segunda-feira, 23 de outubro de 2017

A AUTORIDADE ESPIRITUAL


A AUTORIDADE ESPIRITUAL
RECONHECIDA POR DEUS

"Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você. Se for assim, aquele que convidou os dois virá e lhe dirá: ‘Dê o lugar a este’. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante. Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados. Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado". Lucas 14.8-11.

Jesus estava mostrando que essa busca por honra e reconhecimentos das pessoas, só nos atrapalha e nos impede de recebermos algo de Deus.
"Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?" (João 5:44)
"Cuidado com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, e gostam muito de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes." (Lucas 20:46)
Enquanto continuarmos nos vangloriando, achando que o ministério é "nosso", que as obras são "nossas" e que somos melhores do que os outros, não teremos autoridade espiritual. É tão bom quando encontramos pessoas que falam pouco sobre elas e muito sobre o que Deus tem feito, não é verdade? Por isso exalte a Deus e confie que Ele é quem honra as pessoas, no tempo certo.
"...Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês." (1 Pedro 5:5-7)
2) RECONHEÇA A INVEJA E CIÚMES NO SEU CORAÇÃO
Todos nós temos esses dois pecados no coração. Eles vieram junto com nossa natureza pecaminosa, mas quem está disposto a reconhecê-los e abandoná-los? A inveja e  ciúmes fazem com que não consigamos nos alegrar com as bênçãos dos outros. Podemos até não dizer nada, mas o nosso coração se fecha e isso impede o crescimento do Reino de Deus, pois onde há inveja e ciúmes, não há unidade.
"O rancor é cruel e a fúria é destrutiva, mas quem consegue suportar a inveja?" (Provérbios 27:4)
Tiago ainda diz: "Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade." (Tiago 3.14)
O REI SAUL É UM CLARO EXEMPLO DE PESSOA INVEJOSA E CIUMENTA:
No livro de I Samuel capítulo 18, vemos Davi voltando de uma batalha em que ele matou os filisteus. Ao entrar em Jerusalém junto com o rei Saul, as mulheres saíram de todas as cidades de Israel dançando e cantando a seguinte música: "Saul feriu milhares, porém Davi feriu dezenas de milhares." (v. 6 e 7) Saul ficou tão irritado e enciumado com música que fizeram para Davi, que pensou: "Atribuíram a Davi dezenas de milhares, mas a mim apenas milhares. O que mais lhe falta senão o reino?" (I Samuel 18:8).
Imediatamente Saul foi tomado por um espírito de ciúme e inveja, e vemos o efeito mortal que isso teve nele: "Daí em diante Saul olhava com inveja para Davi. No dia seguinte, um espírito maligno mandado por Deus apoderou-se de Saul e ele entrou em transe profético em sua casa, enquanto Davi tocava harpa, como costumava fazer. Saul estava com uma lança na mão e a atirou, dizendo: "Encravarei Davi na parede". Mas Davi desviou-se duas vezes. Saul tinha medo de Davi porque o Senhor o havia abandonado e agora estava com Davi." (1 Samuel 18:10-12)
Aquela noite toda Saul não deve ter dormido, pois ele alimentou em seu coração esse sentimento ruim e se tornou uma pessoa amarga e cheia de raiva. Acredito que ele deve ter pensado: "Eu trabalhei tanto, fiz de tudo como rei para servir este povo e agora eles preferem honrar mais a Davi do que a mim." Infelizmente, depois disso, Saul continuou inimigo de Davi pelo resto de sua vida. (1 Samuel 18:29)
Mesmo diante dessa situação trágica, devemos lembrar que Saul ainda era rei. Ele tinha autoridade e unção para liderar Israel. Deus o amava e o povo de Israel também. Mas, ele precisava se arrepender, pois esse sentimento de amargura o destruiria aos poucos. Contudo, a Bíblia mostra que o ciúme e inveja de Saul só aumentaram e isso destruiu tudo o que ele tinha. Por isso, se você é um cristão que deseja ter o favor de Deus na sua vida, reconheça seus pecados, peça perdão e se humilhe na presença de Deus.

Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:6-10).

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário