quinta-feira, 26 de outubro de 2017

ADVERSÁRIO SEGUNDO A BÍBLIA

ADVERSÁRIO SEGUNDO A BÍBLIA.

"CONHECENDO O NOSSO ADVERSÁRIO À LUZ DA BÍBLIA SAGRADA".

 Satanás, o Adversário.

“VAI-TE, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás” (Mt 4.10).

Satanás (do grego satan, que significa adversário), foi antes um elevado anjo, criado perfeito e bom. Foi designado como ministro junto ao trono de Deus, porém num certo tempo, antes de o mundo existir, rebelou-se e formou-se o principal adversário de Deus e dos homens (Ez 28.12-15).

(1) Satanás na sua rebeldia realizou uma grande rebelião contra Deus e arrastou consigo uma grande multidão de anjos de ordens inferiores (Ap 12.4) que talvez possam ser identificados (após sua queda) com os demônios ou espíritos malignos. Satanás e muitos desses anjos inferiores decaídos foram banidos para a terra e sua atmosfera circundante, onde operam limitados segundo a vontade permissiva de Deus.

(2) Satanás, também chamado “a serpente”, provocou a queda da raça humana (Gn 3.1-6).

(3) O império do mal sobre o qual Satanás reina (Mt 12.26) é altamente organizado e exerce autoridade sobre as regiões do mundo inferior, os anjos caídos (Mt 25.41; Ap 12. 7), os homens perdidos (Mt 4.8,9; Jo 12.31; Ef 2.2) e o mundo em geral (Lc 4.5,6; 2 Co 4.4). Satanás não é onipresente, nem onisciente; por isso a maior parte da sua atividade é delegada a seus inumeráveis demônios (Mt 8.28; Ap 16.13, 14).

(4) Jesus veio à terra a fim de destruir as obras de Satanás (1 Jo 3.8), de estabelecer o reino de Deus e de livrar o homem do domínio de Satanás (Mt 12.28; Lc 4.19; 13.16; At 26,18). Cristo, pela sua morte e ressurreição, derrotou Satanás e ganhou a vitória final de Deus sobre ele (Hb 2.14).

(5) No fim da presente era, Satanás será preso e confinado no abismo durante mil anos (Ap 20.1-3). Depois disso será solto por um pouco de tempo, após o que fará uma derradeira tentativa de derrotar a Deus, seguindo-se sua ruína final, que será o seu lançamento no lago que arde com fogo e enxofre, que é a segunda morte. (Ap 20.7-10).

(6) Satanás atualmente guerreia contra Deus e seu povo (Ef 6.11-18), procurando desviar os fiéis da sua lealdade a Cristo (2 Co 11.3) e fazê-los pecar e viver segundo o sistema do mundo ((cf. 2 Co 11.3; 1 Tm 5.15; 1 Jo 5.19). O cristão deve sempre orar por livramento do poder de Satanás (Mt 6.13), para manter-se alerta contra seus ardis e tentações (Ef 6.11), e resistir-lhe no combate espiritual, permanecendo firme na fé (Ef 6.10-18); 1 Pe 5.8,9).

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário