ap 20.10.

Vou continuar a postar mensagens sobre o embrião da escatologia. Os começos. As promessas de um Salvador para a humanidade.

 Deus abençoe você e sua família.


Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.