sexta-feira, 13 de outubro de 2017

JOSIAS UM REI DE 8 ANOS DE IDADE

JOSIAS UM REI DE 8 ANOS DE IDADE.

2 CRÔNICAS 34.1-28

JOSIAS REINA COM 8 ANOS DE IDADE

 Tinha Josias oito anos de idade quando começou a reinar e reinou trinta e um anos em Jerusalém. Fez o que era reto perante o SENHOR, andou em todo o caminho de Davi, seu pai, e não se desviou nem para a direita nem para a esquerda.

APRENDENDO COM O REI JOSIAS
(2 CRÔNICAS 34)

Durante toda a história dos reis de Israel, vemos reis que desobedeceram ao Senhor, e vemos também que tiveram reis que fizeram o que era reto aos olhos de Deus, mas a bíblia declara que apesar de terem obedecido a Deus estes mesmos reis não destruíram os altares, e imagens que corrompiam o coração do povo de Israel com o pecado de idolatria. O Capítulo 34 de II Crônicas nos apresenta um rei que começou a reinar ainda quando criança, com oito anos de idade (v.1), que fez o que era reto aos olhos de Deus, andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar nem para direita nem para esquerda. Com apenas oito anos Josias foi feito rei de Israel. A bíblia nos diz que Jesus nos constituiu como reis e sacerdotes (Ap. 1.6). O Senhor te fez rei e sacerdote, líder e adorador. Josias foi um rei que exerceu influência na sua época. E é isto que vamos aprender hoje estudando um pouco sobre sua vida. Como uma criança pode ser constituída como rei? Como um adolescente, jovem pode marcar sua geração? Você se acha pequeno demais para que isto aconteça com você? Vamos ver o que Josias fez para destruir a idolatria de Israel e como ele fez para que o aquele povo voltasse seus olhos para o Senhor.

1 – JOSIAS BUSCAVA A DEUS

Por buscar a Deus, Josias o conhecia. No 8º ano de seu reinado, isto é, quando ele tinha ainda 16 anos, a bíblia nos diz que ele começou a buscar a Deus. Queria te encorajar nesta hora, porque não importa sua idade, se você se acha pequeno (a) ou incapaz ou até mesmo imaturo (a), você precisa descobrir o que a Palavra de Deus diz a seu respeito e ela nos diz que o Senhor te fez rei e sacerdote. Rei para liderar, como Josias fez com o povo de Israel e sacerdote para adorá-lo, buscar a Deus, como Josias também fez.

Como resultado desta busca por Deus, Josias tomou atitudes, que acabaram com a idolatria em Israel.

2 – JOSIAS PURIFICA A TERRA DE ISRAEL

Idolatria é tudo aquilo que você colocar em primeiro lugar na sua vida antes de Deus. Hoje o Senhor te convida a buscá-lo a fim de que você tome um posicionamento ao Seu lado, lançando para fora, destruindo tudo aquilo que te faz pecar contra Deus. Você já pensou em acabar com a idolatria na sua casa? No seu bairro? Cidade? Nação? Não estamos falando de coisas pequenas, Deus te chamou para conquistar territórios, Deus te chamou para conquistar coisas grandes. É claro que você começa com pouco, mas se for fiel neste pouco, sobre o muito o Senhor te colocará. Você já pensou em acabar com a idolatria na sua vida? Com apenas 20 anos de idade, ainda jovem, Josias destrói, derruba e reduz a pó, todas as imagens de escultura e altares em Israel (vs 3, 4 e 7). Ainda jovens, fomos chamados para sermos agentes transformadores desta geração. Devemos orar e tomarmos posição para purificarmos nossa vida, nossa casa, nossa cidade, nossa nação. Por onde passarmos deve haver mudança, porque somos reis e sacerdotes, líderes e adoradores.

3 – JOSIAS REPARA O TEMPLO

Após haver purificado a terra, com 26 anos, Josias manda consertarem e repararem a casa do Senhor (v.8). A bíblia nos diz em 1 Pe 2.5 “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual”. Nós somos a casa do Senhor hoje. O que temos em nossa vida que precisa ser reparado por Deus? Hoje Deus quer te fazer de novo, mudar sua vida e seu interior, mudar seu coração.

Josias tomou a atitude de reparar o templo, você hoje quer tomar esta atitude? Permita-se ser tocado (a)  por Deus no dia de hoje. Você é templo do Espírito Santo? Você já tomou esta decisão de ser templo do Espírito Santo? Então deixe o Senhor Jesus transformar sua vida. Jesus não reforma,  Jesus transforma, e ele quer transformar sua vida para que você seja templo do Espírito Santo a partir de agora.

4 – JOSIAS TEM UM ENCONTRO COM A PALAVRA DE DEUS

Quando Josias se dispõe a reparar o templo, um dos homens que estava trabalhando achou o livro da Lei (v.15).

E Safã leu o livro para Josias (v.18). Ao ouvir as palavras daquele livro Josias rasgou suas vestes e veio sobre ele o temor do Senhor e disse ao sacerdote: ide e consultai ao Senhor por mim e pelo povo. Ele queria saber as instruções de Deus para ele e para o povo; ele queria ser transformado e queria que o povo também fosse transformado pelo poder da Palavra de Deus.

Pr. Waldir Pedro de Souza
Bacharel em Teologia, Pastor e Escritor.


Um comentário: