sábado, 7 de outubro de 2017

JESUS AMA AS CRIANÇAS I

JESUS AMA AS CRIANÇAS I

“Respondeu-lhes Jesus: Sim; nunca lestes: Da boca de pequeninos e crianças de peito tiraste perfeito louvor?” Mateus 21.16

Durante o ministério de Jesus, a presença de crianças pode ser notada, embora no contexto social elas estivessem em desvantagem. Quando os sacerdotes e escribas repreenderam a livre manifestação de louvor de crianças a Jesus, o Mestre refutou esta repressão com um texto bíblico (Salmos 8.2).

A frase célebre de Jesus afirmando “deixai vir a mim os pequeninos” sempre é lembrada quando falamos de crianças. Mas o que Jesus queria dizer com estas palavras? Certamente há uma mensagem importante neste contexto que revela o tratamento de Jesus para as crianças.

1) - Jesus dá liberdade às crianças:  Vejamos Mateus 19.14 “Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus”.

O evangelista Mateus, ao narrar a fala de Jesus sobre as crianças, enfatizou o desejo de Jesus em que as crianças tenham liberdade de vir até Ele. Os discípulos estavam achando que as crianças estavam atrapalhando o Mestre. Mas a preocupação maior do Senhor Jesus era que não houvesse ‘embaraços’ ou dificuldades para que as crianças tivessem acesso à sua pessoa.

Um exemplo de criança que teve livre acesso até Jesus foi o menino com cinco pães e dois peixes (João 6.9). Embora os discípulos estivessem achando difícil alimentar tão numerosa multidão, aquele menino anônimo se dispôs a contribuir com seu lanchinho. Criancas sempre são solidárias e gostam de repartir o seu alimento ou seu lanche com outrem.   Este comportamento revela que as crianças são surpreendentes e mais ainda é o que Jesus pode fazer através delas.

Hoje em dia existem muito embaraços que dificultam o acesso de crianças a Jesus. Por exemplo, a falta de exemplo de adultos, a malícia ensinada a elas desde pequenas, o consumismo, falta de pessoas para ensinar e discipular crianças. Outro empecilho é o tratamento da espiritualidade das crianças como se fosse uma brincadeira, fazendo que quando crescem deixem a igreja pensando que é algo infantil ou que igreja é só para pessoas idosas e que eles teem que aproveitar a vida. Jesus quer que as crianças tenham liberdade para vir até Ele.

2) - Jesus sempre defendeu as crianças: Em Marcos 10.14  diz: “Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus”.

O evangelista Marcos acrescenta ao texto que Jesus estava olhando para as crianças e ao ver que os discípulos as impediam de ir até Ele, sentiu-se indignado com isso. Aprendemos aqui que Jesus está sempre olhando para as crianças e não fica satisfeito quando alguma mal é feito a elas.

Um menino estava possesso de espírito maligno que o prendia deixando-o tão apavorado que se lançava no fogo (Marcos 9.22), mas Jesus o libertou deste mal. Enquanto os fariseus julgavam a história de vida daquela família e os discípulos ficaram confusos sem saber o que fazer, Jesus tomou atitude para salvar aquela criança. Jesus viu o sofrimento do menino e o defendeu do inimigo.

As crianças precisam de cuidados especiais. As crianças precisam de cuidadores, pais ou responsáveis, que sejam zelosos. E necessário estar sempre olhando por elas. Um bom pai, mãe e ou responsáveis nunca perdem uma criança de vista. Além disso, proteger a criança de coisas que lhe façam mal é indispensável. Infelizmente muitas crianças são educadas pela TV e os pais não estão vendo o que acontece com elas. Os responsáveis devem defender os direitos das crianças não pensando que somente prover sustento é o suficiente.
Jesus está olhando as crianças para defendê-las de todo mal.

3) - Jesus chama as crianças: Lucas 18.16 “Jesus, porém, chamando-as para junto de si, ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus”.
Enfatizamos que é "urgentíssimo" que as famílias se voltem para  a defesa plena da causa das crianças. Elas são puras,  inocentes e teem que ser tratadas como tal.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário