quarta-feira, 25 de outubro de 2017

AUTORIDADE ESPIRITUAL

AUTORIDADE ESPIRITUAL

As igrejas estão precisando de pessoas que preguem com autoridade espiritual (unção). Não estou dizendo que precisamos de boas pregações, boas técnicas profissionais no púlpito ou uma oratória impecável, muito embora todos os recursos aqui citados possam abrilhantar a pregação e a explanação da palavra de Deus. Estou falando de pregações simples que fazem as pessoas quererem se humilhar diante de Deus e buscarem uma real mudança de vida. Se você quer essa autoridade espiritual, você deve abrir mão de todo tipo de manipulação e pregar a verdade da Palavra de Deus em amor. Veja o que o apóstolo Paulo disse:

"Portanto, visto que temos este ministério pela misericórdia que nos foi dada, não desanimamos. Antes, renunciamos aos procedimentos secretos e vergonhosos; não usamos de engano nem torcemos a palavra de Deus. Pelo contrário, mediante a clara exposição da verdade, recomendamo-nos à consciência de todos, diante de Deus." (2 Coríntios 4:1-2)

Paulo estava falando sobre as suas motivações. Ele não queria agir com má-fé, distorcendo a Palavra de Deus para manipular as pessoas. Pelo contrário, ele decidiu arrancar do seu coração toda raíz de pecado e intenções erradas, ao pregar o Evangelho. Eu acredito que este é o caminho para recebermos a unção e autoridade espiritual - A honestidade e transparência com Deus e com as pessoas.

Sei que é mais fácil identificarmos essas falhas em muitos líderes da atualidade, mas será que conseguimos enxergar pecados em nossas próprias vidas? Se quisermos ser cheios do Espírito Santo e ser exaltados por Deus, devemos primeiramente nos esvaziar de todo pecado e de nossa natureza egoísta e orgulhosa. Em Filipenses 2:5-9 diz que Jesus, mesmo sendo Deus, esvaziou a si mesmo para se tornar servo dos homens, e foi obediente até a sua morte, e morte de cruz! Depois isso, Deus lhe deu a posição mais alta e o nome que está acima de todo nome. Repare que antes de sermos exaltados, há um preço que devemos pagar, e é justamente disso que quero falar. Se você quer ter autoridade espiritual, ou seja, unção de Deus na sua vida:

1) ESTEJA DISPOSTO A SENTAR NO LUGAR DE HONRA "O ÚLTIMO BANCO".

Jesus fala da natureza da humildade daqueles que se humilham debaixo da potente mão de Deus.
No livro de Lucas capítulo 14, Jesus foi convidado para comer na casa de um líder fariseu e outros mestres da lei foram junto com ele. Mas, quando chegaram e foram se assentar, aqueles homens ficaram disputando quem se assentaria nos melhores lugares da mesa. Eles queriam posições de destaque, mas ao perceber isso (v.7) Jesus lhes disse uma palavra bem dura:

"Quando alguém o convidar para um banquete de casamento, não ocupe o lugar de honra, pois pode ser que tenha sido convidado alguém de maior honra do que você. Se for assim, aquele que convidou os dois virá e lhe dirá: ‘Dê o lugar a este’. Então, humilhado, você precisará ocupar o lugar menos importante. Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga-lhe: ‘Amigo, passe para um lugar mais importante’. Então você será honrado na presença de todos os convidados. Pois todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado." (Lucas 14:8-11)

Jesus estava mostrando que essa busca por honra e reconhecimentos das pessoas, só nos atrapalha e nos impede de recebermos algo de Deus.

"Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?" (João 5:44)

"Cuidado com o farizaismo e com os mestres da lei. Eles fazem questão de andar com roupas especiais, e gostam muito de receber saudações nas praças e de ocupar os lugares mais importantes nas sinagogas e os lugares de honra nos banquetes." (Lucas 20:46)

Enquanto continuarmos nos vangloriando, achando que od "dons" são nossos, que o ministério é "nosso", que as obras são "nossas" e que somos melhores do que os outros, não teremos e nem seremos autoridade espiritual. É tão bom quando encontramos pessoas que falam pouco sobre elas e muito sobre o que Deus tem feito, não é verdade? Por isso exalte a Deus e confie que Ele é quem honra as pessoas, no tempo certo.

"...Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". Portanto, humilhemo-nos debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele exalte a quem Ele quiser exaltar e no tempo devido que também Ele,  Deus, determinar.

Pr.waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário